• >>> Anúncios da Comunidade <<<

    • João Branquinho

      Mensagem para Visitantes   15-04-2017

      Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!

Tozé Nunes

Administrador
  • #Conteúdo

    4561
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    126
  • País

    Portugal

Tozé Nunes last won the day on Agosto 4

Tozé Nunes had the most liked content!

Reputação

1089 :))

Sobre Tozé Nunes

  • Rank
    Membro Entusiasta Pro
  • Aniversário 30-08-1969

Formas de Contacto

  • Mail
    fotografiareal@net.sapo.pt

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

6544 visitas ao perfil
  1. Parabéns Ismael.
  2. Obrigado Vera. Em relação à fertilização, desta vez decidi seguir as indicações da Ada e usar o seu sistema fertilizando com potássio e micros durante os primeiros três meses. Para tal fiz duas garrafas, uma com k2so4 como fonte de potássio e outra com os micronutrientes. Tens diversas calculadoras online, por exemplo esta. Podes seguir o sistema do estimate índex como base e depois conforme as necessidades do aquário ir alterando. Já agora acrescento também que fiz na primeira semana tpas diárias de 50% sem fertilizar, na segunda semana comecei a fertilizar com o potássio e os micros com tpa dia sim dia não, na terceira semana vou reduzir para tpas de 3 em 3 dias e a partir da quarta semana entra as tpas semanais. Não tenho ainda conta bolhas nem drop cheker neste aquário por isso tem sido a olho para já :p Adelaide é o nome da minha mãe :(
  3. Obrigado a todos pela vossa participação. Também não te sei dizer ao certo que tipo de pedras são, apenas sei que são um pouco calcárias pois aumentam a dureza da agua, embora para plantados não seja muito grave. Para usar em biotopos ácidos não aconselho, basta ver o que aconteceu na minha outra montagem. O Vasco está a usar raízes de oliveira que são espectaculares embora precisem de muito tratamento para serem usados nos aquários, vejam aqui. Ricardo, esta montagem ainda está longe de estar completa a nível de flora, ainda falta acrescentar algumas espécies para os apontamentos, eu adoro misturar diversos tipos de plantas para dar aquele ar mais natural, pretendo fazer isso também com as moitas mas primeiro tem que crescer tudo bem, há plantas que vão se dar bem, outras menos e como tal haverá sempre uma selecção natural :p Em relação aos musgos, só mesmo o fissidens será opção, tive muitos problemas com musgos em plantados, não é fácil... Para já estou a adorar o efeito da cuba entre as rochas mas sabendo da dificuldade em a manter tenho em mente um plano B onde o Fissidens fontana e a Riccardia Chamedryfolia tem um papel importante.
  4. Obrigado Vasco e Gonçalo. Em ralação às pedras... Faz-me imensa espécie porque se paga tanto por pedras como se cá nao houvesse matéria prima suficiente! Eu sei que não é assim tão comum pedras trabalhadas como estas que eu tive a sorte de encontrar mas caramba, há neste nosso país tanto xisto, granito e basalto à espera de ser utilizado que não percebo porque seja necessário importar da outra ponta do planeta! E ao contrário das madeiras não precisam de tratamentos nem vão apodrecer dentro do aquário! Só há que ter cuidado com a sua composição não vá alterar muito os parâmetros da água para os efeitos pretendidos. Ah, escusam de perguntar onde é que eu as apanhei! Aquilo que posso dizer é que estas pedras tem esta textura magnífica por força da erosão provocada pelo vento e água tão comum na nossa costa atlântica ;)
  5. Quando a minha luta contra as algas se tornou de tal forma desmotivante decidi desmontar o Scape no more! e após limpeza e colocação da fauna num aquário provisório deixei os vidros vazios enquanto juntava algum do material necessário para arrancar nova tentativa de plantado/aquascaping/comunitário! Durante esse período infelizmente perdi a minha mãe e ainda mais desmotivado me senti para fazer algo de novo... Mas ao fim de algumas semanas foi se tornando insuportável olhar todos os dias para tamanho desperdício e ou me deixava de cenas e fazia ou desmontava tudo. Felizmente optei pela segunda opção e aqui estamos nós. Quero agradecer todo o apoio sempre dado pelos meus amigos/as que me incentivavam a fazer algo de novo e em particular aos que me ofereceram as suas podas de plantas para o inicio. Não vou mencionar nomes pois posso me esquecer de algum, vocês sabem quem são e estou aqui para vocês. Segue o setup ainda incompleto: Setup: Adelaide Data da montagem: 10 de Agosto de 2017 Aquário: 90x45x45= 180 lts brutos. Vidro 8mm, feito na Centividro Móvel: estrutura em ferro e tampo madeira laminado Iluminação: 2x Zetlight Lancia ZP4000-895 Plant 2900 lm com I200 R Wireless Receiver e Wireless Controller Filtragem: Eheim 2217 com lily pipes Aquecimento: Hydor external heater 200-12 Co2: Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula de ajuste fino, válvula solenóide e Neo Diffuser CO2 L Fertilização: K2SO4- Sulfato de Potássio e Micros adicionados automaticamente com Bubble Magus BM-T01 de 3 vias Hardscape: - 4 Lts Ada Powersand M, 27 Lts Ada Aquasoil Amazonia, 5 L de pedra pomes e pedras ;) Fauna: a ciclar Flora: Ludwigia palustris sp super red, Alternanthera reineckii 'Mini', Staurogyne repens, Micranthemum "Monte Carlo", Hemianthus callitrichoides 'Cuba', Didiplis diandra, Hemianthus micranthemoides, Hygrophila 'Araguaia', Rotala 'Bonsai', Rotala rotundifolia, Gratiola viscidula. Parâmetros da água: pH = 6,4 Dureza Carbonatos (KH) = 2 Dureza Total (GH) = 4 Amónia (NH3) = 10 Nitratos (NO3) = 5 Temperatura = 24º Fosfatos (PO4): 0.02 Tds: 115 ppm Ferro: 0.05 SiO2: 3
  6. O proscan é uma tira de testes associada a uma APP no smartphone. O que eu uso são os testes líquidos. Nunca usei essas tiras do proscan mas já usei tiras de outra marca há uns anos atrás e pelo que tenho visto nos videos a única novidade é o uso do telemóvel. Por isso não tenho como avaliar da veracidade dessas tiras de testes para saber se aquilo que medem é certo. Se algum dos membros tiver a possibilidade de testar usando ambos os métodos seria ideal. Por mim, apesar do trabalho que implica e do tempo necessário para testar todos os parâmetros que quero prefiro isso a uma solução de tiras que me deixa dúvidas. E essas tiras não medem valores que eu acho essenciais como a amônia, fosfatos, ferro e potássio.
  7. Eu uso a gama da JBL. Além de serem dos melhores tem a vantagem de venderem recargas mais baratos, assim não pagas novamente os frascos de testes, o cartão colorímetro nem a seringa. E podes comprar os testes separados e fazeres o teu próprio kit de acordo com as tuas necessidades. Eu comprei uma malinha de plástico onde mantenho os testes todos juntos evitando ter as caixas todas ;) E para manter o registo dos parâmetros medidos uso uma app chamada Aquarium Note, no Play Store há essa e muitas outras parecidas.
  8. Qual é a cadencia de bolhas de co2 por segundo? Tendo em conta que só tens flora pouco exigente( fetos, bolbities e pelia) porque razão adicionas co2? Que fertilização forneces? Nutrientes e doses sff ;) aproveita e testa essa agua, queremos saber tudo sobre pH, kH, gH, tds, manutenção,... :)
  9. Mais ninguém tem o bichinho dos cromos nesta comunidade? Eu tenho várias cadernetas de cromos digitais por acabar e muitos cromos para a troca! Malta que ainda não conhece esta plataforma aproveitem estes dias de férias e dêem uma vista de olhos aqui: colara.com Além de uma caderneta de peixes de água doce há de gatos, cães, pássaros, lobos, flores, carros, pacotes de açúcar, bandeiras, desporto,...e estamos a ultimar uma feita por nós dedicada a... :)
  10. Bem bonito o hardscape. Também partilho da opinião que devias repensar a filtragem. Que iluminação tens aí? Já sabes quais as especies de apistogrammas que vais meter?
  11. Quando eu disse para questionarem os criadores não era no sentido em que eles se reproduziam nas vossas condições mas sim para replicarem as condições em que eles foram criados! Por aquilo que ele te disse não parece ser esse o caso senão os adultos não iriam morrer na tal transição ;) Boa sorte com isso.
  12. Por experiência própria posso dizer que CRS são fáceis de manter e reproduzir com sucesso desde que tenhamos as melhores condições para eles. Isso implica o quê? Logo à partida terá que ser um aquário dedicado a eles! Substratos próprios para camarões devidamente ciclados, sem peixes carnívoros junto e sem qualquer adição de fertilizantes ( o cobre é mortal para eles). Ao contrário dos peixes, os camarões não tem sistema de defesa, os tais anticorpos que nos protegem das bactérias e vírus e às vezes basta adicionar outros camarões do mesmo gênero mas criados noutro ambiente para ser o suficiente para dizimar toda uma colônia - been there, done that... Podemos e devemos ter plantas tipo fetos e anubias alem doa musgos que não necessitam de fertilizações ou adição de co2 e fazer pequenas tpas semanais mas sempre a arriscar que da agua da torneira ou mesmo engarrafada venha algo que seja mortal para eles, a única maneira shrimpsafe é usar agua de osmose que depois leva os minerais necessários ao seu desenvolvimento. Perguntem aos criadores como os mantem antes deos comprar e sigam esses parâmetros à risca. Ter uma boa filtragem nunca é demais, boa circulação da agua permite uma maior oxigenação da água essencial para estes pequenos invertebrados. A temperatura nunca deve ultrapassar os 25 graus, no verão existem imensas mortes nos nossos aquários por causa disso. Se necessário usem ventoinhas para arrefecer a água em dias como estes. E em relação aos tais valores de pH, GH, kH e mesmo o TDS? Mais uma vez a resposta está em questionar diretamente quem os criou! Isto tudo é para os caridina crystal red, os mais acessíveis dos caridina, há depois todo um mundo de apuramentos e cruzamentos que os tornam ainda mais frágeis e caros! Finalmente um conselho para quem está a começar ou que os pretendem ter camarões e plantados exigentes: escolham os neocaridina! São bem mais fáceis de manter e reproduzem-se muito mais rápido. Espero ter ajudado, quaisquer duvidas dispõe.
  13. Ricardo, que espectáculo que está o teu aquário! Realmente a malta tem tendência para meter o máximo de espécies de plantas num aquário o que às vezes cria uma confusão grande, tu segues a máxima "less is more" :) com grandes resultados. Porque razão misturaste vários solos? Não adicionas fertilização liquida? Não tens uma equipa de limpeza além dos Glowing Tetras? Ah, e mais fotos são sempre bem vindas ;)
  14. Segundo o site do fabricante trás umas esponjas e umas bolas biológicas...tambem há agora uns novos que são os e1502 que trazem um pré filtro maior.
  15. Parabéns pela participação e pelo resultado alcançado. Até nem acho que a foto te tenha tirado pontuação, tirando teres o fundo sobreexposto! Eu apostava mais nas helferi no lado direito que retiram dimensão ao hardscape, nas rotalas? meio fechadas tal como as Ranunculus inundatus. E a dimensão não ajuda, para estes concursos cada vez mais são utilizados aquários com mais de um metro de comprimento e com profundidades enormes.