Raias


severum

Recommended Posts

  • Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

apesar da minha estar magra como ja foi visto por ti...em foto...vejo-a a comer as minhocas que lhes deito e as larvas vermelhas, artemia congelada acho que ainda nao ou nao come mesmo disso...a partir de sabado sei que ele vai comer mais e bem melhor....eu desconfio que ele ja ccome raçao ou seja granulado....ao deitar granulado perto dele desloca-se para la...ja tem nome...napoleão..

 

HPIM1844.jpg

 

e agora um video..

 

th_HPIM1846.jpg

 

Só agora é que estou a ver isto.

 

Elas comem artémia sim. Portanto vai insistindo.

 

O Napoleão já come a camarinha? Espero que sim pois é um dos seus alimentos preferidos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho as raias magnificas, mas espaço confortável para elas é difícil de arranjar aqui em casa.

Por isso pergunto: qual a espécie de raia mais pequena que conhecem? (a ver se ainda posso ter esperanças :rainbowafro: )

 

Segundo as minhas investigações a Scobina é a espécie que fica mais pequena. Não me parece que encontres facilmente.

 

As mais comuns e que ficam mais pequenas são as Recticulatus que ficam com cerca de 45cm de diametro (mais coisa menos coisa). Para atingirem estes tamanhos demoram alguns anos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a possibilidade de poder adquirir mais uma ou outra especie de raia gostava de saber se tem problema em juntar duas especies diferentes?

 

Não tem problema nenhum. Só tens que ter cuidado pois elas hibridizam, há quem goste, eu pessoalmente não gosto. Depois há espécies mais agressivas a comer que outras. Mas já são espécies menos comuns.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Então pessoal? Ninguém adquiriu raias entretanto?

 

Cumps

 

Eu não (com muita pena minha), o meu aqua é de 1m por 30cm... as raias iam ter dificuldade sequer para dar a volta. ::D::(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não (com muita pena minha), o meu aqua é de 1m por 30cm... as raias iam ter dificuldade sequer para dar a volta. ;):crazyeyes:

 

Esse aquário daria, no caso de adquirires raias pequenas (5 ou 6cm, têm aparecido várias por aí e bem bonitas), para um ano. A partir daí teria que ir para um bem maior.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário daria, no caso de adquirires raias pequenas (5 ou 6cm, têm aparecido várias por aí e bem bonitas), para um ano. A partir daí teria que ir para um bem maior.

 

Cumps

 

 

Pois mas neste momento não dá para ter aquários maiores...e não gosto da ideia de ter o bicho só enquanto é pequeno para despachar quando ele for grande e ainda mais espectacular banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho um aquário à venda com todo o equipamento. Caso não o venda gostava de saber se posso colocar lá uma raia? As medidas são 120X60X75, tem 485 litros de água uteis. Os filtros que tenho são um eheim 2080 e um fluval 405.

Penso que é capaz de ser um bocado alto para a raia. Elas ficam bem sozinhas ou gostam de companhia? Quais os parametros ideais para uma raia?

Vi uma motoro linda na Aquaplante e fiquei entusiasmado.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho um aquário à venda com todo o equipamento. Caso não o venda gostava de saber se posso colocar lá uma raia? As medidas são 120X60X75, tem 485 litros de água uteis. Os filtros que tenho são um eheim 2080 e um fluval 405.

Penso que é capaz de ser um bocado alto para a raia. Elas ficam bem sozinhas ou gostam de companhia? Quais os parametros ideais para uma raia?

Vi uma motoro linda na Aquaplante e fiquei entusiasmado.

Cumprimentos

mpimentel

 

Bem, no meu post anterior "coloquei a carroça à frente dos bois". Já vi o post do Severum que me elucidou bastante.

Tenho de pensar melhor no habitat para ter uma raia.

Peço desculpa pelo post. Devia ter lido o que estava para trás.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Está lindo.

 

Não apanhaste nenhuma da barriguinha dele, ou ele não costuma 'voar' junto ao vidro.

 

Essas bolinhas amarelo-laranja na areia são caracóis?

 

Cumps,

João

 

Por acaso até costuma. Mas desta vez não apanhei a barriga, que já não é barriguinha, mas sim, barrigona. O bicho está enorme. Só visto. Mas anda desejoso de companhia feminina. Não há maneira.

 

És observadora. As bolas são uma espécie de Leca que estava no filtro e que escapou para o areão. Eu deixei ficar pois é mais uma área para fixação de bactérias.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculap lá mas não li o tópico todo, não sei se já conheces, mas se não ficas/m a conhecer porque é muito interessante

 

 

 

http://www.freshwaterstingray.nl/1Engels/Mega_tank.html

 

Abraços

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculap lá mas não li o tópico todo, não sei se já conheces, mas se não ficas/m a conhecer porque é muito interessante

http://www.freshwaterstingray.nl/1Engels/Mega_tank.html

 

Abraços

Luís Guerreiro

 

Sim, sim. É dos sites a visitar para quem interesse em raias.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Companheiro Severum a tua raia ao vivo é ainda mais bonita que nas fotos do post.......aproveito para te agradecer aqueles cinco quilitos................estive a ler este topico e estou quase tentado a colocar uma destas belezas no meu aqua dos oscares......mas o facto delas terem um espigão venenoso leva-me a pensar se isso não acabaria com os peixes................o que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro Severum a tua raia ao vivo é ainda mais bonita que nas fotos do post.......aproveito para te agradecer aqueles cinco quilitos................estive a ler este topico e estou quase tentado a colocar uma destas belezas no meu aqua dos oscares......mas o facto delas terem um espigão venenoso leva-me a pensar se isso não acabaria com os peixes................o que achas?

 

Vai acontecer precisamente o inverso. Os oscares vão matar a raia. Em aquários grandes podem manter-se raias com alguns ciclideos. Do que tenho visto, maioritariamente, Geophagus grandes, pois podem, se não forem suficientement grandes, ser comidos. Eu já fiz essa experiência. Coloquei uns Geophagus, que julguei serem grandes, e não eram. No dia seguinte não sobrou nem um.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas mesmo que os Oscares acabavam com a raia?? eu acho que não...desde que ela não fosse muito pequena...porque eles geralmente não chateiam os peixes que andam na vidinha deles, tipo plecos e bótias......alías agora estou a fazer uma experiencia introduzindo silver dollar's num outro aqua onde tenho oscares mais pequenos e tirando um silver que era pequenote e foi morto, os outros estão na boa..atentos mas na boa........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas mesmo que os Oscares acabavam com a raia?? eu acho que não...desde que ela não fosse muito pequena...porque eles geralmente não chateiam os peixes que andam na vidinha deles, tipo plecos e bótias......alías agora estou a fazer uma experiencia introduzindo silver dollar's num outro aqua onde tenho oscares mais pequenos e tirando um silver que era pequenote e foi morto, os outros estão na boa..atentos mas na boa........

 

O aquário é de que tamanho?

 

Se tiveres uma área muito grande, acredito que possam conviver pacificamente, se não for muito grande, os oscares vão chatear a raia de tal forma que a matam.

 

Poderás ter ainda um outro problema ao nivel da qualidade da água. Ambas as espécies poluem rapidamente a água o que te vai obrigar a aumentar o número de TPA's e ter muita atenção à filtragem.

As raias, quando pequenas, não sujam muito, mas com o crescimento a coisa vai piorando. E não te esqueças que, por norma, uma raia quando chega a adulta terá no minimo 25cm de diâmetro. Atingem facilmente os 45/50cm de diâmetro.

 

Depois terás que escolher a espécie. Das que aparecem no mercado as mais indicadas seriam as Motoro. São as mais resistentes, mas são as que atingem tamanhos maiores. As Recticulatus ficam mais pequenas, mas são muito mais sensiveis.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais