Suporte do Aquário | Ajuda Urgente !!


Recommended Posts

Boas!

Finalmente comprei um aqua novo e decidi criar um biotopo do Lago de Tanganyika. Mas, algo a nivel do suporte do aquário continua a preocupar-me há alguns dias...

 

O aquário (100x40x30) é para montar no meu quarto, e estou interessado em aproveitar duas mesinhas de cabeceira para fazerem de suporte. As duas mesas lado a lado, medem exactamente 100 centimentos, ou seja, o comprimento certo do aquário.

 

A pergunta que ponho é: será que irão aguentar o peso?

 

> Info em Tópicos

 

- O aquário, terá de peso final +- 200Kg, talvez um pouco mais devido ao areão e às muitas pedras que irá ter (Tangayika... ya'know).

- Cada uma das mesinhas aguenta com o meu peso (+- 75Kg)

- As medidas das mesas são 50cm (comprimento), 70cm (altura), 40cm (largura)

 

- Eu meti um tapete de borracha final em cima das duas mesas, agora vou colocar uma tábua de 100x40cm por cima desse tapete, cobrindo assim toda a área das mesas, e ao fim ainda vou colocar uma placa de esferovite por debaixo do aquário. Será que as duas mesas vão aguentar os cerca de 200Kg??

 

Eis algumas fotos (ainda sem esferovite e a tal tábua de madeira) :

 

 

 

a1.jpg

 

a2.jpg

 

a3.jpg

 

a4.jpg

 

a5.jpg

 

>

 

A outra pergunta que coloco é... o fundo do aquário (100x40x30), não toca exactamente no chão. Está a cerca de 1cm ou 2cm. Devo meter aqui esferovite? Deixo assim? Ou o que faço?

 

Se meter esferovite, meto mais, menos ou igual altura à da distancia a que o vidro do fundo está do chão? E já agora, aos que têm aquário iguais, podem-me precisar sobre essa altura?!

 

>

 

Estes são os 2 motivos pelos quais ainda não comecei a encher o aquário, nem a fazer a sua decoração. Estou mesmo com medo que as mesinhas não aguentem, embora algumas pessoas já me tenham dito que aguentava.

 

Uma segunda opinião não faz mal a ninguém...

 

 

Obrigado pelo tempo que perderam a ler isto, mas estou mesmo desesperado :cry::cry: :D :wink::oops::cry::cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma mesa parecida com essa, tive la um aqua de 60 cms cheio em cima, e as barras transversais q se encontram debaixo do tampo, comecaram a rachar, tb depende da madeira, se é nova se é velha, podes sempre reforçar o movel.

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi das fotos, uma das mesinhas deve ter levado em cima um aqua de 50cm. Se achas que aguentou sem esforço o aqua de 50 cm então tambem nao deve ter problemas em aguentar apoiado nas duas com o de 100 cm . Depois acho que isso nao vai pesar 200Kg mas sim por volta dos 160Kg. contas:

 

capacidade 120l brutos =>100-110 l reais =110Kg

20-25Kg de areao... ( lol ) =< 20-25Kg

troncos...peixes...filtro... plantas... 5Kg?

calha + lampadas -2Kg

vidro-20Kg ? por alto e provavelmente por excesso

 

total...162Kg

 

 

:wink:

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo.

Pelas fotos que você mandou,acho que as mesinhas vão aquentar perfeitamente o peso do seu aquário.Mas coloque o isopor em baixo do mesmo,para evitar que o fundo rache e tente diminuir ao maximo o peso das pedras.

 

Um grande abraço,

 

Duarte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me parece que aguentam, mas pelo sim pelo não ve o preço de moveis especificos para aquas... para essas dimensoes devem andar pelos 75€ e mais vale prevenir do que remediar.

 

Quanto a distancia do vidro do fundo ás mesas sim comvem pores lá esferovitede preferencia com a mesma altura que a vai da mesa ao vidro.

 

Boa sorte

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wahit: eu se fosse a ti ia mesmo pelo armário para aquário como o Oblivion disse.

 

Já os vi por 75 euros em diversas lojas (para esse tamanho especificamente) e acho que por esse preço mais vale apostar.

A solução das duas mesas juntas pode resultar ou não, o problema de não resultar é teres vidros partidos e uma inundação no quarto para já não falar dos pobres coitados dos peixes.

O facto da elas aguentarem contigo não quer dizer muito. Tens que te lembrar que testas com o teu peso durante alguns minutos, logo apenas tempo suficiente para testar a integridade estrutural.

Mas o aquário vai ficar muitos meses/anos a aplicar esse peso sobre as estruturas e como tal as forças envolvidas são de natureza diferente do que 75Kg por alguns minutos e a madeira é conhecida por se deformar com a aplicação de pesos sobre ela.

 

Bem vistas as coisa... um armário até pode ser mais carote que a solução actual, mas oferece à partida garantias diferentes.

Espero ter contribuido para ficares menos confuso :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arriscava na boa. Parecem bem estaveis e ser d madeira com boa qualidade. Os apoios também me parecem estaveis eu arriscava

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. agradeço aos que postaram aqui a opinião, mas continuo à procura de outras!!

 

Isto é mesmo importante... aqui vão fotos da estrutura de uma das mesinhas, sem as gavetas...

 

 

x1.jpg

 

x2.jpg

 

x3.jpg

 

x4.jpg

 

x5.jpg

 

x6.jpg

 

x7.jpg

 

x8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa essa estrutura aguenta na boa, nem mexe, podes ir á confiança, isso tá cheinho de contraventamentos, é quase impossivel a madeira vergar numa situação dessas, se isso vergar entao os moveis que compras ai nas lojas partiam-se completamente.

 

 

Se quiseres ter so mais uma segurança mete um tampo em madeira para o aquario assentar em cima, que me parece a mim á vista desarmada, ser o parte mais fragil desses moveis, mas nao acho que seja estremamente necessario, isso deve aguentar na boa, desde que as zonas de extremidades do aquario assentem mesmo em cima das zonas extremas do movel, onde são os denominados apoios do movel isso nunca ira sofrer uma deformaçao a ponto que parta a madeira, por isso te digo se puseres um tampo ai não á qualquer hipotesse de isso partir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acho que vou arriscar...

 

Em relação ao tampo... mando fazer com as medidas certas das duas mesinhas juntas (100x40) ou mando fazer ligeiramente maior?

 

Já agora, com que espessura? Dois (2) centimetros chegam? Ou mais ainda? Algum tipo de madeira especifico?

 

Um abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma madeira que nao seja contraplacado, que tenha resistencia, que pegues naquilo e tentes vergar e aquilo nem dê sinal de vergar, isso é barato, o Mestre Maco ou qualquer loja desse tipo vende isso nas medidas que quiseres, com um tampo em condições nao á qualquer problema, o tampo deve ter a largura e o comprimento do tampo do teu movel para que descarregue a sua carga uniformemente nos apoios que o movel tem, a espessura é como te disse, menos de 2cm como disseste, não estou a ver que aguente muito :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe o aqua á vontade ! Tens estrutura suficiente.

Quanto ao esferovite, compra de 2cm e preenche o espaço vazio com outra placa, de modo a apoiar directamente sobre a primeira placa de esferovite.

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as mesinhas devem aguentar o peso

 

a minha unica duvida prende-se com o facto da superficie debaixo do aquario não ser unica ou seja fica assente en duas supreficies.Se uma delas oscilar pode originar que o vidro quebre.

1ª Opção Movel novo

 

2ª opção mesinhas mas com um tampo unico porcima e eferovite.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ás mesinhas, acho que não vais ter problemas se puseres a tal tabua por cima com mais uns 2...3 cms que o aquario de todos os lados.

 

Quanto ao esferovite, deve ser um pouco mais grosso que o espaço que tens, nao te posso dizer uma altura certa... mas convem que ele fique a fazer alguma pressao.

Se tiveres 1 cm entre os apoios e o vidro e puseres um esferovite com 1 cm ele nao vai fazer nada.

 

Tenho um aquario igual ao teu, que está em cima de uma arca, que nao abre agora, alem disso a tampa da arca é concava, fiz umas aldrabiçes

com umas tábuas e tal e tem-se aguentado bem, vai para 6 meses... nao tenho esferovite por baixo... mas tambem nao tenho aquilo cheio de pedras grandes...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que uma tábua de 100x40 de contraplacado serve? Esta de 1 ou 2 cm? É que mais centimetros que isto, ou em madeira maciça já fica muito pesada... e o que eu quero é menos peso! :D :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja dei a minha sugestao em pm mas deixo-a aqui porque pode interessar a outras pessoas que tenham o mesmo problema

A minha sugestao era uma madeira chamada MDF...espessura para ai uns 8 mm...aquilo é mesmo rijo...por cima das "comodas" ou da superficie de que nao se tem confiança...

e por cima do MDF metes umas placas de um material que se parece com esferovite (e na volta até é :D ) mas que é azul....a diferença nao está unicamente na cor, mas parece-me ser muito mais resistente (eu fiz o "teste do dedo" , pus o dedo em cima da esferovite normal e da azul e a azul quase nao deformava enquanto a outra nao posso dizer o mesmo)...

As duas coisas o "mestre " tem ( o "MDF" e a "esferovite azul")...podendo cortar-se, nessa loja à medida que se quer (ambas as coisas)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia.uma boa maneira de experimentares se as mesas aguentam é muito facil,chamas dois amigos gordos lá a casa e eles que subam para cima do movel e deem uns saltinhos.eu fiz o mesmo no meu.e nao partiu mas teve ke ser com trez gajos.Mas axo ke devias por uma madeira bastante rija +-2cm espessura em cima das mesinhas e utilizares esferovite debaixo do aquario.espero ter ajudado. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mais uma para a confusão.

Essas banquinhas são de madeira maciça, material que tem um comportamento muito melhor que os aglomerados (aparite, MDF).

Mais, as forças envolvidas num aquario em cima de uma mesa são estaticas, por isso o facto de dar saltos em cima das mesas não é o melhor pois podem-se partir (braços e pernas claro).

Penso que neste momento a melhor solução passa por ir a uma qualquer grande superficie de bricolage e comprar uma placa de 100x40 de casquinha ou pinho nordico. è maciço, resistente e muito economico, pois neste momento em todas essas casas estão em promoção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa cena que tas a falar do MDF é poliestireno espandido, á diferentes cores, não á so azul, o azul é o denominado wall mate, é xerovite na mesma mas tem uma resistencia muito maior que o poliestireno extrudido, que é o xerovite vulgar, que se desegregam as bolinhas....

 

 

Isso é excelente, mas é muito mais caro esse material, mas é um excelente material, tem alguma resistencia e não se desagrega, é bastante bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.