betta femea ou macho


pufinha

Recommended Posts

tenho 1 betta e supostamente 2 femeas mas hoj tentei experimentar uma tecnica diferente que me disseram que podia resultar e coloquei o macho na caixinha e as duas bettas livres!

a minha surpresa foi quando uma das femas se começou a exibir para a outra...mostrando as guelrras e tudo!!

oudem-me tentar ajudar pf? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal é mostrares uma foto.. pode ser um macho novo ... ou de cauda curta... procura pelo ovopositor da femea... se tiver o "pontinho branco" na zona ventral ... é femea

Boas Faz o que o Boozina disse ve se tem o ponto branco debaixo da barriga se tiver é femea senão tiver é o macho

boa aquariofilia

cumps JMG

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...a minha surpresa foi quando uma das femas se começou a exibir para a outra...mostrando as guelrras e tudo!!..."

 

Olá isso é um comportamento normal. Os bettas são peixes que criam território e em grupo fazem uma hierarquia . Isto é, num grupo de femeas (até em juvenis acontece) há sempre uma dominante. Por isso não se deve juntar uma femea a um grupo sem alterar pelo menos a decoração do aquario.

Cumpr

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem...porque a femea branca é a minha preferida!!

eu gostava muito que o acasalamento resulta-se mas nao tou a ter resultados nenhuns...o macho nem faz o ninho se quer!

 

digam-me uma coisa a temperatura é muito importante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta a tua pergunta sobre a temperatura: sim e importante, uma temperatura constante de 28º e o ideal. Um dos sites que me tem ajudado bastante e o do Martinho Brazão o moderador APBetta. Deixo-te aqui o site para que te possas informar melhor. banana rock

 

cumpr

Editado por Kost
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pufinha,

a temperatura não só é importante como é mesmo determinante.

 

Antes de mais deves tentar manter uma temperatura constante (noite e dia). Deves procurar "condicionar" os teus peixes, isto é alimentá-los com comida rica e variada (de preferencia viva, mas congelada também serve), a uma temperatura entre os 24º a 25ºC.

De acordo com as opiniões de alguns criadores, condicioná-los logo de início com a temperatura ideal para a reprodução é menos eficiente que fazê-lo com condições próximas das ideais, pois após um bom condicionamento e perante as tais condições óptimas a resposta aos estímulos é maior e mais eficiente (eu pessoalmente não tenho opinião formada sobre o assunto, já estive perante ambas as situações e gostei sempre!).

Nesta fase é bom que macho e fêmea não se possam ver para não se sujeitarem a situações de stress que desperdiçariam os reforços nutricionais disponibilizados, nem á influencia de hormonas que possam ser transmitidas através da água. Portanto o melhor mesmo são aquários separados com parâmetros de agua o mais semelhante possível...

 

Alguns dias com este tratamento "XPTO", ambos estarão numa condição física excelente. Então elevas a temperatura para os 27º, 28ª. O macho começará a construir o seu ninho, não esperes uma loucura de bolhas se ele não tiver alguma experiência, mas também não penses que 2cm de bolhas são um ninho a sério (mas chega...).

 

Nessa altura, e conforme a tua disponibilidade (sim a tua, porque os peixinhos já lá estão...), coloca a fêmea no aqua do macho, mas dentro de uma campânula de vido (um frasco também serve, mas uma campânula permite a comunicação da agua, a adaptação aos parâmetros da mesma e a recepção de eventuais mensagens hormono-sexuais que ambos emitam.

O macho vai começar a sua exibição e ela vai ficar um bocado assustada. Entretanto entre uma exibição e outra ele vai então construir um ninho a sério... Algum tempo depois vais observar que a fêmea já não está tão em pânico como inicialmente. Provavelmente começas a ver umas riscas verticais que indicam que ela até está a ficar convencida que ele é um gajinho porreiro...

 

Liberta-a da campânula (ou frasco) apenas quando tiveres disponibilidade para ficar a vigiar a acção (sim, um criador de Bettas tem de ser um voyeur), assegura no aqua de procriação um ou dois maciços densos de plantas onde a fêmea se possa proteger contra a ânsia desenfriada desse machinho a explodir de testosterona...

No pricipio é um bocado violento porque ele é uma bestinha e ela ficará outra vez assustada (dois molhos de plantas nessa altura são ainda melhor que um só), mas depois ela render-sá ao seu "super mister betta) e desfaler-se-á nas suas babatanas... Quando vires que ela pára imóvel debaixo do ninho de bolhas, quer dizer que a tua betinha vai passar a ser a "senhora betta".

 

A partir daqui, é lindo...

 

Quando tudo estiver terminado, ou seja quando ela já não tiver mais ovinhos, o brutinho do macho (que é muito pouco cavalheiro) vai começar outra vez a dar-lhe porrada e ela vai-se esconder outra vez nas plantinhas.

Então, com calma para perturbar o menos possivel deves removê-la para outro aqua, e alimenta-la o melhor que puderes porque para além de já ter cumprido a sua parte ela estará muito esgotada.

 

Vais ver que é uma grande curte...

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada por todos os concelhos e informaçoes....

o meu maior problema ´´e mesmo o macho nao iniciar a construçao do ninho!!

mas, embora toda a gente diga que a reproduçao de bettas é muito dificil eu vou continuar a tentar. :smilecolros:

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais