esta e para os entendidos


nunomart

Recommended Posts

pus uma questao ha dias sobre compatibilidade de discus com oscars , todos me dizeram que nao era viavel, pois eu ha dias vi numa casa de um dono de uma lojab de animais um aquario de 1000l de veras muito interessante ai vai

3 discus

2 blood parrot

3 escalares

1 borboleta africana

2 oscars co 20 a 25 cm cada

2 pacus ( piranha falsa ) como a chamam

2 beijadores

2 plecus um com 35 cm

1 plecus albino

3 coridoras

1 tubarao martelo com uns 25 cm

agora a parte engraçada e que sao-se todo lindamente ha mais de 3 anos

ai vai uma dica nao ha regra sem execçao. alem disso o aquario fica deveras fora do cumum e lindo.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois é, quanto maior o aquério menor a possibilidade de esses peixes stressarem, mas isso não quer dizer que os problemas não aconteçam... A excessão não faz a regra! Eu pessoalmente prefiro os aquários de biótopo, ou pelo menos, procurar peixes que tenham biotópos semelhantes e não misturar peixes de águas com correntes fortes e activos com o oposto. É uma questão de gosto.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia um colega aqui de forum que tinha cerca de 200 betas dentro de um unico aquario, de reduzidas dimensões façe ao numero de peixes.

Ele mantinha os peixes látemporariamente até os 'despachar'...

Pensam que eles se viravam uns aos outros?

Nada, não tinham nada (territorio) para defender...

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a confundir um pouco as coisas...Um discu destes que nos temos no aquario, é um 'pato sentado' para uma piranha, e um oscar faz o que quer dele.

No seu estado selvagem, os discus andam em cardumes de 30/50 individuos, e quando são atacados por, por exemplo, as piranhas, os maiores machos do grupo vão defender este (o grupo). Como armas têm o facto de agirem coordenadamente, e a barbatana dorsal, que pode facilmente abrir uma piranha ao meio!!!!

É claro que são atacados por estes (nomeadamente pelas piranhas), mas olhem que elas não o fazem de maneira leviana e impune, e pensam sempre duas vezes, só em ultimo recurso (muita fominha, quando o amazonas começa a descer e o alimento a escassear).

Isto só para terem uma ideia de que, nem tudo o que acontece na natureza é passivel de reproduzir em cativeiro...os nosssos discus, nada têm a ver com os seus 'avós' selvagens.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu por acaso também não gosto de grandes misturadas mas...

estámos a falar de 1000 lts, ou seja, espaço= sossego, até ao dia em que os oscares decidam embirrar com tudo.

Quando esse dia chegar, entre mortos e feridos algum há-de escapar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso das piranhas "pensarem" muito antes de atacarem um cardume de discus tem que se lhe diga, pois tal como referiste que os discus andam em cardumes de 30/50 as piranhas andam em cardumes bem maiores. E quando assim é, nada lhes escapa, discus, oscares, capivaras, vacas, aves... seja o que for...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso das piranhas "pensarem" muito antes de atacarem um cardume de discus tem que se lhe diga, pois tal como referiste que os discus andam em cardumes de 30/50 as piranhas andam em cardumes bem maiores. E quando assim é, nada lhes escapa, discus, oscares, capivaras, vacas, aves... seja o que for...

 

como referi, elas atacam...mas olha que se calhar, preferem 1º outros animais, e só depois os discus...pois sabem bem o que aquela dorsal pode fazer....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a ideia de que os oscares são perigosos essencialmente para peixes muito mais pequenos (porque os podem comer), de resto apesar de terem às vezes "excesso de personalidade" costumam ser tranquilos e relativamente sociaveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é impossivel estarem juntos, já vi algumas fotos de Oscares com discus e até peixes mais pequenos, é uma questão de os criares desde pequenos e teres sorte em apanhar um Oscar mansinho e uns Discus que não stressem facilmente. Depois tens o problema da qualidade da água... Os oscares sujam muito o aquario e os discus são mais sensiveis a essas mudanças. Por isso e apesar de ambos terem habitats comuns é que não se diz que sejam compativeis...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nesse aquário “parece mais um galinheiro, mas enfim), os únicos peixes que poderão vir a fazer mal aos discus são os plecus se um dia se lembrarem de provar o seu muco, depois não largam…e os Pacus quando chegarem aos 30-40cm e se esquecerem de lhes darem a paparoca…vão os discus, vão os escalares, e até os oscares vão ter problemas, mas para mim o maior problema desses discus vai ser mesmo os parasitas intestinais, de certeza que devem estar bem gordinhos…resta saber do quê…

Se tu dizes que isso é um aqua de exposição duma loja…eu imagino os conselhos que eles devem dar aos seus clientes…lindo, é dessas lojas que a aquarifilia precisa…o que vale é que existe aqui este fórum de amantes da aquariofilia para tentar remediar os erros aprendido com esses vendedores de “gado”, (e isto é sem ofensa para quem realmente negoceia gado).

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia um colega aqui de forum que tinha cerca de 200 betas dentro de um unico aquario, de reduzidas dimensões façe ao numero de peixes.

Ele mantinha os peixes látemporariamente até os 'despachar'...

Pensam que eles se viravam uns aos outros?

Nada, não tinham nada (territorio) para defender...

fausto

 

Essa questão dos Betta nao tem rigorosamente nada a ver com o território mas sim pelo simples facto de que, se um deles (e basta apenas um deles) atacar, todos os restantes lhe caiem em cima até o matarem. Por saberem disso é que num aquario cheio de Bettas machos nenhum se atreve a defende-lo...

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É chamada a "Salada Russa".......

 

e nem todos disseram que os Oscares não eram compatíveis com Discus, mas neste caso concreto, acho que é o dono do aquário que não é compativel com a aquariofilia. :twisted: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, e para além disso, então se formos a todos os pormenores, então o que dizer de que para além dessa misturada da América do sul com os do sudeste Asiático (Helostoma temmincki), ainda está lá um Pangasius sutchi (tubarão martelo) originário dos grandes rios da Tailândia. Eles vivem em cardumes numerosos, especialmente nas zonas onde existem rápidos nesses rios Asiáticos. São peixes extremamente nervosos o que não acontece com os vários peixes que estão nesse aquário. Mas como são 1000 litros o tal sr. da loja consegue manter os peixes.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos oscares se darem ou n com discus... num aquário pequeno é de todo impossivel, mas num aquário grande... penso que seja possivel, embora eu n arriscasse. Já vi, inclusivamente arowanas enormes com escalares e com discus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos oscares se darem ou n com discus... num aquário pequeno é de todo impossivel, mas num aquário grande... penso que seja possivel, embora eu n arriscasse. Já vi, inclusivamente arowanas enormes com escalares e com discus...

 

Para já, depende do que se designa pequeno ou grande. Eu diria que um aquário de 300 litros daria para albergar 2 ou 3 Discus e 2 Oscares adultos.

 

Arowanas, Discus e Altuns vivem todos no mesmo local, na Amazónia, assim sendo, estarão habituados, biologicamente, a conviver uns com os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderias incluir os oscares nesse local... amazonia

e 300 litros n é com certeza grande... nem para 2 oscares...

todos os que referi sao da amazónia, mas é sempre aquela questão de presa e predador...

se os mantiveres sempre bem alimentados, pode resultar... mas como já disse, eu não arriscava

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, depende do que se designa pequeno ou grande. Eu diria que um aquário de 300 litros daria para albergar 2 ou 3 Discus e 2 Oscares adultos.

 

Eu diria ainda que 300 litros é pequeno até para os oscares... Eu tinha apenas um oscar adulto num aquário de 250 litros e achava o espaço demasiado apertado para o animal... sem falar que o sistema de filtragem tinha de ser brutal! Oscares quero muito voltar a ter mas apenas quanto tiver um aquário de 500 litros para cima... Não digo que não seja possivel e até respeito que muitas pessoas os tenham nas ditas condições mas para mim não dá! São peixes muito grandes que mereçem bastante espaço :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer aquário comum é pequeno para um Óscar, Discu, Piranha, Jaguar, etc..

 

Quando estes animais estão habituados a viver nos maiores leitos do mundo, qualquer piscina é pequena para ele e isso não se discute.

 

Agora, pelo que sei, 100 litros para cada Oscar e 50 litros para cada Discu. Se forem 2 de cada dará os "tais" 300 litros.

 

Porque é que toda a gente se baseia na teoria para conseguir albergar os animais que quer te e depois, para contradizer, toda a gente usa a prática!

 

Sim, os Óscares não são da Amazónia. Então e as Piranhas??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó nunomart: O que eu não percebo é porque insistes em colocar questões sobre discus e óscares se não gostas das respostas que te dão. Queres convencer toda a gente a adoptar essa combinação? Esse tipo dos 1000 litros até pode ter lá enguias eléctricas com discus, se lhe apetecer. Não é isso que torna a sua opção mais correcta.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa conversa da convivência na natureza, então, deixa-me doente. Leões, hienas, leopardos e chitas também vivem todos na savana. Agora experimentem metê-los juntos numa jaula e vão ver o que dá...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Sim, os Óscares não são da Amazónia. Então e as Piranhas??????"

 

que queres dizer com isto? os oscares sao realmente da amazonia, assim como as piranhas.

desculpa estar a perguntar, mas n percebi mesmo o que querias dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o amigo pst so pus uma quetao se quiseres dar uma opiniao valida tudo bem.

senao ta mas e calado, nao me ensinas nada de aquarofilia so faço mergulho profissional ha mais de 12 anos entro no maior aquario do mundo aquase todos dias pessou 3 aquarios em casa um deles de aqua salgada 800l, outro no quarto do meu puto com 150l, e agora estava interessado num amazonico,

mas tava com algumas duvidas que qual ja fui ajudado pelo william ,nao es tu que me vens dar sermoes amigo ok

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais