PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12658 tópicos neste fórum
-
- 6 respostas
- 900 visitas
Boas pessoal, Como o título o diz sou novo no que diz respeito aos aquários, e como qualquer novato tenho algumas perguntas. as características do meu aquário são as seguintes: - Dimensões do aquário: Largura - 42cm Altura - 24cm Profundidade - 20cm Capacidade - 21L - Aquecimento: Elite submersible - 50W - Filtro submersible: Elite jet-flo 50 300L/Hr - Agua: PH - 6.8/7.0 - Temperatura: 27º - Peixes: 6 neons, 2 limpa-vidros Cascudo (hypostomus plecostomus) e 1 acará-bandeiras. A minha pergunta é a seguinte tenho ou não superpopulação no aquário?
-
- 6 respostas
- 1.6k visitas
Boa tarde, Hoje verifiquei que o meu guppy apresenta uma ferida no corpo (parece que lhe falta uma escama) e em volta está inchado. Terá sido outro guppy que o magoou ou se magoou numa rocha ou tronco? Ou pudera ser um fungo? E o que devo fazer? Já ouvi dizer que as ampulárias trazem muitos problemas sanitários (doenças) ao aquário matando os peixes. Não sei se isso é verdade ou não para de um mero mito... Tenho medo que sendo uma doença que esta passe para outros peixes que tenho no aquário. Tenho medo que isto passe para outros peixes se for um problema contagioso. Junto anexo fotos com a problema do meu peixe. Espero que me possam ajudar. Cumprimen…
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal! Bem o dilema é o seguinte: tenho um aquário de 110 litros com um ph de 7.5/8 e não há forma de baixar o ph, com dois escalares selvagens, 8 cardinais jumbo e um guppy, 1 coridora e 2 ottos. Eu sei que escalares e cardinais pode ser um risco mas até agora tudo ok, o que eu gostava de saber era o seguinte, passa-se alguma coisa com a minha água? Será que os testes estão mal? Será que afinal os escalares aguentam água alcalina? Já tentei ter appistos mas acabam sempre por morrer por isso só me resta acreditar que deverá ser do ph porque de resto, nitritos, nitratos, amónia, parece-me tudo ok... Isto para mim é um dilema porque nem sei que peixes hei-de…
-
- 5 respostas
- 796 visitas
Não sei se vocês vão perceber, mais no vidro está criando tipo um limo branco por dentro.. É normal? Me deem opinião de como está meu aquário.. Grato desde-já! Segue as imagens...
-
- 14 respostas
- 1.4k visitas
Tronco.. plantas.. etc etc Abrigadão
-
- 9 respostas
- 1.1k visitas
Boas, quais são os testes essenciais que devemos ter para analisar os parâmetros da água? (contando com os testes durante o ciclo do azoto) Quando vou à procura, encontro sempre uma data de testes e não acho que sejam todos necessários, por exemplo o do oxigénio e o do cloro Cumprimentos Tiago Rebelo
-
- 1 resposta
- 662 visitas
boas!! queria comprar uma calha para o meu aquario mas não faço ideia de que calha e luz devo usar. no aquario vou querer ter algumas plantas. outra questão é que tenho visto as calhas todas a volta de 500 e tal euros e mais, não há nada mais acessivel?
-
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Ola pessoal ! Estou neste momento a projectar um aquário de 980lts , em que penso ter discos e deparei me com uma duvida! Será que há algum problema em utilizar plantas artificiais , de decoração , plasticas ou com aquele tecido plastificado.. que imitam perfeitamente as verdadeiras( como as dos chineses... ou do genero que não foram feitas propositadamente para aquario) com plantas naturais?! Porque deste modo ficava com um aquario bem mais composto com menos "numerário" ja que tenho centenas dessas tais plantas ...e para recantos ..e pormenores fazem jeito =) O receio surge ..da possibilidade de libertarem algum produto tóxico para a agua ! Já alguém experimentou?…
-
- 1 resposta
- 607 visitas
boa tarde tenho um aquario com ciclideos malawi . caruleus amarelos . é possivel introduzir nesse aquario Kribensis ?
-
- 1 resposta
- 718 visitas
Bom dia, neste momento tenho um nano plantado de vinte litros com as seguintes plantas: Eleocharis acicularis Hemianthus callitrichoides "cuba" Riccia fluitans Gostaria de saber que fertilização aconselham para o aquário. Já agora gostava de saber como é que fazem a fertilização com apenas K ou NO3 ou PO4 porque eu vi num tópico esta fertilização: Fertilização média: K - 10 ppm/dia, NO3 - 5 ppm/dia, PO4 - 1 ppm/dia, TMG - 0,5 ml/dia, Ferro da Horizonte Aquático - 0,5 ml/dia; e não percebi como conseguem fazer a fertilização com ppm. Isso é mesmo muito pouco. Agradeço desde já a ajuda. Tiago Rebelo
-
- 34 respostas
- 4.6k visitas
Boas, Olá eu sou o Fábio Sousa sou de Alverca do Ribatejo, e comecei a aventura de fazer um aquário com um metro e meio,pois a minha loucura pelos discus falou mais alto e lá fui eu comprar os vidros de um aquário que já tinha sido montado. Estavam sujos como normal de estarem a algum tempo parados. Como podem ver nas fotos abaixo. Depois de muita esfrega e muito trabalho ficaram limpinhos: E mãos a obra, passei pela loja comprar o silicone e comecei o meu trabalho. Agora encontram-se a secar os vidros e só sexta feira vão ser colocadas as traves francesas. Agora vem as questões. Depois de tudo montado o aquario d…
-
- 24 respostas
- 3.6k visitas
boas... sou novo neste "mundo" e tenho aki uma duvida k me deixa 1 pouco confuso... desculpem se nao tiver a postar no local certo! tenho uma duvida em relação ao filtro... tenho 1 aquario de pra i 60litros e sempre usei o filtro de origem... tinha a tipica esponja e depois 1 saquinho de "carvao activo" agora comprei 1 novo filtro (Tetratec IN600plus) http://www.aquaristikprodukte.de/ima...ttel/in600.jpg so k esse nao traz carvao (traz 2 compartimentos com esponjas)... sera isso normal?... o carvão nao é preciso?! cumps []
-
- 1 resposta
- 586 visitas
Ola, também sou bastante curioso acerca dos puffer spotted... gostava de juntar alguns no meu aquario...onde tenho so espadas, plecostomus, e corydoras e futuramente platys. ñ sei qual o risco? gostaria de saber onde posso comprar a comida para eles? obrigado
-
- 8 respostas
- 1.9k visitas
Boa tarde comprei um tronco Red Mood Wood, fervi-o mas como não cabia no tacho tive de o ir virando, ferveu cerca de 10 a 15 minutos de cada lado. Sendo muito grande a minha opção foi colocá-lo directamente no aqua, apenas o tronco, uma pedra para não flutuar e enchi-o de cerca de 100 litros de água. Passado uns 3 dias noto que começa a ganhar bolor (coisa de que o vendedor da loja me tinha avisado) mas deixei-o estar mais uns dias, quando me apercebi que o bolor já criava fios pendurados no tronco e que o fundo do aqua já estava cheio de uma manta branca resolvi tirá-lo. Lavei-o bem com uma esponja (da loiça nunca utilizada), voltei a colocá-lo no aqua e mal ou bem…
-
- 1 resposta
- 553 visitas
boa tarde quero fazer um comuntario. o aquariofilia. o aqua leva 100litros. estava a pensar colocar um casal de kribensis, 4 corys, 3 ancistrus, 6 tetras azuis, 2 peixe galho. no entanto vi os cacatuoides e fiquei fascinada acho que tem um esplendor que os kribensis nao tem. agora n sei o que fazer. estes peixes que referi sao compativeis com as duas especies de ciclideos¿ sao parecidos em termos de convivencia num comunitário e na sua reprodução¿ ja li varios artigos mas nenhum que me desse a diderença entre os dois. se for necessario altero a restante fauna para que haja uma boa convivencia. alguem que conheca bem esta especie me pode aconselhar¿ ah gostaria de fazer…
-
Preciso de uma dica de vocês! Que camarão é esse? Ele se alimenta com o que? É bom telo no aquário ou não? etc etc http://www.youtube.com/watch?v=xouA3KVuv5U Muito obrigado a todos. Abraços
-
- 6 respostas
- 862 visitas
Bem aqui vai as fotos do meu aquário...Acho que nunca coloquei fotos finais do meu aquário...Espero que gostem Cumprimentos!
-
Boa tarde gostaria de colocar uma canas de bamboo no aqua que vou fazer, mas não sei onde as comprar... Também não sei se há uma espécie específica á venda nas lojas de aquariofilia ou se são aquelas canas à venda nas floristas, pesquisei no fórum e parece que se chamam de lucky bamboo, no google não me aparece nada relevante a alguma loja que as venda... Há alguém que as tenha e saiba onde as adquirir? E já agora, elas enterram-se na areia e só se deixa a parte superior da fora de água? (têm que se deixar as folhas todas fora de água ou posso só deixar as últimas da ponta?)O "encaracolado" não é natural delas pois não? São os criadores que as "colocam" dessa forma? …
-
- 5 respostas
- 1.2k visitas
Montagem de áquario para dividir o principal nas férias. Depois não sei o que lhe vou fazer Medidas: 50*35*45cm 72 litros Filtro de cascata ehein Montanha com 3 grutas, uma delas vista por fora do aqua Estou sem ideia para as plantas e onde as meter ( mas montei e meti a reciclar preciso dele pronto daqui a um mês), quero dividir a carga do meu comunitário durante as férias. Também não sei qual o ph que vai ter para saber que habitantes novos poderei colocar, mas um casal ramirezi ficava ali bem Sugestões e criticas
-
- 10 respostas
- 1.6k visitas
Boa noite. Tenho vindo a notar que a temperatura do aquário tem aumentado drasticamente mesmo com o termostato a 22 ºC. Neste momento tenho o aquário a 28 ºC e já esteve a 29 ºC. Neste momento o termostato está a 18 ºC. Verifiquei que os meus neons começaram a perder a cor. Já fiz uma TPA com água fresca para ver se baixava...Terá sido por a luz do aquário ter ficado ligada até as 22 horaS? Ajudem-me...não queria nada que os meus peixes morressem...Que devo fazer mais? tenho medo de deixar o termostato a 18ºC e depois durante a noite acontecer o contrario e a água fikar demasiadamente fria... Ajudem-me rapido Cumprimentos
-
- 5 respostas
- 26.2k visitas
Boa tarde a todos. Agora no fim do meu aqua estar todo limpinho vem mais umas dúvidas... que quantidade de areao e de substrato preciso para um aquario de 80cm de comp e quase 50cm de alt. panoramico? e que tipo de substrato usar para por as plantinhas vou optar por plantas de facil manutenção porque a expriencia é nenhuma. Outra duvida que tenho em relação ao ciclo do azoto as plantas metem-se antes de meter a agua no aqua? E li também que se mete um peixe resistente a questão é em que altura?
-
- 1 resposta
- 482 visitas
Boas pessoal gostava de saber se posso usar o carão ativo varias vezes ou e usar e deitar fora?
-
- 5 respostas
- 1.6k visitas
posso por estes peixes -2 colisa italia -4 barbo tigre -3 corys -2 ramezi
-
- 3 respostas
- 651 visitas
Boa tarde sou novata nestas andanças e ando a pesquisar imenso pois quero fazer um aquario com um cashnal de kribs entre outros e deparei-me com esta foto... o peixe e lindíssimo! Alguem sabe que espécie é? E se se dará com ciclideos e tetras? Thanks!
-
- 4 respostas
- 765 visitas
ola pessoal eu chamo-me joao e tenho 15 anos e acho que e a altura ideial para começar no mundo da aquariofila e queria saber todo sobre com montar um aquario e ja tenho um aquario de 70l com filtro iluminaçao termostato e por favor ajudem-me na contruçao do meu aquario de agua doce que pretento por plantas naturais e varia fauna que mais tarde indicarei e pretendo usar areao fino e substracto fertil o que aconselham? -gostava de saber quando dinheiro gasto em electricidade -preciso de bomba de ar -quantos peixes posso por no aquario -posso apanhar pedras no chao em vez de comprar -tenho de ferver o areao,as pedras e o tronco -posso ter camarões -quando as pl…
-
- 4 respostas
- 600 visitas
Olá, um amigo cheio de boa vontade ofereceu-me 3 pés de cabomba e 1 de anubia acontece que o meu aquário ainda não está preparado para ser plantado e nem eu percebo nada de plantados xD. assim, armado em MacGyver, depois de muito ler pensei que seria boa ideia para desenrascar e para não deixar as plantas morrer reciclar 1 cubo da vodafn, usar uns restos de húmus que um amigo me arranja e mais tarde arranjar uns camarõezinhos agora vem a parte em que preciso da vossa ajuda: :D - estas plantas são compatíveis em termos de temperatura e restantes parâmetros de água? - quanto tempo posso deixar as plantas no saquinho de água antes de as mudar para o aquário? …
-
- 8 respostas
- 3.8k visitas
olá a todos!! Quero iniciar-me na aquarofilia, mas quero faze-lo com consciencia.E por isso acho que nos proximos tempos vao ver-me por aqui a fazer muitas perguntas Comprei agora um aquario em segunda mão que vem bastante sujinho, já sei que não posso lava-lo com deterjente mas não sei com o que posso lavar. quanto ao termostato bomba de ar e filtro interno como não posso ferve-los como posso fazer para lavar e desinfectar?
-
Iluminação
by Shopx- 4 respostas
- 598 visitas
Boa tarde. Alguém pode indicar-me em que site posso encontrar balastro e casquilho para PLL?
-
- 8 respostas
- 932 visitas
Olá a todos... Verifiquei recentemente que o meu aquário está a ser atacado por algas. Nomeadamente algas que se depositam nos vidros e nos troncos (umas bolinhas verdes e que custam muito a sair com o escovilhão) e algas que parecem uns fios de cabelo e que se depositam as carradas em algumas plantas! O que posso fazer para acabar com isto? Ajudem-me por favor. Cumprimentos a todos!
-
Tenho um problema com a barbatana do guppie que está a desaparecer. Tou a fazer tratamente mas penso que não está a resultar porque continua a diminuir. Há um mês atrás aconteceu a mesma situação com uma corydora que acabou por morrer. Há algum tipo de tratamento que possa ser eficaz ou alguma coisa que possa fazer para este guppie não morrer??
-
- 15 respostas
- 1.5k visitas
Olá a todos,venho aqui no intuito de obter a vossa preciosa ajuda,então é o seguinte... Tenho um Aquario 100x30x40,hoje arranjei algumas plantas p o aquario,mas alem de nao saber o nome das mesmas,tb não sei se serão muitas ou poucas,se a sua manutenção é facil(não tenho luz,Co2,fertilizantes; apenas substrato) tenho um tronco (bem giro por sinal)que esta a "marinar"na banheira,e ira ser colocado no centro do aquario... sendo assim,gostava de saber as vossas opinioes e conselhos... (agora so falta conseguir espetar aqui algumas fotos...hehehe) Obrigado p vossa atenção... Pedro Marques.
-
- 23 respostas
- 3.4k visitas
Boas pessoal... a 2 semanas ou mais atraz deram-me 2 peixes ( conforme diz neste topico que ninguem me respondeu : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180631&st=0&p=1053553entry1053553 ) Neste momento tenho os nitritos a 10mg/l .. tinha o aquario sem filtro e tinha um medidor de amonia que teve sempre a 0 (devia estar estragado) a 2 ou 3 dias atraz um peixe começou a ficar com manchas pretas e introduzi logo um filtro no aquario com algumas ceramicas dos meus outros aquarios.. tenho feito tpas de 80% para ai todos os dias a sifonar o areao todo etc.. Nao consigo baixar os nitritos nem com sera BioNitrivec, nem com Seachem Prime.. nem com…
-
- 0 respostas
- 641 visitas
Seguinte pessoal preciso de uma ajuda! Achei um tronco mais não sei bem certo qual o tipo de madeira que é, sei que ele tem um cheio interno tipo de ''azeitona'' pretendo ferve-lo umas duas vezes antes de coloca-lo no aquário, terei problemas? Acredito eu que já deve ter soltado toda a resina que tem nele pois o tronco deve ter uns 50 anos... Segue fotos do dito tronco e do aquário! Obrigado a todos.. Se puderem me dar uma luz.. Aceito idéias, sugestões... Obs: tenho um camarão por isso o tronco, por ele tem uma toca grande para ele se esconder! E também por estética..
-
- 15 respostas
- 1.7k visitas
Bom dia a todos. Antes de tudo chamo-me António e sou de Aveiro. O inicio neste meu novo passatempo foi por imposição, a minha filha, de 3 anos já andava há uns meses largos a chatear porque queria uns peixitos. Certo dia, depois de um passeio, lá chegamos a casa, e para seu gaudio, lá tinha a mãe presenteado-a com um aquario e dois peixitos, vermelhos. Bem, desculpem a estória mas é necessária só para explicar, que para alem de ter sido impingido, passei, sem voto na matéria, a ser o reponsavel e responsabilizado, pelo seu cuidado, desenvolvimento e mais que tudo pela tentativa, infortuita, de levar os peixitos à vida adulta... Pois, que grande falhanço... Pus-me …
-
- 4 respostas
- 1.2k visitas
Bom Dia , Caros amigos por muita felicidade vou novamente recomeçar novamente por este hobby maravilhoso mas tenho uma certa duvida pois ando aqui a pesquisar pelo forum e as opiniões dividem se muito então agradecia a vossa ajuda nesta materia , vou comprar um novo aquario com as seguintes especificações : AQUÁRIO AQUA-LIGHT 100 LITROS ,Dimensões: 80x30,9x47,20cm , - Filtro interior BioPower BP260 , Termoestato Vulcan 75W , - 2 lâmpadas T8 , vai ter areia silica branca , substrato SUBSTRATO SERA floredepot , pedras de xisto e em relacao as plantas terá anubias , vaslisnérias , Echinodorus , irei ter dois casais de escalares, limpa fundos , e um peixe de card…
-
Members
No members to show