AntonioFerrao

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • ICQ
    0
  • Mail
    antonioferrao@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Amadora (Lisboa)
  • Localização
    Alfragide, Lisboa

AntonioFerrao's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • One Year In Rare
  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. AntonioFerrao

    Caracois

    eu até gosto desses caracois da foto, há uns mais pekeninos bem terriveis que fazem buracos nas folhas tenras mas esses comem algas da superficie das folhas. e sao rapidos, gosto bue de ficar a olhar para eles, são os Formula 1 dos caracois. deixa-os estar. se tiveres a certeza k andam a comer as plantas, entao mata-os, mas so se tiveres a certeza k sao eles.
  2. depois de insistir com a senhora da AquaPlante (de onde acabo de vir) a resposta foi.. "olhe.. ninguem sabe o nome dessa planta"
  3. mais fotos para ajudar.. eu tenho um pé duma planta que me disseram ser rotala wallichii e que nao tem nada a ver.. obrigado
  4. ora bem.. comprei 3 vasos da planta indicada na foto na Aquaplante mas ninguem me soube dizer o nome da planta.. disseram-me que era da Lucanas mas já corri as fotos todas e não há maneira de encontrar a dita cuja.. espero que me ajudem a identificar porque quero ter a certeza que ela não cresce 50 cm senão tenho de a mudar de sitio e se a cor quando se habituar ao aquario não muda completamente.. senão perde-se o efeito que pretendo criar.. a foto não é muito boa mas a minha maquina só faz zoom digital (que é a mm coisa que não fazer nada).. se for necessário tiro mais fotos. ja agora ela tem folhas muito fininhas tipo palito. adaptou-se muito rapido e logo no dia a seguir a compra-las já há tons verde-claros a crescer na ponta. obrigado
  5. AntonioFerrao

    Turfa

    a agua fica AMARELA.. aquilo a que os entendidos chamam AGUA-NEGRA ou BLACKWATER, na verdade é amarela. penso que ah primeira vista pode assustar os mais desprevenidos, e pensar que algo está errado mas na verdade os peixes não se queixam.. la no sitio onde eles moram a água das chuvas ganha essa cor ao escorrer pela terra até ao rio
  6. falta de fosfatos ? isso as vezes tambem me aparecia e nunca tive falta de fosfatos (antes pelo contrario), se for o que eu estou a pensar. uns caracois ou um SAE tratam disso. se tiveres desesperado, vai la com os dedos e limpa!
  7. com a luz que tens ela ja devia crescer, com CO2, em 4/5 dias ja notas a diferença.. como é que a plantaste ? como diz a tropica ? eu planto nó a nó (ou 2 a 2 quando começa a doer as costas). repara que ao dividires os pés ela vai compactar bem mais rapido..
  8. nao sei se poderá ser porque nunca vi nenhuma mas será Myriophyllum tuberculatum (Red) que compraste ? essa planta so deve ficar mesmo vermelha com adição de CO2 e muita luz (como a generalidade das plantas vermelhas)
  9. AntonioFerrao

    Turfa

    eu uso turfa granulada da SERA no filtro, também ha em fibras da FLUVAL (por exemplo deve haver noutras marcas). tambem ha placas de turfa para por tipo substrato.. nem sao mto caras (digo eu) eu uso terra para bonsai por baixo de uma camada de barro e pregos por cima. noutro akuario usei terra vegetal tipo essa que tens na foto, a unica coisa k fiz foi ferver. resultado ? bem.. até agora (e ja la vao 2 meses) 0 mortes e as plantas não se queixam. cuidados: usar meias de nylon de senhora onde meti a terra (senao ela vem ca parar a cima eventualmente) ter um aquario BEM plantado, desconfio k a terra liberte nitratos e fosfatos (o que é bom apenas em akuario bem plantados) se nao kizeres inventar, vai a uma loja de akuariofilia (as de animais nornalmente n tem esse tipo de cenas) e pede turfa pa substrato.
  10. para isso é que servem as facas e os martelos agora fora de brincadeiras, todos temos esse problema, especialmente com flocos e granulados em que as dimensões destes muitas vezes não permitem aos peixes comer directamente.. vao mastigando, cospem, mastigam, cospem.. outros não têm paciencia para isso e nem tocam nos bocados maiores. o que eu faço é tentar desfazer a comida até uma dimensão que seja facil de ser injerida. mas cuidado.. não é desfazer em pó, senão não só eles não comem como a água fica toda suja. saudações
  11. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    não estou a ver de que algas estás a falar mas ha um tópico com imagens e informação que podes sempre consultar. o mais importante é lembrares-te que se há algas a mais é porque algo impede as plantas de "ganhar a batalha" com as algas. apesar da nossa intuição apontar normalmente a falta de nutrientes ou de um nutriente, diz a experiencia (dos outros) que normalmente há valores demasiado altos de um nutriente a "bloquear" a absorsão de outros nutrientes. há tópicos aqui a explicar essa situação. 80% acho muito drástico.. vais alterar muito as condições porque a água da torneira de certeza é diferente (ph,kh nao sei mas nutrientes não ha duvida). repara que se nao tens o aquário (muito) bem plantado talvex nem precises de adubar (com a frequencia que o fazes). há medida que vais tendo mais plantas, vai haver um maior consumo dos nutrientes. falando mais de N e P, só quando a comida e peixes não produzirem o suficiente é que vale a pena adubar.. senão estas apenas a adubar as algas. valores muito altos de N-P não fazem por si as plantas crescer mais depressa.. quantas horas por dia de luz é que dás ?? reduzir talvex seja uma boa ideia.. eu cumecei em 14..13..12.. agora vou nas 10h (penso que a média do pessoal ande pelas 10h nos plantados). corrijam-me se for o caso mas acho k as algas precisam essencialmente de Luz N e P enquanto as plantas precisam de muito mais.. por isso aconselho.te antes mudas de 10% de 2 em 2 dias (ou coisa do genero) para baixar N e P. as mãos tambem combatem as algas (lol) mas só adiam o problema, se as condições se mantiverem elas voltam..
  12. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    ahhh.. bem me parecia que teres algas com aqueles valores era mto estranho.. com PO4 a 2,5ppm nao há duvida que as filamentosas tinham de aparecer. se agora está a 0,25 podes tirar.. até 1,0 em principio não ha problema por isso podes tirar. no entanto acho que não deves usar quimicos como solução apenas em emergencias, até porque podes fazer mudanças de água (50% se for preciso) e consegues reduzir (nesse caso para metade) a concentração de PO4 (admitindo que a tua agua do torneira tem 0) tenta perceber porque apareceram as algas.. tas a dar comida a mais ? há muitos detritos no areao ? das coraçao de boi regularmente ? tens plantas suficientes (isto é importante.. em geral quanto mais massa vegetal mais nutrientes são consumidos) ? talvez arranjares umas plantas de crescimento rápido/muito rápido que consomem muitos nutrientes que ajude.
  13. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    bem.. acho que ta tudo dito. queria só acrescentar uma coisa.. repete os testes de NO3 e PO4. se NO3 < 5mg/L e/ou PO4 < 0,5 mg/L podes sempre dar mais comida ou meter mais uns peixes. adicionar fertilizante solido é uma solução k não recomendo simplesmente porque nunca utilizei e tenho-me dado bem sem ela, faço apenas um susbtrato "caseiro" com terra, argila e pregos ou palha d'aço.
  14. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    exacto. os micros são importantes mas as plantas precisam tambem de macros senao nao adianta dar mais micros. a quantidade de micros a adicionar (digo eu) deve ser controlada a "olhómetro". a carência(/excesso?) de micros pode ser observada nas folhas novas. quanto aos macros a relação N-P-K deve ser qq do genero 1 - 0,1 - 3 como o K-potássio é dificil de medir (axo k nem há testes) concentra-te no N e P por agora. não vi qual foi o topico que minidiogo te sugeriu mas deixo aqui o primeiro que li sobre a matéria e que me ajudou bastante http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053
  15. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    ok.. pela tua descriçao reforço a ideia de que o problema eh a fertilização de Macro-nutrientes. se tens luz e CO2 as plantas vão querer consumir N-P-K em maiores quantidades. no teu caso, N e P são apenas repostos na áqua pelos peixes e pelos restos de comida, acontece é que não são suficientes, ou seja estares a dar mais micro-nutrientes não vai compensar a falta dos macros. uma solução para o teu problema penso que seja arranjares fertilizante de macros para ajudares as plantas a desenvolverem-se mais que as algas já que parece que tens uma boa equipa de limpeza