Raias


severum

Recommended Posts

Pessoal.

 

Eu divulgo isto tudo para vos incentivar a enveredarem por este caminho. Se tivessem visto o que vi, acredito que alguns já o tenha feito, nem pensavam duas vezes. Ficam aquários fabulosos. É uma loucura.

 

Já estou a magicar a próxima aventura com raias, porque ainda há uma espécie que tem muito interesse. Não é a mais bonita mas é muito interessante para os nossos aquários. É a Scobina. É apenas a raia mais pequena que existe. Fica com cerca de 30cm em adulto. O que é óptimo para os nossos aquários. Mas é muito complicada de arranjar. Há muito poucos criadores na Europa e são todas vendidas para os mercados asiáticos. Vamos lá ver se conseguirei arranjar alguma coisa!!!

 

Abraço e vão pensando em obter destes lindos animais.

 

PS: Se puderem, pesquisem fotos de raias, sobretudo destas últimas que trouxe. Potamotrigon Leopoldi. Podem começar por este http://www.amazonas-rochen.de/ Apesar de estar em alemão, dá para ver as fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

De facto só vendo com mais atenção estes belissimos animais é que se tem noção do quando são graciosos e lindos.

Percebo o teu lado na divulgação das fotos, é triste que existam pessoas que com coisas dos outros ganhem a vida! :puppydogeyes:

 

Continua com o bom trabalho, e espero daqui a uns tempos ver umas Leopoldis pequenas ! :(

 

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes novidades Alberto!!! São lindas.

 

 

E se puseres uma marca de água nas fotos, achas que não resolve a apropriação indevida??

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto só vendo com mais atenção estes belissimos animais é que se tem noção do quando são graciosos e lindos.

Percebo o teu lado na divulgação das fotos, é triste que existam pessoas que com coisas dos outros ganhem a vida! ;)

 

Continua com o bom trabalho, e espero daqui a uns tempos ver umas Leopoldis pequenas ! :D

Abraços,

RS

 

É verdade que são animais magnificos e é verdade que há pessoal a fazer dinheiro assim.

 

Quanto ao resto, vamos lá ver como corre.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim que a malta costuma resolver o problema.

 

Abraço

Boas!

 

Metias lá em grande e com uma cor bem visivel que já resolvia.

 

 

 

abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelismente hoje tinha a chicla maior morta ;) , foi a que ficou mais afetada com a viajem sem agua , as outras estão bem

mas ás vezes temos azares neste hobby .

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelismente hoje tinha a chicla maior morta :rainbowafro: , foi a que ficou mais afetada com a viajem sem agua , as outras estão bem

mas ás vezes temos azares neste hobby .

 

Grande azar. banana rock

 

Que tristeza. Depois da viagem que fizeram. É preciso ter galo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alberto, já há algum tempo que me pergunto isto, mas não há hipótese de o espigão romper o liner?

 

 

Abraço

 

Isso não vai acontecer porque eu não vou deixar :D

 

Agora fora de brincadeiras. Pode acontecer. Por isso é que eu pus duas camadas de liner, não vá acontecer algum azar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas severum que espectaculo as tuas raias. Estou a pensar em criar uma, que vi a venda numa loja perto de mim, mas sei muito pouco acerca do comportamento desses belos exemplares. O nome cientifico dela é potamotrygon laticeps stingrays, estava a pensar num aquario 100x100x50. Que tipo de areao ou areia pode-se utilizar,filtragem,alimentação,mudança de agua?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas severum que espectaculo as tuas raias. Estou a pensar em criar uma, que vi a venda numa loja perto de mim, mas sei muito pouco acerca do comportamento desses belos exemplares. O nome cientifico dela é potamotrygon laticeps stingrays, estava a pensar num aquario 100x100x50. Que tipo de areao ou areia pode-se utilizar,filtragem,alimentação,mudança de agua?

Abraço

 

Boa noite.

 

Normalmente o nome Laticeps corresponde a uma raia que julgo ainda não estar devidamente classificada, em principio do Peru, a que dão o nome de "arraia comum". Não conheço ninguém em Portugal que tenha alguma (se bem que conheço pouca gente que mantenha raias em Portugal), mas estou em crer que crescem bastante. São muito comuns no hobbie. Não sei se um aquário de 1m será suficiente. Para um aquário dessas dimensões julgo que o melhor opção seria uma Reticulatus. Ficam com cerca de 40cm de diâmetro.

 

Areão/areia - Qualquer tipo poderá ser utilizado exceptuando silica. A silica corta a parte inferior da raia.

 

Filtragem - No minimo usaria 5x o volume por hora

 

Alimentação - Camarão, caracois, minhocas, peixe. Com algum esforço comidas caseiras.

 

Qualidade da água - PH 6.0 a 8.5. Amónia 0. TPA's suficientes para manteres os parâmetros de amónia controlados.

 

A introdução de uma raia ao seu novo aquário deverá muito lenta. Elas suportam qualquer PH mas não suportam variações bruscas. Por isso a adaptação deverá ser muito lenta.

 

Sabes se essa raia é macho ou fêmea? Sabes de onde vem? Está a comer bem? Nunca se deve comprar uma raia que não esteja a comer. Vai ter companheiros?

 

Mais duvidas é só colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Normalmente o nome Laticeps corresponde a uma raia que julgo ainda não estar devidamente classificada, em principio do Peru, a que dão o nome de "arraia comum". Não conheço ninguém em Portugal que tenha alguma (se bem que conheço pouca gente que mantenha raias em Portugal), mas estou em crer que crescem bastante. São muito comuns no hobbie. Não sei se um aquário de 1m será suficiente. Para um aquário dessas dimensões julgo que o melhor opção seria uma Reticulatus. Ficam com cerca de 40cm de diâmetro.

 

Areão/areia - Qualquer tipo poderá ser utilizado exceptuando silica. A silica corta a parte inferior da raia.

 

Filtragem - No minimo usaria 5x o volume por hora

 

Alimentação - Camarão, caracois, minhocas, peixe. Com algum esforço comidas caseiras.

 

Qualidade da água - PH 6.0 a 8.5. Amónia 0. TPA's suficientes para manteres os parâmetros de amónia controlados.

 

A introdução de uma raia ao seu novo aquário deverá muito lenta. Elas suportam qualquer PH mas não suportam variações bruscas. Por isso a adaptação deverá ser muito lenta.

 

Sabes se essa raia é macho ou fêmea? Sabes de onde vem? Está a comer bem? Nunca se deve comprar uma raia que não esteja a comer. Vai ter companheiros?

 

Mais duvidas é só colocar.

 

Com que peixes se pode manter raias?

pa que preco vao?

qual o tamanho minimo de aqua?

pode se fazer plantado?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que peixes se pode manter raias?

pa que preco vao?

qual o tamanho minimo de aqua?

pode se fazer plantado?

 

Bom dia.

 

Para começar deves ler este tópico. Creio que encontrarás as repostas a quase todas as tuas perguntas.

 

De qualquer modo as raias devem ser mantidas com todos os peixes que não lhes caibam na boca e com todos os peixes que não lhes façam mal.

 

O preço varia muito da espécie. Podem ir dos 50€ aos 2.000€ e mais, dependendo da raridade e da qualidade.

 

Um aquário de 160cm por 60cm já deverá ser suficiente para manter as espécies que em adulto ficam mais pequenas que serão as Scobina, Hystrix ou Reticulatus. Atenção porque estas medidas são as minimas. Pode acontecer que algum exemplar possa crescer mais do que é normal.

 

Quanto ao plantado é possivel, mas terão que ser usados alguns truques para prender bem as plantas ao substrato. Se não as plantas serão arrancadas, não que as raias as comam, mas sim pela sua forma de nadar e pelo facto de remexerem a areia à procura de alimento.

 

São animais lindissimos, que requerem aquários de alguma dimensão. Mas o prazer de ver uma animal destes a "voar" pelo aquário é enorme.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena actualização das minhas Leos e Pearls

 

DSC02292.jpg

DSC02307.jpg

DSC02316.jpg

DSC02328.jpg

 

As minhas Leos estão a crescer bem. O macho anda sempre mais escondido.

DSC02345.jpg

DSC02346.jpg

 

As Pearl estão uma maravilha. Como é caracteristica desta espécie, são as primeiras a ir comer. É engraçado que já se nota uma evolução no padrão.

DSC02367.jpg

DSC02372.jpg

DSC02381.jpg

DSC02383.jpg

 

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caros amigos

 

Aqui ficam umas fotos da minha, já bem desinibida e a comer de tudo.

Acho que é uma fêmea, os mais entendidos que o digam.

 

peixes60065.jpg

peixes60064.jpg

peixes60063.jpg

peixes60062.jpg

 

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A distinção entre machos e fêmeas é muito simples. Os machos apresentam 2 gonopódios, tal como nos tubarões, um de cada lado da união do disco à cauda.

 

mpimentel aqui onde estou não vejo fotos, mas quando chegar a casa vou dar uma vista de olhos. Já agora, parabéns pela nova aquisição. Já sabes, muita comidinha, várias mudanças de água para controlar a amónia e terás um animal para 20 anos.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos é um pouco dificil de perceber, mas parece uma fêmea.

 

Dá para perceber que está bem alimentada e de boa saúde, visto que come bem.

 

Mais uma vez boa sorte e vai colocando umas fotos para vermos a evolução da bicha.

 

Qualquer duvida que surja vai perguntando.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais