"como Matar Peixes Doentes"!


Veterinário

Recommended Posts

Olá a todos,

Este pode ser um tema polémico, mas acho que é importante para todos, aprender qual a forma mais correcta de eliminar o sofrimento de peixes com doenças incuráveis ("matá-los").

Eu já ouvi falar de várias técnicas e gostaria de saber qual é a vossa opinião/"técnica".

Atenção, não me interpretem mal, eu quero o bem dos animais, mesmo que seja necessária a sua morte :lol:

Já me disseram para agarrar na cauda do peixe ,tirá-lo fora de água e mandar um safanão contra uma superfície dura (morte imediata).

Sempre há a hipótese de tirá-lo fora de água (e esperar que morra por falta de respiração); também já me falaram na modalidade de retirá-lo fora de água e colocá-lo perto de uma luz (o peixe morre passado pouco tempo). E outra que toda a gente conhece,trata-se de mandá-lo "pia a baixo".

Qualquer uma das técnicas não me agrada,mas mais cedo ou mais tarde todos nós acabamos por lidar com essa situação/problema.

Agradecia assim, que partilhassem os métodos que conhecem , os que acham mais correctos, de forma a que possamos aprender a lidar da melhor forma com a situação.

Os melhores cumprimentos

João

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li que uma maneira é pegar numa faca afiada e com golpe limpo cortar a cabeça, nada de estar a serrar o pobre peixe. E depois, principalmente se o peixes estiver doente e se a faca for usada para mais coisas, desinfectá-la bem.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico interessa-me bastante.

Felizmente nunca tive que matar nenhum peixe, mas a ideia de o fazer assusta-me um pouco. Principalmente porque não quero que o animal sofra nem da doença ou do "alívio".

Até agora nenhuma das hipóteses aqui apresentadas me agrada particularmente...

 

Haverá outros métodos?!?

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente tento salvar sempre os peixes... e já tive um caso em que toda a gente aqui no fórum me dizia para o matar e fui até ao fim e hoje o peixe está 5 estrelas.

 

De qualquer maneira, uma das sugestões que me fizeram foi pegar no peixe, pô-lo dentro de um saco plástico, encher com água e por no congelador...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o corte da cabeça é um bom método para peixes grandes, desde que não haja falhas, porque é imediato.

 

Quando tive que fazer isso (devido a doença dos neons), puz os neons num recipiente com água do aquário, e meti no congelador - sem luz eles adormecem, e a temperatura vai lentamente diminuindo, o metabolismo vai baixando.

 

Pelo menos os alpinistas dizem que não é morte má, que se perde a sensação e se adormece...

 

O que os livros aconselham é com overdose de tranquilizantes, mas nem toda a gente tem acesso a tal coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Hugo Félix disse,nunca devemos perder a esperança de salvar um peixe.Porém o bom-senso terá de entrar em jogo consoante o estado do animal.Existem certas doenças que é quase impossivel a salvação,e o estado se for muito avançado,a morte é de certeza um melhor caminho que o sofrimento.

 

Eu acho que a melhor solução para peixes pequenos é com a base de um copo,com um gesto rápido esmagar a cabeça do peixe,dentro de um saco.Acho preferivel ao congelamento,pois este é mais lento.Para peixes grandes um corte limpo da cabeça,sensivelmente a meio desta.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Ja tive um peixe muito mal nao tinha hipoteses para mim foi mesmo pegar numa faca e cortar-lhe a cabeça num segundo acaba a dor do animal que esta ali a sofrer...

Fiquei triste mas tinha de ser...

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma, deixa-los fora de água até sofucar (perto ou não de uma luz) é demasiado cruel. Deitá-los pela sanita abaixo é altamente desaconselhável, muitas vezes sobrevivem até chegar a fossas e vão morrer intoxicados com químicos de limpeza ou outros.

 

Nunca tive que recorrer à eutanásia em qualquer peixe de aquário, mas na pesca ou lhes corto a cabeça ou bato contra uma pedra (parece cruel, mas morrem no instante), é melhor do que os deixar vivos no saco de plástico a sofucar... Acho eu!

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter ouvido as várias opiniões, penso que a melhor solução é a morte rápida: ou cortando a cabeça ou bater com a cabeça do peixe contra uma superfície dura.

O método do congelador,é "interessante" porque diminui o metabolismo e ...talvez não sinta a morte a chegar, mas de qualquer das formas é um processo demorado, ele sofre à mesma!

Enfim, deixo ao vosso critério, mas nunca atirem-no pela pia a baixo....tentem ensinar isso a quem não o sabe.

Cumps

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma marreta... um martelo de picar carne... uma guilhotina... acho que seriam boas opções instantâneas

 

das soluções lentas, acho que optaria pelo saco de água no congelador... e talvez com um banho em álcool inicial

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porr@ pessoal assim é muito violento - "cortar cabeças" :P:lol:

 

Junta-se 5 a 10% de álcool na água e ele adormece embriagado e não acorda mais.

 

- Não é juntar álcool à toa senão coitado até salta.

 

Ex:

 

- num recipiente de 1/2 litro de água do aquário junto 30ml de álcool e depois ponho lá o peixe e ele morre feliz 8):lol: :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Este pode ser um tema polémico, mas acho que é importante para todos, aprender qual a forma mais correcta de eliminar o sofrimento de peixes com doenças incuráveis ("matá-los").

Eu já ouvi falar de várias técnicas e gostaria de saber qual é a vossa opinião/"técnica".

Atenção, não me interpretem mal, eu quero o bem dos animais, mesmo que seja necessária a sua morte :P

Já me disseram para agarrar na cauda do peixe ,tirá-lo fora de água e mandar um safanão contra uma superfície dura (morte imediata).

Sempre há a hipótese de tirá-lo fora de água (e esperar que morra por falta de respiração); também já me falaram na modalidade de retirá-lo fora de água e colocá-lo perto de uma luz (o peixe morre passado pouco tempo). E outra que toda a gente conhece,trata-se de mandá-lo "pia a baixo".

Qualquer uma das técnicas não me agrada,mas mais cedo ou mais tarde todos nós acabamos por lidar com essa situação/problema.

Agradecia assim, que partilhassem os métodos que conhecem , os que acham mais correctos, de forma a que possamos aprender a lidar da melhor forma com a situação.

Os melhores cumprimentos

João

 

 

o que me insinaram é coloca-lo num recipiente com alcool

ja tive de matar dois guppies por as suas caudas terem sido comidas

eu coloco em alcool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álcool sim, já me agrada mais a ideia.

Agora andar a esborrachar peixes :P

 

Se calhar para eles é mais rápido e indolor, mas para mim penso que seria traumatizante, andar a esborrachar animais de estimação :S

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segui uma vez (o primeiro neon que adoeceu) a receita do neon: coitado do peixe, demorou uns 2 ou 3 minutos a morrer! Isso é envenenamento químico puro e duro! Semelhante a meter na sanita - penso eu de que.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epaa .... sinceramente ... prefiro que morra por ele do que andar a dar porrada e facadas ... quem sabe volta a ficar fixolas :s ! epa ja me custa ver as galinhas a correr sem cabeça la na terra da minha velha lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que me insinaram é coloca-lo num recipiente com alcool

ja tive de matar dois guppies por as suas caudas terem sido comidas

eu coloco em alcool

 

 

sabias que a cauda volta a crescer?! :drinking:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porr@ pessoal assim é muito violento - "cortar cabeças" :D :happy:

 

Junta-se 5 a 10% de álcool na água e ele adormece embriagado e não acorda mais.

 

- Não é juntar álcool à toa senão coitado até salta.

 

Ex:

 

- num recipiente de 1/2 litro de água do aquário junto 30ml de álcool e depois ponho lá o peixe e ele morre feliz 8) :-D :)

 

 

Se fosse comigo essa hipotese do álcool também me agradava HAAHAHHAHA :D

 

:drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabias que a cauda volta a crescer?! :drinking:

 

:D :happy: :-D espero sinceramente que o que ele tenha tentado dizer é que os peixes apesar de terem a cauda comida ja estavam mesmo a beira da morte....

 

de todas as alternativas aqui propostas acho que prefiro mesmo a do alcool, não me imagino a esborrachar cabeças a peixinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabias que a cauda volta a crescer?! :)

 

nao por acaso nao...

mas ate a cauda crescer os bichos morriam porque nao conseguiam nadar

ficaram mesmo sem cauda....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais