240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

Boas,

 

Cone de desova... para quê?!?!

 

As imagens valem mais que 1000 palavras... e esta heim?!

 

PDV_Ovos1.jpg

 

PDV_Ovos2.jpg

 

PDV_Ovos3.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Nao existem palavras para descrever estas fotos...Nao existem mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

so posso dizer.... Que saudades dos discus!!!

Mas infelizmente n tenho disponibilidade para isso neste momento.

No entanto parabens pelo espectaculo, que da imenso prazer assistir a tal espectaculo da natureza.

Abraço FAAO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PDV_Ovos1.jpg

 

PDV_Ovos2.jpg

 

PDV_Ovos3.jpg

 

Boas Filipe,

 

Tenho vindo a acompanhar esta montagem espectacular (mais uma entre muitas outras suas), e acho que este aquário teve uma evolução 5* e esses discos estão LINDOS, e as imagens a cima estão um espectáculo ! :rainbowafro:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':wink:' />

 

Boa sorte com o aquário e com as solhas.

 

Abraços,

 

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários :agrue:

 

Sei que vocês (alguns) gostam de ver a bela "solha", por isso aqui vão algumas fotos dos meus discos!

 

Red Alenquer fêmea

Alenquer01c.jpg

 

Red Alenquer macho dominante

Alenquer02c.jpg

 

Red Alenquer fêmea

Alenquer03c.jpg

 

Castanho fêmea

Brown01c.jpg

 

Há quem diga que são feios... :mrgreen:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quem disse que são feios ? Hum?Hum? :) .Lindos discus, e o espigão no macho fica-lhe a matar.Passei naquele horto da maia jardi(qualquer coisa) e tinha lá uns selvagens fantasticos....ainda bem que não tenho dinheiro senão tinha perdido a cabeça :)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Passei naquele horto da maia jardi(qualquer coisa) e tinha lá uns selvagens fantasticos....ainda bem que não tenho dinheiro senão tinha perdido a cabeça :)

Eu passei lá por curiosidade e apenas isso, porque não faço intenções de meter mais discos nos meus áquas... não por não gostar dos que vi, simplesmente já está curto para estes, imagina se lá metesse mais!

 

Qualquer das forma mais dia menos dia vou trocar este "penico" e colocar algo maiorzito um bocado... coisa pouca! Não posso para já aventurar-me no que está previsto a longo prazo que seria (250 x 60 x 60) por falta de espaço; mas dá sempre para aumentar uns 10cm a todo o áqua.

Já ando á procura dos mellhores preços para 130 x 50 x 60 = 380lt brutos que já não é nada mau... são apenas mais 100lt+- de água isto aumentando apenas 10cm em todas as medidas.

 

Depois de fotografares, dás algum toque de photoshop???

Usualmente faço correcções mínimas em photoshop para corrigir o wb, sharpness, saturação e nitidez.

Nestas e devido ás partículas em suspensão, estive a limpar aplicando um pouco de blur sobre os pontos brancos.

Se reparares nos peixes estão ligeiramente visíveis essas partículas.

Sabes que quando não existe "tapete" no áqua, é mais susceptível de levantar partículas mesmo 2 horas depois de os alimentares.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essas marquitas nos Discus revelam violência familiar...

Já pensaste em levar esses jovens a um conselheiro familiar?

Violência?! Nah...

São marcas de bolor por estarem sempre quietos... só abrem e fecham a boca!!!

O problema é que quando abrem, estão a 1cm do outro disco e quando fecham é no corpo.

Isto é um bocado como os cães... usualmente não mordem quando estão de boca fechada!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, esses discus são lindíssimos meus parabéns, também estou com a malukeira dos discus ou seja mais um apanhado. Ando a ganhar coragem para alterar algumas coisas no meu aquário, embora muita gente me tem dito para não mexer mas estou decidido a retirar o fundo que ele tem para ganhar mais espaço para as “solhas”, neste momento só tenho dois discus mas vou comprar mais, penso é antes de o fazer alterar o que tenho a alterar meu aquário, ele já esta montado a mais de um ano, o substrato é humos de minhoca, laterita e Sera floredepot, por cima areia de rio com vulcânica grão miudinho, devido ao tempo que ele já esta montado achas que o substrato perde a força para um bom crescimento das plantas, e já que vou mexer deva trocar? Vou manter praticamente as mesmas espécies de plantas. Já agora vai lá dar uma olhada e agradeço uma opinião também ;)

 

 

Meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=66005&st=0

 

 

Abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião, e acho que partilho a mesmo que a tua, esses discus são os mais bonitos de todas as estripes. Não à duvida que os "selvagens" são brutais ;) . Já agora podes dizer onde é que os compraste?:crazyeyes:

 

 

abraço

 

 

 

 

P.S: Força aí no aqua de 2,5 m !! Faz disso um plantado daqueles que tu sabes ! :crazyeyes:biggrin

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas Filipe, esses discus são lindíssimos meus parabéns, também estou com a malukeira dos discus ou seja mais um apanhado. Ando a ganhar coragem para alterar algumas coisas no meu aquário, embora muita gente me tem dito para não mexer mas estou decidido a retirar o fundo que ele tem para ganhar mais espaço para as “solhas”, neste momento só tenho dois discus mas vou comprar mais, penso é antes de o fazer alterar o que tenho a alterar meu aquário, ele já esta montado a mais de um ano, o substrato é humos de minhoca, laterita e Sera floredepot, por cima areia de rio com vulcânica grão miudinho, devido ao tempo que ele já esta montado achas que o substrato perde a força para um bom crescimento das plantas, e já que vou mexer deva trocar? Vou manter praticamente as mesmas espécies de plantas. Já agora vai lá dar uma olhada e agradeço uma opinião também ;)

Meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=66005&st=0

Abraço

Petty

Eu se fosse a ti não alterava nada no teu áqua... até pode precisar de espaço para mais discos, mas não mexia.

Se não tens assim tanta experiência com discos e plantas, deixa isso andar e tenta resolver os problemas que te irão aparecer. Usa esse layout para aprenderes a lidar com as algas, carências e excesso de nutrientes; só depois de teres algum calo nisso, aí sim avanças para um novo layout.

Eu andei 1 ano a estudar fertilizações, algas, alimentação, tratamentos neste aquário e mesmo assim não estou seguro que quando o desmontar não me aconteça o mesmo... espero que não, mas se acontecer... cá estou eu para tentar resolver!

Estuda bem... testa e então depois avanças para um layout renovado com flora nova.

 

Boas,

 

Na minha opinião, e acho que partilho a mesmo que a tua, esses discus são os mais bonitos de todas as estripes. Não à duvida que os "selvagens" são brutais cabecadura . Já agora podes dizer onde é que os compraste?:P

abraço

P.S: Força aí no aqua de 2,5 m !! Faz disso um plantado daqueles que tu sabes ! :drinking: :drinking:

Estes discos não são selvagens! São de "galinheiro" mas com temperamento e instinto de selvagens... talvez uns F16 ;)

De selvagens apenas têm a cor, que para mim quanto mais semelhantes aos naturais melhor!

Azuis, vermelhos, amarelos, brancos... não têm qualquer piada, chego mesmo a compará-los com os ciclideos papagaio; embora estes sejam injectados o mesmo não se passa com os discos. Os discos são cruzados e depois existe um critério de selecção para apurarem algumas cores, isto anos e anos de trabalho.

Onde os comprei? Onde não posso dizer... mas posso-te dizer quem é o criador, Stendker! banana rock

Pelo que já vi, das 2 encomendas que foram feitas aqui no fórum, poucos discos deste género vieram... o pessoal gosta mais de vermelhos, azuis, amarelos... cabecadura

 

Quanto á banheira, ainda vai ganhar barbas... só me vai ser possível montar isso quando mudar de casa, só espero que quando chegar a essa altura não esteja tão fartinho disto que me leve a transformar aquilo numa banheira de hidromassagem cabecadura

Para já vou ver se desmonto este áqua e com 10cm em todas as medidas passo de 240L brutos para 390L... não há espaço para mais!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está brutal (também outra coisa não era de esperar!!).

 

E quanto aos discus... Confesso que não sou grande apreciador das "solhas", mas estes discus não conseguem deixar ninguém indeferente. Para mim são sem dúvida os mais bonitos que se vêm aqui pelo fórum. Partilho da mesma opinião que o FAAO, discus coloridos não têm piada nenhuma (são gostos!).

 

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo FIlipe :P

Eu acho que este não seria mau...

foto01a_108.jpg

Porque para os discus é espectacular...e ao contrario do que parece...é um layout muito duradouro...

Substituias aquela glosso por eleocharis "Parvula" que demora bem mais a crescer e fica mais pequena...e estava a andar...

Não te estou a dizer que copiares aquilo era o ideal...

Mas estou a tentar dizer para dentro daquele genero...fazeres uma coisa à maneira, como já nos habituas-te!...

Então vamos nessa de encostar o Amano a um cantinho?! nyah

Que me dizes?!... :P:P;)

 

ola todos, uma pergunta de uma novata , como se chama a planta que esta a cobrir o chão?

tocaacomer.blogspot.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo FIlipe :P

Eu acho que este não seria mau...

foto01a_108.jpg

Porque para os discus é espectacular...e ao contrario do que parece...é um layout muito duradouro...

Substituias aquela glosso por eleocharis "Parvula" que demora bem mais a crescer e fica mais pequena...e estava a andar...

Não te estou a dizer que copiares aquilo era o ideal...

Mas estou a tentar dizer para dentro daquele genero...fazeres uma coisa à maneira, como já nos habituas-te!...

Então vamos nessa de encostar o Amano a um cantinho?! :lol:

Que me dizes?!... :crazyeyes::wink::wink:

 

Eu gostava de por o fundo do meu igual a este!!!

Alguem sabe como??

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ola todos, uma pergunta de uma novata , como se chama a planta que esta a cobrir o chão?

Tens 2 plantas a cobrir o fundo. A que cobre 85% e com folha redonda é a Glossostigma elatinoides e a que está no canto esquerdo é a Eleocharis aciculares.

 

Eu gostava de por o fundo do meu igual a este!!!

Alguem sabe como??

Simples... um bom substrato, boa iluminação, Co2, uma pinça, alguns vasos de Glossostigma elatinoides, separas alguns runners e plantas com a pinça.

Esperas uns mesitos e está pronto! Tão simples quanto isto...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

runners? o que e isso

 

plantas com a pinça., não pode ser com os dedos (a mão)

 

 

Plantas deste tamanho, não.

 

Há umas semanas, estive a plantar um aqua de 320 litros durante umas 5 horas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

runners? o que e isso

Não leves a mal, mas existe uma opção de pesquisa no inicio do forum.

Bastava escreveres "runners" e pesquisar no "Aquariofilia.net", encontravas algo como:

Olá.

 

É simples. As vallisneria lançam runners, cuja tradução para português, mais comum é estolhos.

 

Cada um desses estolhos irá produzir mais plantas idênticas à inicial. Para as podares, basta-te cortar o estolho e separar as plantas, plantando tu as plantas novas onde quiseres. Tão simples quanto isto.

 

Relativamente às folhas, não as deverás cortar, pois elas vão acabar por morrer. No caso de ficares com alguma folhas com algas ou danificada o suficiente que leve à sua morte, podes cortá-la, o mais perto possível do substracto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Como vês é fácil de encontrar informações aqui no forum e muitas delas já foram explicadas vezes sem fim!!!

 

plantas com a pinça., não pode ser com os dedos (a mão)

A pinça é fundamental para quem quer plantar, usar as mãos não é nem nunca foi o metodo mais indicado. Salvo algumas excepções, como o caso das anúbias, fetos, musgo, riccia... neste caso amarrar as plantas com fio de nylon e com a pinça não dá muito jeito! :multi:

Imagina o que seria plantares Eleocharis aciculares com a mão...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Ricardo, e as fotos desse áqua não há?

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não leves a mal, mas existe uma opção de pesquisa no inicio do forum.

Bastava escreveres "runners" e pesquisar no "Aquariofilia.net", encontravas algo como:

 

Como vês é fácil de encontrar informações aqui no forum e muitas delas já foram explicadas vezes sem fim!!!

A pinça é fundamental para quem quer plantar, usar as mãos não é nem nunca foi o metodo mais indicado. Salvo algumas excepções, como o caso das anúbias, fetos, musgo, riccia... neste caso amarrar as plantas com fio de nylon e com a pinça não dá muito jeito! :)

Imagina o que seria plantares Eleocharis aciculares com a mão...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Ricardo, e as fotos desse áqua não há?

 

 

Ainda está a ser pensado. Neste momento é um viveiro de plantas.

 

Tenho lá valisnéria spiralis (para sair), cryptocorynes de 3 tipos (para sair), ludwigia repens(para sair), hygrophila polysprema rosanervig(para sair), rotala nahnjansen (em estudo) limnophila sessiflora (para ficar, não sei porquê, adoro esta planta!), rotala wallichi (90% de hipótese de ficar) blixas, pogostemon 8ainda me vão arranjar...) e hei-de comprar cuba.

 

Estou à espera da botija da Alemanha para montar tudo de novo. Já tenho os difusores, o filtro (2215), luz (4x39W t5 :D) A porcaria do Co2 é que está de gesso...

 

Assim que estiver feito posto, claro! A fauna será a mesma. peixes com forma de peixe e que se mexem! :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este aquário já teve dias melhores mas lá anda... depois da poda das Nymphaeas e subida da temperatura para 28º devido ao inverno e respectivas TPAS, o musgo foi-se e deu lugar a algas; isto muito devido a um tratamento de prevenção com fragyl.

No entanto, os discos lá andam... muito ordenados :mrgreen: e por vezes nadam em cardume! Apesar de ser considerado um peixe de cardume, só em algumas situações se juntam que é para dormir, comer e quando estão assustados. Em algumas excepções lá andam eles a nadar de um lado para o outro como é visivel nas fotos que se seguem:

 

20071202_1c.jpg

 

20071202_2c.jpg

 

A fauna será a mesma. peixes com forma de peixe e que se mexem! nyah

 

Esta foto não está desfocada, as plantas e hardscape está bem focado ao contrário de tudo que se movimenta... Como o Ricardo diz, existem peixes quietos que só abrem a boca; então aproveitei para tirar esta foto com algum tempo de exposição e assim podem tirar as vossas dúvidas quanto ao movimento de alguns peixes :smilecolros:

Nota-se que os cardinais movimentaram-se um pouco para o tipo de peixe que é, mas... onde andam os discos!? Garanto-vos que não os tirei, não os apaguei da foto, nem lhes dei de comer... afinal sempre se mexem!!! :)

 

20071202_3c.jpg

 

E é tudo... Ricardo, afinal sempre se mexem... Arranja lá outra desculpa!!! Ah... já sei, não têm forma de peixe... já se sabe!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo isso tudo filipe, mas asim como há pessoal a adorar aqueles "pré-históricos", eu acho-os abomináveis!

 

São gostos.

 

Em relação ao movimento, tu sabes melhor que eu que eles são, no minimo, mansinhos. Eu não disse que pareciam discus da madame tussaud! Mas mexem-se menos que rásboras, mollies, platys, que é o que tenho e gosto.

 

Podem ser peixes estupidamente simples, é verdade, mas gosto! E gostos, não se discutem.

 

Ainda no fim de semana estava a dizer a um amigo que este nosso feudo acabará quando nos encontrarmos, o que aontecerá num qualquer evento do forum.

 

E ainda, tu tambem eras muito anti-discus! nyah SIM EU LEMBRO-ME!

 

Edit: 2 coisas, tenho pena que um lindo plantado tenha sido substituido por solhas e as tuas são mesmo das que aparecem cá pelo forum que são, realmente, LINDOS! Mas não me dizem nada na mesma...

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais