Classificação

  1. Vasco Ferreira

    Vasco Ferreira

    Moderador GERAL


    • Points

      2

    • Tópicos

      3134


  2. JoseCarlosMarques

    • Points

      2

    • Tópicos

      5732


  3. José Pedro

    José Pedro

    Moderador GERAL


    • Points

      1

    • Tópicos

      1246


  4. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

    Administrador


    • Points

      1

    • Tópicos

      8033


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/08/26 Em todas as areas

  1. Boas pessoal, Peço desculpa pela ausência tanto de feedback como de atualizações. Mas tem sido uns meses mais apertados ao nível parental e o tempo e a disponibilidade "emocional" para o aquário tem sido mais difícil de encontrar. Não liguem à qualidade das fotos que são só para mostrar a coisa e estão muito mazinhas. Foram tiradas à pressa após uma poda. Estou com um pequeno problema do lado esquerdo, é que S. Repens com a luz recusa-se a crescer em altura e está cerca de 5cm mais baixo do que pretendido. Existem ainda rotalas "soltas" à espera da altura da foto para irem para o local correto com a altura e cor correta. De resto tudo a correr e vou utilizar uma frase que nunca pensei usar em aquariofilia - "tenho a UG fora de controlo - está a crescer em todo o lado" Para a foto final é agora deixar crescer e reavivar o caminho e uma outro pedra à frente. Faltam os peixes que teimam em não chegar. Abraço a todos.
    2 points
  2. Seguindo as dicas, meti mãos ao trabalho e aqui vai disto. Utilizando uma "ferramenta" desenhada por mim, andei a por areão novo. Inicialmente não ficou muito do meu gosto O bendito do "caminho" estava demasiado direito e não fazia o efeito pretendido que era dar-lhe "dramatismo" e ajudar a ganhar profundidade. Acabei por plantar, mais umas plantas, podei outras, e continuei a por mais umas pedrinhas e ficou assim: Fica a vista depois do arranjo para compararem Quanto aos cantos laranjas... Fartei-me de esfregar eficou o melhor que consegui. Também serviu de aprendizagem, para da próxima vez não arranjar zonas de díficil acesso na frente do aquário.
    1 point
  3. Fica aqui mais uma imagem que mostra a potencialidade deste material. Aquele pedaço assinalado não existia na pedra... foi todo criado com uma pedrita mais pequena, o composto (aplicado por camadas) e muito trabalho de mão com uma chave de fendas e uma escova metálica. Atenção que eu não vendo o material 😄 ... só acho que o papel de cozinha passou à história. Estou a trabalhar no hardscape do meu novo tanque e já não quero outra coisa. Talvez ainda experimente uma broca daquelas pequenitas para aprimorar a coisa.
    1 point
  4. Sim. As neocaridinas multiplicam-se muito rapidamente. Podes sempre conversar com o dono da loja para ele receber camarões à medida que forem demasiados. Não compres as "mix"... tenta comprar tudo da mesma espécie. As "mix" com o tempo começam a cruzar-se umas com as outras e acabas com camarões sem cor. Se comprares "Red Cherry", por exemplo, que devem ser das mais baratas, tens mais hipóteses de ter sempre camarões vermelhos. Dá um efeito engraçado, e combinam bem com os tetra.
    1 point
  5. Olá Luis, bem vindo à comunidade. É sempre bom ver malta a entrar com calma, isto neste hobby é essencial para ter sucesso. Os musgos não precisam de estar no solo. Aliás na natureza eles estão agarrados muitas vezes a troncos ou pedras. Devias prender os musgos usando um pouco de fio de costura ou um pingo de supercola. O mesmo para a bucephalandra. Apenas a Hotonia necessita de estar presa ao solo. E sim, devias apostar em mais plantas de crescimento rápido, como rotalas por exemplo, para absorverem os nutrientes na coluna de água, senão as algas vão aparecer para te dificultar a vida (faz parte do processo de aprendizagem 🙂 ) Em relação à escolha de fauna, eu não escolhia os otocinclus já. Eles não costumam se dar bem em aquários recém montados. Sem medo avança para caracóis e neocaridinas (após final do ciclo do azoto) e depois um cardume pequeno de tetras é sempre uma alegria. Boa sorte e vai informando a malta.
    1 point
  6. O layout é o tipico de um nabo mas o tamanho do aquario também não permite grandes aventuras. A disposição das plantas é completamente aleatória, no fundo é apenas para ver se se vão agarrar a alguma coisa, ou não e depois logo se vê se vale a pena mudar a disposição, comprar outras, etc. É a minha aprendizagem em curso, não batam muito no ceguinho porque no fundo apenas dois fatores importam. Não sacrificarei nenhum peixe, e nenhum chinês vai almoçar fora por conta das plantas de plástico que vendem e que eu jamais comprarei.
    1 point
  7. @Tozé Nunes obrigado pelas boas vindas e pelos conselhos. Quanto aos musgos eu aprendi isso durante a ultima TPA em que eles sairam a voar 🙂 e fiz isso mesmo, atei-os aos troncos e a pequenos calhaus a ver se por ali ficam e se expandem. Na próxima TPA conto introduzir mais algumas plantas nomeadamente Limnophila Sessiliflora e Ludwigia Palustris Super Red que, de acordo com o site que as vendem, não exigem CO2. Quanto à fauna inicial, e como já tenho dois conselhos vossos acho que vou optar mesmo pelas neocaridinas (quantas aconselham?) numa primeira fase e depois um cardume (quase de certeza de tetras) numa segunda fase. Os caracois pra mim é mais no prato, com jolas ao lado 🙂
    0 points