Raias


severum

Recommended Posts

  • Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...
severum, aonde é que arranjaste a tua raia?

 

Comprei numa loja que já não existe. Mas estás interessado em adquirir raias? Se estás envia-me pm.

 

A ter em atenção:

 

- Tamanho do aquário - Quanto maior a área, melhor para o animal. Não necessita de grande altura.

- A espécie por excelência para iniciados Potamotrygon Motoro.

- Muitas TPA's.

 

Isto é o básico.

 

Se precisares de mais dicas avisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostaria de saber o preço, e que parâmetros da água são requeridos por estes animais.

 

O preço depende da espécie. Pode variar entre os 75€ e os 3.500€ ou até mais.

 

O PH deverá ser inferior a 8. Não são muito esquisitas. Mais uma vez depende muito da espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Caros amigos,

 

gostava de saber se alguém tem ou teve raias de água doce e como as mantem ou mantinha. Alguém as reproduziu ou reproduz cá em Portugal?

 

 

 

Em Coimbra, na loja Shalon tem la varias a venda

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No passado fim de semana tinha duas na Petlandia (loja à entrada do Carrefour de Vila Nova de Gaia) com aí uns 10cm de diametro. Ainda perguntei ás moças que estavam a atender que raias eram e de que zona do globo, mas só me souberam responder: Malásia?!? Acho que são da Malásia. Custavam 50€ cada.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No passado fim de semana tinha duas na Petlandia (loja à entrada do Carrefour de Vila Nova de Gaia) com aí uns 10cm de diametro. Ainda perguntei ás moças que estavam a atender que raias eram e de que zona do globo, mas só me souberam responder: Malásia?!? Acho que são da Malásia. Custavam 50€ cada.

 

Obrigado. Sim devem ser reproduzidas na Malásia. O preço é óptimo. O problema é que vêm para lojas que não fazem a minima ideia como mantê-las e que as vendem à primeira pessoa que aparecer sem lhe saber explicar nada sobre elas. É uma pena.

 

Estou à espera de uma importação do Peru. Vamos lá ver se corre tudo bem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava só de ter uma duvida esclarecida. todas as especies tem esses espinhos venenosos na "cauda"???

 

só em tom de curiosidade.

porque acho que não era capaz de ter um animal que podesse fazer-me mal dessa forma..=x

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava só de ter uma duvida esclarecida. todas as especies tem esses espinhos venenosos na "cauda"???

 

só em tom de curiosidade.

porque acho que não era capaz de ter um animal que podesse fazer-me mal dessa forma..=x

 

Sim. Todas as raias têm um, ou mais, no caso de estarem a mudar de espigão, venenoso.

É preciso ter cuidado pois o veneno provoca uma dor insuportável com graves consequencias se não for tratado a tempo.

Claro que isto é sempre no pior cenário. É óbvio que é preciso ter cuidado mas elas só usam o espigão no caso de se sentirem ameaçadas tal como qualquer outro animal.

As raias, depois de devidamente adaptadas à sua nova vida, vêm comer à mão de quem as alimenta e deixando mesmo que sejam acariciadas. Têm uma pele impressionante e tão suave que vicia.

Há quem tenha outros animais que podem causar dano aos donos a começar nos cães e a acabar nas raias, passando pelos gatos, papagaios, piranhas, etc.. Basicamente qualquer animal pode causar danos ao humano, com maior ou menor grau. É tudo uma questão de bom senso e de cuidados para com os nossos animais de estimação.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, tens razao quando dizes que há muitos animais que podem ser perigosos..

 

 

mas eu acho k a parte de terem veneno me intimida.. mas n ha duvida k sao lindas..e desejo-t a maior sorte na reprodução desses bichinhos..banana rock

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, tens razao quando dizes que há muitos animais que podem ser perigosos..

mas eu acho k a parte de terem veneno me intimida.. mas n ha duvida k sao lindas..e desejo-t a maior sorte na reprodução desses bichinhos..:lol:

 

Sim, compreendo. Ao principio também me fazia confusão. Mas agora, depois de lidar com elas, a confusão foi-se.

 

Um dia ainda mudas de ideias quando as vires ao vivo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Visto que tenho tido algumas perguntas sobre estes bichinhos vou tentar aqui deixar algumas dicas do muito que tenho lido e experimentado, que podem e devem ser completadas por todos os que assim o desejarem.

 

- Antes de se adquirir uma raia de água doce dever-se-á ter em atenção que são animais que crescem muito, podendo, em idade adulta, atingir 1 metro de diâmetro, dependendo da espécie. Por este motivo se devem equacionar sempre, mas sempre, aquários com uma grande superfície. Em teoria um aquário com menos de 600l não será adequado para uma raia adulta.

 

- Ter sempre em mente que está a adquirir um animal potencialmente perigoso pois possui um, ou mais, espigões na cauda capaz de infligir danos graves.

 

- Na loja, antes da aquisição de uma raia, solicitar sempre que seja dada comida à mesma e verificar se esta a come. Se o animal não comer, não o adquira, pois não está saudável. Uma raia nunca nega comida.

 

- Tente sempre perceber a proveniência do animal. Teoricamente, se for um animal que nasceu em cativeiro, a adaptação à sua nova casa será bem mais simples.

 

- A adaptação à água do novo aquário deverá ser feita muito lentamente (quanto mais lento, melhor). O PH não é muito importante. Suportam um range muito alargado podendo até chegar aos 8.

 

- Depois de adaptadas à nova água é simples. Comida, comida e mais comida. São animais que não dizem que não a um bom camarão. De preferência comem peixes, camarão com casca (eu costumo dar camarinha), larvas vermelhas de mosquito, artémia, minhocas e caracóis aquáticos. É possível que haja mais alguma coisa mas neste momento não me recordo. Depois de adaptadas à sua nova casa poder-se-á fazer a adaptação às tradicionais comidas caseiras e alguns tipos de granulado.

 

- Companheiros num aquário de raias – Há pessoas que mantêm raias com outros animais aquáticos, por norma, animais de grande porte. Dependendo, mais uma vez, do tamanho do aquário, isto pode ser feito, mas há sempre o risco destas serem importunadas pelos outros habitantes, ou vice-versa, dependendo das espécies em causa. Não se esqueça que uma raia come sempre o que lhe couber na boca.

 

- Por experiência própria devo alertar para o facto dos termóstatos estarem protegidos, pois queimam o corpo das raias se estas entrarem em contacto com o vidro quente.

 

- Decoração do aquário – Cuidado com os objectos que possam cortar ou perfurar a pele sensível das raias. Quanto ao facto do aquário ter ou não areia de fundo existem várias teorias. Julgo que o facto de existir areia pode beneficiar estes animais pois no seu meio ambiente escondem-se nela. Para além de ser um meio para a manutenção de bactérias no aquário.

 

- Luz – Na natureza gostam de ambientes com pouca luminosidade caçando, sobretudo, durante a noite. Portanto não necessitam de grande luminosidade. Eu tento manter sempre plantas flutuantes para fazerem sombra.

 

- Amónia – A amónia, como todos sabem, é letal para todos os peixes. Quanto mais elevado o PH mais tóxica se torna. As raias produzem quantidades enormes de amónia devido ao seu sistema osmoregulador que evoluiu para que estas consigam sobreviver em água doce, visto que provêm do oceano. Devido a este facto, as raias não conseguem reter a ureia como a maioria dos peixes de água doce, o que faz com que sejam muito mais sensíveis à amónia. Assim sendo quanto maior o volume de água mais fácil se torna a sua manutenção.

Por este motivo as TPA’s são um factor crucial na manutenção destes bichos. Eu costumo fazer uma TPA, dia sim, dia não, de cerca de 10% do volume do aquário.

 

Todas estas dicas decorrem da minha experiência e da pesquisa que tenho feito.

Espero com isto elucidar um pouco mais os futuros possuidores destes animais para que antes de os adquirirem possam saber exactamente o que estão a fazer, para que não tenham dissabores mais tarde e possam desfrutar destes magníficos animais.

Mais uma vez solicito que se tiverem mais a acrescentar, concordando ou não com o que escrevi, que o façam, para que possamos evoluir no conhecimento destas espécies pouco divulgadas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas vi este topico relacionado com raias. pois eu tambem adquiri uma raia e apenas a vi a querer comer minhocas!a colocar-se debaixo do resto das comidas, mas aqui se esta a minha duvida ela come mesmo as minhocas ou ela "chupa" parte da minhoca e deica o resto?eu dou tambem granulado de fundo e larva de mosquito vermelha e tambem artémia estou no caminho certo ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas vi este topico relacionado com raias. pois eu tambem adquiri uma raia e apenas a vi a querer comer minhocas!a colocar-se debaixo do resto das comidas, mas aqui se esta a minha duvida ela come mesmo as minhocas ou ela "chupa" parte da minhoca e deica o resto?eu dou tambem granulado de fundo e larva de mosquito vermelha e tambem artémia estou no caminho certo ou nem por isso?

 

Comunicámos por mp, mas fica aqui resposta a estas questões.

 

Elas comem a minhoca inteira. Não costuma sobrar nada. É bom ela comer granulado. Não é fácil habituá-las, mas consegue-se. Tem atenção, pois pode colocar na boca e depois cuspir. Verifica bem se come.

 

Como te disse deverás dar camarão com casca. Atenção às TPA's (amónia) e cuidado com os outros habitantes do aquário. Atenção à protecção dos aquecedores.

 

Já sei que é um macho Recticulatus e desejo-te muito boa sorte.

 

Qualquer duvida é só perguntar que eu tento ajudarno que souber.

 

Penso que para já é tudo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado desde ja...vou procurar entao os alimentos e afins, é sempre bom saber que existe mais malta a ter desta especie... eu tenho a minha a pouco tempo 2 semanas acho...ele esta a adptar-se bem acho... anda muito pelas paredes do aquario sobe as vezes o limite da agua é normal? e é normal encostar-se ou pelo menos parece estar colar ao vidro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado desde ja...vou procurar entao os alimentos e afins, é sempre bom saber que existe mais malta a ter desta especie... eu tenho a minha a pouco tempo 2 semanas acho...ele esta a adptar-se bem acho... anda muito pelas paredes do aquario sobe as vezes o limite da agua é normal? e é normal encostar-se ou pelo menos parece estar colar ao vidro?

 

Sim o comportamento é normal. Enquanto ela comer está tudo bem. Há umas que ficam quietas e enterradas na areia e outras que não param. Já tive dos dois géneros.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar da minha estar magra como ja foi visto por ti...em foto...vejo-a a comer as minhocas que lhes deito e as larvas vermelhas, artemia congelada acho que ainda nao ou nao come mesmo disso...a partir de sabado sei que ele vai comer mais e bem melhor....eu desconfio que ele ja ccome raçao ou seja granulado....ao deitar granulado perto dele desloca-se para la...ja tem nome...napoleão..

 

HPIM1844.jpg

 

e agora um video..

 

th_HPIM1846.jpg

Editado por filipegomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho as raias magnificas, mas espaço confortável para elas é difícil de arranjar aqui em casa.

Por isso pergunto: qual a espécie de raia mais pequena que conhecem? (a ver se ainda posso ter esperanças cabecadura )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais