Classificação

  1. José Pedro

    José Pedro

    Moderador GERAL


    • Points

      8

    • Tópicos

      1246


  2. JoseCarlosMarques

    • Points

      8

    • Tópicos

      5721


  3. Fernando Freire

    • Points

      5

    • Tópicos

      1848


  4. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

    Administrador


    • Points

      4

    • Tópicos

      8030


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 01/02/26 Em todas as areas

  1. Dicas: Colocas a areia por cima (metade do que desejas no final) para delinear os caminhos. Com a tesoura cortas RENTE por cima do caminho. Colocadas a metade em falta nos caminhos. Na zona frontal mexe com uma pinça longa 0,5cm de profundidade de TODA a área que queres aspirar e colocar areia nova. Depois aspira essa camada que soltaste - mexer a camada superficial facilita MUITO a fase de aspirar detrito e areia que se depositou. Com uma lâmina/raspador passa no vidro frontal para limpar o verdete e detrito colocado no vidro. Aquele raspador maravilha que imprimiste em 3D hehehe [emoji16][emoji16] Colocar areia nova em toda a área que aspiraste e limpaste- não precisas de aspirar tudo (basta meio centímetro!). Boas preparações para a foto final!!
    3 points
  2. Boas pessoal, Peço desculpa pela ausência tanto de feedback como de atualizações. Mas tem sido uns meses mais apertados ao nível parental e o tempo e a disponibilidade "emocional" para o aquário tem sido mais difícil de encontrar. Não liguem à qualidade das fotos que são só para mostrar a coisa e estão muito mazinhas. Foram tiradas à pressa após uma poda. Estou com um pequeno problema do lado esquerdo, é que S. Repens com a luz recusa-se a crescer em altura e está cerca de 5cm mais baixo do que pretendido. Existem ainda rotalas "soltas" à espera da altura da foto para irem para o local correto com a altura e cor correta. De resto tudo a correr e vou utilizar uma frase que nunca pensei usar em aquariofilia - "tenho a UG fora de controlo - está a crescer em todo o lado" Para a foto final é agora deixar crescer e reavivar o caminho e uma outro pedra à frente. Faltam os peixes que teimam em não chegar. Abraço a todos.
    2 points
  3. Ora... a fotografia não ficou grande coisa porque foi tirada com o telefone, mas fica aqui para mostrar o estado actual do aquário. Depois disto, muito provavelmente, vou trabalhar apenas para a fotografia final, porque sinto que já não consigo fazer mais pelo tanque. Sei que está longe de perfeito, mas noto que a qualquer momento vai sair do meu controle e não quero chegar a esse ponto sem ficar com uma recordação desta experiência. Para futuro fica a lição de não me aventurar em voos muito altos enquanto não tiver mãozinhas para isso. Quando tiver a fotografia final, mais trabalhada, deixo-a ficar aqui. Um grande abraço e um bom ano para todos.
    2 points
  4. José a ideia é jogar com o reflexo e não aparecerem lá por cima da pedra. Já que falaste na parte da frente... "Limpei" o centro, podei mais baixo do que nas pontas rente às pedras para deixar o chão à mostra. Ficou assim: Nestas partes mais desbastadas, vou por reia clara, para fazer o caminho que tenho ideia que fique assim (ou minimamente parecido) Vamos ver se não me arrependo.
    2 points
  5. Como o Tózé me moeu a cabeça... Deixo-vos um pequeno update do aquario. O que começou devagar e com dificuldades, veio a revelar-se uma excelente resolução. A fauna é: 2 Ottos 5 Rasboras Galaxy Uns quantos camarões que estão sempre escondidos, mals os vejo, por isso não sei quantos estão vivos ao certo. De resto está como se vê.
    2 points
  6. O layout é o tipico de um nabo mas o tamanho do aquario também não permite grandes aventuras. A disposição das plantas é completamente aleatória, no fundo é apenas para ver se se vão agarrar a alguma coisa, ou não e depois logo se vê se vale a pena mudar a disposição, comprar outras, etc. É a minha aprendizagem em curso, não batam muito no ceguinho porque no fundo apenas dois fatores importam. Não sacrificarei nenhum peixe, e nenhum chinês vai almoçar fora por conta das plantas de plástico que vendem e que eu jamais comprarei.
    2 points
  7. Boas, olha nem tinha pensado na cuba por esse prisma, logo se vê. Temos de mandar a foto até ao dia 15 de Janeiro, é pouco tempo. Desmotivada com o concurso, não sei se é a palavra certa, na verdade, a motivação ou paciência para os aquários em geral diminuiu, vai-se fazendo despreocupadamente...sem stresses, é mais isso. Mesmo quando são para concurso. Tirei foto agora e a coisa até se está a compor, parece que a mistura anterior estava a atrofiar o crescimento de rotalas green.
    2 points
  8. Seguindo as dicas, meti mãos ao trabalho e aqui vai disto. Utilizando uma "ferramenta" desenhada por mim, andei a por areão novo. Inicialmente não ficou muito do meu gosto O bendito do "caminho" estava demasiado direito e não fazia o efeito pretendido que era dar-lhe "dramatismo" e ajudar a ganhar profundidade. Acabei por plantar, mais umas plantas, podei outras, e continuei a por mais umas pedrinhas e ficou assim: Fica a vista depois do arranjo para compararem Quanto aos cantos laranjas... Fartei-me de esfregar eficou o melhor que consegui. Também serviu de aprendizagem, para da próxima vez não arranjar zonas de díficil acesso na frente do aquário.
    1 point
  9. Fica aqui mais uma imagem que mostra a potencialidade deste material. Aquele pedaço assinalado não existia na pedra... foi todo criado com uma pedrita mais pequena, o composto (aplicado por camadas) e muito trabalho de mão com uma chave de fendas e uma escova metálica. Atenção que eu não vendo o material 😄 ... só acho que o papel de cozinha passou à história. Estou a trabalhar no hardscape do meu novo tanque e já não quero outra coisa. Talvez ainda experimente uma broca daquelas pequenitas para aprimorar a coisa.
    1 point
  10. Sim. As neocaridinas multiplicam-se muito rapidamente. Podes sempre conversar com o dono da loja para ele receber camarões à medida que forem demasiados. Não compres as "mix"... tenta comprar tudo da mesma espécie. As "mix" com o tempo começam a cruzar-se umas com as outras e acabas com camarões sem cor. Se comprares "Red Cherry", por exemplo, que devem ser das mais baratas, tens mais hipóteses de ter sempre camarões vermelhos. Dá um efeito engraçado, e combinam bem com os tetra.
    1 point
  11. Olá Luis, bem vindo à comunidade. É sempre bom ver malta a entrar com calma, isto neste hobby é essencial para ter sucesso. Os musgos não precisam de estar no solo. Aliás na natureza eles estão agarrados muitas vezes a troncos ou pedras. Devias prender os musgos usando um pouco de fio de costura ou um pingo de supercola. O mesmo para a bucephalandra. Apenas a Hotonia necessita de estar presa ao solo. E sim, devias apostar em mais plantas de crescimento rápido, como rotalas por exemplo, para absorverem os nutrientes na coluna de água, senão as algas vão aparecer para te dificultar a vida (faz parte do processo de aprendizagem 🙂 ) Em relação à escolha de fauna, eu não escolhia os otocinclus já. Eles não costumam se dar bem em aquários recém montados. Sem medo avança para caracóis e neocaridinas (após final do ciclo do azoto) e depois um cardume pequeno de tetras é sempre uma alegria. Boa sorte e vai informando a malta.
    1 point
  12. Estou genuinamente impressionado com esse setup para as tuas fotos! Parabéns!!
    1 point
  13. 1 point
  14. Já te estás a fazer aos serviços dele! Por falar nisso, oh @gjsilva não tinhas falado de ir ali ao centro de Portugal bater umas chapas a um tipo daltónico?
    1 point
  15. Este homem, dá cabo de nós... A parafrenália que o homem usa para tirar uma foto...
    1 point
  16. until
    O PET Festival é o maior evento de animais de companhia de Portugal e tem já a edição de 2026 confirmada entre os dias 6 e 8 de Fevereiro na FIL - Parque das Nações. Bilhetes e informações em https://petfestival.fil.pt/
    1 point
  17. Bom… não tá prometedor. A poda final foi mal feita e cortei muito abaixo. Dia 2 podei novamente e estou a fazer tpa de 2 em 2 dias, fertilização, calha extra e aditivos para ver se consigo algo até dia 15. Aqui está uma foto de hoje: A pogostemon é uma super planta. [emoji23]
    1 point
  18. Segundo os entendidos, dá mais sensação de profundidade.
    1 point
  19. Como está o aquário? Já passou quase um mês sem notícias...
    1 point
  20. Em 5 dias conseguiste um crescimento bastante acentuado. Com 12 dias até à fotografia final, pode ser que consigas ainda entregar alguma coisa de que te orgulhes. Compreendo essa mudança de atitude em relação aos aquários... eu estou numa fase semelhante... quando a coisa começa a ser uma obrigação e já não o fazes por prazer, parece ter um peso demasiado grande e acabas por te afastar. Eu neste momento penso no meu aquário principal como um projeto que começo em Janeiro de 2026, por exemplo, para apresentar em concurso (caso corra bem) em 2027. E vivo bem assim, sem pressões. O dia-a-dia já é stressante o suficiente para impormos a nós mesmos mais pressão. No teu caso, claro, a coisa é bastante diferente... o teu nome já é conhecido internacionalmente e o pessoal cá da terrinha conta sempre contigo para nos representares 🙂 . Cabe-te a ti impores o teu ritmo.
    1 point
  21. Olá Jose! Tudo bem? Tenho como resolver isso, sem problema! Sim sim, a ideia é essa, colocar o flash no ferro de cima do cavalete, e pô lo em 45° virado para a parede! Obrigado pelas as dicas [emoji123] um grande abraço
    1 point
  22. Muito bem! O Pai Natal trouxe-te equipamento novo 🙂 ? Mas cortaste o pano no centro para ficar com a "janela" para o aquário? Podias ter feito isso no limite do pano... em baixo ou em cima... para poderes usa-lo em outras situações. Além disso acho que o corte devia ser mais pequeno que o tamanho do aquário (bater com a tona da água e não com o limite do tanque), para evitar que a luz que vem por trás entre na câmara e crie pontos de luz não desejados. Agora que já cortaste o pano dessa forma, tens duas opções... ou fazes um novo buraco mais pequeno e cobres esse com qualquer coisa, ou então crias uma moldura com cartolina ou k-line preta e colas no tanque ou no pano, de forma a ficares com uma coisa mais estável para a fotografia. A ideia do pano preto é não deixar que existam "buracos" que deixem passar a luz que tens por trás do pano para a objectiva... nas imagens que mostras, tens um entre a tona da água e o limite do pano. Já o flash... é esse que aparece nas imagens, o que estás a usar? Isso deve ser utilizado por trás do pano. Usado em frente, se o apontares ao aquário vais ter o reflexo do mesmo na fotografia... se o rebateres no tecto vais perder quase toda a luz (se não mesmo toda) e ele não te vai servir de nada. Esse flash tem mecanismo de sincronismo com a câmara? Devia estar colocado em cima do aquário, idealmente a 45º num dos lados e conjugado com uma segunda cabeça de flash no outro lado. Caso só tenhas uma cabeça... a 90º, por cima do tanque, ou talvez por trás, para iluminares o fundo, em conjugação com a calha. Mas vai experimentando... alguma coisa tem que sair daí, porque equipamento suficiente já tens!
    1 point
  23. Hoje estive a testar todo o equipamento que tenho para tirar as fotografias aos aquários, investi em algum material por isso mais vale usar! Tirei tudo da caixa para ver se não cometia nenhum erro, e habituar-me ao que tenho. Nesta fotografia pode-se ver um cavalete com uma lona de estúdio, e o que é bom do cavalete é que posso pendurar o flash no ferro de cima com segurança e o secador no ferro do lado! Desocupando as minhas mãos para o resto, como posição dos peixes e ajustes nas definições da câmera, pois também tenho um shooter. Ainda bem que foi teste, pois eu tirei algumas fotografias, mas eu ainda não conhecia o flash que tenho e não tirei o melhor partido dele. Então as fotos não ficaram bem. A ver se no dia da fotografia ou noutro de teste corra tudo bem! [emoji123][emoji123] Um grande abraço
    1 point
  24. Ora espero que o Natal tenha corrido bem a todos!! Pois aqui correu muito bem, e muito ocupado, devo um pedido de desculpas. Não consegui ainda por nada aqui! Hoje fiz a ultima poda do aquario, a ultima antes da fotografia final! Aqui vai! Claro que isto sem o equipamento aquático e com todo o meu equipamento de fotografia vai ficar melhor, mas fica aqui um cheirinho! Desejo a todos um feliz ano novo! E abraços! [emoji898][emoji322][emoji256]
    1 point
  25. @Tozé Nunes obrigado pelas boas vindas e pelos conselhos. Quanto aos musgos eu aprendi isso durante a ultima TPA em que eles sairam a voar 🙂 e fiz isso mesmo, atei-os aos troncos e a pequenos calhaus a ver se por ali ficam e se expandem. Na próxima TPA conto introduzir mais algumas plantas nomeadamente Limnophila Sessiliflora e Ludwigia Palustris Super Red que, de acordo com o site que as vendem, não exigem CO2. Quanto à fauna inicial, e como já tenho dois conselhos vossos acho que vou optar mesmo pelas neocaridinas (quantas aconselham?) numa primeira fase e depois um cardume (quase de certeza de tetras) numa segunda fase. Os caracois pra mim é mais no prato, com jolas ao lado 🙂
    0 points
  26. Tinha investido nisto para o IAPLC, mais vale usar para o desafio também [emoji23][emoji2957]
    0 points