Hugo RSF

Membro
  • Posts

    1,497
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Hugo RSF

  1. E um filtro biológico aliado a plantas boas para filtragem não seria suficiente? Precisaria sempre de filtragem mecânica/esterilizadora?
  2. Ora bom, pois claro... Eu é mais água doce e salgada dentro de casa, de lagos não percebo um boi... O lago apanharia sol sim, seria para colocarn o jardim (nada de muito grande). A ideia é fazer um jardim japonês mas sem fauna, apenas flora, portanto sim seria para ter plantas aquáticas. Também deve ajudar a questão do tamanho do bicho. Eu não o queria muito grande, até estava a pensar daqueles de ficbra pré-fabricados, mas desses também ainda não vi suficientemente grandes (compridos sobretudo) para colocar uma ponte entre os 2 lados... Se calhar o melhor seria lona, não?
  3. Vivam! Que género de filtragem seria necessária num lago que não tivesse fauna? Bastaria oxigenar/movimentar a água ou para não ter algas teria sempre de ou filtrar ou adicionar produtos que "matassem" a vida (leia-se algas)?
  4. Antes de mais queria dizer que nunca pensei que alguma vez iria responder neste sub-forum, mas cá estou Nem tanto para responder, mas para perguntar! 2 coisas "simples", digo eu! 1- Quanto pode custar um lago destes? 2 - Que tipo de fauna se pode ter num lago para lá de peixes e tartarugas? Aves??? Anfíbios??? Obrigado desde já!
  5. Ora bom... Eu até ja tenho vergonha de actualizar este tópico, mas agora é que parece que é mesmo mesmo mesmo!!! :D Ora bom, a construção lá vai avançando e tenho de (re)começar a pensar no assunto aquário com mais atenção. Como eu previa o "fish room" é bastante reduzido, pelo que dificilmente conseguirei colocar lá um reservatório de água salgada o que é complicado!!! Então andei a pesquisar e estou muito inclinado para comprar um reservatório próprio para enterrar no chão, o que me irá resolver o problema da falta de espaço! ALguém conhece alguma coisa destas? Entretanto deixo-vos uma pergunta: Quem anda actualmente a construir aquários deste porte com qualidade e preços atractivos? Os meus últimos foram comprados àquela vidreira no cacém (Vidromoldura, será?!?!?). Ainda são dos melhores em qualidade/preço? Que alternativas há? Uma foto da envolvência da coisa e já agora o blog (Vivenda do Marreco) Aqui está a foto do "cantinho" do aquário! É pequeno eu sei, mas foi o que se pôde arranjar!!!
  6. Obrigado pelo alerta, João! Nunca tive problemas em recolher água no Inverno e faço-o há mais de 5 anos, contudo é um bom alerta para estar mais atento... Em relação à maquineta, já consegui uma emprestada. Obrigado! Esta comunidade dos aquários é um espanto!!! Obrigado!
  7. Caríssimos, venho aqui solicitar a vossa ajuda para recolher água para um aquário. Eu ainda sou do tempo (isto soa mal) em que eram apenas 3/4 malucos a utilizar água do mar e outros tantos a dizer que não prestava e que eramos malucos. Felizmente hoje há muitos mais malucos . Vou ajudar um amigo meu a montar o aquário dele (um nano de 60litros) e preciso de ir buscar água. Ao que julgo saber agora têm umas bombas maravilha que recolhem a água sem grande esforço (devo ter arranjado umas érnicas à conta de ir buscar água...). O que pedia ajuda é se alguém com uma dessas maquinetas maravilha, tem disponibilidade para este Sábado ou se em alternativa pode emprestar a referida maquineta para eu ir buscar água. Pode ser em qualquer lado aqui à volta de Lisboa, embora eu só tenha utilizado água de setúbal e Cabo Raso. Sab, 2009-12-05 10:27 0.65 Baixa-mar Sábado de manhã, não me parece mal de todo... Tem MESMO de ser este Sábado porque ele vai oferecer o aqúario à esposa e é um surpresa. Ela chega sábado à tarde a casa e aquilo já tem de estar tudo a funcionar! A ver se coloc mais 2 malucos neste mundo da aquáriofilia salgada! Alguma alminha caridosa, ou vou ter mesmo que alombar com Jericans lá de baixo?
  8. Entretanto e com os inputs recebidos, actualizei o diagrama de fluxos: Adicionei a Unidade de RO com ligação à torneira e uma selenoide para um sistema de reposição automático...
  9. O meu podes acompanhar AQUI. Tens já uns anos e está no fórum onde se calhar não deveria estar... Se o quiserem mudar para o forum SETUP DE AQUÁRIOS E FOTOS E VÍDEOS, estejam à vontade... (se calhar nem existia na altura. lol)
  10. Ólhameste... Como é que vai isso, pá?! Há quanto tempo... És tu ao fim de 5 anos e eu ao fim de 3... Parece que também é desta que o meu avança, por isso vamos ter muita nformação par trocar Vejo que continuas com a ideia de barebottom... Essa rocha vai mesmo ficar assim directa no vidro? Lembro-me de a altura falares de ma espécie de esferovite... Isso ainda existe?
  11. E mais um ano e mais uma pequena actualização, espero que desta vez arranque de vez... O projecto está ainda.... com projecto, mas a obra está prestes a arrancar (o mais tarde no início do ano, quero ver se ainda antes...). Relativamente ao desenho inicial e apesar de terem passado 3 anos, julgo que ele continua actual e que entetanto a tecnologia não evoluiu assim tanto para que faça sentido alterar os fluxos definidos inicialmente, com as alterações dadas e discutidas por vocês neste tópico, estou certo?
  12. O que eu penei para conseguir encontrar este tópico... Mas parece que quase 3 anos após ter iniciado este tópico, finalmente a casa vai avançar e o aquário também, claro está! Em termos de dimensões, mantem-se tudo, ou seja, 200x100 (a altura logo se vê). Vou ter uma pequena contrariedade que é o facto do fish room ter de ter um pilar, contudo julgo que consegui junto do engenheiro que continue a poder ter 100cm de profundidade. julgo que irá atrapalhar mais é a manutenção e a calha que irei fazer no tecto para "correr"/desviar a iluminação. E a propósito de iluminação... ...e como estou há uns tempos um pouco fora disto dos aquários, queria saber a vossa opinião a cerca do tipo iluminação. O mercado continua dividido en tre T5 e HQI ou os leds já conseguiram entrar em força (pelo que tenho lido nem por isso...)? P.S.: É bom estar de volta...
  13. Vivam, alguém sabe onde posso alugar uma maquina fotográfica subaquática? Não digo profissionais, é mesmo para snorkling. P.S.: Ou se houver uma alma caridosa que ma possa emprestar, também serve.
  14. Qual gaveta, qual quê!!! Ou melhor, se está na gaveta, está com a gaveta aberta. O projecto de arquitectura está praticamente terminado. Conto para o 1º Trimestre começar com a obra... O aquário será de 200x100, (com 2 frentes) e ainda não me decidi pela altura, mas deve ser entre 65 e 75. De momento o melhor que tenho é o projecto em 3D que fiz. Aqui estão alguns SS: Vista da Frente com 2 metros: Vista da Frente com 1 metro: Vista panorâmica da sala de estar e "casa das máquinas"(ainda sem porta ):
  15. Aquascaping muito conseguido, parabéns! Está a compor-se :D
  16. É pena não terem colocado aqui uma foto geral do aquário (móvel incluído). O aquário do João é dos mais bonitos que já vi em termos estéticos. O móvel está um espanto e fica excelente na decoração da sala. P.S.: Já agora fotos do escumador...
  17. É efectivamente dos mais bonitos aquários de água salgada que já vi. É com pena que o vejo partir, mas é com enorme alegria e espectativa que espero pelo próximo. Como também vou ter um aquário novo, espero poder acompanhar o crescimento desse novo e tirar muitas ideias. O Zé, é um dos meus padrinhos na aquariofilia marinha, contudo nunca tive o prazer de estar com ele pessoalmente, o que não diminui em nada o enorme respeito que tneho por ele. Por tudo o que me ajudaste e certamente vais ajudar no próximo, o meu OBRIGADO!!!
  18. Excelente Duarte! Está aí uns dos melhores aquários que eu conheço. Sem dúvida estás de parabéns!
  19. Sim e muitos, "Melanóides Tuberculatus" de seu nome Desculpem mas não podia deixar passar isto em branco ...e mais haverá! Mas não tem nada a ver Miguel. É como comparar preto com branco!
  20. Essas duas afirmações que fiz mantêm-se! 1º - Animais da nossa costa em reef não são comportáveis. 2º - Alguns animais da nossa costa, mesmo em aquários elaborados para as condições da nossa costa, não sobrevivem sobretudo por causa da alimentação. (e imensas vezes por causa das temperaturas...) Muitos animais são frágeis incluíndo algumas espécies de cabozes e acabam por morrer, mesmo em aquários da nossa costa. Assim como há imensos peixes de reef que são lindíssimos e duram pouco tempo em aquários de reef. Quanto a mim estes casos são animais que devem ficar no habitat natural e não serem constantemente testados em aquários.