"como Matar Peixes Doentes"!


Veterinário

Recommended Posts

boas

és mesmo terrorista

isto de matar peixes com panelas de agua quente e mandar o peixe la pra dentro, cortar cabeças e matar a marretada, esta mesmo muito forte

e que tal deixar o peixe morrer como morria na mae natureza?

cumps ::D:

 

exacto, então se tiver uma doença contagiosa e debilitante, o melhor é deixá-lo morrer aos poucos, a sofrer, e deixá-lo contagiar todos os outros peixes do aquário, que também terão o prozaer de morrer aos poucos, a sofrer.

 

É por a "mãe natureza" ser muitas vezes madrasta que se inventou, por exemplo, a anestesia nos dentistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o nunoni.

A evolução,a tecnologia e o conhecimento surgiram e existem para melhorar o estilo de vida. Quando um animal doente aparece no vetetrinário , com uma neoplasia (câncro), o médico veterinário tenta remover o cancro,mas se estiver em estado avançado ou com metástases (o cancro espalha-se pelo resto do corpo), a solução apresentada aos donos é a eutanásia. É o que se sugere ao dono,porque o animal já não tem salvação, e aquele tumor,provoca-lhe mal-estar e outros problemas. Atenção, não generalizem,cada caso é um caso.

Cabe a cada um decidir o que fazer com os seus animais,mas sempre com "amizade" e boas intenções para com eles.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas caros amigos

é claro que com o avanço da ciencia tudo pode ser mais facil de se tratar

quando falei foi a titulo de brincadeira, nada contra a opiniao de cada um

até porque respeito cada um, so cabe a cada um de nos fazer o que a nossa consciencia manda

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"por amor de Deus"

 

- Hoje passei numa loja que tinha lá discus a 25 e 30€, uns 30 com 7cm, já alguns reservados, que se fossem meus era para a "eutanásia" nem sequer dava para as "Novas Oportunidades".

 

FIQUEI INDIGNADO :x e eu a pensar que os meus "marrecos" estavam mesmo marrecos (e estão, claro que estão) aqueles era, todos cheios de flagelados (até metia dó a magreza), operaculos fechados, de cabeça para baixo, á tona, olhos do tamanho de 1 ano, os pintas e riscas escuros que nem se via as riscas na horizontal quanto mais o padrão, uns adultos a morrer por detrás das plantas, indescritível!!!! :D :)

 

Eu ainda disse:

 

- Os discus estão todos doentes!! - Mas estavam à venda...

 

Eu como amante da criação fiquei chocado, nem por 1€ eu os vendia ...

 

:huh: :huh: :) :D

 

Neste caso era para o Álcool ou então para os dar!!!!

 

Meus ricos "Marrecos"...

 

Desculpem o desabafo mas foi pena não ter uma máquina à mão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal deixar o peixe morrer como morria na mae natureza?

 

eu infelizmente já assisti a alguns dos meus peixes adoecerem e ao provável sofrimento por que eles passaram durante horas e, em alguns casos, mesmo dias.

 

e por isso sou 100% a favor da eutanásia, pois a morte é inevitável, mas o sofrimento pode ser opção

 

por essa filosofia de deixar seguir o percurso natural da vida, vamos então encerrar os hospitais, o 112, os bombeiros, e deixar as pessoas morrerem ao ralenti... ;)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico extremamente interessante!!!

 

Infelizmente também já tive de recorrer à Eutanásia. Não concordo com o "deixar a Natureza seguir o seu curso" porque, no caso específico dos nossos aquários, pode colocar em risco a restante população.

 

Quanto ao método, usei o que me pareceu mais rápido e indolor. Apanhá-lo e um voo picado (e acelerado) até ao chão.

 

Decapitações fazem-me sempre lembrar um "estudo científico" aqui há uns anos que indicava que uma pessoa após perder a cabeça (literalmente) ainda ficava consciente por uns segundos... ;)

 

Cumps,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :crazyeyes:

acho que devo explicar melhor o meu ponto de vista

como é comum neste forum, adoro peixes como todos vos

deixo que seja a mae natureza seguir o seu curso pelo facto de nao ter coragem de por fim ao sofrimento do peixe

mas tudo pelo gosto que tenho pelos peixes

estou 100% de acordo com todos voces e com todo o respeito

fiquem bem e parabens pelo topico

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico contente pelo facto de que o tópico criado, nos tem ajudado a refletir em conjunto, sobre este assunto delicado (pelo menos a mim tem).

Fico agradecido por todas as respostas que têm sido dadas, pois aprendi algumas maneiras que me pareceram mais adequadas à minha pessoa (por exemplo o álcool). Aproveito para dizer que o CO2 é usado em veterinária como anestesiante, e em doses elevadas mata (como disse o membro netmaniac)...por isso também aprovo esse método.

Tenham sempre esperança que o peixe sobreviva,porque a "esperança é a última a morrer", mas informem-se acerca da doença com que se deparam (através de pesquisa ou conversas aqui nas "doenças e pragas") porque há umas quantas que não têm tratamento conhecido, assim como estados avançados da doença.

 

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o mais adequado seria colocar o peixe num saco plastico com água e colocar num congelador.... penso que seria morte imediata por falencia dos orgãos... O peixe teria como que um adormecimento...

 

 

Nunca o fiz, tento ser até á ultima manter o peixe

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que para retirar o sofrimento a um peixe tem de ser o mais rápido possivel. No congelador o peixe ainda passa por um tremendo desconforto,por a água arrefecer lentamente,existe quanto am mim sofrimento,pois o peixe ainda está vivo todo o tempo que leva a temperatura a descer... Prefiro agarrar no peixe e atirar contra uma parede,é morte instântanea.

 

Contudo é possivel ter peixes anos e anos sem ter mortes por doença.Se não facilitarmos na maturação do aquário e depois procedermos a tpa's semanais e uma boa manutenção do aquário, não exagerar na comida,dando pouca mas de qualidade e variada,muito raramente acontecem casos de doenças graves. Claro há peixes mais sensiveis, como os Discus por ex.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A título de curiosidade: já alguém usou o tratamento dos choques eléctricos? Uma descarga eléctrica na água e .. :)

 

Sei lá, experiências feitas, em programas vistos...

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Se atirar o peixe pela janela fora (por exemplo dum 3andar), o peixe morre por asfixia ou pela pancada que dá quando chega ao solo?

 

Sendo a água do aquário rica em iões, a corrente eléctrica provocada por uma descarga, é transportada na água e deve dar cabo do peixe. É preciso é ter cuidado conosco porque podemos ter acidentes com esse método ("auto-electrocução")

 

Através deste post, aprendi a técnica do álcool e já a usei (infelizmente foi necessário).

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , agora a polémica maior , e quando é que se pode dizer que se aplica a eutanásia , porque para a maioria dos aquarofilos , pode ser desesperante ver os peixes a sofrer , e literalmente passadas 2 horas não era nada com eles, e se fosse praticada eutanásia porque temos um peixe com infecção na bexiga natatória e está a boiar no aqua de barriga pra cima ? será caso de eutanásia , pois não é , literalmente já me aconteceu e nunca desisti deles, porque uso aqua hospital, não contamina nenhum dos outros , se contamina-se era o aqua todo tratado , mas nem tudo contamina , especialmente se se usar UV no aqua , não resolve tudo mas ajuda muito , e quando a infecção é fulminante e morrem em 24 horas nestes casos , pode parecer á maioria das pessoas um caso terminal e não é.

 

Fica o tema se quiserem relater experiências de sobreviventes que quase morreram e se sabiam que doença tinham , ou mesmo como os trataram , em vez de praticar eutanásia.um abraço.

 

 

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Netmaniac,é necessário um bom diagnóstico de modo a ver com clareza o que de facto é melhor para o peixe,conhecer um pouco os sintomas das principais doenças é fundamental.Na minima hipótese de recuperação é deixar o peixe melhorar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , agora a polémica maior , e quando é que se pode dizer que se aplica a eutanásia , porque para a maioria dos aquarofilos , pode ser desesperante ver os peixes a sofrer , e literalmente passadas 2 horas não era nada com eles, e se fosse praticada eutanásia porque temos um peixe com infecção na bexiga natatória e está a boiar no aqua de barriga pra cima ? será caso de eutanásia , pois não é , literalmente já me aconteceu e nunca desisti deles, porque uso aqua hospital, não contamina nenhum dos outros , se contamina-se era o aqua todo tratado , mas nem tudo contamina , especialmente se se usar UV no aqua , não resolve tudo mas ajuda muito , e quando a infecção é fulminante e morrem em 24 horas nestes casos , pode parecer á maioria das pessoas um caso terminal e não é.

 

Como o veterinário disse e bem:

"Tenham sempre esperança que o peixe sobreviva, porque a "esperança é a última a morrer", mas informem-se acerca da doença com que se deparam (através de pesquisa ou conversas aqui nas "doenças e pragas") porque há umas quantas que não têm tratamento conhecido, assim como estados avançados da doença."

 

Depois disto tudo, utilizar ou não a eutanásia para acabar com o sofrimento, cabe a cada um de nós decidir. Aliás, esta polémica também se estende há muitos anos aos seres humanos com os mesmos problemas éticos, onde determinar a altura certa, se a doença é mesmo terminal ou se temos ou não direito de acabar com a nossa própria vida se mantém em discussão acesa.

Abraço

Editado por Dário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo um balanço das coisas, só em 50% das vezes é que consigo salvar o peixe doente. Os outros 50% (morte do peixe) dá-se porque as doenças não têm cura (p ex. hidropisia, ou em casos de parasitas intestinais em que o peixe emagrece de tal forma,que acaba por morrer). Mas de qualquer das formas, faço sempre tratamentos. O melhor tratamento é ter a água limpa :)

O filtro UV é um bom ponto de prevenção (mas convém não abusar porque também mata bactérias boas).

Quanto à questão da eutanásia na espécie humana, queria fazer um comentário pessoal: acho lamentável,chegarmos a este ponto. Posso compreender a razão da pergunta,mas não consigo aceitá-la... as coisas não podem ser assim tão lineares (há todo um contexto e envolvente que nos esqueçemos).

E já agora, qual é a vossa opinião neste aspecto?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se começarmos a ir por esse offtopic arriscamo-nos a sair completamente da área deste forum.

Mas pronto, como fui eu que lancei a pedra, aqui fica a minha humilde opinião.

Penso que o que levanta polémica na eutanásia humana a pedido são questões éticas, morais e religiosas.

Não gostamos de ver os nossos peixes sofrer, certo? Agora imaginem termos um familiar durante meses com uma doença terminal qualquer a sofrer numa cama de hospital ou até já recambiádo para casa por necessidade de vagar camas para novos doentes. É humano deixarmos sofrer alguém com uma doença que sabemos à partida não ter cura???? Ou indo até mais longe, que direito temos de impedir a eutanásia a pedido de alguém que está dependente de aparelhos quase a 100%, sem qualquer capacidade de autonomia ou de qualidade de vida?

Haverá grande diferença entre a eutanásia a pedido do doente ou o desligar simplesmente da máquina de suporte quando há morte cerebral apesar de todas as funções do corpo continuarem em funcionamento como por vezes acontece?

A questão principal que penso que devemos ter em conta é a mesma que colocámos aqui em relação aos peixes; será que já fizemos e tentámos tudo, será que vão descobrir amanhã a cura para determinada doença, esperaremos por um milagre enquanto o peixe (pessoa) sofre???

Não somos nós donos da nossa vida?????

 

Sei que isto tudo vai contra os juramentos dos médicos e que em ultimo caso são eles que decidem. Não é fácil para ninguém decidir se vai deixar alguém morrer ou não.

Este é um assunto que dá pano para mangas. Mas pensem só assim: "E SE FOSSEMOS NÓS A SOFRER ATÉ AO FIM???" Quereriamos que desligassem a máquina??

Esta é uma questão que ninguém, sem passar pelo problema conseguirá responder a 100%. Uma coisa é certa, o ser humano tem limites para a dor, e quando se passam esses limites muita coisa e muitas convenções mudam no nosso cérebro.

 

Peço que se querem continuar a responder a este assunto, por favor, que façam um novo tópico na secção offtopic, senão correremos o risco de ver isto tudo apagado por estar completamente fora do âmbito do foum.

Abraço para todos

Editado por Dário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão no que dizes.

Eu concordo plenamente contigo.

Mas o problema no meio disto tudo ,é o facto de darmos a volta ao assunto...p exemplo: podermos decidir o futuro dos "velhotes que só estorvam"...é porque é fácil dar a volta ao assunto e ir por outros caminhos. Mas é como dizes, não é o sítio ideal para falar disso.

Mas concordo no que dizes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O estudo da equipa de Belfast fará decerto as delícias dos defensores dos direitos dos animais, que há muito se batem contra a tortura da lagosta viva mergulhada em água a ferver" . Esta frase foi retirada dum post do off-topic. Da mesma forma, os peixes sentem a dor dessa "tortura".

O melhor é ser uma coisa rápida (tipo uma marretada) ou uma coisa que "adormeça" e depois mate (CO2 e álcool).

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O topico em si esta interessante, penso como a maior parte que deixar um peixe sofrer e mesmo do pior que podemos fazer. Não conhecia o método do alcool e achei o mais viável, quando ao do congelador nao me pareceu mau porque realmente baixa o metabolismo e adormecem (morrem), não me parece cruel. Agora mandar contra paredes, marretadas, facadas! ;) Demasiado para o meu estofo não se matam animais em estado final assim :( .

 

Abraços e que estes metodos pouco ou nada sejam necessários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

tbm concordo com o net maniac.. eu ja corei alguns guppies com pontos brancos com apenas deitanto agua com sal. apanhava o peixe na rede e com uma seringa sem agulha regava a zona afectada cm agua com algum sal, não muito. fazia isto 2 vezes por dia durante 2 ou 3 dias e voila..

klaro k os pontos brancos não sao uma das doenças dificeis de tratar. mas na minha opiniao, eu não era capaz de os matar.

 

 

se não vamos fazer isso tbm as pessoas se tiverem familiares cm cancro mate-nos. assim ja n sofrem.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando algum peixe está mesmo nas ultimas nao o consigo matar... simplesmente atiro-o a sanita..

 

ai e achas que isso não o mata?!

 

Isso não passa de crueldade e cobardia: crueldade porque ele vai morrer envenenado ou asfixiado, eventualmente queimado por ácido úrico. Cobardia porque para te poupares a ti mesmo a repugnância de o matar de forma humana, estás a matá-lo de uma das formas mais crueis possíveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Insonia,

que ao menos este tópico sirva para que possas aprender que o método de atirar pela sanita abaixo é dos menos indicado. Se te custa matá-lo à marretada, ou vê-lo a morrer no álcool ou CO2 ,atira-o pela janela. A sanita é uma forma muito prática mas muito desumana para com os úlimos momentos do peixe (que até morrer ainda vai sofrer bastante).

Fica então a dica :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais