+ uma forma de fazer tapetes de riccia


artman

Recommended Posts

Material:

 

Peças de vidro com forma desejada

Fio de pesca

Sacos de roupa para máquina de lavar

 

 

Não tem nada que saber.

Como suporte usei os pedaços de vidro, cortados à medida que queria, e com um furo no meio para poder passar o fio que vai coser o conjunto.

A Riccia é mantida no lugar pelo tecido alveolado.

Simples de colocar no lugar.

Facil de retirar para fazer poda.

E o vidro nao tem quaisquer propriedades que contaminem a água.

 

Espero ser util.

 

Pic_661_15.jpg

 

Coloca-se a Riccia sobre o vidro.

Pic_661_16.jpg

 

Cobre-se com o tecido dos sacos cortado à medida.

Pic_661_17.jpg

 

Cose-se o conjunto com fio de pesca de nylon.

Pic_661_18.jpg

 

Exemplos de diversas formas de suportes.

Pic_661_19.jpg

 

Resultado final.

Pic_661_20.jpg

 

Com cerca de 3 semanas.

Pic_661_21.jpg

 

Bom proveito!!! :lol:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31227

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apesar de todas as invenções, nada bate o fio de pesca fininho se bem utilizado....nada de ver redes brancas...parece que a riccia se agarrou mesmo ali.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja alguem experimentou fazer uma "parede" de riccia?devia ficar muito engraçado a parede de tras do aquario coberta de riccia. um dia vou experimentar. se as algas crescem crescem nas paredes acho que a riccia tambem.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E acrílico não dará? Já sei o que fazer a um bocado de tule que tenho guardado :D só falta mesmo a ricia e o suporte...

Será que isto também dá para fazer um tapete de musgo de java? Disseram-me que fica muito giro, ams eu nunca vi.

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta excelente isso,eu tambem gostava de fazer,mas nao tenho ricia e nao sei onde encontrala,se alguem me poder ajudar,agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei.

 

Esclareçam-me o seguinte? Quais são as necessidades da riccia? Eu já experimentei mas a gaja não crescia. tenho uma calha de um metro com duas grow-lux fazia CO2 caseiro e ainda juntava um adubo caseiro. ficou ai cerca de um mês assim mas crescer é que tá quieto. Existe alguma particularidade que a ajude a crescer que eu não saiba?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás.

 

ja alguem experimentou fazer uma "parede" de riccia?devia ficar muito engraçado a parede de tras do aquario coberta de riccia. um dia vou experimentar. se as algas crescem crescem nas paredes acho que a riccia tambem.

Já não deve ser do "teu tempo". Mas lembro-me quando ainda andava a dar os meus primeiros passos aqui neste Fórum, que havia um link/página com uma parede dessas. Mas era feita com Musgo de Java, salvo erro.

 

Just_me, ainda te lembras disso? Lembro-me, que me mostraste esse link no teu laboratório.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, acho que com musgo de java deve resultar melhor, não sei se com a riccia será viável, já que acho que a que está por cima acabará por crescer mais e tapar a luz da que está por baixo.

 

Mas agora fiquei curiosa, deve dar um efeito engraçado, esse da pareded de musgo.

 

Fiquem bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao consegui encontrar de novo, mas para que quiser fazer:

 

http://www.aquarticles.com/articles/plants..._Moss_Wall.html

 

já agora coisas engraçadas sobre o "musgo de java" :(

 

http://www.aquarticles.com/articles/plants...ong_Mosses.html

 

e já que começamos na riccia... e para quem insiste nas redezinhas e bocados de cerâmica e pdaços de vidro, tudo direitinho para ficar com quadrados de riccia, aqui vai:

 

http://www.aquarticles.com/articles/plants...son_Riccia.html

 

fio de nylon, pedras e troncos!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já agora: qual a diferença de musgo de java e riccia? e dá pra usar o mesmo esquema com o musgo?

 

Braço

 

São plantas completamente diferentes, sendo que a riccia é flutuante, ou seja, não se "agarra" a nada e o musgo é parecido com o "normal" musgo, mas é aquático.

 

vesicdubya.jpg

Musgo de Java

 

Riccia_w_RedCherryShrimp.gif

 

Riccia

 

E sim, dá para utilizar o mesmo esquema com o musgo, vê os links que o just_me colocou aqui e constatarás que sim :D

 

E se fizeres uma pesquisa aqui pelo fórum, podes veroutras formas de trabalhar a riccia e o musgo.

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas queria deixar aqui mais uma vez um alerta ao uso da riccia com acrílico ou outro material leve...

Quando faz o pearling, se não tiver bem agarrado sobe para a superfície.... Está-me constantemente a acontecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Em relação à utilização das redes para mosquitos.

 

O plástico dessas redes ou redes similares ao longo do tempo não apodrecem ou a sua deterioração não é prejudicial aos peixes?????

 

Quero plantar cuba e já pensei desde redes metálicas (INOX), redes em plástico, rede de fio de algodão, etc......

 

Qual será a melhor opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Em relação à utilização das redes para mosquitos.

 

O plástico dessas redes ou redes similares ao longo do tempo não apodrecem ou a sua deterioração não é prejudicial aos peixes?????

 

Quero plantar cuba e já pensei desde redes metálicas (INOX), redes em plástico, rede de fio de algodão, etc......

 

Qual será a melhor opção?

ONDE COMPRO A REDE MANDEM A RESPOSTA PARA A MINHA CAIXA DE MENSAGEM OBRIGADO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...