Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    5972
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    13
  • País

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on Agosto 6

Tozé Nunes had the most liked content!

Reputação

1399 :))

Sobre Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Sénior
  • Aniversário 30-08-1969

Formas de Contacto

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

8880 visitas ao perfil
  1. Tozé Nunes

    Adelaide...

    E hoje chegou a classificação no iaplc. Atingiu o 346° lugar em quase 2000 aquários o que é, na minha opinião, excelente. Agora é pensar em desmanchar isto e pensar em algo novo. Obrigado por terem acompanhado esta montagem.
  2. Tozé Nunes

    山 Yama

    Parabéns Gonçalo!!! Há que manter a ambição e querer melhorar! Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
  3. Tozé Nunes

    No name yet

    Muito bem Vera. Finalmente seguiste o teu instinto natural e largaste as réguas e esquadrias! Tenta escolher as plantas adequadas que não tapem o hardscape mas que unam o conjunto criando uma harmonia natural.
  4. Tozé Nunes

    Novato BR - Aquário de 26 l (Betta em Comunitário)

    Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor. 25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes. Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes. Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas. E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial?
  5. Tozé Nunes

    Nigel's Mountain Scape 36L

    Missing the plant names in the vídeo, Nigel! Can you id them for everybody understand which and where they are?
  6. Tozé Nunes

    Tive de voltar aos camarões!!

    Bruno, para isto é que existem as mensagens privadas! Nge, belos camarões!!
  7. Tozé Nunes

    [Ajuda] Novo aquário de camarões

    Realmente, um pouco mais de desnível era bom para que toda a porcaria viesse parar junto ao vidro frontal e mais fácil de retirar. O filtro deves colocar o mais ao centro possível e o termostato agora de verão não deve ser necessário ligar.
  8. Tozé Nunes

    [Ajuda] Novo aquário de camarões

    Ultimamente parece que se tornou uma verdade dizer que os neocaridinas são invertebrados que precisam de águas alcalinas.... Na verdade eles são é bastante tolerantes a uma ampla gama de águas cujo pH pode ir de 6° a 8°! Isso não quer dizer que seja aconselhável valores nessas margens! Logicamente que águas ácidas é o melhor para caridinas e águas alcalinas para os camarões do sulawesi mas isso já é ir muito para a frente e ia criar mais confusão aqui ao nisso amigo iniciante! Ora, isso tudo dito não percebo porquê não se utilize na mesma um substrato próprio para camarões!!! Como se a sua única utilidade fosse alterar o pH! Um substrato argiloso logo á partida é um filtro biológico enorme pois se as bactérias se alojam nos filtros também se estabelecem nos grãos de argila! E isso vai também servir como suporte para minúsculos seres que servem de alimento para os alevins. Ah e tal mas ele não precisa nada disso para os neocaridinas dizes tu! E quem te garante que daqui a umas semanas/meses não vai querer mais outra variedade de camarões?? Aliás, isso é o que aconteceu com todos nós! E ou vais aumentar o número de aquários em casa ou vais meter outras espécies no mesmo. E se calhar depois já dava jeito ter um bom substrato... @jrmpinto onde compraste o filtro?
  9. Tozé Nunes

    [Ajuda] Novo aquário de camarões

    O aquaclear é uma boa escolha. Se não me engano vem com umas esponjas e carvão. O carvão não é necessário, podes retirar e no seu lugar coloca mais matérias biológicas, pesquisa por Eheim substrat pro, Sera siporax, Seachem matrix entre outros. Nunca usei o fluval mas se é adequado para camarões siga. Vê só se não liberta muita amonia de início, se for o caso terás que fazer uma boa ciclagem antes de colocar os camarões. Podes usar troncos que não sejam vendidos em lojas mas deves tratar adequadamente ou vai apodrecer e matar os vivos. Aqui como novato mais vale não arriscares e comprar uma raiz de red moor wood numa loja especializada. E depois podes prender as plantas e musgos á madeira.
  10. Tozé Nunes

    [Ajuda] Novo aquário de camarões

    O maior que consigas comprar! E retira tudo o que venha no filtro e coloca antes matérias filtrantes biológicas de qualidade. Para o efeito pretendido basta algo que dê para ver os vivos. Tens musgos, anubias, fetos de Java, bucephalandras e plantas flutuantes. Esquece o substrato fértil! Mais vale usar apenas um areão inerte que não seja calcário ou prefencialmente um substrato próprio para camarões pelo efeito que vai fazer na qualidade da água. pH, gH e kg são essenciais! Se possível arranjar uma caneta que meça o TDS. Eis a questão que mais polémica cria! Podes ter junto peixes, mas depende muito do tipo de aquário que tenhas. Shrimpsafe só otocinclus affinis! Também podes colocar caracóis! O resto pode e vai comer no mínimo os bebés! Nunca mas nunca optar por predadores tipo bettas, ciclídeos sul americanos ou sae!
  11. Tozé Nunes

    Qualicum

  12. Tozé Nunes

    Troncos/galhos qual escolher?

    Com uma daquelas maquinas de lavagem de água descascas os troncos num instante! Pesquisa por Karcher.
  13. Tozé Nunes

    Parazinquantel?

    Boas, o nome correto é Praziquantel. Aconselho estes documentos criados pelo @Hugo Santos aqui: https://issuu.com/hugothesaint/docs
  14. Tozé Nunes

    Duvidas sobre o wallpaper do aquario

    Ainda bem! O vidro não ficou riscado? Que ferramentas e técnicas utilizaste?
  15. Tozé Nunes

    Iluminação aqua 540L plantado

    Hoje é difícil encontrar uma calha nova de T5 á venda! E no que toca à eficiência energética nem vale a pena falar. Os leds "penetram" melhor na água o que permite maior eficiência luminosa.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00