Gabon River


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

Venho aqui mostrar a minha mais recente montagem. Desta vez tentei simular um biótopo da África Ocidental, mais precisamente um rio do Gabão.

Ainda falta acrescentar Eleocharis acicularis e talvez uma Anubia heterophylla, para além dos bolbos da Nymphaea rebentarem,mas de um modo geral, este vai ser o seu aspecto. Tenho ideia que nem toda agente vai gostar do aquário, mas eu gosto, e acho que é um biótopo pouco recriado em aquariofilia (assim de repente, aqui no fórum, só me lembro de um aquário do aquaben), o que lhe dá uma certa originalidade.

Quanto à fauna, estão lá 7 Aphyosemion australe (um grande obrigado ao Luis Leal), e ainda tenciono colocar umas 3 Neritinas natalensis e um casal de Kribs (para quando os aphyos crescerem mais). As ampulárias são do amazónico, só as meti lá para me limparem aquilo.

 

Comentem...

Image3-1.jpg

 

 

Quando estiver tudo completo actualizo e nessa altura coloco o setup

cumps

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, eu também gosto. Acho que está bem conseguido, depois coloca o set up e as fotos dos novos habitantes.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está interessante. Com o tempo vai ficar ainda melhor :?:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Gosto muito :?: , também eu sou apaixonado por biotopos. É pena verem-se tão poucos aqui pelo forum.

 

Quando colocares os peixes isso vai logo ficar com outra cor, e muito bonito. A aciculares acho que se calhar vai estragar isso um pouco, eu deixava ficar como está.

 

O biotopo dos killies não deveria ser com um substrato escuro a imitar matéria vegetal morta e as águas muito ácidas?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pelos comentários. tenho mesmo de colocar um fundo, vou ver se trato disso hoje. Vou meter uma cartolina preta.

Zeneo, acho que tens razão quanto à acicularis, a ideia era metê-la apenas nos cantos mas é capaz de não se enquadrar. Mesmo assim vou experimentar e se não gostar tiro-a. Quanto ao substracto para os killies, não sei mesmo. Onde pesquisei acerca deste biótopo não tinha muito informação em relação a isso, dizia apenas que o fundo devia ser escuro mas não referia a natureza. Ainda vou decidir se meto folhas secas com fiz no amazónico ou não.

Infelizmente ando muito ocupado e não tenho praticamente tempo nenhum para inventar coisas novas. Este aquário está montado há um mês, mas só há uma semana é que teve luz e filtro, pois não tive tempo para montar uma calha e para arranjar o filtro que estava estragado.

Espero ter novidades em breve

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joao, ta muito fixe o aqua e original por ser um biotopo. Qualquer dia aventuro-me em fazer um biotopo. Mas agora quero dar prioridade ao nano salgado. lol

Não te esqueças de ir actualizando.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Um biótopo é uma coisa que me dá gozo fazer, especialmente estes pouco vistos, pois obriga a pesquisar e aprender algumas coisas sobre o habitat natural dos peixes. Para além de que te desafia a contornar algumas carências como por exemplo a disponibilidade de plantas para este biótopo. Para além das anúbias, as outras não são muito fáceis de encontrar e foi-me difícil conseguir preencher espaço com elas (sem equinodorus e plantas de caule). Uma coisa que tenho pena é não haver nenhum musgo africano disponível, que ia ficar bem nesses troncos.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, todo o trabalho de pesquisa é interessante, porque aprendemos sempre coisas novas acerca dos vários biotopos, e é esse o grande desafio, conseguir recriar o habitat natural de terminado sítio num aquario. É sempre díficil porque às vezes não se encontram as coisas que pretendemos, mas a inventar um bocadinho sempre se consegue chegar próximo do idealizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isto tem andado escasso de tempo para ir comprar o resto dos habitantes do aquário, por isso ainda só lá estão os Aphyosemion australe (que afinal são 8 e não 7).

 

Deixo aqui mais umas fotos, sem nada de novo a acrescentar

 

25-3.jpg

 

Image14.jpg

 

aphyo.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já há algum tempo que não actualizava este tópico. Entretanto fiz umas alterações na disposição dos troncos e acrescentei mais uns.

Tive 3 baixas na população de killies, um deles saltou para fora, e 2 morreram por razões que não consigo perceber. Agora tenho 1 macho Orange e 4 fêmeas.

Também lá pus um casal de kribensis esta semana, acho que já estão a criar, ou pelo menos já andam a limpar a toca, por isso não consigui tirar fotos.

Estão lá umas Amecas que pus para me tratarem de umas filamentosas e estavam a dar muito trabalho a apanhar por isso vou deixando-as por lá, apesar de não serem de África

 

 

Aqui ficam as fotos

 

19-6.jpg

 

19-6-2.jpg

 

E aqui uma coisa que nunca tinha visto. Tirei-a deste aquário e meti-a num nano da vodafone

 

pistia.jpg

 

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só agora é que vi este aquário... está mesmo espetacular! Ter uns killies ajuda na minha apreciação, mas fora isso está mesmo muito bonito.

 

Parabéns. :laugh:

 

Mete aí um update para a malta ver :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Estou bastante satisfeito com este aquário. Não dá trabalho nenhum e os peixes estão muito saudáveis. É pena é ter gasto muito dinheiro em troncos (e alguns deles foram oferecidos) o que me impossibilitou a compra de um solo como deve ser. Meti areia de rio e não ajuda muito com o pH. Acho que é por causa disso que ainda não consegui meter os killies a reproduzir, mas eu de killifilia não sei grande coisa. Os experts que opinem sff cabecadura

 

O casal de kribs já tem uma ninhada. Vi-os hoje pela primeira vez mas já nadam ligeiramente.

Agora só faltam os killies criar também no matagal de raízes de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que lá tenho. No habitat natural têm de usar mops naturais. Ainda não descobri se é nas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou na bolbitis heudeloti que eles desovam.Também se pode dar o caso de ser numa planta não disponivel comercialmente.

 

ceraunius, ao princípio estive para por uns barbos africanos, mas optei pelos killies e estou bastante satisfeito. A semana passada adquiri um trio de Epiplatys dageti monroviae e estou maravilhado com os bichos. São tímidos mas muito bonitos.

 

Em termos de updates, não há grandes diferenças do dia da foto para agora. A flor da anúbia abriu e as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] multiplicaram-se. De resto está igual.

 

Em breve tento por umas macros da fauna

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim o aquário é aberto. Tenho 2 troncos com 10 cm de fora. Até hoje só tive uma baixa por "salto para fora", mas na altura não tinha (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ainda.

 

Agora já não há esse risco. Para além disso a corrente à superfície gerada por dois filtros de mochila não lhes permite saltar com muita facilidade.

Podia tapar com uma rede, mas o efeito estético era completamente diferente e como com a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] nunca mais tive problemas, optei por deixar aberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes rulez... cabecadura

 

Desculpa o SPAM... dá gosto de ver filhos das nossas plantas (creio que sejam descendentes das que te dei).

 

E já agora, desculpa a preguiça de ir à procura, mas com o que é que estás a iluminar esse aquário? As fotos parecem-me excessivamente amareladas (4000 K, Coolwhite?).

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] das tuas sim senhor.

 

Crescem que se fartam, estou sempre a dar e a mandar fora quando ninguém quer.

 

A iluminação é 4000K. Mas o amarelo não é daí. O amazónico também é 4000K e não fica tão amarelado.

 

A cor é mesmo dos taninos que a água tem. Imagina chá vermelho...e tens uma idea da cor da água. mas até gosto de ver, dá um ar africano, e os peixes parecem gostar. Os kribs estão com umas cores muito vivas e as femeas de australe têm a barriga avermelhada, cmo nunca tinha visto.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou grande entendido em killies... apesar de os ter.

 

Com as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] talvez seja mais dificil de eles saltarem, mesmo assim podem saltar um dia.

Eu nunca entendi muito bem o que os faz meter ovos, de Aphy. australe gold tiro muito poucos e tenho que manter o casal separado porque o macho só dá tareia na miuda. Mas regra geral basta uma alteração num parametro da água para começarem a meter ovos (baixar a temperatura às vezes dá, eu costumo tê-los a 23º). Quantos às plantas para meterem ovos, qualquer uma com raízes expostas, ou parecido, dá.

 

Mas fora isso... parabéns pelo aquário. Até o substracto fica bem. A ver se consigo fazer parecido mas com fetos de java que é o que tenho disponível ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.