"como Matar Peixes Doentes"!


Veterinário

Recommended Posts

amigos vamo-nos deixar de ironias ,quando um peixe esta em fase terminal deitar da sanita abaixo e um metodo cumum a muito aqurofilistas e aquele que diz que nao a mim nao me convem-se , claro se o peixe tiver um tamanho consideravel havera outro metodos disponiveis , agora guppies e etc e sanita abaixo , ou dou ao meu oscar.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigos vamo-nos deixar de ironias ,quando um peixe esta em fase terminal deitar da sanita abaixo e um metodo cumum a muito aqurofilistas e aquele que diz que nao a mim nao me convem-se , claro se o peixe tiver um tamanho consideravel havera outro metodos disponiveis , agora guppies e etc e sanita abaixo , ou dou ao meu oscar.

 

não te convence? Porquê? Achas que aqui é tubo mentiroso? Eu NUNCA deitei um peixe vivo na sanita. Mato-os por congelamento. Felizmente é muito raro, e há muito tempo que não acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda hoje morreu me um Heniochus acuminatus para quem nao sabe e um peixe de agua salgada carrissimo,

o bicho sofria com uma doença nos olhos a melhor atitude neste caso derivado ao seu porte e a minha afinidade com o bicho foi po-lo num aquario a parte e deixa-lo morrer em paz , mas de certeza qua nao fazia isso com um guppie nem com tetras e etc,e que na minha jornada de aquarofilia que nao e pouca ja perdi tantos peixes caros e baratos que o sentimentalismo fica de parte ,e claro que temos bichos que nos e queridos no caso deste , mas aquorofilia e mesmo assim e com os anos a malta mais nova vai tendo outra maneira de pensar.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho muito melhor ir para o óscar,pois até acho que seja natural alimentá-lo com comida viva.

Então achas que é natural criar Guppy's apenas com o proposito de serem comida viva? Ou só os doentes é que podem servir de petisco para outros peixes? Na Natureza as regras são outras,o Homem na aquariofilia tem o poder de escolher...

 

Mudando de assunto, continuo a achar que o congelamento não é de certeza um método eficaz.Porque não é instantâneo,demora tempo e o peixe passa pelo terrivel stress e desconforto de sentir a temperatura a baixar.A melhor solução passa sem dúvida pelo esmagamento,ou temos coragem para ajudar a acabar com o sofrimento do peixe,ou então mais vale ficar quieto...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigos vamo-nos deixar de ironias ,quando um peixe esta em fase terminal deitar da sanita abaixo e um metodo cumum a muito aqurofilistas e aquele que diz que nao a mim nao me convem-se , claro se o peixe tiver um tamanho consideravel havera outro metodos disponiveis , agora guppies e etc e sanita abaixo , ou dou ao meu oscar.

 

Também não te vou tentar convencer, mas nos meus anos com aquas, e já são muitos, nunca meti nenhum peixe na sanita.

Aliás acho muito estranho, que uma pessoa que goste mesmo de peixes, sugira deitar o animal pela sanita para lhe acabar com o sofrimento.

É quase o mesmo que agarrar numa pessoa com uma doença terminal, e para lhe acabar com o sofrimento, enfiar-lhe a cabeça numa saída de esgoto e esperar que ela morra intoxicada com os gases emanados.

 

Já para não falar na distinção de importância, por valor monetário, que dás aos peixes. Se não gostas de peixes que são baratos e não estás disposto a perder tempo com eles, ou já estás, como dizes, com o sentimentalismo posto de parte, não os compres.

 

Agora não venhas dizer que todos fazem como tu. E se a aquariofilia é, como tu afirmas, mesmo assim, então este forum não faz sentido, e este tópico muito menos, não achas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas que é natural criar Guppy's apenas com o proposito de serem comida viva? Ou só os doentes é que podem servir de petisco para outros peixes? Na Natureza as regras são outras,o Homem na aquariofilia tem o poder de escolher...

 

Mudando de assunto, continuo a achar que o congelamento não é de certeza um método eficaz.Porque não é instantâneo,demora tempo e o peixe passa pelo terrivel stress e desconforto de sentir a temperatura a baixar.A melhor solução passa sem dúvida pelo esmagamento,ou temos coragem para ajudar a acabar com o sofrimento do peixe,ou então mais vale ficar quieto...

 

Pelo contacto que tenho tido com membros que têm óscares,é normal dar comida viva, como por exemplo guppies ou peixes com algumas deformações. Eu não estou a dizer que está certo ou errado,simplesmente o disse em resposta à opção de deitar sanita abaixo ou ir para o óscar.

Mas acho que a morte nesse caso é rápida e estamos a alimentar outros...quem tenha óscares que explique melhor,não sou a pessoa indicada para falar do óscar,porque nunca tive.

 

Quanto ao congelamento, concordo contigo,acho que é de grande desconforto (opinião pessoal)

Eu usaria o álcool...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não te vou tentar convencer, mas nos meus anos com aquas, e já são muitos, nunca meti nenhum peixe na sanita.

Aliás acho muito estranho, que uma pessoa que goste mesmo de peixes, sugira deitar o animal pela sanita para lhe acabar com o sofrimento.

É quase o mesmo que agarrar numa pessoa com uma doença terminal, e para lhe acabar com o sofrimento, enfiar-lhe a cabeça numa saída de esgoto e esperar que ela morra intoxicada com os gases emanados.

 

Já para não falar na distinção de importância, por valor monetário, que dás aos peixes. Se não gostas de peixes que são baratos e não estás disposto a perder tempo com eles, ou já estás, como dizes, com o sentimentalismo posto de parte, não os compres.

 

Agora não venhas dizer que todos fazem como tu. E se a aquariofilia é, como tu afirmas, mesmo assim, então este forum não faz sentido, e este tópico muito menos, não achas?

 

Abraço

 

amigo nao sou so aquarofilista , sou criador tambem e uso varios tipos de peixes para alimentaçao dos outros

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo dario nao sou so aquarofilista , sou criador tambem e uso varios tipos de peixes para alimentaçao dos outros, e tenho guppies so para alimentar o meu ptrois volitains

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os excêntricos podem sempre misturar um pouco de cocaína com agua num copo e meter la o peixinho, certamente que não sofria. A cocaína era usada para tratar as dores de dentes há uns tempitos... LoL

Nunca nos devia passar pela cabeça, aquariofilstas, dar um peixe em fase terminal como comer para outro. Simplesmente não faz sentido! Se o raio do bicho está com o que quer que seja, o mais certo é que o que o coma fique também doente! Logica da batata.

 

PS: Soque é ilegal e caro, mas cientificamente falando era das mortes mais dignas.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os excêntricos podem sempre misturar um pouco de cocaína com agua num copo e meter la o peixinho, certamente que não sofria. A cocaína era usada para tratar as dores de dentes há uns tempitos... LoL

 

Brutal!! cocaína para tratamento eheh :)

 

Nunca nos devia passar pela cabeça, aquariofilstas, dar um peixe em fase terminal como comer para outro. Simplesmente não faz sentido! Se o raio do bicho está com o que quer que seja, o mais certo é que o que o coma fique também doente! Logica da batata.

 

Se fores a ver bem a situação, na natureza os peixes doentes (debilitados) são o alimento dos mais fortes ..são presas fáceis.

Quanto ao facto do que come ficar doente, é relativo...mas é um facto a ter bastante em conta,concordo. O único senão é a resistência do peixe que o come (por exemplo o óscar é resistente,digo eu).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui corrigir uma coisa que disse.

Não se deve dar peixes doentes aos peixes como forma de alimento. Pensava que era possível sem causar problema, mas a verdade é que quase todas, até o simples íctio, é prejudicial para os peixes que injerem peixes com a doença.

Esta minha afirmação é feita, após me ter informado com um veterinário a trabalhar na área da aquacultura.

Fica aqui a correcção :)

Desculpem o erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

há um instrumento que se usa para cortar charutos do género de uma guilhotina que deve ser bastante eficaz visto que um charuto e cortado num instante um peixe então nem deve sentir... visto que da para usar só com o polegar e o indicador ate e capaz de dar para usar dentro de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ca eu nao concordo com cortes de cabeça.

felizmente nunca o tive de fazer, mas julgo que a melhor opcao seria a de por no congelador ou diluir um comprimido de acalmante em pouca agua.

li algures "se cortar a cabeça com um corte limpo, nem dao por isso" como é que se sabe se um peixe dá ou nao por isso? ele nao fala, e depois de morto muito menos :popcorn:

Editado por ruifernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem não li todas as respostas a este tema mas se tivesse de aconselhar alguém a fazer a folha a um peixe em fase terminal de vida, aconselharia a usar o método do alcoól ou então a pegar num pequeno saco(opaco para não verem o desgraçado do peixe), envolver num outro saco, pôr muito pouca água e o peixe lá dentro, fechá-lo e pô-lo no chão e pisá-lo como quem pisa uma formiga.Depois deitam-no na terra do quintal para a Natureza fazer o resto.O método do alcoól é muito bom em minha opinião não devem durar mais de 7 a 8 segundos de vida.Mas não é dissolver alcoól em água porque isso atenua um pouco e ainda sofrem mais.Eu pessoalmente não sou capaz de matar um peixe mas insectos(que são mais importantes nos ecossistemas) já matei muitos banana rock

Tenho um peixe com as barbatanas todas desfeitas(não sei que doença é e se tem cura) e já enchi o aquário de antibióticos por isso se ele morrer a culpa não é minha porque tentei que ele vivesse :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Realmente é um tópico que só existe porque mostramos preocupação com os animais que temos à nossa "guarda"... Custa-me muito ver os peixes a morrer e a sofrer, mas felizmente (ou não), os meus têm tido praticamente sempre uma "morte súbita" !! Não sei o que se passa mas no meu aquário tem sido raro um peixe mostrar sinais de sofrimento!! :tongue: ou sou eu que ando pouco atento ou então algo se passa... No outro dia, quando a luz desligou estava tudo bem, no dia a seguir há hora de almoço tinham-me morrido os 3 corydoras que tinha!! Testes feitos, nada verificado!!... Estranho.

 

De qualquer modo, se me deparar com um caso terminal geralmente opto pelo método do congelador, já que a água a ferver (método que usava antigamente) ainda provoca algum sofrimento ao peixe, mesmo que por uns milésimos de segundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá,

Numa cadeira deste semestre da faculdade designada por anatomia patológica aprendi que para eutanasiar peixes e anfíbios usava-se metanossulfonato de tricaína dissolvido em água sendo a posologia de 250ml por litro,com o pH ajustado a 7 -7,5. A única desvantagem é ser oneroso (caro).

 

Aprendi outros eutanasiantes mas que eram mais específicos para os animais de companhia e de grande porte. Mas este com nome difícil (metanossulfonato de tricaína) é o mais indicado para os peixes.

 

Como é caro e não deve ser assim tão simples de arranjar, pode-se optar por uma overdose no tratamento (isto aplica-se a qualquer medicamento) tal como as pessoas tomam um frasco de medicamentos quando se querem suicidar) :tongue:

 

Cumprimentos

 

PS: todos os peixes que vêm parar ao nosso prato morreram de asfixia,por isso,qualquer que seja o tratamento final que voçês lhes dão,sempre deve ser melhor do que morrer por falta de oxigénio.

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá,

Numa cadeira deste semestre da faculdade designada por anatomia patológica aprendi que para eutanasiar peixes e anfíbios usava-se metanossulfonato de tricaína dissolvido em água sendo a posologia de 250ml por litro,com o pH ajustado a 7 -7,5. A única desvantagem é ser oneroso (caro).

 

Aprendi outros eutanasiantes mas que eram mais específicos para os animais de companhia e de grande porte. Mas este com nome difícil (metanossulfonato de tricaína) é o mais indicado para os peixes.

 

Como é caro e não deve ser assim tão simples de arranjar, pode-se optar por uma overdose no tratamento (isto aplica-se a qualquer medicamento) tal como as pessoas tomam um frasco de medicamentos quando se querem suicidar) :tongue:

 

Cumprimentos

 

PS: todos os peixes que vêm parar ao nosso prato morreram de asfixia,por isso,qualquer que seja o tratamento final que voçês lhes dão,sempre deve ser melhor do que morrer por falta de oxigénio.

 

 

As coisas que uma pessoa aprende já viste??

 

Tens ideia onde posso encontrar esse fantastico metanossulfonato de tricaina?? é que normalmente mando os meus peixes pela sanita usando a posologia de 5L que o meu autoclismo contento um fluido liquido designado por água, ups H2O.. com PH 7.5-8, sabes.. não é tão caro ups... orenoso!

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não li todas as respostas a este tema mas se tivesse de aconselhar alguém a fazer a folha a um peixe em fase terminal de vida, aconselharia a usar o método do alcoól ou então a pegar num pequeno saco(opaco para não verem o desgraçado do peixe), envolver num outro saco, pôr muito pouca água e o peixe lá dentro, fechá-lo e pô-lo no chão e pisá-lo como quem pisa uma formiga.Depois deitam-no na terra do quintal para a Natureza fazer o resto.O método do alcoól é muito bom em minha opinião não devem durar mais de 7 a 8 segundos de vida.Mas não é dissolver alcoól em água porque isso atenua um pouco e ainda sofrem mais.Eu pessoalmente não sou capaz de matar um peixe mas insectos(que são mais importantes nos ecossistemas) já matei muitos :P

Tenho um peixe com as barbatanas todas desfeitas(não sei que doença é e se tem cura) e já enchi o aquário de antibióticos por isso se ele morrer a culpa não é minha porque tentei que ele vivesse :tongue:

 

 

Pisar como se fosse uma formiga nunca tentei..

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ca eu nao concordo com cortes de cabeça.

felizmente nunca o tive de fazer, mas julgo que a melhor opcao seria a de por no congelador ou diluir um comprimido de acalmante em pouca agua.

li algures "se cortar a cabeça com um corte limpo, nem dao por isso" como é que se sabe se um peixe dá ou nao por isso? ele nao fala, e depois de morto muito menos :tongue:

 

 

DILUIR UM COMPRIMIDO DE ACALMANTE LOLOLOL por favor passem este tópico a inamovível.. para a malta se rir um bocadinho!!

 

Srs. Moderadores por favor..

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os excêntricos podem sempre misturar um pouco de cocaína com agua num copo e meter la o peixinho, certamente que não sofria. A cocaína era usada para tratar as dores de dentes há uns tempitos... LoL

 

 

Excêntricos?? tu é que falaste em cocaína.. fala-se de mortes de peixes! tu falas em cocaína! Que antes era para as dores de dentes..

 

Meu deus!! Este é sem duvida o melhor topico de sempre

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais