240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Apesar de gostar do aquario como está, tambem preferia quando estava densamente coberto de alfaces e repolhos.

 

Mas penso que o que estás a pensar fazer é engorda-los mais um bocado e lá para o almoço de natal serves um peixinho (finges que é bacalhau) com natas!

banana rock

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Filipe que batotice!

 

Vê-se mesmo que meteste o Bruninho a bater no vidro do lado direito do vidro! :)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Filipe que batotice!

 

Vê-se mesmo que meteste o Bruninho a bater no vidro do lado direito do vidro! :)

Boas Bernardo,

 

Isso não se faz... contar o segredo, isso não! Nunca mais te digo nada...

Já viste se a moda pega?! Ainda começam a fazer putos com fartura só para baterem nos vidros para os Discos se mexerem :arrow:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Filipe, eras o melhor amigo do Cavaco! :crazyeyes:

 

Esta não percebi :crazyeyes: explica-me lá isso como se fosse um puto de 5 anos. cabecadura

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

FOS-GA-SE!

Vocês num bêm as noticias pá! bigsmile

 

http://dn.sapo.pt/2007/09/16/nacional/cava...stimulo_a_.html

 

love you

 

:ohmy: Vou já tratar de fazer o 2º... ou achas melhor esperar que eles passem 1º para o papel? :lol:

Quanto ás noticias, aqui por casa é mais Ruca, pocoyioco (ou lá como se escreve :-D) levo cada injecção...

Mas tu para lá caminhas... e depois vais ver o que é bom para a tosse :lol:

Mas mesmo assim, prefiro que ele veja a "macacada" do que ande com o estojo das pinças na mão e com os fertilizantes na outra!!! Ah pois é... o artista já quer fazer uns layouts!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Filipe.

Vou só comentar o que realmente percebo, digo eu.

 

Fertilizações - Andas a fertilizar de mais....há peixes que estão a ficar fluorescentes o que revela alguma reactividade.

 

Iluminação - Tens watts a mais o que se vê pelas "nabiças" de folha redonda...estão a ficar vermelhas.

Deves fundir metade das lampadas ou usares o protector solar do "puto".

 

Peixes - Que peixes são aqueles grandes...TÃO FEIOS????????!!!!!!!!

 

Um abraço.

JPM ;)

 

Ps-> Ricardo Diogo....ainda te daremos umas dicas sobre discus!

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GRANDE JPM,

Fertilizações - Andas a fertilizar de mais....há peixes que estão a ficar fluorescentes o que revela alguma reactividade.

 

Iluminação - Tens watts a mais o que se vê pelas "nabiças" de folha redonda...estão a ficar vermelhas.

Deves fundir metade das lampadas ou usares o protector solar do "puto".

Fluorescentes?! hum... deves estar com algum problema no monitor :crazyeyes:

Quanto ás folhas vermelhas, não é da luz! É da cenoura que vai na comida dos discos :mrgreen:

 

Peixes - Que peixes são aqueles grandes...TÃO FEIOS????????!!!!!!!!

São SAES... Crossocheilus siamensis :P;)

Aquelas coisas bonitas e redondas que vês no áqua são discos, sabes o que isso é? :lol:

 

Ps-> Ricardo Diogo....ainda te daremos umas dicas sobre discus!

Ele não gosta... temos de respeitar isso!!!

No dia que ele meter alguns no áqua dele... nunca mais vai ser o mesmo hehehehhe

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

PS. Ouvi qualquer coisa de teres mandado vir qualquer coisa mais castanha para o teu "peixanário", quais são?

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps-> Ricardo Diogo....ainda te daremos umas dicas sobre discus!

 

Podem dar dicas, dizerem que são como cães, girafas ou filhos. É um peixe que não me dá te*~* nenhum. Agora que já meteste o Ruben a criar moedas, queres mais, não? Daqui a pouco estava a comprar daqueles troncos laranja que tens nos teus aquas :crazyeyes:

 

Ele não gosta... temos de respeitar isso!!!

No dia que ele meter alguns no áqua dele... nunca mais vai ser o mesmo hehehehhe

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

PS. Ouvi qualquer coisa de teres mandado vir qualquer coisa mais castanha para o teu "peixanário", quais são?

 

Por isso não tenho, para ficar como estou. Depois ainda engordava ou assim!

 

Mas numa coisa, concordo, estes mais "castanhos", são dos mais bonitos. Mais bonitos, só aqueles que trazem a camisola do Benfica vestida.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, depois do JPM ter levantado a lebre, já conseguí descobrir qual o regime de fertilização do Filipe

 

uvnailartpaint_0.jpg

 

Acho que tá tudo explicado, só falta saber quanta quantidade do "UV toxic blue" ele manda lá pra dentro, pelas fotos apresentadas das solhas devem ser uns bons litros.

 

 

Ps:

Com tanta página e fotos, isto bem que precisava de um off-topic para desenjoar.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu se fosse a ti não alterava nada no teu áqua... até pode precisar de espaço para mais discos, mas não mexia.

Se não tens assim tanta experiência com discos e plantas, deixa isso andar e tenta resolver os problemas que te irão aparecer. Usa esse layout para aprenderes a lidar com as algas, carências e excesso de nutrientes; só depois de teres algum calo nisso, aí sim avanças para um novo layout.

Eu andei 1 ano a estudar fertilizações, algas, alimentação, tratamentos neste aquário e mesmo assim não estou seguro que quando o desmontar não me aconteça o mesmo... espero que não, mas se acontecer... cá estou eu para tentar resolver!

Estuda bem... testa e então depois avanças para um layout renovado com flora nova.

 

Filipe Oliveira

 

 

Olá Filipe, eu já tive discos em tempos infelizmente e por má informação de um membro aqui do fórum para acabar com as algas filamentosas, (realmente acabei com as filamentosas) matei plantas, 4 discus que já estavam comigo a mais de um ano, nesses discus encontrava-se um casal a fazer posturas, para não falar nos outros peixes, fiquei desanimado, algum tempo para cá tenho andado a aperfeiçoar-me mas como e obvio ainda tenho muito que aprender alias todos nos temos pois como diz o ditado, vivendo e aprendendo, bom mas como tens mais experiência do que eu diria mesmo que estas a anos-luz em conhecimento em relação a minha pessoa pergunto-te como controlas as algas no teu plantado de discus, pois devido a alimentar varias vezes os discus começam a aparecer embora poucas mas algumas filamentosas (tipo fio de cabelo com vários cm de comprimento), podia fazer aquele esquema das TPA’s, 50% dp 40% e bla, bla, bla, mas como estou numa de engorda das “solhas” elas (algas) vão aparecer sempre, então o que sugeres que faça? Devo ligar o filtro UV algumas horas por dia ou ao faze-lo todos os dias não vou retirar nutrientes que são benéficos para as plantas, devo fazer TPA com mais regularidade (faço de ¼ todas as semanas), diminuir ao potássio que introduzo diariamente no aquário (aquário de 200lts, introduzo 100ml de potássio diariamente), diminuir CO2 que esta a bombar neste momento 24h por dia, mais uma coisita as folhas debaixo das minhas Anuncias estão escuras, não me parece ser nenhum tipo de alga já me disseram que é normal acontecer nas folhas mais velhas, já te aconteceu sabes se é normal? Coloco aqui uma foto geral e uma que penso que de para veres no que me refiro em relação as Anubias.

 

Tenho, 3 Sae's, 2 Otos e Paletes de Red's, não sei o valor do PO4 (acabou o teste) o NO3 esta a 0, Gh 6, Kh 4, Ph 6,8

 

Abraço e toda a ajuda que poderes ou poderem dar agradeço

 

Ja sei tenho de fazer uma podazita

 

HPIM1021B.jpg

 

Repara na Anubias

 

HPIM1028B.jpg

 

Bom fim de semana

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e essa resposta vem ou não, era mt bem uma dicazita de como engordar as solhas sem algas ou pelo menos controlar as ditas cujas, abx.

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas e essa resposta vem ou não, era mt bem uma dicazita de como engordar as solhas sem algas ou pelo menos controlar as ditas cujas, abx.

 

Engordar discos sem algas será muito complicado... então fazê-los crescer só mesmo com muita dedicação!!!

É só fazer Tpas diárias (10-15%) e muita papinha caseira... estás disposto a isto?

 

Mesmo fazendo TPAS diárias não sei se consegues manter o plantado, porque a papa caseira é um booster em nitratos... e convém alimentar os discos 2 a 4x ao dia!

Uma coisa que reparei no teu plantado é que tens tapete de cryptocorynes, se a comida fica lá e não havendo quem a coma... ui ui! Os parametros vão oscilar bastante. Alimentas os discos através do cone e eles comem bem? O que dás de comer aos teus discos?

Arranja corydoras e alguns Lda25, vais ver que te tratam da comida em excesso e quando não houver nada os LDA25 limpam-te essas folhas das anubias (é normal ficarem assim, devido á sujidade e excesso de nutrientes!).

 

Quanto á fertilização, tens a certeza que deitas 100ml :mrgreen: não será mais 10ml? É que 10ml por dia chega para as plantas que tens no áqua!!!

Co2 durante 24h... com discos não é muito aconselhavel! Para já enquanto são pequenos, não me parece um problema... mas assim que crescerem tens mesmo que resolver isso; Co2 pressurizado com válvula de solenoide...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engordar discos sem algas será muito complicado... então fazê-los crescer só mesmo com muita dedicação!!!

É só fazer Tpas diárias (10-15%) e muita papinha caseira... estás disposto a isto?

 

Oh Filipe, tu só assustas o pessoal.

As solhas dão trabalho, mas compensa.

Compensa essencialmente pela diferença comportamental em relação aos outros peixes.

Não concordas comigo?

 

O pessoal, como tu, :D até se esquece que está a cozer plantas, ou que não está a fertilizar como queria, ou que a desparazitação vai destruir o musgo...

Enfim...

Ainda ontem estive uma hora sentado em frente ao aquário, até que eles viessem comer à minha frente, porque tinham ficado amuados comigo quando apanhei dois deles.

 

Quem gostar deles a sério esquece-se das algas.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Oh Filipe, tu só assustas o pessoal.

As solhas dão trabalho, mas compensa.

Não disse nenhuma mentira :unsure: ou disse!?

Muito dificilmente se consegue engordar e não ter algas... Uma coisa é deixá-los crescer com normalidade e sem stress.

Racionar bem a comida dada e a ingerida; depois é fazer tpas com fartura!

Se dissesse o contrário estaria a enganar as pessoas... é que estes peixes para além de comerem muito, também desperdiçam bastante bang

 

Compensa essencialmente pela diferença comportamental em relação aos outros peixes.

Não concordas comigo?

Se assim não fosse neste momento já os tinha despachado! Ter peixes daquele tamanho apenas porque enchem o áqua, prefira ter plantas :laugh:

 

O pessoal, como tu, :mrgreen: até se esquece que está a cozer plantas, ou que não está a fertilizar como queria, ou que a desparazitação vai destruir o musgo...

Enfim...

Disso não dúvides! E espero que o teu plantado não descambe, mas vais ver que a curto prazo a tua futura esposa vai-te obrigar a deixar o áqua num brinco, senão uma cristaleira ficaria bem melhor naquele sitio!!!! :wacko:

Mas depois tu vais-me dizer se assim é ou não :laugh:

Por isso ter um áqua limpinho com discos não é impossível, mas que dá trabalho disso não há dúvidas :wink:

 

Ainda ontem estive uma hora sentado em frente ao aquário, até que eles viessem comer à minha frente, porque tinham ficado amuados comigo quando apanhei dois deles.

Quem gostar deles a sério esquece-se das algas.

Esses teus discos são uns murcões :tongue: Os meus depois de uma mudança de layout ainda deixam aspirar o áqua com a mangueira e depois vêm comer á mão!!!

É que se não vierem, não comem!!! :laugh: Por isso só têm uma solução... vir comer :laugh:

 

Agora alguns conselhos de borla ou de graça:

Deixem os discos crescer, não os stressem ou parem um pouco antes de os stressar, tpas, comidinha com fartura e por favor não os mediquem a torto e a direito porque simplesmente amuaram, não comem, não defecaram, estão mais escuros, mais ofegantes... Muitas das coisas que se lêem não passam de mitos, é preciso cuidado mas não em excesso! Aprendam com eles e observem-nos, afinal os gajos são mais resistentes que maior parte dos peixes que por aí andam. Os mitos é que fazem deles uma florzinha de cheiro... Por fim, paciência... muita paciência!

 

Para aqueles que não gostam de discos, deixo um recado... vocês algum dia medicavam algum cardinal porque deixou de comer? Claro que não... no meio de 10 se ele morrer nem dão pela sua existência. Aqui está a grande diferença de um peixe para uma amostra! Morre um cardinal... não faz mal, compra-se outro... mas afinal não são todos peixes?!

 

Pois é... para quem não gostava "EU" aprendi a gostar... é a vida!!!! Custa-me a admitir mas é a verdade... não se fica indiferente!

 

Nuno, respondi ás tuas questões/afirmações!? bigsmile

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico, os meus discos vão crescer normalmente nada de andarem na engorda ;) mas quando digo normalmente acho que comem tanto ou mais do que eu lol Pelo menos mais vezes comem fogo, são uns brutos a comer que nem visto, mas não consigo que venham comer à mão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...mas não consigo que venham comer à mão :(

 

Muito simples... 1º ganhas a confiança deles metendo a mão no áqua. Depois ao alimentares não deixas cair a comida, segura-a entre os dedos dentro de água. Manténs a mão e mesmo que não venham comer nesse dia, não dás de comer! A fome vai apertar e quando menos esperares lá estão eles a morderem-te os dedos :mrgreen:

Atenção que a adaptação com a mão dentro do áqua deve ser feita gradualmente, hoje... amanhã... depois, até eles não terem medo de ti!

 

Diferença de medo e ameaça:

Para teres uma ideia, os meus discos quando acasalam eu continuo a meter as mãos no áqua como se nada tivesse acontecido; eles vêm ter comigo e não stressam... mas se for com a mão junto aos ovos, eles atacam-me a mão dando umas mordidelas. Significa que não têm medo da minha mão mas consideram-na uma ameaça, porque se assim não fosse eles fugiam!

Para os discos o "medo" gera pânico geral, para onde vai 1 vão todos... é o caus total!

Ameaça, defendem o território e se tiverem que te morder não pensam 2 vezes... simplesmente atacam-te!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje pedi licença ao meu boss e tirei a manhã para ler este valente tópico. Tenho a dizer que dava melhor telenovela do que as da TVi ;)

 

Parabéns FAAO, tiveste problemas mas como sempre conseguiste resolver tudo de uma forma natural e aparentemente com uma facilidade incrível.

 

Discus são do melhor que vi e o conjunto com as plantas é de se lhe tirar o chapéu.

 

Vou tomar a liberdade de colocar algumas perguntas que fui escrevendo ao longo do tópico, se poder responder agradeço se não der para responder tb não há crise :mrgreen:

 

- Numa das mensagens disseste que nos cantos irias colocar (como está bem à vista) plantas de caule para os discus não se esconderem atrás delas, como fizeste isso? (foi das primeiras mensagens do tópico). Eu tenho plantas de caule e os meus discus escondem-se lá atrás.

 

- Podes indicar e se possível colocar fotos do teu reactor de CO2? (vi mais à frente o que me pareceu ser o reactor de CO2).

 

- Indicavas que a falta de vermelho em algumas plantas seria devido à falta de ferro (?) pq estarias a utilizar carvão activo, chega fertilizar com ferro para ter o vermelho? Tinha a ideia que os nitratos teriam que estar baixos.

 

- Uma pergunta que podes saber a resposta, quando fertilizo com Micros+ da HA os meus vidros ficam cheios de um "pó verde". Sabes pq?

 

- Onde arranjaste essa linda lotus? Quero comprar uma dessas e não encontro.

 

- Penso que compraste os discus ao aquaben, certo? Os castanhos, pq penso que os Alenquer (para mim são praticamente iguais nas últimas fotos) penso que encomendaste da Alemanha.

 

P.S. Aquaben quando tiveres alguns para vender eu tb quero :(

 

 

Continuação de um gratificante tópico e um excelente discu (ops aquário)

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais