maiato

Membro
  • #Conteúdo

    106
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por maiato

  1. Obg resposta, mas vem uns anos tarde demais....
  2. Se és da zona do porto e tens facilidade de ir até Gondomar na zona de Melres, podes encontrar algumas plantas para o teu Lago, no rio Douro e se fores antes de comecarem as cheias, pode encontrar algumas especias, podes também encontrar alguns camaróes e Gambuzias, além das (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], que não aconcelho muito, mas a decisão é tua. Coloca as fotos e descreve as tuas intenções para a ajuda ser mais directa. Parabéns
  3. A meu ver isso de estarmos a dizer que lojas são boas pode dar pano para mangas. Realmente existem lojas que não devemos passar nem perto... Quanto a que lojas têm bons escalares, a meu ver o melhor é ir visitando regularmente algumas lojas e analisarmos por nós próprios quais as que têm os melhores peixes. A qualidade dos mesmos e o tratamento que têm nas lojas estão ligados directamente ao preço. Se fores aos patrocinadores podes encontrar lojas perto de ti que costumam ter bons peixes. Nada é melhor que nós visitarmos regularmente as lojas e analisarmos em que condições os peixes são mantidos.
  4. Que tipo de escalares e o que consideras de confiança?
  5. Pelo que sei se o Óscar na altura que for colocado no aquário tiver um tamanho inferior aos outros peixes que já lá estão, ele vai crescer com a “ideia” que os outros são maiores que ele, logo não dão para comer. Mas se colocarmos, entretanto, peixes mesmo que iguais aos outros, ele só vai comer os que lhe couberem na boca.
  6. maiato

    Musgo?

    É sem duvida a Fontinalis antipyretica.
  7. Se fizeres num outro recipiente não vais ter problemas com os camarões.
  8. maiato

    Musgo?

    Penso que seja a Fontinalis antipyretica.
  9. A melhor hipótese é fazer o tratamento num recipiente aparte. Uma vez que é um beta não há problemas no recipiente. já agora, eu disse um aumento de 3ºC não 30ºC, a que temperatura está o aqua?
  10. Existe. Eu já apanhei bastante no Rio Douro. Alguns directamente para o lago outros para um aqua pequeno. E muito parecidos com os caridina.
  11. Com sal e com um aumento da temp (3ºC) deves resolver a situação. Convém que assim que as pintas desapareçam, mudes a àgua, ou então fazes o tratamento num copo.
  12. Alguém com um aquário assim dá vontade de insultar de tão impec que está o aquário. Os mais sinceros parabéns. Só acho que podes tentar melhorar se esconderes a mangueira de pesca.
  13. maiato

    Substrato

    Estou a pensar colocar húmus e akadama. Sugerem algo mais, como fertilizante?
  14. maiato

    identificaçao de planta

    Eu aposto na hygrophila polisperma, mas contudo vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry200351 e se a planta da direita do aqua for igual acredita que é a hygrophila polisperma.
  15. maiato

    Musgo?

    Attila_ o que te posso dizer, pelo que me parece, é que se assemelha muito a um musgo e por vezes surge do nada, em tanques. Em casa de um familiar meu existe um tanque que está repleto, completamente tapado. Já fiz várias tentativas de a ter em aqua mas não obtive bons resultados, talvez por ela preferir a àgua, muito, fria. Numa das tentativas que fiz, aconteceu que surgiu um novo "pé" num dos cantos do aqua. Mas mesmo depois de a arrancares aguenta bastante tempo. É pena não aguentar em água quente pois deveria dar bons resultados em termos de decoração. Sei que não te dei a ajuda que pediste, mas é a que sei dessa "planta".
  16. maiato

    Substrato

    Após ter efectuado umas pesquisas e uma vez que continuo com algumas duvidas coloquei este tópico. Adquiri recentemente mais um aqua, este de 50 x 50 x h70. Pretendo planta-lo mas estou em duvida se coloco o meu habitual húmus com areão por cima, ou se opto por colocar um destes novos substratos que agora tanto se falam e bem carotes, quando comparados com o húmus. Agradeço os vossos comentários, pois estive um bocadito afastado do fórum e não estou bem a par das novidades. PS: afastado do fórum , mas não afastado da aquariofilia, isso nunca
  17. Antes de tudo e como já foi dito antes tens de separar um casal, segue a tua intuição e analisa as reacções dos peixes. A aquatriofilia é baseada em experiências e nada como a nossa própria experiência e intuição, sempre que tentamos estamos a aprender. Em relação às mudanças deves, a meu ver reduzir a percentagem para cerca de 50%, pois não deverá provocar grandes alterações na àgua. O que lhes provoca a vontade de procriar são as alterações de temperatura, que na natureza é sinónimo de chuva , o que trás alimento permitindo assim a alimentação dos alevins. Mas não faças alterações demais, pois podes provocar o efeito contrário, provocar stress. Deixa-os bem calmos que as coisas acontecem por si só. Quanto à filtragem exterior deves ter o cuidado de a desligar assim que iniciem as posturas, para que os ovos sejam fertilizados. mantem apenas o filtro de esponja. Um abraço , muiota paciência e mantem-te sempre atento às reacções dos Discus pois eles são que te vão ajudar nas criações. Só um aparte: Eu antes de ter a 1ª postura em condiçoes andei meses com ovos fungados, depois tive um casal em que as ninhadas tinham problemas congénitos e só bastante mais tarde consegui ter uma boa ninhada. Calma é a melhor companheira
  18. maiato

    Disco Nao Come

    Se me permitem, Isso de mudar de aqua, ou fazer mudanças de àgua não ajuda mesmo nada, só vai piorar. Essa situação é dificil de resolver, para não dizer quase impossível, em certos casos. Tenta comida viva, Mas por muito que te custe, acho que o melhor é não mexeres demais no aqua, pois o máximo que pode acontecer é stressares os outros e depois em vez de um Disco, sem comer, passa a ter dois ou três. Evitam mudanças bruscas, a unica que aconselho é um aumento de temp. de 3ºC
  19. maiato

    Discus

    Só tenho "uma" coisa a dizer: São Lindos (aliás são Discus) e têm umas cores à maneira. Parabéns
  20. Posso dizer que no Rio Douro acima da Barragem de Crestuma se podem encontrar: -(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] -Gambuzias -Camarão - Peixe Rei ( não sei exactamente o nome mas é o nome que os pescadores lhe dão) - Lagostins -Ameijoas - e por vezes encontram-se uns mexilhões Já vi tambem um "casal de lontras" não trouxe porque não cabiam no aquário... Em questão de plantas poodemos encontrar Uma planta semelhante à elódea Juncos Existe uma planta aquática semelhante a um feto ( não sei qual o nome) No Rio Sousa podemos encontrar lindos Xistos e várias plantas Não sei identifica-las. Penso que existe "ainda" o "Sapo concho" conhecido por cágado que infelizmente é capturado para ser colocado no tanque lá em casa...
  21. O leite de artémia é artémia mas em liquido e tem também um bom resultado, mas não há nada quen chegue à artémia viva. Podes encontrar o leite de artémia em qualquer loja (por MP envio-te a marca).
  22. Embora não seja um expert em Bettas penso que posso dar umas dicas: 1º Qualquer aquário pequeno dá 15L a 30L, mas atenção não pode ter mais de 8cm de altura de água. 2º Sem filtro ou corres o risco de aspirar a criação. Após começarem a comer vasi fazendo pequenos trocas de água e gradualmente aumentando a altura da àgua ( penso que ao fim de duas semanas já podes ir aumentando). 3º A pedra difusora não é necessária. 4º o fundo limpo ajuda o Pai a tomar conta das crias, mas coloca uma cartolina preta por baixo do aquário para o ppai o s ver melhor. 5º Para os alimentares existem no mercado vários tipos de comida por ex. Leite de artémia é muito bom e depois de uns dias podes dar artémia recem nascida. Os infusórios basta colocar dentro do aqua umas elódeas. 6º O macho deve ficar umas três semana com a ninhada, a fÊmea é que tem de ser retirada após a postura ou então o macho pode mesmo mata-la 8º Já respondi. Mas não deixes de consultar uns sites existem uns brasileiros muito bons
  23. Não costumo aspirar o areão propositadamente com muita regularidade para que as plantas se possam alimentar.
  24. Nunca experimentei mas vou experimentar, mas a folha vai ter de ser enorme. Embora o efeito que a folha de alface vai provocaar pode ser feito com qualquer outro material pois estes caracois não se alimentam das plantas mas sim de restos. Aqui segue uma foto onde se podem ver alguuuuuuuuns.