Alga....


Nuno Carvalho

Recommended Posts

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tem radiação UV, mas também têm uma proteção para retirar os UV, senão podia ferir os peixes, as plantas e matar todas os organismos unicelulares.

 

Não são as lampadas HQI que retiraram essas e outras algas, do meu aquário foi sim o tipo de luz e + nutrientes.

 

As plantas em boas condições ganham sempre a "luta" contra as algas. A melhor forma de não ter algas é dar às plantas tudo aquilo que precisam... e na quantidade que precisam (nem +, nem -)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal deixem-me discordar de quase todos aqui...

 

:?:

 

deixem de pensar que o excesso é que provoca algas!

 

pode ser verdade, mas há mais situações que provocam as tais lindas algas...

 

outra hipótese é se tiveres plantas com fartura (talvez não tenhas), deficiências num determinado elemento (potássio por exemplo), podem proporcionar um factor competitivo favoráel para essa alga (isto é um mero exemplo, na realidade não sei o que se passa).

 

É assim, se faltar esse elemento mesmo o nitrato em baixos niveis podem provocar algas, porquê?

porque sem potássio as plantas não crescem e não fazem as suas tarefas biológicas, assim, também não absorvem o tal nitrato.

Como há espécies de algas que nem precisam de potássio, então este ligeiro factor favorável podem tornar um determinado tipo de alga em uma tremenda peste.

 

lampadas a favorecer as algas?

 

não creio...

com a multitude de espécies de algas que existem, existe sempre um determinado tipo de alga com preferencia de um determinado espectro, é uma questão de esperar um pouco...

para mim a unica opção é dar aquilo que as plantas querem, não tentar arranjar lampadas anti-algas... estas não existem...

 

SAEs num aquário tão pequeno não recomendo, os peixes ficam grandes...e está na minha opinião longe da solução...

o melhor seria os tais camarões do amano.

 

Sinceramente a melhor abordagem é alimentar bem as plantas, não por excesso mas também não por defeito!

 

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em minha opiniao todos os factores referidos contribuem incluindo exeço de alimento e de luz...

lampedas anti-algas nao quer dizer que as mate ou que nao as deixe aparecer mas sim que nao criam com tanta facilidade

isto claro na minha opiniao de leigo :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

é bom ver ppl com tanta certeza,

 

tal como disse em cima tenho como ideia que esta alga provêm (entre outras fontes) de troncos mal mumificados, meu caso e há semelhança do que aparece na foto.

 

posso ainda dizer que tenho muitas plantas no aqua e sobretudo de crscimento rápido, nas quais esta algas não tem hipotese de se fixar.

 

As algas são inestéticas mas tb são a prova que da qualidade da água.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

as algas não podem ser provenientes de matéria orgânica pois estas são autotróficas e os orgânismos que vivem da matéria orgânica são heterotróficos.

 

eu tenho um conselho a dar que costuma resultar:

 

não se preocupem com as algas (quer dizer....... só se a situação não for catastrófica ao ponto das plantas morrerem sufocadas pela sombra destas) e dêm todas as boas condições de luz, nútrientes e CO2 e as algas vão perder a guerra.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,  

 

é bom ver ppl com tanta certeza,  

 

tal como disse em cima tenho como ideia que esta alga provêm (entre outras fontes) de troncos mal mumificados, meu caso e há semelhança do que aparece na foto.  

 

posso ainda dizer que tenho muitas plantas no aqua e sobretudo de crscimento rápido, nas quais esta algas não tem hipotese de se fixar.

 

As algas são inestéticas mas tb são a prova que da qualidade da água.

 

Sergio, eu não disse que a causa era a deficiencia de nutrientes, o que tentei dizer era que poderia ser...

A malta fala sempre dos excesso e esquece-se sempre da deficiência.

 

Portanto não tenho certezas nenhumas...

 

mais uma informação:

O excesso provoca deficiência, basta haver muito nitrato e fosfato para que o potássio existente desapareça todo MAIS rapidamente, isto se tiveres muitas plantas como é o teu caso...

 

pode ser esse o caso..

 

plantas em decomposição libertam material organico, que ao longo do tempo vai-se decompondo até se transformar em substancias "comestiveis" pelas plantas/algas, mas isso leva tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em minha opiniao todos os factores referidos contribuem incluindo exeço de alimento e de luz...

lampedas anti-algas nao quer dizer que as mate ou que nao as deixe aparecer mas sim que nao criam com tanta facilidade  

isto claro na minha opiniao de leigo :wink:

 

excesso de luz, ninguém que tem aquários o terá...

o problema é que com mais luz, as plantas e algas consomem as substâncias mais rapidamente, como a malta faz poucas mudas, desequilibrios acontecem mais facilmente (escassez de algumas substancias que resulta em excesso de outras ou vice-versa,etc...), portanto muita luz torna as coisas muito mais dificéis, mas excesso não acho que aconteça...

 

lampadas anti-algas são as lampadas que favorecem o crescimento das plantas, porque como eu tinha dito haverá sempre algas que conseguem se adaptar a qualquer lampada, portanto a maneira de não favorecer as algas é favorecer as plantas...simples não é...

 

não falem em lampadas inproprias para algas, procurem antes boas lampadas para plantas isso sim...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PPontes

Podes encontra-lo, quase de certeza, na NATANTIA, na Rua do Paraíso perto da Praça Carlos Alberto (Sabes onde é ?)

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas em decomposição libertam material organico, que ao longo do tempo vai-se decompondo até se transformar em substancias "comestiveis" pelas plantas/algas, mas isso leva tempo...

plantas em decomposição descem o pH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nc,

 

para as plantas em decomposição baixarem o pH de forma visivel nos testes tradicionais teriam de ser muitas plantas a serem decompostas ao mesmo tempo p/ex: deixar um aquário densamente plantado á sombra durante semanas.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

os platys são muito bons comedores de algas desse tipo segundo ouvi dizer...

podias exprimentar pôr um platy ou 2 no teu aqua, se não quiseres mais peixes ou não te agradar a ideia de pôr lá platys então segue a dica dos membros que te responderam...

gosto muito dos meus peixinhos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também já postei um tópico acerca desta maldita alga.

 

Já agora como a mataste????

 

eu limitei-me a cortar tudo o que podia nas plantas, esfregar os troncos e mais mudas de água, mas ainda estou para ver se tenho o surto controlado.

 

Mais uma vez como as mataste??????????''

 

Abraço a todos , Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 SAE's ....o aquario deve ser bem grande... é que eles são uns peixinhos pequeninos no principio...mas teem um crescimento bastante rápido...e ficam grandotes!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais