artman

Membro
  • #Conteúdo

    24
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Informação de Perfil

  • Localização
    V.N.Gaia

artman's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos... ... e se não havia novidades, foi por pouco tempo. Dois dias depois de ter transferido o casal para o aqua de reprodução dei conta que no comunitário já havia mais um casal com "ideias". Já estavam a marcar territorio e a procurar sitio para desovar. Lá fui eu a correr fazer aquilo que tinha pensado que era dividir o aqua de reprodução em dois. E o resultado foi este. Depois não foi preciso esperar muito para ter posturas. Ao inicio tinha a água com um pH muito alto, mas ficou resolvido com um pouco de turfa. Dois dias depois (ontem), tinha posturas dos casais. Um optou pelo cone de desova, o outro por uma pedra que tinha posto a segurar a divisória. Portanto, isto daqui a uns dias vai começar a ficar apertado... estou mesmo a pensar vender um dos casais (brevemente aqui no forum). Já agora, e visto que tenho posturas e preciso de fazer uma limpeza ao fundo do aqua, quando será mais indicado??!? antes ou depois de nascerem os alevins? com ou sem tpa??? E quanto ao azul de metileno... quais as dosagens???
  2. Até agora não há novidades. Continua tudo calmo depois de uma certa estranheza ao novo ambiente. Alguém me sabe dizer de quanto em quanto tempo os escalares fazem posturas?!?
  3. Ficam aqui algumas fotos do casal.
  4. Desde já obrigado a todos pelos vossos comentarios. Como tinha prometido, fica aqui uma foto do aqua que montei para criação. Como já disse tem cerca de 130 lts. Coloquei um termostato Jager de 150 wts, dois filtros de esponja com capacidade para 60 lts/cada (para o caso de um dia mais tarde poder criar uma separação para dois casais), duas pedras difusoras e um cone de desova. Enchi-o com 40% de água do aqua comunitário e os outros 60% com agua acondicionada. Esteve a ciclar desde sábado e hoje já coloquei o casal (espero não me ter enganado ), já sem ovos que entretanto foram comidos. Esperam-se novidades... Vou dando noticias.
  5. Bem, já coloquei o aqua de criação a ciclar (que teve de ser um de 120 lts que estava à espera de melhor sorte). Brevemente ponho fotos dos dois. Entretanto os ovos já foram todos comidos, penso eu que mesmo pelos progenitores... já era de esperar; estava o aqua todo em stress. Já agora aproveito para perguntar se os cones de desova dos discus tambem se usam com escalares. Vou dando noticias quando houver novidades.
  6. Muito recentemente fui presenteado com um casal de escalares a colocar ovos numa folha do meu comunitario. Setup do aqua neste link: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1227&highlight= Acontece que no primeiro dia andavam os dois (macho e femea) à volta dos ovos, tentando manter os restantes "habitantes", maior parte tambem escalares, à distancia. Já no segundo dia, a femea passou a manter tambem o macho à distancia porque, pelo que vi, este estava a tentar comer os ovos. Como podem imaginar, o ambiente no aqua não é dos melhores, e já estou a preparar um aqua de criação para transferir o casal, muito embora não vá a tempo desta primeira postura. A minha duvida é se vale a pena transferir o casal à pressa para o aqua recem montado, ou apenas a femea com os ovos. Ou entao, aguentar esta situação mais uns tempos enquanto o nosso aqua cicla, esquecendo qualquer exito desta primeira postura e depois transferir o casal. Cumprimentos a todos Luis Dias
  7. Luis, obrigado pela teu prestavel esclarecimento. Agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar este tipo de filtro na zona do Porto!?
  8. Tenho lido aqui no forum que se deve usar para aquas de criação filtros de esponja ou a ar. Que tipo de filtros sao estes??? Qualquer filtro interno é deste tipo?!? Agradeço desde já a vossa ajuda. Cumprimentos a todos
  9. Posso-te dizer que comprei no continente uma lampada daquelas para colocar nas tomadas para sinalização por 5 euros e funciona muito bem como moonlight. tem até um sensor que quando a luz ambiente aumenta ela apaga-se sozinha.
  10. Eu posso-te dizer que tenho um 2026 e tou muito satisfeito com ele. Comprei-o pela net a um preço bastante mais acessivel, e agora até estao com promoção pois já saiu o pro III. No entanto estou tambem a ponderar comprar um outro para um aqua de 150 lts e estou a pensar no ecco visto pela diferença de preço ser bem mais economico e com um desempenho identico ao 2026. Cumprimentos
  11. Eu à partida diria que são algas ou organismos microcospicos que se estao a desenvolver na superficie da água e em principio devido às lampadas de 12000 K. São de uma temperatura de cor elevada ja com espectro na banda dos azuis que podem originar o desenvolvimento de micro-organismos. Que quer dizer o CO2 a192 (electro) ???
  12. Experimenta. Eu, com o granulado para discus deixo +/- 2 min. Mas esses devem ser maiores...
  13. Tenta colocá-los de molho antes de os colocar no aqua. Deste modo também evitas que eles possam inchar dentro do peixe.
  14. Material: Peças de vidro com forma desejada Fio de pesca Sacos de roupa para máquina de lavar Não tem nada que saber. Como suporte usei os pedaços de vidro, cortados à medida que queria, e com um furo no meio para poder passar o fio que vai coser o conjunto. A Riccia é mantida no lugar pelo tecido alveolado. Simples de colocar no lugar. Facil de retirar para fazer poda. E o vidro nao tem quaisquer propriedades que contaminem a água. Espero ser util. Coloca-se a Riccia sobre o vidro. Cobre-se com o tecido dos sacos cortado à medida. Cose-se o conjunto com fio de pesca de nylon. Exemplos de diversas formas de suportes. Resultado final. Com cerca de 3 semanas. Bom proveito!!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31227
  15. Acham possivel ainda adicionar discus neste aqua?!? http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1227&highlight= No que diz respeito à quantidade de peixes e deixando de parte a relação discus/escalares. Sobre esta ultima situação já me fui informando e posso arriscar, já que tenho um outro aqua para onde posso mudar quaisquer dos peixes. -Data de montagem: 22 de Agosto de 2005 -Dimensões do aquário – 100x30x50 -Volume bruto: 150L -Temperatura: 27º -pH: 6.6 – 6.9 -gH: 4.0 -kH: 3.5 -nitrato: 5 – 10 mg/l -nitrito: 0 – 0.02 mg/l -Filtro – Eheim Professional II 2026 – 950 l/h -Iluminação – 2 x 25w T8 Sylvania Gro Lux/JBL Solar Natur (12 h) + 2 x 12w T5 Branca 6000K (10 h) -Sistema CO2 – Sistema completo Papillon de 0.5kg com difusor Eheim (12h/dia) -Manutenção: TPA's de 8 em 8 dias de aprox. 25L -Fertilização semanal com 5 ml de Trópica Master Grow -Flora: Cryptocoryne beckettii ''petchii'' Cryptocoryne wendtii Red Mi Oya Cryptocoryne ciliata Anubias barteri var. nana Anubias spec. Barteri Bacopa monnieri Echinodorus bleheri Echinodorus tenellus Echinodorus ozelot red Hydrocotyle leucocephala Riccia fluitans -Fauna: 2 Corydoras aeneus 2 Corydoras paleatus 6 Ottocinclus 7 Pterophyllum scalare (escalares) 12 Paracheirodon innesi (neons)