BETTAS SELVAGENS
19 topics in this forum
-
- 5 followers
- 11 replies
- 290 views
Venho aqui mostrar alguns vídeos de um aquário de uma comunidade de Bettas selvagens, mais especificamente os Bettas Hendra. A tentativa foi de criar um aquário onde se pudessem sentir em "casa" como se de um pântano na ilha do Bornéu se tratasse, muita matéria orgânica no fundo em decomposição no meio de ramos e galhos caídos e também plantas com as suas longas raízes submersas que servem de abrigo a adultos e alevins. Aqui neste vídeo está um macho a guardar o seu ninho de bolhas e a cuidar dos ovos que lá se encontram. https://photos.google.com/search/peixes/photo/AF1QipOJeKI1rLHFRV523Ho_X9CD1RjDT4UwMGrDMM4N Nestes dois vídeos abaixo …
-
- 2 followers
- 30 replies
- 6.9k views
Espero com este tópico trazer algo de novo para a comunidade aquariofilista de Portugal, uma vez que esta vertente dos bettas selvagens se encontra pouco desenvolvida, e que os tem mantém se muito escondido. No inicio deste verão decidi que queria manter esta espécie. Após muita investigação, de ter visto todas as páginas na internet relativas à espécie, e de me ter informado de preços, decidi começar a procura. Comprar a particulares era impossível, não havia resultado nenhum em páginas de Portugal acerca deles, então voltei me para as lojas de aquariofilia onde costumo comprar peixes e material. Os resultados foram sempre decepcionantes, eu dava o meu contacto e ningué…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 401 views
Olá boa tarde. Deixo aqui uns vídeos de um macho Betta Albimarginata Sebuku com dois alevins da sua prole. Para terem noção da escala, a planta na superfície é Lemna minor. O número de crias varia. Poderá incubar dez a trinta. Não sei se a restante prole andará pelo aquário ou se foram comidos pelo progenitor. Para já vou deixar juntos e ir vigiando. Vou alimentar com artémia recém eclodida os alevins e com daphnias e larvas de mosquito o progenitor. Cumprimentos, Ricardo Correia
-
- 1 follower
- 1 reply
- 808 views
Olá boa tarde. Hoje vou dar a conhecer uma das espécies de bettas selvagens que mantenho e tenho conseguido reproduzir. Relativamente a esta espécie, possuo ainda outra população e aguardo uma terceira. https://youtu.be/BferxyUiFHo Resumidamente: paternal mouthbrooder - que é como quem diz o macho é um incubador bocal (é o que se vê no vídeo - macho a incubar os ovos). Cerca de 5/7cm de comprimento. Machos mais coloridos, embora no vídeo não se veja toda a sua beleza, dado estar numa parte escura do aquário e ele querer passar despercebido. O tempo de incubação será de 10/15 dias e as crias saem já com um tamanho de 5mm. Relativ…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 634 views
Olá a todos. Hoje só venho aqui mesmo deixar um vídeo de um casal (neste vídeo, apenas o macho visível) de betta api api. Mas se calhar, aproveito e digo que são bubblenester, pertencentes ao complexo coccina, 4/5cm e são fabulosos!!!!! Obrigado pela atenção,
-
- 1 follower
- 0 replies
- 498 views
Olá vivam. Aqui fica um registo fotográfico de um casal de bettas hendra. Estão num aquário de blackwater de 50cm. Não consegui fazer upload dos vídeos mas devo ter meia-dúzia de alevins. O pai era extremamente extremoso mas, penso que os caracóis no aquário, têm comido os ovos dado que ele tem feito mais ninhos com ovos mas passados dois a três dias desaparece tudo. Cumprimentos a todos, Ricardo Correia
-
- 2 followers
- 5 replies
- 1.2k views
Os meus Betta antuta Full mask, resolveram criar, faz hoje 14 dias, ou seja no dia 10 de Janeiro. O macho há 14 dias qque traz as crias na boca. Tratando-se da minha primeira postura de antutass, parti do pressuposto (mal) que o tempo de incubação dos antuta seria semelhante aos dos outros incubadores bocais que tenho, como os patoti e os albimarginata, que normalmente ao fim de 10 a 12 dias, nascem os alevins. Ora ao 10º dia da postura, resolvi apanhar o macho e po-lo separado numa caixa para ver se ele largava as crias, pensando eu que já estariam desenvolvidas e prontas a sair da boca do pai. Normalmente, assim que trocamos o pai para outro recipiente, o…
-
- 2 followers
- 3 replies
- 800 views
Hoje tive a sorte de estar no sitio certo à hora certa e consegui filmar a desova dos meus Betta patoti Balikpapan. Agora é esperar a dias até os alevins nasscerem. O pai vai guardá-los na boca e eles saem da boca do pai, já formados e a nadar e com tamanho suficiente para aceitarem artémia recém eclodida. Os pais não comem os filhos. Desova de Betta patoti Balikpapan
-
- 2 followers
- 1 reply
- 2k views
Betta antuta Pertencem à ordem dos Perciformes e à família Osphromenoidae. Ocorrem naturalmente na provincia de Kalimatan, na parte norte da Indonésia e no Bornéu. Contrariamente a outros bettas que vivem em águas paradas, os Betta antuta vivem em pequenos córregos de água, preferindo por isso águas mais claras e oxigenadas. Atingem um tamanho superior a 10cms. Alojamento Um aquário de 80x30cms, é ideal para manter 1 casal, mas para manter um grupo, deve ponderar-se um aquário maior. Os aquários devem ter troncos e ramos, providenciando esconderijos e quebras de luminosidade. Pode e devem-se usar folhas no fundo como b…
-
- 2 followers
- 1 reply
- 1.4k views
Complexo Unimaculata Complexo é um grupo de espécies de peixes com características muito semelhantes. O Complexo Unimaculata é um dos maiores complexos existentes e inclui as maiores espécies de bettas que podem chegar a medir mais de 12cms. Este complexo inclui diversas espécies tais como: - Betta patoti (e todas as suas populações, como Tanah Grogot, Balik Papan, etc) -Betta compuncta -Betta gladiator -Betta ideii -Betta macrostoma -Betta ocellata -Betta pallifina, E claro o Betta unimaculata Betta pallifina Betta macrostoma Betta unimaculata …
-
- 2 followers
- 8 replies
- 3.5k views
Betta Mahachaiensis. Pertencem ao mesmo grupo dos bettas splendens. Mantenho os meus num aquario bem plantado, para evitar que o macho persiga demasiado a fêmea. De qualquer das formas o ideal será manter como se mentêm os splendens, machos separados das fêmeas e juntar só para criar: apesar de existirem relatos de que seja possìvel mantê_los juntos; recomenda_se que o mesmo nâo aconteça: Alimento os meus com uma variada dieta quer de alimento vivo (dafnias, grindal, artemia, larvas de mosquito), bem como com comida congelada e muito raramente alimentos processados (ração). Preferem águas mais escuras, com algumas plantas flutuantes, para que a lu…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1k views
Betta dennisyongi São uns pequenos anabantideos com cerca de 3 a 4 cm, originários da província de Aceh, a noroeste de Sumatra, de riachos de baixa altitude, com água levemente ácida ( 5,0-7,0) e rica em taninos, podendo por vezes ser encontrados também em zonas de águas claras, nestas zonas a água costuma ter uma temperatura entre 20 a 27C, pelo que não precisam de temperaturas tão altas como outros bettas. Gostam de zonas com bastante vegetação, onde passam grande parte do tempo, e onde os alevins se escondem também de predadores. Em aquário ( por exemplo 40x30x30 é uma boa medida para um casal ou trio inicial), gostam de ter locais com bastante vegetação, ond…
-
- 2 followers
- 3 replies
- 815 views
Andava aqui com vontade de criar um biótopo para por os meus Betta antuta... Quer dizer, a fêmea que o macho não sobrvibeu no shipping e será substituido agora em breve. Para quem não conhece os Betta antuta pertencem ao complexo unimaculata, são incubadores bocais e são verdadeiros gigantes, podendo atingir facilmente os 14/15cms. Apesar de enormes, são altamente pacíficos, não comendo sequer a prole. Este é uma imagem meramente exemplificativa de um macho antuta. Encontrei um aquário de 80cms, que é o ideal para acomodar uma pequena colónia de antutas. Sim, isso memso, podem viver em colónias. Além das videiras,…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 924 views
Esta espécie, é uma espécie muito recente e ainda não se encontra totalmente descrita. Os exemplares são raros, pois a zona de colecta dos mesmos é muito remota e segundo o que se sabe têm de atravessar zonas infestadas de crocodilos. São bettas que pertencem ao complexo Unimaculata, são peixes que convivem facilmente em colónias e têm um tamanho considerável (no que respeita a bettas), podendo atingir os 12cms. Os machos diferenciam-se das fêmeas pela presenca de escamas maiores e mais coloridas nas faces. Mantenho-os num aquario carregado de Taninos (daí a cor escura da água), com apenas umas folhas de castanheiro, taninos botânicos e uns troncos de …
-
- 1 follower
- 0 replies
- 686 views
Betta Patoti Tanah Grogot. Esta espécie é originária do Rio Mangar, e fica a cerca de 25Km da provincia de East Kallimatan, no Bornéu Indonésio. As marcas e coloração diferem de localidade para localidade. As populações mais próximas de Balikpapan, possuem barras negras, ao contrário de outras localidades mais a norte em que as barras são avermelhadas. As populações mais próximas a Samarinda, possuem uma iridiscência verde no corpo. São peixes relativamente grandes, atingindo os 9-10cm. Podem ser mantidos em pares num aquário standard de 80*30, sendo que se devem proporcionar diversos esconderijos, e a luminosidade deve ser quebrada quer com plant…
-
- 2 followers
- 4 replies
- 1.4k views
Betta Albimarginata Espécie pertencente ao complexo albimarginata que contempla apenas 2 espécies: Betta chanoides e Betta albimarginata. Esta espécie encontra-se listada na IUCN Red List, como "Em perigo" e com populações a decrescer. Podem ser mantidos em pares ou até mesmo em pequenas comunidades, devendo existir alguma vegetação e tocas para que se possam refugiar. Uma das caracteristicas desta espécie é que os ovos são incubados pelo pai, que os mantêm na boca por periodos de 10 a 12 dias. Nesta altura o macho não se alimenta, passa a maior parte do tempo escondido, entre as plantas. quando está com a boca cheia de ovos, não deve ser ali…
-
- 0 replies
- 1.7k views
Boas a todos e a todas... Eu sei que esta é uma questão complicada mas... é possível comprar/adquirir betta imbellis por cá em Portugal?
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boas, Como o nome do tópico indica gostava de saber que outras espécies do género Betta são mantidas pelo pessoal cá em Portugal além da Betta splendens, pois vejo uma grande variedade de espécies neste género, algumas perfeitas para os populares nanos plantados, e curiosamente é uma das mais agressivas a que é mantida mais comummente por cá.
-
- 1 reply
- 10k views
Bettas Selvagens do Brasil Wilson Vianna 1 – Introdução No final do ano de 2009, surgiram nas lojas do município Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, bettas tipo veiltails, semelhantes àqueles que eram criados e comercializados no século passado, por volta da década de 1960, os quais já não são vistos há muitos anos, uma vez que os atuais são produtos de seleções genéticas e apresentam-se com cores sólidas e brilhantes, além de configurações mais sofisticadas de nadadeiras, etc. Através de uma breve investigação não foi difícil descobrir a sua origem: estavam sendo comercializados por um atacadista da cidade de Magé, que comprava de um pescador de pei…
-
Members
No members to show