quantidade de areao e substrato


tina87

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Agora no fim do meu aqua estar todo limpinho vem mais umas dúvidas...

que quantidade de areao e de substrato preciso para um aquario de 80cm de comp e quase 50cm de alt. panoramico?

e que tipo de substrato usar para por as plantinhas vou optar por plantas de facil manutenção porque a expriencia é nenhuma.

Outra duvida que tenho em relação ao ciclo do azoto as plantas metem-se antes de meter a agua no aqua?

E li também que se mete um peixe resistente a questão é em que altura?

Editado por tina87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à quantidade de areão, deves pensar mais ou menos como o volume da água. Deves fazer uma conta onde calcular: largura x profundidade x altura pretendida do areão (em média 5 cm)/1000. Se o teu aquário for de 80cm, com 30 cm de profundidade e se pretenderes colocar 5 cm de areão, então vais obter: 80*30*5/1000=12 litros. Um litro equivale mais ou menos entre 1,5 e 2 kg de areão, ou seja, no exemplo precisarias de 18 a 24 kg de areão. Mas vai depender muito do tipo de areão que fores por.

 

Quanto ao substrato fértil, o cálculo é igual, mas deves ter uma altura entre 1 e 2 cm que deves colocar debaixo do areão. Se só pretendes plantas fáceis, podes nem precisar do substrato fértil. Se quiseres um fácil de encontrar e barato, tens o humus de minhoca, vulga terra para vasos. Deves é ter atenção que não deve conter fertilizantes que não sejam naturais...E depois deves ferver bem e passar por água.

 

(quanto a isto, podes ver na minha assinatura de aquário de 100 litros como fiz a montagem).

 

Quanto às plantas, deves colocar já com água. Dá uma vista de olhos no site da Tropica que tem videos de como plantar. Dá uma vista pelo site, que poderás encontrar uma grande ajuda na escolha das plantas, consoante o nível de exigência...

 

Quanto ao peixe, seja ele qual for, não deves colocar antes dos nitritos terem-se reduzido para zero, o que demora 2/3 semanas, conforme os casos...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelo esclarecimento, assim já é mais facil ir comprar e trazer logo a quantidade certa ou mais aproximada.

ja agora quais os testes de agua que me aconselha (marca)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

desculpa crush mas achas que os testes da aquili são fiáveis? é que há tantos testes, normalmente aconselham os da Sera ou JBL ou até seachem, mas são tão caros.. Só o de nh3/nh4 da sera e tão caro como esses todos, e se não dão resultados enganadores como algumas marcas de que já ouvi falar aqui no fórum... Já os utilizas há muito tempo?

 

Se mais alguem tiver conselhos a dar agradeço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que qualquer pessoa te vai aconselhar os testes que usam...Como avaliar se os resultados são realmente reais ou não? A menos que utilizem várias marcas diferentes e fazer uma média e ver qual o que está mais próximo, acho difícil avaliar a real qualidade dos testes. Muitos aconselham a JBL ou a SERA porque são marcas, reconhecidamente, especializadas. Eu por exemplo antes utilizava tiras da JBL para fazer os testes e sempre achei que eram bons. Um dia acabaram e comprei esses da Aquili. Entre os resultados de uma e outra marca, a diferença residia essencialmente no pH. Os da JBL indicavam um nível entre 7 e 7.2 e os da Aquili indicavam um pH de 8.0. Curioso, fui ver os parâmetros oficiais das águas de Lisboa e vi que o pH da minha torneira é de valores à volta dos 8.0 (nota que no aquário havia ainda umas conchitas). Presumo que os resultados dos testes da Aquili fossem mais reais que os de tiras da JBL. Mas de resto, como posso provar que os NO3 que apresentam são os verdadeiros? Os testes não precisam de ser os mais rigorosos possíveis, desde que dêem uma noção de como está o aquário, chega...

 

Quantos aos testes da amónia, há quem os recomende...Eu tenho (da Sera, por acaso) e acho uma perda de dinheiro...Faço o teste no início do ciclo e nunca mais o utilizo, porque sei que a amónia está a zero, porque tento seguir ao máximo as indicações das TPAs correctas e limpeza do filtro...Mas nem preciso do teste da amónia para saber o ciclo. Se fizer o teste dos Nitritos e acusar algum valor, já sei que tive o pico da amónia e já está na fase dos nitritos...

 

Edit: já utilizo os testes da Aquili há cerca de ano e meio...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.