Raias


severum

Recommended Posts

  • Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Então mpimentel, como é que está a correr a tua experiência com a raia?

 

Olá

 

A raia está optima. Realmente a porcaria que ela faz é enorme.

Vou ter de tirar o fundo 3D, porque é muito dificil manter aquilo limpo. Estou a fazer 2 TPA's por semana.

Estou a ganhar coragem para mexer no aqua. Para tirar o fundo 3D, não posso ter a raia dentro do aquario. Se vieres a Coimbra diz, sempre ajudas.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A raia está optima. Realmente a porcaria que ela faz é enorme.

Vou ter de tirar o fundo 3D, porque é muito dificil manter aquilo limpo. Estou a fazer 2 TPA's por semana.

Estou a ganhar coragem para mexer no aqua. Para tirar o fundo 3D, não posso ter a raia dentro do aquario. Se vieres a Coimbra diz, sempre ajudas.

Um abraço

mpimentel

 

Pois, deves continuar com as TPA's. Mas está sozinha ou tem companhia?

 

Tão depressa não deverei ir a Coimbra, mas se for avisarei.

 

Sim, terás que a tirar do aquário para remover o fundo, que por sinal é bem louco. Se o aquário não for muito grande, para manter raias, convem que tenha o menor número de coisas dentro. Quanto mais amplo melhor. Convem que a entrada para o filtro esteja o mais baixo possivel. Como elas andam sempre a revolver o areão a porcaria acaba por ir lá parar.

 

Que lhe tens dado como alimento?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, deves continuar com as TPA's. Mas está sozinha ou tem companhia?

 

Tão depressa não deverei ir a Coimbra, mas se for avisarei.

 

Sim, terás que a tirar do aquário para remover o fundo, que por sinal é bem louco. Se o aquário não for muito grande, para manter raias, convem que tenha o menor número de coisas dentro. Quanto mais amplo melhor. Convem que a entrada para o filtro esteja o mais baixo possivel. Como elas andam sempre a revolver o areão a porcaria acaba por ir lá parar.

 

Que lhe tens dado como alimento?

 

Abraço

 

Olá

 

A raia está sozinha no aquario.

Tenho-lhe dado, como alimento, umas pastilhas da JBL e dou-lhe também a mistura caseira que tenho para os discus. Ela come bem.

Neste momento não tenho muito tempo, queria ver se fazia uma comida com o que tu me aconselhas-te.

Logo que me seja possivel coloco novas fotos.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lá fiz mais uma das minhas loucuras.

 

Consegui arranjar un casalito de Scobinas e comprei um casal de Henleis. Enfim mais uma loucura.

 

Aqui estão umas fotos das meninas já a comer.

 

DSC03986.jpg

DSC03974.jpg

DSC03954.jpg

DSC03958.jpg

DSC03960.jpg

DSC03966.jpg

DSC03968.jpg

DSC03970.jpg

DSC03975.jpg

DSC03976.jpg

DSC03978.jpg

DSC03980.jpg

DSC03981.jpg

DSC03982.jpg

DSC03983.jpg

DSC03984.jpg

DSC03987.jpg

 

Eu sei que são muitas fotos e a qualidade não é a melhor, mas julgo que ninguém se importa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que não há comentários às minhas novas meninas deixo aqui uma lista das que possuo e um pedido ao Pai Natal (pode ser que me ajude).

 

As que tenho:

 

- 1*1 Leopoldi

- 1*1 Henlei

- 1*1 Scobina

- 1*1 Motoro

- 2*0 Pearl

 

Ainda queria arranjar

 

- uma fêmea Leopoldi

- uma fêmea Henlei

- um casal de Scobinas

- 2 fêmeas Pearl

 

Mas é muito complicado descobrir criadores de qualidade na Europa e conseguir trazê-las para Portugal. Só eu sei o sofrimento que tem sido.

 

Ainda me falta uma espécie, que é a P14, para ter e tentar reproduzir todas as espécies de raias pretas. Mas os preços para esta espécie são mesmo proibitivos (o que não quer dizer que para as outras não sejam :D ), para além do facto de ser muito dificil de arranjar.

 

Se algum de vós souber de alguma coisa que me possa ajudar, agradeço.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas Gil... grande colecção! Tenta reproduzir as scobinas que daqui a uns tempos talvez te fique com um casalito! :D

 

Com um investimento desses eu cá punha-as no seguro!;)

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Pois eu tenho um macho Potamotrygon Motoro, estou a tentar arranjar pelo menos uma fêmea, e gostava de partilhar experiências com alguém que possua alguma, ou de saber se alguém viu alguma por aí à venda.

 

Um abraço

 

Na loja mundo animal em coimbra já as vi a venda e na loja de animais do Forum coimbra também, não sei é se era essa espécie! Penso que eles por encomenda te conseguem arranjar! Experimenta falar com eles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

 

Posso dizer que estou cada vez mais apaixonado por este mundo das raias.

 

Segundo alguns conhecedores estas já estão a substituir as arowanas nos mercados asiáticos :?

 

As Scobinas, que adquiri apenas por ficarem com um tamanho aceitável para aquários mais pequenos, surpeendem-me a cada dia que passa. Super activas e inteligentes.

 

São bichos fascinantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá estou eu de novo com as minhas aventuras.

 

Visto necessitar do espaço e querer provar que é possivel manter estes animais na minha estufa, resolvi mudar a meu macho Motoro. Tarefa complicada pois o animal está grandote.

 

Passemos já à pesca.

 

DSC04236.jpg

 

Tive que a apanhar pelo rabo pois não cabia na minha rede.

 

Com uma toalha, por causa do espigão, lá a apanhei.

 

DSC04237.jpg

 

Com a confusão ainda deu um passeio ao lado do seu transporte :(

 

DSC04238.jpg

 

O espigão, como é normal, ainda ficou preso na toalha

 

DSC04240.jpg

DSC04241.jpg

DSC04242.jpg

DSC04244.jpg

 

mas tudo correu bem

 

DSC04247.jpg

 

Para mim é um belo animal.

 

E lá seguiu para a sua nova morada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só hoje li este tópico e devo dizer que fiquei fascinada. Primeiro porque não tinha a minima ideia de que se mantinham raias como animais de estimação, e depois porque são mesmo lindissimas. Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só hoje li este tópico e devo dizer que fiquei fascinada. Primeiro porque não tinha a minima ideia de que se mantinham raias como animais de estimação, e depois porque são mesmo lindissimas. Parabéns!

 

Estamos sempre a aprender :lol:

 

É verdade, são animais fascinantes. Ainda por cima têm a vantagem de ser de água doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois bem. Aproveito o facto de estar em casa para actualizar este tópico com fotos das minhas meninas.

 

Aí estão elas ::D:

 

Henleis

DSC04518.jpg

DSC04533.jpg

DSC04556.jpg

DSC04560.jpg

 

Leopoldis

DSC04547.jpg

DSC04548.jpg

DSC04555.jpg

DSC04557.jpg

 

Scobinas

DSC04535.jpg

DSC04558.jpg

 

Pearls

DSC04521.jpg

DSC04525.jpg

DSC04529.jpg

DSC04534.jpg

DSC04545.jpg

 

e a confusão

DSC04530.jpg

DSC04538.jpg

DSC04546.jpg

DSC04571.jpg

 

Estão lindas, não estão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[ola viva

 

belos izemplares que ai tens pelo que alguns amigos meus brasileiros me disseram o IBAMA ja deu aotorização para se poder comercilizar estes bichos outra ves é um sinal que se vai voltar a ver outra ves a comercializar estas beldades

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ganda coleção !!!! tens algumas na tua estufa???

 

secalhar tambem vou arranjar uma!!! acho um bixu brutal

 

 

Cumps

LuisNobre

 

Sim, tenho um casal de Motoros.

 

São bichos fantásticos, mas investiga muito antes de comprares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[ola viva

 

belos izemplares que ai tens pelo que alguns amigos meus brasileiros me disseram o IBAMA ja deu aotorização para se poder comercilizar estes bichos outra ves é um sinal que se vai voltar a ver outra ves a comercializar estas beldades

 

Obrigado.

 

Não me parece que essa informação seja fidedigna. A ver vamos. Era bom que aparecessem exemplares selvagens destas espécies no nosso mercado, mas não acredito. Mesmo que se venham a comercializar, serão absorvidas pelos mercados asiáticos, americano e por alguns paises do norte da Europa. Para tristeza de todos nós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais