240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

Boas,

Hoje pedi licença ao meu boss e tirei a manhã para ler este valente tópico. Tenho a dizer que dava melhor telenovela do que as da TVi :)

Melhor ou não, acho que é bem mais curto que qualquer telenovela da TVI... :)

 

Parabéns FAAO, tiveste problemas mas como sempre conseguiste resolver tudo de uma forma natural e aparentemente com uma facilidade incrível.

Nem sempre foi tão fácil quanto pode parecer. Uma coisa é tratar de plantados onde os excessos de nutrientes são facilmente controlados com TPAS e regime de fertilização, outra é reformular tudo que tinha testado até á data devido a várias condicionantes.

Se dás muita comida... algas, fertilizas mais um pouco... algas, regular os níveis de CO2, intensidade de luz... excesso de matéria orgânica provocada pelos discos e comida, nitratos devido á comida congelada... enfim, um conjunto de factores que só com o tempo se ajustam á necessidade de cada aquário!

Basta ver o tópico do início até ao fim para veres as várias fases e o alguedo que por este áqua andou...

Serviu para aprender um bom bocado e evitar que cometa os mesmos erros quando substituir este áqua.

 

Vou tomar a liberdade de colocar algumas perguntas que fui escrevendo ao longo do tópico, se poder responder agradeço se não der para responder tb não há crise :)

 

- Numa das mensagens disseste que nos cantos irias colocar (como está bem à vista) plantas de caule para os discus não se esconderem atrás delas, como fizeste isso? (foi das primeiras mensagens do tópico). Eu tenho plantas de caule e os meus discus escondem-se lá atrás.

Existem discos e discos… os meus pernoitavam dentro das moitas para se sentirem protegidos e sempre que se sentiam ameaçados refugiavam-se lá. Se os teus não saem de lá é porque algo de errado se passa!

Ou estão sobre enorme stress, assustados ou doentes…

Eu coloquei essas moitas para evitar que eles se escondessem e ocupassem mais a zona central. Contudo foi uma enorme asneira colocar as moitas junto á pesca do filtro. São erros que só aprendemos com o decorrer do tempo; uma vez que os discos fazem alguma porcaria ao defecarem e ao comerem, não devemos ocupar determinadas zonas de circulação de água, nem fazer um pré filtro com plantas onde a água será filtrada. Quando podava a moita junto á pesca do filtro era bem visível a porcaria existente nas plantas… Com as algas acontecia o mesmo, uma vez que elas eram removidas pelos SAES, ficavam em suspensão e agarravam-se novamente ás plantas, ganhando outra vez força para se desenvolverem… levando ao apodrecimento dessas plantas no caule junto ao substrato.

 

- Podes indicar e se possível colocar fotos do teu reactor de CO2? (vi mais à frente o que me pareceu ser o reactor de CO2).

Acho que não tenho fotos apenas do reactor. Se puderes aguentar mais um pouco, como vou desmontar este áqua para dar lugar a algo com mais alguns centímetros, depois tiro fotos ao reactor no step by step.

 

- Indicavas que a falta de vermelho em algumas plantas seria devido à falta de ferro (?) pq estarias a utilizar carvão activo, chega fertilizar com ferro para ter o vermelho? Tinha a ideia que os nitratos teriam que estar baixos.

Não foi bem isso que escrevi… ou entendeste mal!

O que quis dizer foi, uma vez que os restantes parâmetros estavam correctos ou dentro do aceitável, o facto de estar a usar carvão activo no filtro fez com que o ferro e materiais pesados fossem absorvidos pelo carvão.

Para puxar pelo vermelho das plantas deves ter uma boa iluminação (superior a 1w/p, não aplicável a aquários XXL, grandes litragens), Co2 QB, nitratos baixos, fosfatos superiores a 1ppm e uma boa fertilização em ferro. No caso de usares carvão activo no filtro, o ferro é absorvido, logo as plantas ficam com alguma coloração mas nunca com a cor intensa.

Nestas última fotos que tirei ao áqua, as Nymphaeas ficaram com uma cor muito forte porque consegui finalmente acertar com a dose de comida dos Discos (apenas alimento os discos 1x por dia). Como são adultos (ou quase) não é necessário alimentá-los várias vezes ao dia, não é que eles não comam… mas crescer mais também não crescem! Só se for para os lados…

Desta forma consigo manter os nitratos baixos e fosfatos em alta… e com um pouco de ferro elas ganham aquela coloração!

 

- Uma pergunta que podes saber a resposta, quando fertilizo com Micros+ da HA os meus vidros ficam cheios de um "pó verde". Sabes pq?

Excesso de fertilização! Se calhar as tuas plantas não necessitam de tantos nutrientes.

Reduz aos micros e vais aumentado gradualmente até começarem a aparecer os vidros sujos. Assim vais saber o quanto elas absorvem e quanto deves fertilizar…

Um dos factores que deixa os vidros verdes é a falta de fosfatos vs CO2, mas se fertilizares em excesso nem as algas conseguem consumir tantos nutrientes. Por isso a fertilização deve ser efectuada inicialmente por defeito e nunca por excesso.

 

- Onde arranjaste essa linda lotus? Quero comprar uma dessas e não encontro.

Comprei a um ex patrocinador do fórum. Mais informações só por MP.

No entanto, muitas pessoas querem esta planta mas não a conseguem identificar nas lojas!

Atenção que a esta planta geralmente encontra-se a flutuar na forma de uma “batata”, trata-se do rizoma da planta. As hastes nascem a partir desse bolbo até chegarem á superfície!!! Ah… o bolbo (rizoma) não deve ser enterrado afim de evitar o seu apodrecimento.

 

 

- Penso que compraste os discus ao aquaben, certo? Os castanhos, pq penso que os Alenquer (para mim são praticamente iguais nas últimas fotos) penso que encomendaste da Alemanha.

Sim, os castanhos comprei-os ao Bentes! Os Red Alenquer foram importados da Alemanha ao Stendker.

Os castanhos que tenho não são iguais… as 2 fêmeas são o oposto uma da outra. Uma é muito semelhante aos Alenquer e a outra é muito escura com tons vermelhos nas barbatanas.

Vê aqui a outra fêmea: 120LLowtech And Discos

O Bentes pelo que sei ficou com um casal de juvenis iguais ao pequeno que tenho no 120L. Só falta saber se realmente são um casal… os restantes ele vendeu!

Esperemos que ele tenha sorte nesse casal jovem e que venha a criar mais alguns discos.

Acho que sairão muito mais bonitos que estes que possuo.

 

Continuação de um gratificante tópico e um excelente discu (ops aquário)

Este tópico deve morrer daqui por algumas semanas… a não ser que faça um upgrade a este tópico!

Passa de 240L a 390L… antes e o depois!

Deixo isso ao vosso critério…

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pelas respostas, vou tentar indicar mais algumas coisas.

 

Nem sempre foi tão fácil quanto pode parecer. Uma coisa é tratar de plantados onde os excessos de nutrientes são facilmente controlados com TPAS e regime de fertilização, outra é reformular tudo que tinha testado até á data devido a várias condicionantes.

Se dás muita comida... algas, fertilizas mais um pouco... algas, regular os níveis de CO2, intensidade de luz... excesso de matéria orgânica provocada pelos discos e comida, nitratos devido á comida congelada... enfim, um conjunto de factores que só com o tempo se ajustam á necessidade de cada aquário!

Basta ver o tópico do início até ao fim para veres as várias fases e o alguedo que por este áqua andou...

Sim eu vi tudo do principio ao fim, algas, morte de discu etc etc, eu escrevi aparentemente fácil, pq é o que parece quando se olha para os teus aquários, mas lá está é aparente pq claro que resulta de um enorme esforço.

 

Serviu para aprender um bom bocado e evitar que cometa os mesmos erros quando substituir este áqua.

Existem discos e discos… os meus pernoitavam dentro das moitas para se sentirem protegidos e sempre que se sentiam ameaçados refugiavam-se lá. Se os teus não saem de lá é porque algo de errado se passa!

Ou estão sobre enorme stress, assustados ou doentes…

 

Os meus discos tanto andam à frente como se escondem, geralmente quando estou sentado no sofá ou no pc estão à frente na hora da comida tb se chegam todos à frente, por vezes quando alguém se aproxima lá se escondem eles.

 

Eu coloquei essas moitas para evitar que eles se escondessem e ocupassem mais a zona central. Contudo foi uma enorme asneira colocar as moitas junto á pesca do filtro.

 

São erros que só aprendemos com o decorrer do tempo; uma vez que os discos fazem alguma porcaria ao defecarem e ao comerem, não devemos ocupar determinadas zonas de circulação de água, nem fazer um pré filtro com plantas onde a água será filtrada. Quando podava a moita junto á pesca do filtro era bem visível a porcaria existente nas plantas… Com as algas acontecia o mesmo, uma vez que elas eram removidas pelos SAES, ficavam em suspensão e agarravam-se novamente ás plantas, ganhando outra vez força para se desenvolverem… levando ao apodrecimento dessas plantas no caule junto ao substrato.

 

Como pensas alterar esta situação? Sem plantas a esconder os tubos fica inestético num plantado.

 

Acho que não tenho fotos apenas do reactor. Se puderes aguentar mais um pouco, como vou desmontar este áqua para dar lugar a algo com mais alguns centímetros, depois tiro fotos ao reactor no step by step. Sim claro que se aguenta

 

Não foi bem isso que escrevi… ou entendeste mal!

O que quis dizer foi, uma vez que os restantes parâmetros estavam correctos ou dentro do aceitável, o facto de estar a usar carvão activo no filtro fez com que o ferro e materiais pesados fossem absorvidos pelo carvão.

 

Entendido

 

Para puxar pelo vermelho das plantas deves ter uma boa iluminação (superior a 1w/p, não aplicável a aquários XXL, grandes litragens) O meu é de 550l +/-, Co2 QB Tb penso que tenho , nitratos baixos a papinha dos discos nem sempre deixa lol, fosfatos superiores a 1ppm e uma boa fertilização em ferro. No caso de usares carvão activo no filtro, o ferro é absorvido, logo as plantas ficam com alguma coloração mas nunca com a cor intensa.

 

Penso ter tudo nos eixos. Claro que com a comida dos discos NO3 dispara algumas vezes nada de anormal.

 

Nestas última fotos que tirei ao áqua, as Nymphaeas ficaram com uma cor muito forte porque consegui finalmente acertar com a dose de comida dos Discos (apenas alimento os discos 1x por dia). Como são adultos (ou quase) não é necessário alimentá-los várias vezes ao dia, não é que eles não comam… mas crescer mais também não crescem! Só se for para os lados…

 

engorda para a ceia do natal :)

 

Desta forma consigo manter os nitratos baixos e fosfatos em alta… e com um pouco de ferro elas ganham aquela coloração!

 

Quando dizes fosfatos em alta falas em que valores?

Excesso de fertilização! Se calhar as tuas plantas não necessitam de tantos nutrientes.

Reduz aos micros e vais aumentado gradualmente até começarem a aparecer os vidros sujos. Assim vais saber o quanto elas absorvem e quanto deves fertilizar…

Um dos factores que deixa os vidros verdes é a falta de fosfatos vs CO2, mas se fertilizares em excesso nem as algas conseguem consumir tantos nutrientes. Por isso a fertilização deve ser efectuada inicialmente por defeito e nunca por excesso.

Tenho que estudar melhor o meu caso então. Não ficam sempre verdes mas tem alturas e não tenho tido grandes problemas com algas (já tive quando a botija de CO2 vazou e fiquei uma semana sem CO2)

 

Comprei a um ex patrocinador do fórum. Mais informações só por MP. Se poderes enviar a PM agradeço é uma das cores que me falta

 

No entanto, muitas pessoas querem esta planta mas não a conseguem identificar nas lojas!

Atenção que a esta planta geralmente encontra-se a flutuar na forma de uma “batata”, trata-se do rizoma da planta. As hastes nascem a partir desse bolbo até chegarem á superfície!!! Ah… o bolbo (rizoma) não deve ser enterrado afim de evitar o seu apodrecimento. Sim eu conheço a planta tenho duas, só uma tem rizoma, mas nenhum é variante vermelha

Sim, os castanhos comprei-os ao Bentes! Os Red Alenquer foram importados da Alemanha ao Stendker.

Os castanhos que tenho não são iguais… as 2 fêmeas são o oposto uma da outra. Uma é muito semelhante aos Alenquer e a outra é muito escura com tons vermelhos nas barbatanas.

Vê aqui a outra fêmea: 120LLowtech And Discos

O Bentes pelo que sei ficou com um casal de juvenis iguais ao pequeno que tenho no 120L. Só falta saber se realmente são um casal… os restantes ele vendeu!

Esperemos que ele tenha sorte nesse casal jovem e que venha a criar mais alguns discos. Esperemos :)

Acho que sairão muito mais bonitos que estes que possuo.

Este tópico deve morrer daqui por algumas semanas… a não ser que faça um upgrade a este tópico! U P G R A D E , ou será melhor dizer continuação...

Passa de 240L a 390L… antes e o depois!

Deixo isso ao vosso critério…

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Abraço e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

 

Hugo R. Silva

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Engordar discos sem algas será muito complicado... então fazê-los crescer só mesmo com muita dedicação!!!

É só fazer Tpas diárias (10-15%) e muita papinha caseira... estás disposto a isto?

 

Mesmo fazendo TPAS diárias não sei se consegues manter o plantado, porque a papa caseira é um booster em nitratos... e convém alimentar os discos 2 a 4x ao dia!

Uma coisa que reparei no teu plantado é que tens tapete de cryptocorynes, se a comida fica lá e não havendo quem a coma... ui ui! Os parametros vão oscilar bastante. Alimentas os discos através do cone e eles comem bem? O que dás de comer aos teus discos?

Arranja corydoras e alguns Lda25, vais ver que te tratam da comida em excesso e quando não houver nada os LDA25 limpam-te essas folhas das anubias (é normal ficarem assim, devido á sujidade e excesso de nutrientes!).

 

Quanto á fertilização, tens a certeza que deitas 100ml :crazyeyes: não será mais 10ml? É que 10ml por dia chega para as plantas que tens no áqua!!!

Co2 durante 24h... com discos não é muito aconselhavel! Para já enquanto são pequenos, não me parece um problema... mas assim que crescerem tens mesmo que resolver isso; Co2 pressurizado com válvula de solenoide...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Olá Filipe, antes de mais obrigado pela ajuda. Realmente é de ficar assustado mas não estou numa de desistir, como te disse já tinha tido Discos, houve varias pessoas que me malgaram a cabeça, a minha filha que com nove anos já tem o vírus da aquariofilia, a minha esposa dizendo para comprar os Discos Tangerina isto para não falar do sogro que sempre que ia lá casa dizia então quando compra os Discos isso esta bonito cheio de plantas mas ficava bem ai uns peixes iguais aos que você tinha antes, tive mesmo de me render, bom pelo menos acho que para já mantenho o aquário e não a cristaleira, :laugh: em relação a forma como alimento os Discos geralmente venhem comer a mão, mas também comem no copo, a comida que lhe dou é: artemia, comida caseira (coração de boi e bla, bla, bla) duas vezes ao dia, granulado nem tocam, dizes para arranjar umas corydoras, mas elas não vão levantar o tapete, sabes onde tem os LDA25, quantos aconselhas que ponha? Quanto a fertilização acho que a dose esta correcta, utilizei a calculadora fornecida aqui no fórum e foi esse o resultado que obtive para o Cloreto de Potássio, (100g Cloreto de Potássio em pó diluido em 1,5lt de agua destilada) passo agora a descrever o meu aquário e se não for pedir muito por favor confirma se realmente fiz bem as contas em relação a adição do Cloreto de Potássio.

 

Aquário: 200 litros +/-

Filtragem: Externa 1450l/h

Temperatura: 28º

Iluminação: 54w x 2 - T5 + 20w x 2 (economizadoras 6500k) Só estão ligadas as T5 Ligadas 8h diarias.

 

Substrato: Humus, Laterita, SERA floredepot, areia de rio misturada com vulcanica (grão miudinho)

Co2: DIY

Adição de 100ml de Potássio todos os dias

Ferro: 6 gotas dia sim dia não da Kent

 

TPA's: 1/4 semana sim semana não (pelos vistos vou ter que fazer mais :angry:)

 

Decoração: Pedras de xisto ou basalto, Troncos Videira e fundo feito em poliuretano (musgo preso nele)

 

Flora: Eleocharis Minima, Musgo e feto de Jaba, Anubias, Cryptocorynes, Nymphaea Sp. Rubra, Blyxa e Riccia (tenho mais uma especie ou outra que nao me recordo do nome).

 

Fauna: Discos: 2 Pigeon Blood e 2 Tangerina, Arlequim's, Neons, Sae's, Otos, 5 Pinguins, 2 Caracois (Não recordo o nome têem cerca de um cm e são as riscas castanhas claras e escuras tipo zebra) + paletes de Reds

 

Ph - 6.8

NO3 - 0 (teste API)

PO4 - (Não tenho)

Kh - 4

Gh - 8 (a semana passada estava a 6, esta semana fiz testes e esta a 8, não fiz nenhuma mudança :huh:)

 

Só mais duas coisitas, as filamentosas tipo fio de cabelo com varios cm de comprimentos so aparecem no musgo e em alguma riccia que tenho a tona e perto da entrada da água que vem do filtro externo, porque será que só aparece nessas especies de plantas, as minhas Cryptocorynes estão com algumas pintas pretas será falta de algum nutriente?

 

 

Abraço e uma vez mais obg pela ajuda

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meus discos tanto andam à frente como se escondem, geralmente quando estou sentado no sofá ou no pc estão à frente na hora da comida tb se chegam todos à frente, por vezes quando alguém se aproxima lá se escondem eles.

Então estão com um comportamento normal! Enquanto não estiverem habituados e bem adaptados é normal que tenham esse comportamento.

 

Como pensas alterar esta situação? Sem plantas a esconder os tubos fica inestético num plantado.

Não, compra-se tubos de filtro á cor do fundo do áqua ou em vidro!

Tens o problema resolvido!

 

Desconheço a quantidade de CO2 que tenho :s e o resto penso ter tudo nos eixos. Claro que com a comida dos discos NO3 dispara algumas vezes nada de anormal.

Depende... como e com quê alimentas os discos?

 

Quando dizes fosfatos em alta falas em que valores?

1.5ppm a 2ppm

 

Sim eu conheço a planta tenho duas, só uma tem rizoma, mas nenhum é variante vermelha

Se calhar deixaste-as chegar imediatamente á superficie. As 1ªs hastes/folhas que nascem devem ser cortadas assim que chegarem a meio da coluna de água; evitas que as hastes procurem a superficie da água em poucos dias.

 

U P G R A D E , ou será melhor dizer continuação...

Vamos ver o que se arranja!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente é de ficar assustado mas não estou numa de desistir....acho que para já mantenho o aquário e não a cristaleira, :angry:

Nem desistas... raios para que serve uma cristaleira?!! :crazyeyes:

 

em relação a forma como alimento os Discos geralmente venhem comer a mão, mas também comem no copo, a comida que lhe dou é: artemia, comida caseira (coração de boi e bla, bla, bla) duas vezes ao dia, granulado nem tocam

Com essa comida toda, TPAS de 1/4 a cada 2 semanas... e tens nitratos a ZERO! Hum... muito estranho...

Ou não lhes dás de comer... ou tens o teste fora do prazo!

 

dizes para arranjar umas corydoras, mas elas não vão levantar o tapete, sabes onde tem os LDA25, quantos aconselhas que ponha?

Arranja corys anãs ou melhor Corydoras pygmaeus, essas não te levantam o tapete de certeza... e agora arranjá-las?

Tive uma boa oportunidade de comprar umas 10, mas fiquei indeciso se metia ou não! Quando lá fui... ops já não havia!

LDAS25, uns 5 para 200Lt não são de mais.

 

Quanto a fertilização acho que a dose esta correcta, utilizei a calculadora fornecida aqui no fórum e foi esse o resultado que obtive para o Cloreto de Potássio, (100g Cloreto de Potássio em pó diluido em 1,5lt de agua destilada)

Eu uso potássio da ELOS o K40, mas quando tenho de fazer receita caseira por não ter fertilizante, não uso calculadoras...

Tento absorver o máximo possível de potássio numa garrafa de 500ml, +- 4 a 5 colheres de sopa para 500ml e a garrafa em banho "Maria".

Esta solução fica muito concentrada e para 240L fertilizo apenas com 5 a 10ml por dia.

 

2 Caracois (Não recordo o nome têem cerca de um cm e são as riscas castanhas claras e escuras tipo zebra)

Neritina natalensis, será?

 

NO3 - 0 (teste API)

PO4 - (Não tenho)

Compra teste de Po4 e também fertilizante.

NO3 a zero... hum, esse teste tem quanto tempo?

Ainda á pouco tempo falava com um amigo sobre os discos em que ele disse-me que os discos apresentavam barbatanas corroídas e estavam a desfazer-se.

No momento disse-lhe que a água estava muito acida e que deveria fazer TPAS imediatamente... Ele garantiu-me que o pH estava a 7.0 e que tinha feito mais testes sempre com o mesmo resultado. Foi comprar um teste novo e... tinha o pH a 5.0.

 

Concluindo... esse teste está bom?!

 

Só mais duas coisitas, as filamentosas tipo fio de cabelo com varios cm de comprimentos so aparecem no musgo e em alguma riccia que tenho a tona e perto da entrada da água que vem do filtro externo, porque será que só aparece nessas espécies de plantas, as minhas Cryptocorynes estão com algumas pintas pretas será falta de algum nutriente?

Se tens pintas pretas e tipo cabelo, tens nitratos altos! Ou picos elevados de nitratos...

Filamentosas verdes, carência de PO4 ou Co2... compra o teste :laugh:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes:

 

hum a ideia dos tubos em vidro é realmente muito interessante, sabes onde há disso? Igual ao fundo eu já tenho em preto, nota-se pq não é bem igual mas muito pouco a minha dúvida é a seguinte.

 

Na área dos tubos que sugam a água não colocas mesmo plantas ou colocas o sugador a um nível intermedio da altura da água que fuja à altura das plantas que lá tenhas perto/baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

hum a ideia dos tubos em vidro é realmente muito interessante, sabes onde há disso? Igual ao fundo eu já tenho em preto, nota-se pq não é bem igual mas muito pouco a minha dúvida é a seguinte.

Acho que a Naturline tinha disso... Mas há mais quem venda, não indico por razões obvias!

Fala com o "jonasguindaste" :crazyeyes:

 

Na área dos tubos que sugam a água não colocas mesmo plantas ou colocas o sugador a um nível intermedio da altura da água que fuja à altura das plantas que lá tenhas perto/baixo?

Pelas razões que indiquei, não! Apenas tapete, troncos ou plantas com hastes florais.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pelas dicas e pelas explicações.

 

uhuuu jonasguindaste onde andas tu??? :angry: preciso privar com você :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

Boas,

Nem desistas... raios para que serve uma cristaleira?!! :P

Com essa comida toda, TPAS de 1/4 a cada 2 semanas... e tens nitratos a ZERO! Hum... muito estranho...

Ou não lhes dás de comer... ou tens o teste fora do prazo!

 

Penso que esqueci de dizer que comprei os discos a pouco tempo, diria mesmo que ainda não completei a 3ª semana, por isso é que não tenho grandes algas... Quanto a data do teste, penso estar dentro do prazo pois comprei no maximo três meses, mas de qualquer forma vou ver.

 

 

Eu uso potássio da ELOS o K40, mas quando tenho de fazer receita caseira por não ter fertilizante, não uso calculadoras...

Tento absorver o máximo possível de potássio numa garrafa de 500ml, +- 4 a 5 colheres de sopa para 500ml e a garrafa em banho "Maria".

Esta solução fica muito concentrada e para 240L fertilizo apenas com 5 a 10ml por dia.

 

Antes de usar a receita caseira do Potássio usava Patássio da Kent, mas essa tua receita tambem me parece bem, como fazes a receita? 500ml de cloreto de potássio em pó diluido em 500ml de agua destilada, banho Maria durante quanto tempo?

 

Se tens pintas pretas e tipo cabelo, tens nitratos altos! Ou picos elevados de nitratos...

Filamentosas verdes, carência de PO4 ou Co2... compra o teste :)

 

Ok, vou tentar comprar ainda hoje, abraço e obrigado.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Não foi isso que escrevi...

 

500ml de cloreto de potássio em pó diluido em 500ml de agua destilada, banho Maria durante quanto tempo?

 

Tento absorver o máximo possível de potássio numa garrafa de 500ml, +- 4 a 5 colheres de sopa para 500ml e a garrafa em banho "Maria".

Esta solução fica muito concentrada e para 240L fertilizo apenas com 5 a 10ml por dia.

Filipe Oliveira

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para tentar perceber FAAO, 4 a 5 colheres de sopa de KCL são +/- que gramas? e 5 a 10 ml são quantos ppms?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora para tentar perceber FAAO, 4 a 5 colheres de sopa de KCL são +/- que gramas? e 5 a 10 ml são quantos ppms?

Não faço a mínima ideia!!! A intenção é diluir o máximo possível de KCL em 500ml, depois através do que observo das plantas aumento ou diminuo a fertilização diária. Em vez de fertilizar com 20,30,40ml uso apenas 5 ou 10ml e se calhar já é muito...

No entanto como o potássio não origina algas, uma das formas de controlarmos a sua dosagem é observar as folhas das plantas.

Uma vez que estejam enrugadas e atrofiadas aumento um pouco mais na dose diária. Mas 5 a 10ml de potássio chega e sobra para 240L!!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Como medes os ppm no potássio? Não existe teste que o faça... :smile2:

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizando a calculadora do Chuck's verifico isso dos ppms.

 

exemplo para 500ml de água o maximo que se deve colocar de KCL seria 185gr

 

Verdade? Não faço a menor ideia, sei que isso da para um aquário de 240l qualquer coisa como 0.81 ppms por cada 1 ml

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não foi isso que escrevi...

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Poix entendi mal, já estive a ver se o teste NO3 estava bom, e é como te disse pela data que tem na caixa o dito cujo esta bom, de qualquer forma comprei o PO4 e o resultado deste tambem é 0, mas como pode ser se tenho algumas algas no aquário, repeti os teste de NO3 e PO4 duas vezes e o resultado foi sempre o mesmo, 0, já não entendo nada disto...

 

 

Abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção que até podes ter os nitratos e fosfatos a zero! O que também não será bom para o desenvolvimento das plantas...

Mas se as algas andam aí, mesmo tímidas... é porque os parâmetros oscilam bastante em determinadas alturas, porque se os valores fossem sempre esses, significava que as plantas consumiam todos os nutrientes em excesso, mas terias sempre muitas carências!!!!

Considerando que os testes estão correctos, apenas aconselho-te a fazeres mais TPAS, 2 por semana para repores os valores minimos de nutrientes e continuar a fertilizar com potássio.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, não votei em nada pois resuco a ideia de ver esse aqua desaparecer. banana rock

Quem o conhece ao vivo penso que deve partilhar da mesma ideia. No entanto sei os motivos pelos quais vais ter de alterar o aqua. Tenta dentro do possivel não mudar muito para os gajos não estranharem a casa nova. :)

 

Grande Abraço

 

Carlos Dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu por acaso conheço o áqua ao vivo e não sou da tua opinião.

Acho que o Filipe deve alterar aquilo.

Não digo que o aquário não está bonito, mas tal como ele já disse várias vezes está "apertado" para o "serviço de jantar" caber todo lá dentro.

E quando o vemos ao vivo apercebemos-nos desse facto rapidamente.

Eles precisam de mais espaço, senão é só cabeçada!

 

De certeza que o novo layout vai ser muito melhor para eles.

 

Abraço!

 

Já agora...votei no biótipo.

Gostava de ver uma coisa dessas feita por ti.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou solidário com o que o Carlos disse, alias diria mesmo, não mexe, não toca, simplesmente manutenção porque essa tem que ser feita, abraço e vou seguir o teu conselho em relação as TPAs

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este aquário precisa de mais litros!!!

Com 5 discos adultos a disputar o território num áqua com 240L e decorado da forma que está... é porrada na certa!

Para terem uma ideia, este áqua tem apenas 40cm de profundidade e com a decoração existente é muito apertado mantê-los nestas condições.

Daí ter tomado a iniciativa de fazer algo com mais 10cm em todas as medidas e passar de 240Lt para 390Lt.

 

Quanto a layouts, coloquei a opção de landscape apenas para que ficassem os 4 tipo de layouts possiveis em plantados, mas no entanto fazer algo rigoroso com Discos é totalmente impossivel e inadequado... Ora tentem imaginar um Syrah... ou um conjunto de árvores com discos... ou mesmo um Iwagumi...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu ainda não tinha comentado este tópico porque não tinha palavras para descrever a beleza do aqua e a quantidade de informação que aqui se encontra, da gosto ver os aquas montados por este senhor que para mim são os mais bonitos aqui do forum, apesar dos discus não serem a minha especie preferida rendo-me a estes.

 

parabens.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu por acaso conheço o áqua ao vivo e não sou da tua opinião.

Acho que o Filipe deve alterar aquilo.

Não digo que o aquário não está bonito, mas tal como ele já disse várias vezes está "apertado" para o "serviço de jantar" caber todo lá dentro.

E quando o vemos ao vivo apercebemos-nos desse facto rapidamente.

Eles precisam de mais espaço, senão é só cabeçada!

 

De certeza que o novo layout vai ser muito melhor para eles.

 

Abraço!

 

Já agora...votei no biótipo.

Gostava de ver uma coisa dessas feita por ti.

 

 

 

:snipersmile: Tens de ser sempre do contra. Tás a ficar igual ao velho do Restelo. GRRRRRRRRRRR.

 

Agora falando a sério eu tb frizei que o serviço de Jantar já não tem espaço e que sei que o aqua tem de ser aumentado. Só disse que adoro aquele áqua e pronto. :bad-words:

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu voto mas é num mínimo de 600l.

Menos que isso é para meninas.

eheheh é isso mesmo!!! :tongue:bigsmile

Só tenho um pequeno problema... falta de espaço!

Quando fizer a minha casinha e se não estiver fartinho de aquários... fico com 70m2 para meter água e aí sim... já posso dizer que aquários acima de 1200lt é só para homens de barba rija :puppydogeyes:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais