The Land of Kattegat


metaleiro

Recommended Posts

The Land of Kattegat

Data de Montagem: 20/05/2016

Aquário: 80x40x40 8mm Ultra-Claro GAD

Iluminação: Chihiro's Series A601 - 39W 5800LM

Filtragem: Fluval 306

Aquecimento: Aquecedor Externo Hydor ETH300W

CO2: Pressurizado com reactor

Outros equipamentos: Chihiro's Doctor algae sterilizer SUPER

Fertilização: ...

Substracto: Ocean Free Aqua Gro Soil

Hardscape: Seyriu Stone

Fauna: ...

Flora: Micranthemum "montecarlo".

Observações: Dry Start Method

Editado por metaleiro

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a primeira vez que aplicas esse método?

Eu fi-lo no meu.

A diferença é que tinha um celofane a cobrir para acumular mais CO2, mas com uma ligeira abertura para existirem trocas gasosas.

Fiz assim porque me indicaram.

E de vez em quando pulverizava as plantas com um pouco de água.

Optei por este método para que as plantas de tapete começassem a ganhar raíz.

 

Cumps,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai ficar repetitivo. Apenas rocha e uma planta parece-me demasiado simplista. Vou seguir para ver como vais fazer o método Dry-start. Em breve irei montar um plantado e estava a pensar iniciar assim com 2 plantas tapete e alguns pés de staurogyne e reinickii mini.

Obrigado pela partilha e boa sorte para a montagem.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a primeira vez que aplicas esse método?

Eu fi-lo no meu.

A diferença é que tinha um celofane a cobrir para acumular mais CO2, mas com uma ligeira abertura para existirem trocas gasosas.

Fiz assim porque me indicaram.

E de vez em quando pulverizava as plantas com um pouco de água.

Optei por este método para que as plantas de tapete começassem a ganhar raíz.

 

Cumps,

 

José

Boas José

 

Sim é a primeira vez. Quando tirei a foto ainda não tinha colocado o celofane. Foi tirada imediatamente a seguir de plantar.

Sim isso mesmo.

Tenho dois cantos um pouco abertos para haver trocas gasosas.

Vamos ver se resulta ;)

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai ficar repetitivo. Apenas rocha e uma planta parece-me demasiado simplista. Vou seguir para ver como vais fazer o método Dry-start. Em breve irei montar um plantado e estava a pensar iniciar assim com 2 plantas tapete e alguns pés de staurogyne e reinickii mini.

Obrigado pela partilha e boa sorte para a montagem.

 

Bruno Soares

Boas Bruno.

A minha ideia era mesmo fazer um layout simplista mas ao mesmo tempo não simplista assim.

Mais tarde quando tiver o tapete formado vou pensar se coloco tipo Staurogyne junto as pedras ou algo do genero, mas tudo plantas rasteiras.

Agora a prioridade é ver o tapete a crescer :)

Hope so.

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

  • Votar + 1

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo. Já vi um layout parecido e como apenas tinha 2 plantas tapete, se não me engano era Glosso e Cuba, e sinceramente não gostei.

Mas como a Staurogyne se dá bem em Dry poderias colocar logo de inicio (mas isso digo eu, são bitaites, sabes como é, opiniões).

Espero que vás pondo umas fotos para poder acompanhar o desenvolvimento. Há sempre novas teorias e ver alguém por em prática é uma oportunidade para aprender mais qualquer coisa.

Neste momento tenho uma cultura emersa de algumas plantas que penso utilizar na próxima montagem e como está apenas no inicio pode servir para conseguir tirar melhor proveito do que tenho.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha mais um valente... Isso de dry start comigo ia dar em doido, devia ficar umas horas sem água só.

Eu gosto muito de como está a montagem, imagino que venha a ficar bastante zen.

Vai pondo fotos.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao princípio não convém ter isso muito tempo aceso. Talvez umas 4 horas seja suficiente, mas vamos ver o que diz o pessoal.

 

Não achas esses lumens em demasia?

Claro que é uma questão de equilibrares com o CO2 e fertilização, mas não convém teres fauna de águas com pouca luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Percebo. Já vi um layout parecido e como apenas tinha 2 plantas tapete, se não me engano era Glosso e Cuba, e sinceramente não gostei.

Mas como a Staurogyne se dá bem em Dry poderias colocar logo de inicio (mas isso digo eu, são bitaites, sabes como é, opiniões).

Espero que vás pondo umas fotos para poder acompanhar o desenvolvimento. Há sempre novas teorias e ver alguém por em prática é uma oportunidade para aprender mais qualquer coisa.

Neste momento tenho uma cultura emersa de algumas plantas que penso utilizar na próxima montagem e como está apenas no inicio pode servir para conseguir tirar melhor proveito do que tenho.

 

Bruno

Boas Bruno

O meu propósito é mesmo ficar simplista, meio Zen. Mais tarde é que se achar demasiado simplista junto Staurogyne repens ou alguma planta do género.

Agora a prioridade é mesmo ver se a montecarlo cresce bem :)

Vou tentar colocar foto assim que se notar diferença no crescimento.

O processo é relativamente fácil, o difícil é ter que se esperar para encher xD

 

Olha mais um valente... Isso de dry start comigo ia dar em doido, devia ficar umas horas sem água só.

Eu gosto muito do

E como está a montagem, imagino que venha a ficar bastante zen.

Vai pondo fotos.

Boas Ignace

Sim isso é verdade. A questão da espera é o que mais custa neste processo mas se der bom resultado vale bem a pena :)

Vou tentar ir actualizando com regularidade.

Obrigado

 

Vou acompanhar com bastante interesse esta montagem.

Até porque vou comprar uma calha igual. Sei que é cedo, mas já tens alguma opinião?

Boas testum

Vou tentar actualizar com frequência.

Quanto à calha, em termos de iluminação é simplesmente espectacular. Acredito que seja uma boa opção, mas só o tempo o dirá :)

 

 

 

Ao princípio não convém ter isso muito tempo aceso. Talvez umas 4 horas seja suficiente, mas vamos ver o que diz o pessoal.

 

Não achas esses lumens em demasia?

Claro que é uma questão de equilibrares com o CO2 e fertilização, mas não convém teres fauna de águas com pouca luz.

Boas Bringer

Neste momento tenho a luz com 12h ligadas, e mais 2 candeeiros apontados para lá.

No dry start method convém aumentar a luz para que a taxa de crescimento das plantas aumente, pois não há perigo de crescer algas.

 

Ainda estou a ponderar se será necessário comprar mais uma calha igual e utilizar duas.

Só com o tempo vai ser possível saber.

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No dry start method convém aumentar a luz para que a taxa de crescimento das plantas aumente, pois não há perigo de crescer algas

 

 

Com a condicionante que tens CO2 com fartura.

 

Estou a gostar de ver.

Força nisso!

Quanto aos lumens está precisamente no ponto. Praticamente 50 Lumens / litro. Para a quantidade de CO2 disponivel está fixe.

Só tenho duvidas em relação a uma coisa.

 

Já fiz um tapete de MC (não por este metodo) e depois introduzi precisamente a Staurogyne e não vingou.

 

Tive que arrancar pedaços de MC para extrair tambem a raiz dessa zona e só depois com espaços abertos no substrato e á segunda plantação de Stau a coisa resultou.

 

É daquelas coisas que não percebi bem porquê..

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma planta que gosto de ver e que faz sempre um contraste muito bom é a Alternanthera Reinickii Mini.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

Passados 11 dias apesar de ter bastantes rebentos novos, não me esta a correr pelo melhor.

O aquário aquece bastante, e tenho muitas plantas que cozeram, pois aquilo como faz efeito estufa aquece-me facilmente aos 30°c nos dias com mais calor.

Já tentei com ventoinhas e tal mas não tive muito sucesso a baixar a temperatura.

Vou continuar assim até domingo, se entretanto não vir evolução troco pelo velho método :) água lá para dentro xD

Amanhã vou colocar algumas fotos.

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje que não é dos dias mais quentes o interior do aquário atinge os 30ºc :(

Acho que vou ter mesmo que encher para não perder o resto das plantas.

Vejam a diferença das plantas que estão submersas e as que estão emersas nas fotos.

 

DSC_0487_zpsriizwcop.jpg

 

DSC_0488_zpspbh79g1a.jpg

 

DSC_0489_zpszye6rlmu.jpg

 

DSC_0491_zpsooj2svka.jpg

 

DSC_0493_zpsgssoj2e9.jpg

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

DIA 19

 

Já com o aquário com água, a montecarlo não se estava a aguentar com aquelas temperaturas.

Este Lily Pipe de inflow com skimmer está apenas provisório. Não gostei de o ver no aquário.

De resto é ver se consigo fazer o tapete.

Adicionei Limnobium, uns Planorbis corneus azul e uns yunnanilus sp. rosy para me ajudarem no ciclo e a manter o aquário sem algas :)

Aqui vão umas fotos:

 

DSC_0605_zps1qsl7pjd.jpg

 

DSC_0607_zpslo4k4pv7.jpg7

 

DSC_0608_zpsbvwcdp98.jpg

 

DSC_0609_zpsnly5mrvo.jpg

 

DSC_0621_zps7pypwxes.jpg

 

DSC_0618_zpsnegfr33u.jpg

 

DSC_0629_zpsw1lam412.jpg

 

DSC_0636_zpsc3q5izpm.jpg

 

DSC_0638_zpsyo1axfdi.jpg

 

DSC_0632_zpsylsxva4z.jpg

  • Votar + 2

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O método dry start é muito complicado não na sua fase inicial mas na passagem de emerso para imerso.

O problema do calor é que foi chato, ainda por cima com LEDs, imagino se fosse com t5!

Quanto ao hardscape gostei da colocação das pedras, apenas tinha subido mais o monte da direita, assim está muito linear. Mas recuperas se plantares umas plantas maiores no canto direito...

De resto está muito bom e vou acompanhar para receber o teu feedback dos equipamentos que usaste.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

O método dry start é muito complicado não na sua fase inicial mas na passagem de emerso para imerso.

O problema do calor é que foi chato, ainda por cima com LEDs, imagino se fosse com t5!

Quanto ao hardscape gostei da colocação das pedras, apenas tinha subido mais o monte da direita, assim está muito linear. Mas recuperas se plantares umas plantas maiores no canto direito...

De resto está muito bom e vou acompanhar para receber o teu feedback dos equipamentos que usaste.

Obrigado António.

Sim de facto não foi nada fácil o dry start.

Tentei mas não deu.

Espero que cresça bem imerso na mesma, vou fazer por isso :)

 

O que querias saber em relação aos equipamentos?

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

boas,

 

está muito bom, eu gosto e vou tentar acompanhar.

 

cumps,

Obrigado A. Ferreira.

Vou tentar manter sempre actualizado :)

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

  • Votar + 1

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero saber a tua opinião quer sobre o substrato quer sobre a calha :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero saber a tua opinião quer sobre o substrato quer sobre a calha :)

Até agora o substrato acho simplesmente brutal.

É super leve, tem bons nutrientes, e segura bem as plantas. Fiquei bastante contente com ele e tem boa relação qualidade/preço.

 

Em relação à calha adoro a luz dela, ilumina mesmo muito bem. Vamos ver o efeito nas plantas.

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

No meu caso optei pelo dry start por receio que as plantas de tapetes começassem a flutuar, e assim ganhavam alguma raíz antes de colocar a água.

Sim é verdade. Foi como eu.

Mas o tempo que tive em dry start deu para as plantas enraizarem.

 

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.