Comida Viva


Martouf

Recommended Posts

INAMOVIVEL CLARO!

 

Uma questão... Nas lojas é vendida comida congelada incluindo Artemia. Posso arranjar uma cultura com esta artêmia?

 

Obrigado

Usualmente em casa apenas se eclode artémia a partir de ovos (vendem-se nas lojas), poucas pessoas conseguem ter artémia salina adulta, devido às dificuldades de manter os parâmetros necessário, além de ser dificil não é rentável (numa das respostas anteriores está um link para uma página sobre eclosão de artémia).

 

Quanto à restante comida congelada a que se refere, o que está congelado está morto, não é possivel ressuscitar as larvas para se iniciar uma cultura.

 

Uma nova cultura tem de ser sempre iniciada com uma cultura de arranque.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu eclodi artemia e neste momento está com 35 dias de vida, e a reproduzir naplius vivos, a manutençao não é assim tão dificil, há e que manter a salinidade em valores propicios á reproduçao de nauplius, e ter atençao á aereaçao e temperatura... é só estudar um pouco e voilá

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
eu eclodi artemia e neste momento está com 35 dias de vida, e a reproduzir naplius vivos, a manutençao não é assim tão dificil, há e que manter a salinidade em valores propicios á reproduçao de nauplius, e ter atençao á aereaçao e temperatura... é só estudar um pouco e voilá

 

Boas,

 

Estou-me a iniciar na criação de artémia adulta para dar aos meu jóias (praticamente com tamanho adulto). Em tempos consegui com sucesso eclodir artémia, mas alimentava sempre os alevins com as artémias recém eclodidas.

Agora que as quero grandinhas a minha questão é a seguinte: ja li em alguns sites que existe alimento próprio para fornecer às artemias para que elas se desenvolvam (já vi numa loja e pareceu-me carote), mas que em alternativa se pode dar fermento (yeast) ou gema de ovo, certo? como alimentas as tuas para elas atingirem os 35 dias?

E já agora, ao alimentar os peixes com artemia adulta, quanto tempo é que elas sobrevivem no aquario se não forem comidas?

 

Cumps,

L.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão para a discussão...

 

Tenho lido sobre os benefícios e malefícios da comida viva.

 

Como malefícios aponta-se a possibilidade da comida contaminar os aquários, especialmente com parasitas... (excluem-se eventualmente alguns parasitas que não se dão em água salgada - daí talvez artémia, por exemplo, seja mais segura...)

 

Para mim esses riscos são demasiado elevados...

 

Vejam, por exemplo, o que diz o João Machado, aqui

 

Que têm a dizer sobre isto?

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para conseguires levar a artemia até á fase adulta e que ela se reproduza sozinha, terás de ter um recipiente de pelo menos 15 lt, com bomba de ar mas sem difusor( dado que as artemias podem ficar com pequenas bolhas de ar presas entre os barbilhos , ficando a flutuar podendo levar á sua morte), termostato para manter a temperatura a 28º , manter a densidade da água entre os 1024 e 1026( necessário um densimetro) , precisas de ter sal para aquarios marinhos, para poderes fazer tpas regulares de pelo menos 20% duas vezes por semana( atençao este sal é para misturar com água de osmose) alimento da hobby liquizzel e mickrozel ... a aereaçao serve para manter a malta a circular para que tambem o alimento se distribua uniformemente, só deves colocar as artemias no recipiente quando estas já estiverem pelo menos 48horas de vida

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para conseguires levar a artemia até á fase adulta e que ela se reproduza sozinha, terás de ter um recipiente de pelo menos 15 lt, com bomba de ar mas sem difusor( dado que as artemias podem ficar com pequenas bolhas de ar presas entre os barbilhos , ficando a flutuar podendo levar á sua morte), termostato para manter a temperatura a 28º , manter a densidade da água entre os 1024 e 1026( necessário um densimetro) , precisas de ter sal para aquarios marinhos, para poderes fazer tpas regulares de pelo menos 20% duas vezes por semana( atençao este sal é para misturar com água de osmose) alimento da hobby liquizzel e mickrozel ... a aereaçao serve para manter a malta a circular para que tambem o alimento se distribua uniformemente, só deves colocar as artemias no recipiente quando estas já estiverem pelo menos 48horas de vida

 

Boas,

 

falando na minha experiência até agora tudo bem e sem problemas (artémia com 5 dias), é ver a artémia a crescer, a única diferença é estar a usar sal grosso de cozinha (1 colher de sopa para cada litro) sem misturar com água de osmose. Pelo que sei existe o mito do sal sem iodo... não sei se é justificado ou não, mas eu até ver tou a ter sucesso, a ver vamos..

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção , manter sempre a densidade da água entre os 1023 e 1026..... limpeza regular do tanque e alimento de qualidade ( fitoplancton) natural ou seco e mais importante a temperatura , manter esta nos 28

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Tenho uma núvem de escalares recém-nascido a passear pelo aquário...

 

Visto que não tenho disponibilidade para criar artémia para os mesmos, visto que este aquário está em casa dos meus pais, podem-me informar se os recém-nascidos escalares irão dar-se bem com infusórios, mais própriamente utilizando a técnica descrita no primeiro post com a alface?

 

 

Muito obrigado! :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como posso ter as culturas de arranque???

 

Boas,

 

penso que o mais simples é pedires a alguém aqui do forum que te venda ou até te ofereça. Senão, acho que só comprando em lojas de aquariofilia (não te sei dizer quais porque também não faço ideia... é ir tentando).

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

falando na minha experiência até agora tudo bem e sem problemas (artémia com 5 dias), é ver a artémia a crescer, a única diferença é estar a usar sal grosso de cozinha (1 colher de sopa para cada litro) sem misturar com água de osmose. Pelo que sei existe o mito do sal sem iodo... não sei se é justificado ou não, mas eu até ver tou a ter sucesso, a ver vamos..

 

Cumps,

Luis Mendes

 

Bem... actualizando.... experiência sem sucesso na criação de artémias adultas.. a verdade é que foram morrendo aos poucos até que hoje nem uma no aqua de criação (isto quando deveriam ter 10/11 dias).

Como não creio ter sido excesso ou falta de comida (liquizell da hobby) ou deterioração das condições da agua, uma vez que fazia mudanças regulares, concluo que se deverá ter ficado a dever ao não controlo da densidade da água (que deveria estar entre os 1023 e 1026 como foi dito) e talvez também ao uso de sal de cozinha e não sal proprio para aquarios. Ou então foi a temperatura uma vez que o aqua de criação estava na varanda onde dá o sol durante toda a tarde (apesar do termómetro nunca ter passado dos 29ºC).

 

Mais cedo ou mais tarde conto repetir a experiência, depois darei noticias.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11-Vermes da Farinha/Amendoim

Estes pequenos seres não são vermes mas sim o estágio larvar do tenébrio, um tipo de escaravelho. Pelo seu tamanho servem para alimentar peixes grandes (se fornecidos inteiros), cortados/esmagados para alimentar peixes mais pequenos ou secos e reduzidos a pó para misturar com outra comida.

 

A temperaturas entre os 21ºC a 32ºC estes seres não saem do estado larvar.

Larvas de tamanho reduzido podem ser mantidos no frigorífico (entre os 5ºC e os 10ºC), mantendo-se em estado latente durante um mês ou mais, se necessário.

Larvas de grandes dimensões não devem ser refrigeradas.

Use recipientes plásticos com as tampas furadas, de modo a manter a ventilação. Um simples recipiente de 5 litros pode conter até 1000 larvas.

Existem várias receitas caseiras para o substrato e alimentação dos tenébrios. Pode ser feita de farelos (trigo, milho ou aveia) ou farinha de milho. Se o substrato tiver uma aparência poeirenta ou gasta, adicione um pouco mais de substrato. Como alimento pode usar pedaços de batata, cenoura ou aipo crus, de forma a fornecer humidade às larvas. Também lhes pode dar biscoitos secos para cães ou gatos. O excesso de comida deve ser retirado e guardado visto os tenébrios por vezes depositarem neles os seus ovos.

A recolha é feita à mão e depois de lavados são fornecidos aos peixes.

Os tenébrios são também usados como alimento para algumas aves e mamíferos de estimação.

 

 

eu tnh uma caixa de plastico de mais ou menos 5 litros... agora tenho umas duvidas.. presiso de ter qtos litros de agua, quanta qtidade de farinha e se é msm necessario ter o substrato.. agradecia resposta que esclarecesse como fazer este tipo de comida viva! obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
eu tnh uma caixa de plastico de mais ou menos 5 litros... agora tenho umas duvidas.. presiso de ter qtos litros de agua, quanta qtidade de farinha e se é msm necessario ter o substrato.. agradecia resposta que esclarecesse como fazer este tipo de comida viva! obrigado

 

Antes de mais as minhas desculpas pela tardia resposta mas o trabalho não me tem deixado tempo para vir ao forum com a frequência desejada.

 

Agora as respostas, dentro do que sei.

As larvas de tenébrio são seres terrestres não aquáticos donde não necessitam de agua. Como a maioria das larvas necessitam sim de humidade. A humidade necessária é fornecida pela alimentação vegetal mencionada e por uma ocasional borrifadela (se necessário). A humidade é mantida dentro da cultura pelo substrato (que a absorve e mantêm) daí a importância do substrato além de servir, em parte como alimento (no caso das larvas de tenébrio do amendoim o alimento é amendoim cru, daí o seu nome). Os tenébrios mais comuns são o molinator e o do amendoim. O substrato deve ser adaptado a cada uma das espécies, usualmente é usado farelo.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A propósito de comida viva, já alguém experimentou dar (ou utiliza) bichos da seda. Nascem com cerca de 2-3mm e crescem até 5-7cm antes de casularem. Eu já dei às tartarugas mas não fico a ver. Eles quando nascem têm muito 'pêlo', não sei se serão saborosos para os peixes. Só sei que os chineses dão os restos das culturas, principalmente dejectos e talos de folhas, aos peixes dos canais. Sobre utilizar o próprio bicho nunca vi nada.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Infusórios

Os infusórios são criaturas microscópicas que sobrevivem em águas “verdes”.

São uma comida excelente para alevins recém-nascidos de tamanho reduzido.

 

Coloque uma folha de alface dentro de um frasco ou garrafão com água do aquário, e coloque ao sol. Pode usar uma cultura de arranque. Dentro de 48-72 horas deve ver uma nuvem de aspecto leitoso na água, não é mais que a cultura de infusórios. (Não confia nos seus olhos? Recolha uma gota e observe-a ao microscópio). Duas dicas, use sempre água sem cloro, a água do aquário é óptima, e nunca use um recipiente metálico para cultivar infusórios. Desde que nunca lhes falte vegetais (água “verde” é o melhor) a cultura manter-se-á indefinidamente.

 

Recolha a água com infusórios com um pequeno sifão, pipeta ou conta-gotas. Ajuste a quantidade fornecida em função do número e tamanho dos peixes. Tenha cuidado para não os sobrealimentar. É preferível fornecer pequenas quantidades de comida várias vezes, de forma a evitar a sobrealimentação e a turvação da água.

 

para este tipo de cultura, qual é o recipiente que mais aconcelham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,eu gostaria de iniciar a criação de comida viva pois acho que flocos e granulado "sempre" não deve ser muito agradavel :blush:

Sera que alguem de leiria/marinha grande e arredores me possa arranjar uma cultura de arranque de preferencia daphnias ou outra que seja facil de manter

 

 

 

 

+ uma duvida verme vermelho é a mesma coisa que larva de mosquito vermelho?

 

 

 

 

agradeço uma resposta o mais rapido possivel

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas. eu tenho no congelador, larvas de mosquito vermelho, tenho 3 axolotes e costume juntar 3 cubinhos num goblet e mexer para descongelar. na ultima vez que dei comida aos meus axolotes, como normalmente dei 2 cubos aos axoltes grandes, 1 ao pequeno e o resto que ficou no fundo do goblet, dei aos meus peixes e uma parte muito pequena, que ainda ficou agarrada ao copo, puz num outro aquario com as crias do axolotes. a agua estava um bocado turva devido a comida em po que pus, mas hoje quando estava a mudar a agua, 2 larvas de mosquito vermelha começaram a rodopiar pela agua que ainda restava no aquario... sera possivel que estas larvas sobrevivam a congelaçao... e a descongelaçao? ha alguns animais que o conseguem mas e um bocado complicado ainda. como nao tinha a certeza de onde viriam as larvas, puz mais um cubinho num goblet com agua, talvez amanha ja tenha uma repsosta, mas ha alguem que saiba alguma coisa sobre esta possibilidade? obrigado cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas malta desculpem tar a desenterrar o topico mas queria-me iniciar nas daphnias para fornecer alimento aos meus peixes e alevins.....

 

bom então é o seguinte

 

1º- Posso ter as daphnias numa caixa vodafone na rua o ano todo?

2º È mesmo necesário por a levedura? ja agora onde arranjo?

3º- Aquilo lança algum odor no ar?

4º- Ja agora sao faceis de identificar a olho nu? ou é necesário o aucilio de uma lupa?

5º- Serve de alimento a peixes com o tamanho de neons apistogrammas ect?

 

 

 

 

penso que seja tudo um abraço malta e até breve e exelente topico 5*

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

va la malta digam-me la sff

 

Olá Tiago

Pesquisa um pouco melhor aqui no fórum, que de certeza que encontras a informação que procuras. :puppydogeyes:

 

 

 

 

Outros tipos de comida viva:

 

Deixo aqui um link sobre Cypris, pequenos animais que também podem ser usados como comida viva:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=91116

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
1º- Posso ter as daphnias numa caixa vodafone na rua o ano todo?

2º È mesmo necesário por a levedura? ja agora onde arranjo?

3º- Aquilo lança algum odor no ar?

4º- Ja agora sao faceis de identificar a olho nu? ou é necesário o aucilio de uma lupa?

5º- Serve de alimento a peixes com o tamanho de neons apistogrammas ect?

 

1º podes, não te garanto é que no inverno, com temperturas baixissimas elas aguentem. Se o recipiente tivesse uma maior litragem era tudo mais simples, com caixinhas vodafone é complicado... podes é trazer a caixa vodafone para dentro de casa no inverno e colocá-la à janela.

 

2º Não, não é mesmo necessário, mas se vires que não se reproduzem o suficiente é conveniente adicionares qualquer coisa para as alimentares, matéria orgânica, leite em pó, etc, não é obrigatório ser levedura

 

3º O teu aquário quando tem algas cheira mal? basicamente aquilo é água com algas e outros microrganismos que é posta ao sol com as dáfnias... Como se trata de uma caixa vodafone é importante estares sempre com o cuidado de repor a àgua evaporada (água sem cloro)

 

4º sim, vêm-se perfeitamente a olho nu e não param quietas. No teu aquário é mais facil identificares uma dáfnia do que um alevin de guppy lol

 

5º peixes adultos, podem ser do tamanho de neons ou de apistos... até já cheguei a dar dáfnias a alevins de viviparos. Colocava-as numa caixa à parte e passados 3 dias tirava a água com montes de "pulguinhas" minusculas (os descendentes das adultas)

 

6º Mais alguma dúvida? Não sei se chegaste a falar comigo no msn por causa disto, se já estás esclarecido melhor ainda, mas é que não me lembro mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tenho criaçao de tenebrios mas posso da los inteiros aos peixes? ja li que por vezes cavam uma saida por dentro do peixe..

 

 

também já li isso em bastantes sites. Pelo sim pelo não, corta-lhes a cabeça, também não custa nada :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais