240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Lembro, claro! Está lá em casa! C100xL40xA35

 

Pois é Ricardo... eu continuo na minha do mito ou condições...

Vejamos, 35cm de altura isto em bruto, se retirares a altura do substrato uns 7 a 10cm com quanto ficas... 25cm!

É muito baixo para um áqua de Discos e muito pouco para tantos discos... deverias ter 120L de água e se era plantado estavam bem apertados!

Temos aqui um bom motivo para saltarem fora :bad-words:

O meu áqua actual de 120L onde estão os Red Alenquer, acho-o apertado para 4 discos de 12cm imagino como seria isso com 7 discos...

 

O áqua para onde os discos vão é de 120Cx40Lx55A mesmo com 10cm de substrato... ganho 20cm, quase tanto como tinhas de disponivel no áqua.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas quero compreender o porquê...

O porquê é simples: os gajos são capazes de atingir grandes velocidades em curtos espaços.

Se o vidro (e, sobretudo, as esquinas formadas por dois vidros), ao interromperem o arranque do peixe, transformam-se numa rampa de lançamento.

Tratam-se apenas de princípios elementares da física.

Coisa diferente é querer correr o risco, conhecendo-o.

Isso já é com cada um.

 

 

(atenção que eu estou a falar convencido que um rebordo de 2cm - que é o que tenho - é suficiente para evitar esses acidentes. De algum modo, também estou a correr o mesmo risco que o Filipe, na hipótese de os dois centímetros não serem adequados a evitar surpresas.)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(atenção que eu estou a falar convencido que um rebordo de 2cm - que é o que tenho - é suficiente para evitar esses acidentes. De algum modo, também estou a correr o mesmo risco que o Filipe, na hipótese de os dois centímetros não serem adequados a evitar surpresas.)

 

Dois centímetros parece-me pouco. Um discu adulto não consegue nadar a essa distância do vidro a grande velocidade. Ou consegue? :bad-words:

O que eu quero dizer é que a subida será sempre mais afastada do vidro do que 2 cm.

 

Digo eu que lancei a questão, mas nunca presenciei uma situação destas.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A razão....o susto, pode acontecer de variadissimas formas.

No meu caso:

1) Peixes pequenos não contabilizo pois há muitos.

2) Já me aconteceu num aqua de 90 lt (de criação, cubo) TAPADO....o gajo deu um porradão no vidro da tampa que ficaram escamas nas arestas. Susto provocado por Luz repentina e movimento ( o meu sogro entrou no peixanário de noite)

Resultado, macho morto, praga rogada ao sogro e peixanário com cadeado!

3)1 Wayne (Blue Night) - 1 aqua de 500 LT para 6 Waynes de 12 cm......com traves francesas de uns 6 cm, altura do aqua, uns 70 cm....só meia tampa aberta, por esquecimento.

O Fausto também tem uma boa para contar, e num aqua TAPADO!

FAUSTO!

Moral da história...quando tem de correr mal, CORRE!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá continuo com a minha :P

 

usavas aqueles L de aluminio ou mesmo aço tratado que têm 1 cm de aresta, a bela da rede, não dava trabalho nenhum a tirar e a por e nem sequer se notava. Queria ver qual era o disco que conseguia pinchar para fora :D, só se beber red bull e ganhar asas. Dá trabalho a soldar, mas é para a vida :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

A minha opinião é simples.Desde que tenhas os Discus num aquario com a devida litragem (quantidade de discus/litros do aquario) e desde que esses peixes tenham um esconderijo (um buraco feito por um tronco,ou um cantinho com umas plantas a fazer uma "baía" tipo gruta...escura....) e desde que eles se habituem a dormir la...sempre que eles andarem no meio do aqua e se assustarem vão fugir para esse local.Digo isto porque no meu aquario tenho um tronco que ramifica na ponta em outros dois troncos e forma uma gruta perfeita para eles.(até dormem la dentro)... é óbvio que ao ter um aquario (nao montado para discus) sem esconderijos...eles ao se assustarem vao disparar para a frente,nao tendo sitio para se esconder...e isso levalos-á contra um vidro,o que os fará subir e sair do aquario.Se nao queres tapar nem recorrer ás travessas(o que eu concordo a 100% contigo) porque fica feio, e não "dá jeito",arranja um tronco como esconderijo...é a mesma coisa que te porem no meio duma selva e te assustarem...tu se tiveres um abrigo que cunhecas foges para lá...e nao para o meio "do nada" lol.Não me expliquei muito bem mas espero que tenhas percebido a ideia principal....cria abrigos "confortáveis" para eles...Não te esquecas de quantos eles são,e se cabem todos lá...

Quando os meus se assuatam(ou porque toco na calha...ou porque me discuido com alguma coisa,fogem sempre para o sitio onde dormem quando apágo a luz...é o sitio onde eles se sentem seguros...

 

abraço e boa sorte,

 

Pedro Sacadura

Editado por Sacaa

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de responder ao pessoal há aqui qualquer coisa que não bate certo... Não sei se todos que comentaram aqui já viram o áqua em questão (acredito que sim :D ) mas certas respostas fazem-me parecer que não! Este áqua já tem discos desde Outubro! Quase um ano passou e não houve um único registo visivel de tentativa de salto... mas não quero com isto dizer que não venha a acontecer. Aliás o que acho estranho nisto tudo é que só agora que o disco do William se atirou para fora do áqua se tenham lembrado disto.. . que ricos amigos vocês me sairam! Ou andaram distraídos estes meses todos, ou agora que houve um suicida todos se lembraram que os Discos saltam...

 

Ricardo, não quero de forma alguma por em questão o que sabes de Discos, aliás já ajudaste várias vezes e não quero com o meu comentário anterior estar a criar aqui qualquer picardia! Peace! love you (ás vezes não sei se as pessoas entendem o que escrevo e levam as palavras por caminhos errados)

 

Coisa diferente é querer correr o risco, conhecendo-o.

Isso já é com cada um.

(atenção que eu estou a falar convencido que um rebordo de 2cm - que é o que tenho - é suficiente para evitar esses acidentes. De algum modo, também estou a correr o mesmo risco que o Filipe, na hipótese de os dois centímetros não serem adequados a evitar surpresas.)

Mas é exactamente isso, agora sei o risco que corro... porque antes nunca fui alertado para este facto! É estranho um novato nisto como eu só agora ser informado sobre este fenomeno. Eu não percebo nadinha de Discos e quando comecei com este projecti nunca, mas nunca colocaram esta situação. O que me leva a crer que possa ser mais um mito ou factores associados com o áqua e forma como os mantêm.

 

Dois centímetros parece-me pouco. Um discu adulto não consegue nadar a essa distância do vidro a grande velocidade. Ou consegue? banana rock

O que eu quero dizer é que a subida será sempre mais afastada do vidro do que 2 cm.

 

Digo eu que lancei a questão, mas nunca presenciei uma situação destas.

Se realmente é preciso tarvessas para que os gajos dêm uma valente cabeçada e acordem dentro do áqua, acho que 2cm é mesmo muito pouco!!

 

Ainda não tive paciencia de tirar fotos, mas tambem é cedo porque ainda não tenho o setup como quero.

 

Como já aqui foi dito, cada um sabe de si, e do seu setup, obviamente que quem quiser correr riscos, pois que os corra. O triste é que quem paga são os peixes, e nesse aspecto é tambem injusto. É um pouco cortar a asa a uma mosca para ver se continua a voar.

Independentemente de quem paga, de quem sofre, já vi atrocidades e acredita... não vás por aí! Agora digo eu, não compres uma guerra!

Nunca fiz mal aos meus peixes antes pelo contrário... posso ser ignorante em muita coisa no que diz respeito á aquariofilia, mas tento informar-me com quem sabe e fazer o meu melhor. Mais... dúvido que faças uma TPA com 38,5º de febre às 7 da manhã isto porque tinha feito tratamento com tremazol 6 horas antes! Amigo eu não brinco em serviço ;)

 

Boas.

A razão....o susto, pode acontecer de variadissimas formas.

No meu caso:

1) Peixes pequenos não contabilizo pois há muitos.

2) Já me aconteceu num aqua de 90 lt (de criação, cubo) TAPADO....o gajo deu um porradão no vidro da tampa que ficaram escamas nas arestas. Susto provocado por Luz repentina e movimento ( o meu sogro entrou no peixanário de noite)

Resultado, macho morto, praga rogada ao sogro e peixanário com cadeado!

3)1 Wayne (Blue Night) - 1 aqua de 500 LT para 6 Waynes de 12 cm......com traves francesas de uns 6 cm, altura do aqua, uns 70 cm....só meia tampa aberta, por esquecimento.

O Fausto também tem uma boa para contar, e num aqua TAPADO!

FAUSTO!

Moral da história...quando tem de correr mal, CORRE!

JPM

Mas estas-me a dar razão... o culpado disso tudo foi o teu sogro! Vá lá que algumas vezes as sogras não são as principais culpadas :D

Existem vários relatos e felismente nunca me aconteceu e acredito que nas condições actuais não aconteça! Mas o resto já sabes...

 

Eu cá continuo com a minha :P

 

usavas aqueles L de aluminio ou mesmo aço tratado que têm 1 cm de aresta, a bela da rede, não dava trabalho nenhum a tirar e a por e nem sequer se notava. Queria ver qual era o disco que conseguia pinchar para fora :D, só se beber red bull e ganhar asas. Dá trabalho a soldar, mas é para a vida :P

Nada de redes Jorge... Redes só no terraço e com uma bejeca na mão! ;)

 

Olá Filipe,

 

A minha opinião é simples.Desde que tenhas os Discus num aquario com a devida litragem (quantidade de discus/litros do aquario) e desde que esses peixes tenham um esconderijo (um buraco feito por um tronco,ou um cantinho com umas plantas a fazer uma "baía" tipo gruta...escura....) e desde que eles se habituem a dormir la...sempre que eles andarem no meio do aqua e se assustarem vão fugir para esse local.Digo isto porque no meu aquario tenho um tronco que ramifica na ponta em outros dois troncos e forma uma gruta perfeita para eles.(até dormem la dentro)... é óbvio que ao ter um aquario (nao montado para discus) sem esconderijos...eles ao se assustarem vao disparar para a frente,nao tendo sitio para se esconder...e isso levalos-á contra um vidro,o que os fará subir e sair do aquario.Se nao queres tapar nem recorrer ás travessas(o que eu concordo a 100% contigo) porque fica feio, e não "dá jeito",arranja um tronco como esconderijo...é a mesma coisa que te porem no meio duma selva e te assustarem...tu se tiveres um abrigo que cunhecas foges para lá...e nao para o meio "do nada" lol.Não me expliquei muito bem mas espero que tenhas percebido a ideia principal....cria abrigos "confortáveis" para eles...Não te esquecas de quantos eles são,e se cabem todos lá...

Quando os meus se assuatam(ou porque toco na calha...ou porque me discuido com alguma coisa,fogem sempre para o sitio onde dormem quando apágo a luz...é o sitio onde eles se sentem seguros...

 

abraço e boa sorte,

 

Pedro Sacadura

O meu 1º comentário vai ligeiramente (para não dizer totalmente) para ti... Discos e buracos não combinam! Agora troncos, sim.. eles sentem-se seguros e no caso de se assustarem são os principais causadores das medalhas de bom comportamento bem como um refugio caso não lhes acertem.

Nymphaeas são óptimas para refugio, apesar de uma planta agradável á vista não é a minha planta de eleição, mas mesmo assim fiz questão de trocar as anteriores plantas por algumas que possam "proteger" mas os discos da luz e em caso de stress possam ficar mais descansados.

Adoram esconder-se junto aos troncos e para evitar feridas inesperadas protegi bem o tronco com musgo, que mais cuidados se pode ter? algodão nos vidros laterais... sempre amortece quando vão em altas velocidades em direcção aos vidros :-D

 

Agora apenas para deixar alguns mais tranquilos, sabem há quanto tempo eu já não vejo uma correria e barulho de discos a bater nos vidros? Para mais de 3 meses será que estão a tirar curso de piloto? :popcorn:

Eu tenho muito, mas muito cuidado quando me aproximo do áqua, quando me baixo para ir buscar comida, cuidado com a roupa que uso... aposto que alguns não sabem que as cores da roupa podem deixar os vossos discos á beira de um ataque de nervos... mas não se pode saber tudo! Não são teorias... mas sim experiência!!! Aprendam a lidar com os vossos discos.. porque se tiverem um cão das ditas raças agressivas, ele até pode ter o instinto mas se vocês não o incentivarem ou treinarem para tal, ele é um cordeirinho! E mais não digo!!! Não é que não tenha mais nada para escrever... tenho é de ir dormir!

 

Um grande abraço para todos! E cuidem dos vossos discos tão bem como eu tento cuidar dos meus!

Os Alenquer estão a começar a ser domesticados, até já aceitam a mão do dono... Afinal também é a mão que lhes dá de comer ;) e ainda não fez uma semana que chegaram.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de discus não sei nem quero saber, porque não gosto deles, não gosto da forma nem do espalhafato colorido, mas tenho mollies e platys e de vez em quando ouço-os a dar cabeçadas na tampa do aqua, que está uns bons 5/6 cms do topo da agua. Ou nas lampadas. Ou na calha. Os peixes saltam, quase todos.

 

Longe de mim duvidar do FAAO, o homem que criou o meu desktop, mas eles saltar, saltam. Se não saltaram ainda, é questão de tempo. Mas tendo em conta esses discus do BENFICA que aí tens, espero que nunca percas nenhum.

 

De certeza que tu mais que poucos outros sabes que os peixes saltam, que os caracois migram, que os camarões sobem pela rede.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de discus não sei nem quero saber, porque não gosto deles, não gosto da forma nem do espalhafato colorido, mas tenho mollies e platys e de vez em quando ouço-os a dar cabeçadas na tampa do aqua, que está uns bons 5/6 cms do topo da agua. Ou nas lampadas. Ou na calha. Os peixes saltam, quase todos.

 

Longe de mim duvidar do FAAO, o homem que criou o meu desktop, mas eles saltar, saltam. Se não saltaram ainda, é questão de tempo. Mas tendo em conta esses discus do BENFICA que aí tens, espero que nunca percas nenhum.

 

De certeza que tu mais que poucos outros sabes que os peixes saltam, que os caracois migram, que os camarões sobem pela rede.

 

Olá Filipe,

desculpa,estava a fazer confusão com o de 240l e o de 120l...quando me referi a buracos não era buracos mesmo de UM BURACO lol....era tipi um refugio....tens razão em tudo o que disseste,eu é que fiz confusão com o aquario,o outro está muito bonito so me paraceu que não tinha esconderijos...(eu sei que é provisório).

Grande abraço e boa sorte!

ps:os teus discus sao lindos....eheh :)

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

Tens toda a razão no 1º caso! Então, mas não comentaste o 2º!

 

Repara, obviamente, os Discus não saltam ou não voam sem motivo. O que se está a tentar transmitir, e é se queres crer ou não, é que com qualquer merd@ os gajos assustam-se e "voam" dentro de água, enquanto houver! Quando acaba a água vem o vidro e depois começam a voar fora de água!

 

É assim, se não queres tapar, nãqo tapes, mas conscientaliza-te que os Discus também voam fora de água e se isso acontecer no teu caso, não terá sido por falta de aviso!

 

Agora é contigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Filipe,

 

Tens toda a razão no 1º caso! Então, mas não comentaste o 2º!

 

Boas,

Atenção que não estou chateado com o pessoal, apenas quero esclarecer algumas dúvidas!

 

Ricardo, no de 140L quais eram as medidas do áqua, lembraste? É que sendo um plantado e com 7 Discos de 12cm é muito pouco espaço para tanto peixe...

Quanto ao cubo eu acho bem provável disso acontecer, quando stressam eles disparam na horizontal, como não têm espaço nem onde se esconder... pimba vão pra cima! Aconteceu com o William, áqua de quarentena com 40x40x40!

 

Mais...

 

Abraço,

 

Filipe

 

Repara, obviamente, os Discus não saltam ou não voam sem motivo. O que se está a tentar transmitir, e é se queres crer ou não, é que com qualquer merd@ os gajos assustam-se e "voam" dentro de água, enquanto houver! Quando acaba a água vem o vidro e depois começam a voar fora de água!

 

É assim, se não queres tapar, nãqo tapes, mas conscientaliza-te que os Discus também voam fora de água e se isso acontecer no teu caso, não terá sido por falta de aviso!

 

Agora é contigo!

 

Eu respondi, tu é que não leste :roll:

Quanto ao tapar, eu não disse que o faria... apenas gostaria de saber as condições dos vossos áquas e comparar situações em que isto aconteceu.

 

Como sabes os Discos gostam de pouca luz e quando iniciei este projecto toda a gente dizia que era luz a mais... mas nem por isso deixei de a usar e os Discos andam ali na boa. Não stressam, não se escondem salvo certas excepções e normalmente quando recebo visitas! Mas nem por isso fazem correrias e estatelam-se contra os vidros...

 

Ainda ontem testei o comprtamento dos Red Alenquer e os gajos mesmo assustados não cometeram as loucuras anteriores... mas como tudo na vida necessita de se adaptar, estes começam a ter um comportamento diferente e mais calmo.

Eu vou arranjar forma de colocar algo que mantenha a estética e quase não se note, mantendo aproximadamente 10cm de rebordo à volta do áqua. Vai ser amovivel e em 3 partes ;) não é que tenha receio de os apanhar no chão e tu sabes perfeitamente que mais teimoso que eu não há! Mas apenas vou prevenir, mesmo que ache desnecessário. Posso fazer enumeras perguntas e não é por ser casmurro, apenas quero que as pessoas entendam que não é por 1 dizer que se deve fazer, todos deverão seguir o exemplo. Há casos e casos, condições e condições... e como eu costumo dizer cada áqua é um áqua!

 

 

estava a fazer confusão com o de 240l e o de 120l...quando me referi a buracos não era buracos mesmo de UM BURACO lol

Bem me parecia que havia qualquer coisa de errado! Mas a culpa é minha... deveria ter apenas 1 áqua em casa :)

 

Longe de mim duvidar do FAAO, o homem que criou o meu desktop, mas eles saltar, saltam. Se não saltaram ainda, é questão de tempo. Mas tendo em conta esses discus do BENFICA que aí tens, espero que nunca percas nenhum.

Eh pah... discos á Benfas é que não... quanto mais não seja serão vermelhos á SPORTING! LOL Estes como moram perto do mar e na zona de Matosinhos, são do LEIXÔES e mainada!

A respeito do saltar é normal, mas mesmo assim gosto de ler alguns relatos e compreender como as coisas funcionam e não "engolir" á primeira.

E mesmo assim não estou convencido... mas lá vou meter qualquer coisa para evitar problemas... umas bacias com áqua á volta do áqua!

Ah, a propósito das mensagens duplicadas, sabes que não deves dar duplo clique no botão... não sabes?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, a propósito das mensagens duplicadas, sabes que não deves dar duplo clique no botão... não sabes?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Sei. Mas obrigado pela dica. Ainda não me tinham dito essa, porque presumo que se estejam borrifando para os posts duplos. Mas sei isso sim senhor porque uma vez fiz isso de propósito e deu 4 mensagens :) 2x2=4!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe!

Desde o meu azar com o fire red que n vinha ao teu topico e n me tinha apercebido desta discussao em torno dos discus saltarem, o meu aqua grande é tapado mas so pq vem assim de fabrica , no verao n tenho outra hipotese senao destapa-lo , senao o fizer a temperatura da agua dispara e fico com uma caldeirada de discus.....

quanto aos discus saltarem ja tinha lido acerca disso aqui no forum mas é daquelas coisas que um gajo nunca esta a espera que nos aconteça a nós, eu nos meus nunca observei nada do genero, de vez em quando la mandam umas corridas pelo aqua mas nunca os vi a ir em direcçao á superficie

Quanto ao cubo onde coloquei os Stendker de quarentena, 40x40x40, sei que esta longe de ser ter o espaço ideal mas destinava-se apenas aos primeiros tempos ate que eles comessem em condições para depois retirar um casal do aqua grande pra dar espaço para estes 3 , e de qq forma tb n me pareceu ser assim tao pouco espaço para 3 discus de 12cm....

So mais uma coisa que quero realçar em relação ao cubo , o cubo é tapado e n o deixei destapado, tem é uma falha numa das tampas e foi por aí que ele conseguiu passar , é daquelas coisas que podiamos tentar mais 1000 vezes e n acontecia mais nenhuma , passou mesmo pelo buraco da agulha....

podem ver na foto abaixo por onde ele passou , é na falha da tampa junto á caixa de decantação, normalmente deixava a calha a tapar essa falha mas nesse dia ficou atravessada como na foto,foi como disse o Filipe, é preciso ter galo.....

 

DSC00481.jpg

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tambem não leste a parte em que um Disco meu tentou o HaraKiri...

Não faço a minima ideia do que é um "HaraKiri", quando li pensei que fosse um moral de costas a saltar de um lado para o outro sobre as travessas! :drinking:

 

Para não teres que andar a fazer TPA's ás 0700H. Basta fazeres um DIY como o meu que eu apresentei na secção mas já vi outros, em que podes estar no

choquinho e a TPA a rolar. As minhas TPA são todas durante a noite 12 com intervalos de 45 minutos, 7 litros de cada vez a entrar no aqua a razão de um litro por minuto. Podes programar a TPA que quiseres.

Eu gosto mais de fazer manutenções ao vivo e a cores. Sistemas automáticos de reposição de água, tpas, alimentadores... nah para mim não dá!

Gosto muito de controlar o que faço e não corro riscos desnecessários... seria a mesma coisa que fazer uma doseador automático de fertilização, há quem tenha; mas prefiro ser eu a fertilizar e controlar as dosagens!

Continuo na minha que um áqua de discos sem travessas francesas e aberto não é um problema! As pessoas e as condições a que eles estão sujeitos é que proporciona a tal... mas vou dar "ouvidos" aos experientes e também não é que me custe por qualquer coisa por cima...

Totalmente não tapo... redes nem pensar! Fico pelo meio termo, sempre minimizo o risco para 90%.

 

Então aqui fica o projecto do que eu mandei fazer para colocar sobre o áqua:

Travessas_Aqua.jpg

 

Pensa que, muitas vezes, não é por gastarmos mais tempo a fazer determinada coisa que fica melhor.

Já dizia a minha avó: "Dá trabalho mas fica bem feito!"

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

o meu aquario tem 450L brutos. esse aquario já existe ha varios anos.

ja tive discus...

ou seja aquario, densamente plantado e discus.

ja me aconteceu um deles saltar. mas isso em anos foi se tanto uma ou duas vezes.

Porqué?

qualquer susto, qualquer ruido inusual. são tntos os factores que podem ocasionar o salto de um peixe que é dificil inumeralos.

O meu aquario é aberto e assim irá continuar. neste momento ja não tenho discus. porque contrariamente ao FAAO não tive a paciencia e a coragem de conciliar discus e plantados no mesmo espaço.

Mas tenho por experiencia, e dou enfase a palavra experiencia, que quase ou todos os peixes saltam ou podem saltar fora do aquario.

que o diga o ultimo suicida, um SAE que encontrei na carpete.

JA vi discus percorerem os 3 metros do aquario ida e volta com uma velocidade doida que nunca pensei que um discu podesse atingir. Ñão saltaram por sorte. Parece que ficam cegos do medo, disparando para a frente.

Tanto se pode viver uma vida inteira sem salto como a mesma pode ocorrer inumeras vezes.

Discus e salto não é um mito, é um azar que qualquer aquariofilista se sujeita.

Editado por kromo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como já disse ao Filipe por MP, a minha inocente pergunta, apenas para saber a opinião dele acerca da possibilidade de tapar o aquário, tomou poporções astronómicas. Por este facto pedi-lhe desculpa, pois não era essa, de maneira nenhuma a minha intenção.

 

Apenas perguntei, por se tratar de um aquário completamente aberto, com muita luz e com relativamente poucos esconderijos, o que faria, em principio, que os Discus andassem mais sobressaltados.

Eu tenho Discus há menos tempo que ele, é certo, mas nunca os meus foram sequer contra os vidros, quando mais saltar!

 

O caminho que algumas pessoas tomaram leva-me a pensar que andam por aqui apenas à procura de guerras e confrontos.

O objectivo era termos uma discussão saudável acerca deste assunto e podermos aprender um pouco mais sobre isto.

 

Como já toda a gente reparou, com certeza, o Filipe, apesar de não concordar, vai tentar minimizar os perigos que possam advir de um aquário como o dele.

É disto que devemos falar. Será que de facto foi a melhor solução ou era mesmo necessário?

Será que ele tem razão e a grande maioria das pessoas que passaram por esta situação tinham de facto aquários pequenos ou sobrelotados?

 

Foi acerca disto que começamos a falar.

 

Abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

EDIT

FV

 

FAAO, quanto ao aquário, está a ficar bem melhor do que estava, parece que finalmente o aquário entrou nos eixos!

O musgo está a ficar muito porreiro e verde, só acho que a blixa à muito que ficou a mais neste layout..secalhar uma eleocharis acicularis que faça a ligação entre os dois lados no lugar da blixa, que a meu ver, não se enquadra...isto aos meus olhos, secalhar até posso estar enganado.

Quanto aos discus, aquele selvagem está brutalissimo, os outros estão também saudáveis, mas o selvagem....

 

 

grande abraço!:arrow:

 

Bernardo gordo

 

PS:Eu afirmo que o FAAO foi dos que mais me ajudou quando me iniciei nisto que o adicionei logo ao MSN para o chatear, e ainda me deu umas boas dicas, obrigado!

:onfire:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Não vale a pena andarem-se a chatear uns com os outros apenas porque temos opiniões diferentes!

Tirar partido de um ou de outro está errado e mais tarde vocês vão compreender isso.

 

Pelos visto onde á barulho está metido o FAAO (eu)... Não gosto de determinadas atitudes que alguns membros deste fórum tomam e muito menos da forma como abordam o assunto. Quem me conhece (não pessoalmente, mas através do que escrevo e mostro aqui no fórum) sabe perfeitamente que não sou egoísta e não escondo o que faço. Tento ajudar todos da mesma forma e não guardo ressentimentos, que o diga o Pedro Brochado que depois de tanto barulho e algumas ofensas acabamos por nos entender! Como não sou o "Mais que tudo" aprendo todos os dias e sempre que visito o fórum, aliás não sou o "Dono" ou "Patrão" do fórum como alguns já aqui referiram e por isso, para deixar alguns mais confortáveis e com espaço de manobra para dizerem o que lhes vai na alma; vou aproveitar para tirar umas férias sem data prevista de regresso!

 

Vou aproveitar os próximos tempos para "domar" os meus discos, fazer o que bem entendo e para aqueles que gostam de acompanhar os meus áquas, podem fazê-lo através do meu BLOG (basta clicar na minha assinatura).

Assim a poeira vai assentar, não haverá picardias... sem stress!

 

A todos os que acompanharam e comentaram os meus áquas um muito obrigado. Quero agradecer a quem me ajudou e esteve sempre disponível para me aturar, sei que nem sempre fui oportuno mas é o mal de querer fazer as coisas bem e nunca dar um passo maior que as pernas...

 

A todos aqueles que sofrem da chamada dor de cotovelo, podem então respirar de alivio... o Sr. FAAO vai pregar para outras freguesias!

 

Beijos e abraços; até uma próxima!

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Eis-me aqui na ingrata posição de ter de moderar este tópico.

Vim acompanhando o desenrolar do mesmo desde o inicio, e quando começou a descambar, sempre fui esperando que o respeito pelo próximo imperasse e as coisas ficassem por aqui. Pelos vistos não, e tal é de lamentar.

Partilho com o autor deste tópico um ponto de vista: as coisas são para se discutirem e não para se aceitarem como certas. É na discussão que o conhecimento aumenta, e como tal é de louvar quando alguem incentiva a mesma.

Agora, a falta de respeito, quer como pessoa, quer como aquariofilista não é, por mim e pelo espirito deste forum, admissivel.

É de lamentar que tópicos de qualidade como este acabem assim, pois servem de ponto de referencia a todos quantos querem aprender. Quer porque se concorda, quer porque não se concorda.

 

Ao autor do tópico: Filipe, pessoalmente e muito sinceramente, não estou a ver razão forte o suficiente para a tua atitude em 'meter folga'. Claro que és livre de o fazer, assim como qualquer um de nós. Mas queria-te lembrar que o forúm é a tua casa, a minha, e a de mais umas boas centenas de pessoas que cá vem diariamente, participam e constroem-no como podem e sabem, fazendo dele o que é, e não de um ou outro membro isoladamente. Como disse, com pena minha bloqueei o teu tópico, mas reabro-o tão cedo quanto o desejes continuar.

 

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Depois de umas férias, lá acabei por voltar :D ... e novidades é coisa que não falta!

 

Vou tentar resumir um pouco o que aconteceu durante 1 mês de ausência.

Como alguns já deveriam de suspeitar, outros tinham a certeza e alguns duvidavam, acabei por meter os Red Alenquer neste áqua deixando-o aberto.

Mesmo com muitos avisos dos mais experientes, decidi arriscar e correr o risco... Depois de os meter no áqua, apanhei alguns sustos e levei uns banhos, por vezes pensei mesmo que deveria dar ouvidos e dar o braço a torcer perante a polémica que se gerou neste tópico.

Para quem me conhece, sabe perfeitamente que não sou pessoa de desistir e o melhor que fiz foi acalmar e deixar as coisas andarem com normalidade.

Digamos que durante 1 semana não meti as mãos dentro do áqua, evitei movimentos bruscos em frente ao aquário, desisti de os alimentar á mão (já estavam habituados no 120L) porque assustavam-se uns com os outros, andei sempre de olho no meu filho para que não abrisse e fechasse as portas do áqua... enfim, 1001 cuidados para que não tivesse que vos dar razão!

 

Na segunda semana, lá comecei a por as mãos no áqua... muito calmamente, aproveitei para limpar algumas algas, limpar os vidros e essencialmente que começassem a ver as minhas mãos como algo que os alimenta e não um objecto estranho. Quando pensei que o stress e medo tivesse acabado, lá dispara 1... depois outro e mais outro... lá levei mais um banho e os discos umas medalhas de bom comportamento no corpo.

 

Pensei que mais dia menos dia os gajos resolvessem acalmar e confiar mais no dono. Demorou... mas 3 semanas depois, lá começaram as posturas e a minha dor de cabeça. 2 casais e mais um castanho armado em valente (o selvagem e o castanho passaram para o 120L por precaução) tinha o caldo entornado!!! A agressividade ficou ao rubro, porradinha era QB e temi o pior... Seria desta que me ia saltar algum?

 

3ª Semana... Problema solucionado! Macho dominante... fêmas julgam que é o Tom Cruise, o outro macho depois de tanto tentar, acaba por desitir e junta-se á fêmea castanho (Disco pequeno).

Mão dentro do áqua, no problem! Já posso mexer á vontade... isto é; mais ou menos... agora julgam que lhes vou dar de comer e não me largam a mão! Mesmo assim, convinha ter cuidados para não estragar o que tinha conseguido.

 

Apartir da 4ª semana estavam "domados"!

Mas se julgam que os meus problemas tinham acabado... algas! Algas pois claro... Lá voltei eu á luta contra as famosas algas que raramente me dão descanso! A comida congelada pode fazer engordar os Discos e fazê-los crescer, mas não são apenas os Discos que crescem... as algas também!!!

 

Hoje! Problemas... quais problemas? Agora estou com uma bomba relógio nas mãos...

Tenho um casal de Discos a guardar os ovos á mais de 48h e deve estar para breve o nascimento dos putos... logo tudo que passa pela beira, porrada! Até cardinais e rodostomos levam no corpo... O outro casal, achou que estava na altura de fazer uma postura no lado oposto (é que hoje é sexta-feira, dia de postura) mesmo junto onde o Ramirezis estão com ovos á 24h... bem... uns dizem que não conseguem posturas; eu gostaria de ter posturas mais espaçadas entre elas! Será do verão?!!

 

Uma coisa é certa... ou vai ou arrebenta!

 

Aqui fica uma foto tirada hoje:

 

20070810_1c.jpg

 

Mais fotos podem ver no meu BLOG ou clicar na minha assinatura.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O contreste da lotus com o resto do verde do aquario está muito bom.

Até se confunde os Discus com a planta :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais