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  1. Its me

    ajuda cynobacteria

    A fórmula não é minha Pedro lol Existem calculadoras para este tipo de substâncias, fica ai o link: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm Abraço
  2. Olá, Tens a certeza que tens 10mg/L de PO4? Abraço
  3. Its me

    ajuda cynobacteria

    Dificil de dosear? No caso deste amigo com um aquário de 73 litros: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada; adiciona 4ml desta solução por dia e ao fim da semana tens 5ppm de NO3 na coluna de água. Não tens que convencer farmacêutico nenhum, o KNO3 só explode em contacto com fontes de calor intensa, como muitas outras coisas que todos temos em casa: alcool etilico, caixa de fósforos, isqueiros etc... Não estamos a falar de urânio propriamente. Abraço
  4. Olá, Primeiro que tudo: porquê 9 espécies de plantas? Muitas espécies não significa necessariamente sinónimo de perfeição num plantado. Já vi aquários só com uma espécie, e são maravilhosos. 1 watt por litro; por um lado é óptimo, consegues manter a maioria das plantas, por outro lado o consumo de nutrientes vai ser muito maior, sendo necessária um acompanhamento mais cuidado, e ter a capacidade de distinguir que tipo de nutriente é que se encontra em falta/excesso. O substrato é relativo, depende do teu gosto; se quiseres ir pelos substratos nutritivos, existem várias marcas no mercado com bons produtos, procura por produtos da Seachem, ADA, Sera, JBL (há mais, é uma questão de procurares). Podes também optar pela colocação de uma camada de substrato rico em nutrientes e por cima uma camada de areão inerte, ou optar ainda por areão totalmente inerte, vai depender do teu gosto. Abraço e força nisso
  5. Its me

    Avermelhamento das plantas

    Olá, Se uma Rotala rotundifolia tem uma tonaliodade completamente verde é porque a relação nutrientes/luz disponível não está correcta; se estiver vermelha no topo e verde em baixo, podes aplicar o mesmo. Se estiver completamente vermelha a relação está correcta. Quanto a Echinodorus, não posso afirmar com certeza absoluta, nunca mantive grande variedade, nem por muito tempo. Eu acho que o objectivo aqui não era minimizar o trabalho da Tropica; acontece que a Tropica está inserida num mercado onde a filosofia de fertilização é bastante diferente da aplicada nos Estados Unidos ou na Ásia. O tipo de água utilizado em países como Holanda, Alemanha, Dinamarca, Noruega e outros tantos, já vêm com valores de NPK que permitem com mudas de água frequentes levar o aquário a bom porto. Não é por acaso que a Tropica só vende fertilizante para micros (o famoso TMG); se repararem a Seachem (marca americana) já tem uma linha que abrange todos os tipos de fertilizante: macro e micro. É então natural que a Tropica não mencione informação no seu site sobre a fertilização macro; agora dizer que a pigmentação nas plantas não tem relação com a nutrição que é fornecida, é não perceber como é que uma planta funciona. Querem um exemplo melhor: eu peso 70 kilos e tenho uma alimentação saudável; ponham-me a comer Mcdonalds directo durante 15 dias. Depois comparem a minha "cor" com a que eu tinha 15 dias atrás. 25 anos pode ser muito tempo, agora com certeza absoluta, digo, o avermelhamento das plantas nas folhas mais próximas da luz deve-se a carência nutricional. Admito que em alguns casos, uma planta possa desenvolver um avermelhamento pelos motivos já citados; agora pegando no exemplo da rotundifolia, garanto que é por motivos nutricionais. Vou até fazer uma experiência para verem até que ponto isto é verdade; vou deixar 3 dias o aqua sem micros e tiro uma foto á rotundifolia; depois volto á carga com micros e tiro outra. Podemos depois comparar. Abraço
  6. Its me

    Alga !!! Que fazer?

    Olá, Consegues saber alguns parâmetros da água ? NO3/PO4 ? Abraço
  7. Eu faço o teste da seguinte maneira: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada dentro de uma garrafa. Um balde de 10 litros de água que não contenha NO3; adiciono 2ml da solução KNO3 ao balde. Misturo. O teste tem que acusar 5ppm. Se acusar 10ppm ou 0ppm ou o que quer que seja diferente de 5ppm é porque há um erro no teste. Pode-se continuar a utilizar o teste até ao fim, só que quando obtemos uma leitura de 5ppm já se sabe que em vez de 5ppm são "x"ppm. Simples. Abraço
  8. Olá Jonas, Apesar de nunca ter testado essas marcas, o mais provável é os lotes não estarem estragados; a possibilidade que há é serem todos assim, independentemente do lote! Digo isto, pela troca de ideias que tenho feito com colegas de outras partes do mundo e os resultados são surpreendentes como acabas-te de referir; de qualquer maneira, é preferivel assumirmos que poderá ser um problema de um lote, antes de criticarmos toda a produção do teste Já fiz o teste ao NO3 da Sera e os resultados são positivos; 5ppm são 5ppm, 10ppm são 10ppm e assim sucessivamente. De qualquer maneira, eu uso uma colher para fazer as garrafas de fertilizante, por isso aguardo a tua verificação já que com uma balança de precisão dá para ter uma ideia ainda mais precisa. Abraço e obrigado pela partilha de informação
  9. Its me

    Avermelhamento das plantas

    Olá, Qualquer planta depende de nutrientes e da luz fornecida (e mais factores); é impossível tentar separar uma coisa da outra. Segundo o site da Tropica a Rotala rotundifolia precisa de uma intensidade de luz "medium-very high". Experimenta rotundifolia com 1W/L, não forneças os nutrientes suficientes, ela vai continuar verde, ou morrer até. Podes aplicar isto a qualquer planta. As plantas, no meu entender, dentro de um aquário, aproveitam os recursos existentes como um todo: luz, CO2, nutrientes disponíveis; é o balanço correcto destas três vertentes que fazem a planta mostrar todo o seu esplendor. Eu vejo, diáriamente, pessoas a apostar no 1W por litro, em descobrir maneiras de aumentar a eficácia da garrafa de CO2, e nutrientes nada. Os aquários têm que funcionar como um "todo"; falhas uma parte é normal que os problemas apareçam. Abraço
  10. Its me

    macro e micronutrientes

    http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=138
  11. Its me

    macro e micronutrientes

    Olá, Nesse caso não te vou conseguir ajudar; eu pelo menos não conheço nenhuma regra universal que diga: em todos os aquários deve-se começar a fertilizar micros a partir do dia "X" da montagem e macros a partir do dia "Y". Eu próprio já vi aquários em que nem sequer fertilização é feita; outros em que é diária. Outros em que se começou no 15º dia; outros passado um mês, outros passados dois meses. Depende de vários factores que já foram referidos acima; se alguém conseguir definir uma data específica para o começo da fertilização em qualquer aquário, estejam á vontade. Luz, CO2, peixes, plantas, substrato, água utilizada no aquário, tipo de comida que é fornecida aos peixes; quantas variantes queres mais, para perceber que é muito dificil estabelecer uma regra deste tipo? Ultrapassa-me. Abraço
  12. Its me

    macro e micronutrientes

    Olá, Óptima descrição, só falta mesmo dizer-nos qual é o problema Abraço
  13. Olá, Se tiveres um substrato que altere as caracteristicas do pH e/ou do KH, não tens como determinar o valor do CO2 através da tabela. Por outro lado, os testes de CO2 também não são muito de fiar. A solução melhor é ir avaliando o estado das plantas. Quanto á difusão do CO2, a ideia é que as bolhas que saem da pedra/difusor/whatever cheguem á superficie com o menor tamanho possível. Conheço alguns aquários em que a pedra porosa resulta bem, outros em que a dissolução através do filtro também funciona na perfeição. Abraço
  14. Its me

    macro e micronutrientes

    Olá, Setup do aqua ? Dimensões, tipo de iluminação, substrato, população, muitas/poucas plantas, injecção ou não de CO2 etc.. É que a fertilização depende de uma série de factores, e cada aquário é único pelo que é dificil estabelecer uma regra sobre com que frequência é que se deve fertilizar ou a partir de que dado momento é que se deve começar a fertilizar. Um bom começo é passar o setup, e já agora dizer qual é o estado actual das plantas. Abraço
  15. Its me

    Nutrientes - Case Study

    Olá, Saltei ali um post e não vi o do Pedro, desculpa lá. NPK, é isso mesmo: Nitrogénio, Fósforo e Potássio. A relação que existe entre Nitrogénio e Nitratos (NO3) é a seguinte: as plantas precisam do elemento N para sobreviver. Existem várias formas de N (NH4,NH3,NO3); as plantas á partida preferem o consumo de NH4 ao consumo de NO3. Contudo, qualquer nível de NH4 na coluna de água, pode matar os peixes (devido á sua caracteristica altamente tóxica); daí se utilizar o NO3. É compatível com peixes, e um pequeno erro numa dosagem não altera de todo a saúde dos peixes (eu já fiz a experiência, adicionei NO3 de maneira a que o seu valor chegasse a 20ppm e os peixes não se queixaram). Além disso, ao utilizar KNO3 como forma de fornecer N ás plantas com essa substância estamos também a adicionar potássio. Conclusão: apesar de o NO3 exigir mais das plantas, a sua presença na coluna de água não afecta os peixes. A própria Seachem no seu Flourish Nitrogen utiliza NO3 na sua composição. Abraço