artman

Membro
  • #Conteúdo

    24
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Tudo publicado por artman

  1. Olá a todos... ... e se não havia novidades, foi por pouco tempo. Dois dias depois de ter transferido o casal para o aqua de reprodução dei conta que no comunitário já havia mais um casal com "ideias". Já estavam a marcar territorio e a procurar sitio para desovar. Lá fui eu a correr fazer aquilo que tinha pensado que era dividir o aqua de reprodução em dois. E o resultado foi este. Depois não foi preciso esperar muito para ter posturas. Ao inicio tinha a água com um pH muito alto, mas ficou resolvido com um pouco de turfa. Dois dias depois (ontem), tinha posturas dos casais. Um optou pelo cone de desova, o outro por uma pedra que tinha posto a segurar a divisória. Portanto, isto daqui a uns dias vai começar a ficar apertado... estou mesmo a pensar vender um dos casais (brevemente aqui no forum). Já agora, e visto que tenho posturas e preciso de fazer uma limpeza ao fundo do aqua, quando será mais indicado??!? antes ou depois de nascerem os alevins? com ou sem tpa??? E quanto ao azul de metileno... quais as dosagens???
  2. Até agora não há novidades. Continua tudo calmo depois de uma certa estranheza ao novo ambiente. Alguém me sabe dizer de quanto em quanto tempo os escalares fazem posturas?!?
  3. Ficam aqui algumas fotos do casal.
  4. Desde já obrigado a todos pelos vossos comentarios. Como tinha prometido, fica aqui uma foto do aqua que montei para criação. Como já disse tem cerca de 130 lts. Coloquei um termostato Jager de 150 wts, dois filtros de esponja com capacidade para 60 lts/cada (para o caso de um dia mais tarde poder criar uma separação para dois casais), duas pedras difusoras e um cone de desova. Enchi-o com 40% de água do aqua comunitário e os outros 60% com agua acondicionada. Esteve a ciclar desde sábado e hoje já coloquei o casal (espero não me ter enganado ), já sem ovos que entretanto foram comidos. Esperam-se novidades... Vou dando noticias.
  5. Bem, já coloquei o aqua de criação a ciclar (que teve de ser um de 120 lts que estava à espera de melhor sorte). Brevemente ponho fotos dos dois. Entretanto os ovos já foram todos comidos, penso eu que mesmo pelos progenitores... já era de esperar; estava o aqua todo em stress. Já agora aproveito para perguntar se os cones de desova dos discus tambem se usam com escalares. Vou dando noticias quando houver novidades.
  6. Muito recentemente fui presenteado com um casal de escalares a colocar ovos numa folha do meu comunitario. Setup do aqua neste link: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1227&highlight= Acontece que no primeiro dia andavam os dois (macho e femea) à volta dos ovos, tentando manter os restantes "habitantes", maior parte tambem escalares, à distancia. Já no segundo dia, a femea passou a manter tambem o macho à distancia porque, pelo que vi, este estava a tentar comer os ovos. Como podem imaginar, o ambiente no aqua não é dos melhores, e já estou a preparar um aqua de criação para transferir o casal, muito embora não vá a tempo desta primeira postura. A minha duvida é se vale a pena transferir o casal à pressa para o aqua recem montado, ou apenas a femea com os ovos. Ou entao, aguentar esta situação mais uns tempos enquanto o nosso aqua cicla, esquecendo qualquer exito desta primeira postura e depois transferir o casal. Cumprimentos a todos Luis Dias
  7. Luis, obrigado pela teu prestavel esclarecimento. Agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar este tipo de filtro na zona do Porto!?
  8. Tenho lido aqui no forum que se deve usar para aquas de criação filtros de esponja ou a ar. Que tipo de filtros sao estes??? Qualquer filtro interno é deste tipo?!? Agradeço desde já a vossa ajuda. Cumprimentos a todos
  9. Posso-te dizer que comprei no continente uma lampada daquelas para colocar nas tomadas para sinalização por 5 euros e funciona muito bem como moonlight. tem até um sensor que quando a luz ambiente aumenta ela apaga-se sozinha.
  10. Eu posso-te dizer que tenho um 2026 e tou muito satisfeito com ele. Comprei-o pela net a um preço bastante mais acessivel, e agora até estao com promoção pois já saiu o pro III. No entanto estou tambem a ponderar comprar um outro para um aqua de 150 lts e estou a pensar no ecco visto pela diferença de preço ser bem mais economico e com um desempenho identico ao 2026. Cumprimentos
  11. Eu à partida diria que são algas ou organismos microcospicos que se estao a desenvolver na superficie da água e em principio devido às lampadas de 12000 K. São de uma temperatura de cor elevada ja com espectro na banda dos azuis que podem originar o desenvolvimento de micro-organismos. Que quer dizer o CO2 a192 (electro) ???
  12. Experimenta. Eu, com o granulado para discus deixo +/- 2 min. Mas esses devem ser maiores...
  13. Tenta colocá-los de molho antes de os colocar no aqua. Deste modo também evitas que eles possam inchar dentro do peixe.
  14. Material: Peças de vidro com forma desejada Fio de pesca Sacos de roupa para máquina de lavar Não tem nada que saber. Como suporte usei os pedaços de vidro, cortados à medida que queria, e com um furo no meio para poder passar o fio que vai coser o conjunto. A Riccia é mantida no lugar pelo tecido alveolado. Simples de colocar no lugar. Facil de retirar para fazer poda. E o vidro nao tem quaisquer propriedades que contaminem a água. Espero ser util. Coloca-se a Riccia sobre o vidro. Cobre-se com o tecido dos sacos cortado à medida. Cose-se o conjunto com fio de pesca de nylon. Exemplos de diversas formas de suportes. Resultado final. Com cerca de 3 semanas. Bom proveito!!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31227
  15. Acham possivel ainda adicionar discus neste aqua?!? http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1227&highlight= No que diz respeito à quantidade de peixes e deixando de parte a relação discus/escalares. Sobre esta ultima situação já me fui informando e posso arriscar, já que tenho um outro aqua para onde posso mudar quaisquer dos peixes. -Data de montagem: 22 de Agosto de 2005 -Dimensões do aquário – 100x30x50 -Volume bruto: 150L -Temperatura: 27º -pH: 6.6 – 6.9 -gH: 4.0 -kH: 3.5 -nitrato: 5 – 10 mg/l -nitrito: 0 – 0.02 mg/l -Filtro – Eheim Professional II 2026 – 950 l/h -Iluminação – 2 x 25w T8 Sylvania Gro Lux/JBL Solar Natur (12 h) + 2 x 12w T5 Branca 6000K (10 h) -Sistema CO2 – Sistema completo Papillon de 0.5kg com difusor Eheim (12h/dia) -Manutenção: TPA's de 8 em 8 dias de aprox. 25L -Fertilização semanal com 5 ml de Trópica Master Grow -Flora: Cryptocoryne beckettii ''petchii'' Cryptocoryne wendtii Red Mi Oya Cryptocoryne ciliata Anubias barteri var. nana Anubias spec. Barteri Bacopa monnieri Echinodorus bleheri Echinodorus tenellus Echinodorus ozelot red Hydrocotyle leucocephala Riccia fluitans -Fauna: 2 Corydoras aeneus 2 Corydoras paleatus 6 Ottocinclus 7 Pterophyllum scalare (escalares) 12 Paracheirodon innesi (neons)
  16. Nao sou engenheiro, mas como arquitecto percebo alguma coisa de construção. A maneira como estão a ver o problema é bastante redutor. O facto de se ter várias pessoas em casa não prova que o piso, ou em termos mais tecnicos, a laje esteja pronta a receber o peso do aquário. Isto porque o que interessa neste caso é a carga para a qual a mesma laje foi dimensionada, e essa é medida (normalmente) em kN/m2. Ou seja, trocando por miudos, a força que se aplica por unidade de área. Para comparar com o numero de pessoas, temos de ver o peso e a área onde se insere o aquário. Prevendo, por exemplo que este venha a pesar entre 650 e 750 quilos, e a sua área de base seja por exemplo, 2.0mx0.60m=1.20m2, então é o mesmo que ter 700 quilos de pessoas (pelo menos 9 ou 10) num quadrado de 1.20 por 1.00m. Vendo as coisas assim já parece um pouco exagerado, não!?!? Não sei até que ponto a laje está calculada para um peso destes, mas penso que nao deverás ter problemas quanto a isso, visto que coisas pesadas como armários carregados de louça, televisores, e até pianos são coisas que se podem colocar num apartamento, e ele tem que aguentar. No entanto, a ajuda de um engenheiro poderia ser util so para desfazer duvidas. Quanto ao soalho flutuante, aqui poderá ser mais problemático. Não é o facto de ser flutuante, porque apenas de denomina assim por não ser aplicado com colas, mas encontra-se apoiado directamente sobre a laje. Se fosse um soalho tradicional, esse sim já seria "oco" por baixo, visto que se aplica sobre travejamento. No entanto, conforme o tipo de movel que usares para o aquario, o peso do conjunto pode ser transferido, por exemplo para quatro pés, o que aumenta a carga por área. Nesse caso, o soalho flutuante não costuma ser muito resistente ao cargas concentradas, já que normalmente não é feito de madeira maciça, e aqui sim aconselho algum cuidado. Infelizmente nao temos um manual de utilização das nossas casas, para tirarmos algumas duvidas, mas aconselho a recolheres mais informação antes de instalares o conjunto, para nao teres situações desagradaveis no futuro. Vai dando noticias.
  17. Ola a todos Alguem sabe que diametro de tubo usar para sistemas de CO2 de botija?!? Li num artigos na net que a Papillon aconselha o uso de 4/6 (o que quer que isto queira dizer... milimetros???). O reactor da eheim que comprei usa um tubo muito fininho mas nao sei se devo usar o mesmo para ligar o reactor à botija, passando pela selonoide. Cumprimentos a todos
  18. Parece que a situação tá a piorar... !!!! ... os restantes habitantes.
  19. neste momento tenho neons, corydoras e ottos, e nenhum apresenta esta caracteristica. No entanto pode ser da luz, visto que aumentei recentemente a quantidade no aquário com luz fluoroscente branca comum - 6500K (a confirmar). Alguma ideia de como resolver???
  20. Ola a todos Apareceu nos meus escalares, na zona entre a cabeça e a barbatana dorsal, uma coloração verde esbatida, muito ténue. Alguém sabe o que poderá ser? Cumprimentos a todos Luis
  21. Obrigado pelo esclarecimento Neste momento é o que me está a acontecer. Tenho valores considerados acima dos aceitaveis. Investi recentemente num sistema de botija, por isso o que vou fazer é retirar a turfa do filtro, calcular o CO2 necessário, começar a injectar e depois se necessário inserir novamente a turfa. Esta ultima não deverá ser necessario porque arranjei forma de ter água para as trocas mais mole. Dá trabalho ir buscá-la aos garrafoes mas é uma solução...
  22. Relativamento ao foto periodo eu optei por 12 horas diárias, embora apenas 10 com a totalidade das minhas 4 lampadas ligadas. Explicando... com o recurso a um outro temporizador (de um aquário de momento incativo) ligo 2 das lampadas 12 horas e as outras duas 10 horas havendo um periodo de uma hora de manha e uma ao final da tarde que o aquario apenas fica com duas lampadas ligadas. Deste modo evito ligar tudo ao mesmo tempo e tenho tido bons resultados. É um preciosismo mas vai funcionando. Já agora alguem conhece o sistema de simulação do luar, e se traz alguma vantagem?!? A ideia de ir variando os periodos conforme as estações também faz algum sentido. Quanto à alimentação às escuras posso dizer que tenho ideia que os peixes se alimentam na mesma. Mas porque nao utilizar um pouco de luz natural (se for possivel) às 8 da manha suficiente para eles poderem ver a comida?! ... ou entao um alimentador automatico temporizado.
  23. Just, desde já obrigado pelo esclarecimento. Ao referires isto fizeste-me pensar... o facto de a turfa fazer descer o pH, isso quer dizer que o nivel de CO2 na água também alterou mesmo sem injecção de CO2?!? Se assim for necessito de uma menor ou nenhuma quantidade de CO2 injectado já que o meu pH sem injecção e com turfa é de 6.8 e o kH de 3, o que dá um valor aceitavel?!?
  24. Olá a todos No outro dia li num site qualquer que quando se adiciona turfa no filtro para águas negras e moles, não se poderia usar a normal tabela de CO2 existente em varios sites, como por exemplo no da tropica, visto esta adição provocar por si só uma alteração no pH. Alguém me sabe dizer algo sobre isto e se existe outro método para calcular ou medir o nivel de CO2 num aquario. Cumprimentos a todos Luis Dias