Central de troca de Frags em Portugal


Luis Delgado

Recommended Posts

Excelente! :roll:

 

Se conseguirem fazer uma coisa semelhante ao fragoutpost ja era muito bom com os anuncios dos corais, separados por tipos e com os user's e respectivas fotos. :wink: 5estrelas mesmo

Ainda não percebo muito de php mas de photoshop ja faço coisas giras, se quiserem alguma imagem para o site algum banner ou algum gif animado para publicidades e so pedirem estarei atento.

 

Continuem :roll:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

É claro que estou interessado em alinhar :lol:

Uma ideia semelhante já me tinha passado pela cabeça... temos de discutir isto um pouco e pôr em prática... :lol:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

IMD, muito boa ideia, já a muito que pensava o porquê de não existir algo do género desse site que divulgaste e de outro que conheço que aqui deixo o link http://www.frags.org/ .

Desta forma acho que vai haver um incentivo de montar um pequeno ou grande aquário só para frag’s.

Caso seja necessário alguma ajuda é só dizer.

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aqui deixo o link http://www.frags.org/ .

Desta forma acho que vai haver um incentivo de montar um pequeno ou grande aquário só para frag’s.

Caso seja necessário alguma ajuda é só dizer.

 

Bem, Pedro, adorei esse site dos frags.org. Tem um aspecto um bocado rústico, mas de conteúdo está fantástico. Usa uma apresentação de informação muito pragmática, e sem floreados. Até me faz lembrar o google!

 

Achei super interessante o facto de reportar estatísticas quanto ao n.º de frags em inventários e ainda mais uma série de variáveis. Faz uns gráficos de ratings de cada membro, comparando inclusive com a média de ratings dos membros todos.

 

Por outro lado, faz umas coisas, que me parece que o fragoutpost não faz que é descrever as condições técnicas em que o aquariófilo mantem os frags, assim como as exigências de desenvolvimento do frag. Ainda, a descrição do perfil do utilizador é bastante mais completa, já que faz referência à experiência do membro em reef keeping e em fragging. E também permite fazer uma lista completa dos gajos ou gajas que têm frags à disposição. è de uma pessoa se perder... :lol:

 

O módulo de pesquisa também é muito mais poderoso.

 

Na verdade, até tem o espaço geográfico para Portugal. Acabei de lá registar um frag para testar aquela cena. Vejam lá se o conseguem encontrar. É canja, pois é o único cá deste jardim plantado.

 

Não querem dar uma olhadela mais atenta ao site e depois mandar para aqui uns feedbacks?

 

Esta fase é muito importante, antes de se começar a mexer em código!

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peca em apresentação mas ultrapassa o outro em base de dados muito boa :lol: Sim agora e ver-se qual o projecto que se quer adoptar.

 

Por mim era mais do estilo portal, prefiro pois temos a possibilidade de verificar novos frags em anuncio e os membros mais activos por ex. E apenas uma questão de gosto porque quem mexer no codigo tanto faz uma coisa ou outra, não convém e fazer 2 vezes a mesma.

 

Ja estou a pensar fazer para o meu proximo projecto um aqua pequeno so de frags :lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

can :lol: you get the basic functionality in place, although I do have a few requests - 1. The source code is not distributed, in part or whole, for use on websites other than www.aquariofilia.net 2. The source code is for non-commercial use only and is used for the benefit of local hobbyists 3. Please post credit for my contributions and a link to www.FragOutpost.com would be appreciated

 

lmd refere ao Joseph sff que em principio será um site autónomo do aquariofilia.net (não me parece que seja minimamente um problema de qualquer forma é sempre bom ressalvar) cujo domínio ainda não decidimos, podemos avançar com um sub-dominio e depois registar um conforme referido anteriormente.

 

Quanto a creditar e a colocar o link totalmente de acordo.

 

 

 

1. registo de users e anúncios de troca e compra/venda - tal como no fragoutpost (validar a aplicabilidade dos campos utilizados)

2. leilões (???) não é prioritário...

3. Apresentação de propostas por lojas/importadores perante pedidos de compra agregada para sair mais em conta?

4. divulgação de informação sobre técnicas de criação de frags? links para outros sites com informação sobre fraging

5. geração de estatísticas quanto aos frags mais transacionados, preços, mínimos, médios e máximos?

6. alguma publicidade para sustentar economicamente o portal (implica gestão financeira - não é obrigatório que funcione dessa forma, se conseguirmos tudo à borla, ou com base em contrapartidas, que não obriguem a usar dinheiro)

7. sistema de notificação para:

Arrow lojas registadas com avisos de pedidos de compra agregada;

Arrow pessoas que procurem certos frags e que tenham ficado disponíveis para oferta ou compra;

Arrow pessoas que queiram ser avisadas relativamente a novos pedidos

 

1 - Registo de users OK. Vendas e Compras não concordo. Acho que devíamos tentar que a central se dedicasse exclusivamente à troca de frags. A meu ver abrir a porta a vendas implica que a malta depois não queira trocar.

 

2 - Não concordo.

 

3 / 4 - Totalmente de acordo. Vejam também o www.garf.org que também tem umas técnicas porreiras de propagação.

 

5 - Não sei se será útil e reflecte novamente o que expressei no primeiro ponto.

 

6 - A dividir por todos os que já se manifestaram a favor entre hosting e dominio não sairia a mais de 5 € / ano. Penso que é valor justo para aceder a uma comunidade de trocas. Os utilizadores ao registarem-se pagavam uma fee de acesso e depois a conta era desbloqueada após confirmação do pagamento.

 

7 - De acordo, com a ressalva das questões das vendas.

 

Isto é meramente a minha opinião, porque é de facto como eu gostaria que funcionasse uma comunidade aberta de trocas. Para vendas temos p.ex este fórum e outros tantos por essa internet fora.

 

De resto quanto à estrutura, parece-me que se plagiarmos o Outpost não nos saimos nada mal :lol:

 

Um abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca está :lol: E so uma ideia não e nada concreto, andem a procurar o nome este Frag Central nunca foi encontrado por isso pode-se usar :lol:

 

banner.jpg

 

Bom agora vamos a discussão, depois de uma conversa com o Diesel_Car apercebime de uma coisa, se pensarmos bem apenas 30% dos salgados possuem realmente frags para troca falo de sps/lps, a maior parte terá apenas corais moles sarco's xenias etc... estarão a pensar abranger também o mundo dos corais moles? Ou a ideia era so mesmo para os duros? se "puserem" parte o pessoal dos moles terão relativamente pouca gente a trocar, o que nos leva a uma situação do tipo, eu tenho xénias o membro b tem uma acropora, ele sente-se injustiçado com a minha proposta logo quer ficar com a acropora.

Então os que têm corais duros ficam com apenas corais duros so que em quantidade/diversidade maior, os que têm corais moles como não conseguem fazer trocas e se quiserem ter alguns frag's de duros vêm-se de facto a ter que comprar logo leva-nos para aquela situação de compra/venda que pelos vistos não se quer impor pelo menos para já.

 

De resto acho uma excelente ideia e estou ansioso para "apalpar" qualquer coisa :lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1. registo de users e anúncios de troca e compra/venda - tal como no fragoutpost (validar a aplicabilidade dos campos utilizados)

2. leilões (???) não é prioritário...

3. Apresentação de propostas por lojas/importadores perante pedidos de compra agregada para sair mais em conta?

4. divulgação de informação sobre técnicas de criação de frags? links para outros sites com informação sobre fraging

5. geração de estatísticas quanto aos frags mais transacionados, preços, mínimos, médios e máximos?

6. alguma publicidade para sustentar economicamente o portal (implica gestão financeira - não é obrigatório que funcione dessa forma, se conseguirmos tudo à borla, ou com base em contrapartidas, que não obriguem a usar dinheiro)

7. sistema de notificação para:

:lol: lojas registadas com avisos de pedidos de compra agregada;

:lol: pessoas que procurem certos frags e que tenham ficado disponíveis para oferta ou compra;

:lol: pessoas que queiram ser avisadas relativamente a novos pedidos

 

 

Para deixar a minha opinião:

Não concordo com esta ideia Luís de pensar muito antes de fazer, pela experiência que tenho no ramo que já não é pouca, muitos levantamentos de requisitos implica não se fazer nada...pensa-se muito, muito e nada.

 

A minha opinião é que se faça o ponto 1 apenas para trocas, não concordo com vendas e compras. As despesas de servidores/dominios e sei lá mais o que temos de ser nós a assumir.

 

Depois de estar feito logo se vê o que podemos adicionar mais.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte:

 

Óptimas contribuições!

 

 

 

lmd refere ao Joseph sff que em principio será um site autónomo do aquariofilia.net (não me parece que seja minimamente um problema de qualquer forma é sempre bom ressalvar) cujo domínio ainda não decidimos' date=' podemos avançar com um sub-dominio e depois registar um conforme referido anteriormente.[/quote']

 

Concordo, nem faria sentido outra coisa.

 

Quanto a creditar e a colocar o link totalmente de acordo.

 

Idem.

 

1 - Registo de users OK. Vendas e Compras não concordo. Acho que devíamos tentar que a central se dedicasse exclusivamente à troca de frags. A meu ver abrir a porta a vendas implica que a malta depois não queira trocar.

 

Sabes, eu também tinha essa ideia inicial. O porreiro é termos a troca de frags (one to one), sem dúvida. Ate quando vi as restantes centrais de trocas de frags, fiquei algo "a olhar" com a questão dos preços.

 

Todavia, se eu quizer, por exemplo, um coral mais valioso e não tiver nada de jeito para dar em troca, não consigo usufruir da rede de partilha. Na minha opinião, o esforço de desenvolvimento deste sistema deveria beneficiar a comunidade em geral, que individualmente decidirá qual o melhor esquema de troca com que se sente mais confortavel.

 

Teremos todos a ganhar com isso.

 

Cá por mim, prefiro pagar alguns euros por uma muda que não tenho do que não poder ter usufruto nenhum. Claro que isso não invalida as trocas. Acho que uma das coisas mais fantásticas que encontrei aqui no fórum foi a capacidade de dar de todos os membros. Não vejo razão nenhuma para que esse espírito não se mantenha, dentro de determinados limites razoáveis, como em tudo na vida.

 

Se não abrirmos as portas aos vários métodos de trocas corremos o risco da sua utilização ficar restrita a um círculo de utilizadores que hoje já possuem corais muitos interessantes e caros, que procuram enriquecer a variedade dos seus quadros vivos.

 

Quanto à questão da malta não querer trocar, acho que nunca trocará num modelo com o qual não se sinta confortável... Acho que devíamos deixar cada um decidir...

 

Para mim, o mais importante é juntar numa central de trocas (mesmo que nalguns casos possa ser por dinheiro) todos os frags que andam aí por esse país, para além daqueles que irão surgir, estimulados pela própria central.

 

6 - A dividir por todos os que já se manifestaram a favor entre hosting e dominio não sairia a mais de 5 € / ano. Penso que é valor justo para aceder a uma comunidade de trocas. Os utilizadores ao registarem-se pagavam uma fee de acesso e depois a conta era desbloqueada após confirmação do pagamento.

 

(...)

 

Isto é meramente a minha opinião, porque é de facto como eu gostaria que funcionasse uma comunidade aberta de trocas. Para vendas temos p.ex este fórum e outros tantos por essa internet fora.

 

 

Pessoalmente, veria com melhores olhos uma solução de livre acesso. Tudo o que são restrições condicionam o aumento do tráfego de interessados, visitantes e aderentes. Acho que o que deveríamos querer era que o portal estivesse apinhado de ofertas. Quanto maior for a concorrência maior o incentivo para que as pessoas que queiram aplicar preço, estabeleçam valores baixos.

 

Quanto à sustentabilidade financeira, talvez se possa conseguir com alguma publicidade.

 

De resto quanto à estrutura, parece-me que se plagiarmos o Outpost não nos saimos nada mal :lol:

 

Também concordo com isso, na verdade. Seria um excelente começo.

Acho que, de qualquer modo, o software é apenas uma ferramenta que tem de ser utilizada num contexto alimentado por vários princípios/critérios, tais como aqueles que estamos a analisar agora em conjunto.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca está :lol: E so uma ideia não e nada concreto, andem a procurar o nome este Frag Central nunca foi encontrado por isso pode-se usar :lol:

 

banner.jpg

 

Bom agora vamos a discussão, depois de uma conversa com o Diesel_Car apercebime de uma coisa, se pensarmos bem apenas 30% dos salgados possuem realmente frags para troca falo de sps/lps, a maior parte terá apenas corais moles sarco's xenias etc... estarão a pensar abranger também o mundo dos corais moles? Ou a ideia era so mesmo para os duros? se "puserem" parte o pessoal dos moles terão relativamente pouca gente a trocar, o que nos leva a uma situação do tipo, eu tenho xénias o membro b tem uma acropora, ele sente-se injustiçado com a minha proposta logo quer ficar com a acropora.

Então os que têm corais duros ficam com apenas corais duros so que em quantidade/diversidade maior, os que têm corais moles como não conseguem fazer trocas e se quiserem ter alguns frag's de duros vêm-se de facto a ter que comprar logo leva-nos para aquela situação de compra/venda que pelos vistos não se quer impor pelo menos para já.

 

De resto acho uma excelente ideia e estou ansioso para "apalpar" qualquer coisa :lol:

 

 

Caro Luís,

 

Gostei dessa imagem. Acho que temos aí já uma óptima base para comentários aqui do pessoal.

 

Quanto à questão que levantas, penso que está relacionada com o modelo de trocas/vendas/compras que acabei de referir na minha mensagem anterior.

 

Este é, sem dúvida, um aspecto estratégico a analisar e a decidir.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Para deixar a minha opinião:

Não concordo com esta ideia Luís de pensar muito antes de fazer' date=' pela experiência que tenho no ramo que já não é pouca, muitos levantamentos de requisitos implica não se fazer nada...pensa-se muito, muito e nada.

 

[/quote']

 

Bem, não tinha propriamente pensado em propor a criação de uma comissão parlamentar, daquelas que depois não concretizam nada... LOL :lol:

 

A ideia que procurei lançar era a de que antes de metermos o comboio a andar, primeiro decidíssemos para onde o queremos levar. Acho que é mais fácil efectuar um pequeno esforço de conceptualização à partida para que tudo seja mais fácil a seguir.

 

abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Todavia, se eu quizer, por exemplo, um coral mais valioso e não tiver nada de jeito para dar em troca, não consigo usufruir da rede de partilha. Na minha opinião, o esforço de desenvolvimento deste sistema deveria beneficiar a comunidade em geral, que individualmente decidirá qual o melhor esquema de troca com que se sente mais confortavel.  

 

Concordo plenamente. Percebo a intenção do Duarte de manter a "pureza" do conceito de troca de frags, mas acho benéfico que o maior número possível de pessoas que pretendem adquirir corais o possam fazer junto de quem que já os produz. Os reefs deste mundo agradecem! Eventualmente, poderia estabelecer-se uma regra, do género: quem vende tem também que estar disponível para trocar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com já foi explicado pelo IMD e PST, não se pode por de lado a venda sem troca, muitos dos que estão a começar iam ficar automaticamente de parte com essa atitude, o que acho certo é não ser possível só a venda do frag, mas para a opção de venda ficar disponível ter-se de activar a troca também (ideia do PST que concordo).

De resto acho que está tudo muito bem, embora ache mais completo o site www.frags.org não posso deixar de concordar que o http://www.fragoutpost.com seja mais apelativo.

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

aqui fica a minha opinião, acho que um sistema puro de trocas só resultaria com um grande grande numero de aquariofilos em Portugal, e em que o conceito de Frags estivesse bem presente (o que por cá ainda nao se alcançou)

 

No fragoutpost o numero de utilizadores não é sequer comparável ao que teremos alguma vez por áá. Dai termos que nos adaptar a um sistema diferente e moldado á nossa realidade.

 

Todos sabem que á já algum tempo faço trocas/vendas de Frags, tendo já montados 2 sistemas apenas para esse efeito.

A experiencia que tenho é que muita gente pura e simplesmente ainda não sabem bem o que são mudas de corais. Algumas das pessoas que recebi aqui em casa chegaram cá e pensavam que os Frag´s eram colónias de corais iguais ás que se vendem na loja, torcendo o nariz ás minhas fragzinhas :arrow: .

 

Ou seja tinham a ideia que vinham aqui comprar corais adultos e grandes a 10-20 euros..

O Facto das pessoas que se iniciam neste hobby não terem corais para trocar, aliado ao facto de que algumas técnicas de fragmentação exigirem alguns conhecimentos, afasta logo á partida muita gente, como o Pedro Pacheco referiu.

 

Acho que deve ser feito algo que reuna as 2 coisas, mas sempre previligiando as trocas. Quem tem troca, quem não tem compra, os corais crescem e assim mais tarde essa mesma pessoa já tem esse coral para trocar :arrow: acho que é a forma mais sustentavel de desenvolver este projecto sem ser a curto Prazo.

 

Acho a ideia excelente e mais uma maneira de impedir a colecta de corais Selvagens e de tddos terem uma muito maior variedade de corais a baixo custo.

 

Já sabem, Estou disponivel a contribuir com o que precisarem e com o que poder ajudar (artigos, técnicas, trocas/vendas, logisticas etc.)

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Com o devido respeito pelo que já foi aqui discutido será que não era mais fácil a reactivação de um tópico inamovível existente outrora neste fórum dedicado a este mesmo objectivo?! Afinal o objectivo é trocar fragmentos, que é uma coisa simples. É claro que ninguém está à espera de trocar uma Xenia por uma Acropora. Para além da troca de fragmentos julgo que também é importante ficarmos a conhecer os aquários uns dos outros, trocar ideias e experências.

 

Para haver troca de fragmentos o mais importante é ter um aq. de recife com corais e vontade para os fragmentar.

 

Quem quiser vender tem o sub-fórum Ofertas.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo inteiramente com o Duarte e com praticamente todos a partir daí apenas discordo ligeiramente do Ricardo porque me parece que ter uma área na net inteiramente virada para este tema permitirá estruturá-la ao gosto dos utilizadores coisa que o espaço oferta não consegue fazer.

 

Por exemplo uma informação relevante era saber quem tinha o quê a cada momento o que temos de convir é muito difícil de saber apenas via forum oferta.

 

Provavelmente criava-se uma dinâmica em que se conseguia inclusivamente fazer algumas transacções com pessoal de fora. Uma viagemzinha no fragpost dá para entender perfeitamente o que andamos a perder por vivermos aqui num cantinho fora do mainstream da indústria de aquariofilia de água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto com o Pedro Pacheco e o Miguel Pereira, não se pode deixar de fora quem não tenha nada de "valioso" para troca ou que se esteja agora a iniciar. Até porque tudo o que se poupar na compra de corais moles ou duros pode ser disponibilizado para melhorar substancialmente o bem estar dos nossos animais.

 

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de 45 mensagens sobre este tópico, "and counting", revelador da enorme atenção e importância que o tema está a assumir nesta comunidade de utilizadores tão interessante, começamos a chegar ao ponto em que algumas decisões terão de ser tomadas, para que seja possível concretizar alguma coisa que justifique a dedicação do esforço de todos e, acima de tudo, que tenha impacto no desenvolvimento da aquariofilia de salgados em Portugal.

 

Acho que tem de ser assim: Vale a pena, fazer as coisas, porque dão gozo, mas também para tenham um impacto relevante, que beneficie os aquariofilistas actuais e aos novos entrantes no hobby dos salgados, não esquecendo o mais importante - ajudar a preservar o meio ambiente.

 

Embora não seja necessário dizer isto, não gostaria de deixar de referir que proteger o ambiente, não significa prejudicar o comércio de aquariofilia. Pelo contrário, acho que este novo portal irá ajudar ao desenvolvimento do mercado dos salgados, pelo estímulo à geração de novos interessados, mas também pelo facto de passar a existir uma oferta mais alargada de FRAGs, que poderão e deverão ser usados para alimentar o sistema comercial. Tal beneficia a natureza e inclusivé, poderá enriquecer a oferta de bicharada nas lojas já mais aclimatada.

 

Como já disse, anteriormente, quanto maior for a dinâmica, melhores serão os efeitos benéficos directos e indirectos da criação deste novo portal. Todos, sem excepção, teremos a ganhar com isto.

 

Bem, tendo em consideração que algumas opções terão de ser tomadas rapidamente e, sem querer prejudicar a dinâmica da participação aqui no fórum, sobre este tópico, que tem de se manter, penso que é a altura de fazermos um encontro físico para analisar o assunto e afinar os contornos de criação do Portal.

 

Embora esteja consciente que nem todos estamos geograficamente perto, e que não dará jeito a todos, gostaria de sugerir a realização de um jantar, em local a combinar, perto de lisboa, com todos os membros que estivessem interessados em participar.

 

O objectivo seria criar uma base de convergência de opiniões que servisse de base à elaboração da versão 1.0 do Portal, cujos resultados serão publicados aqui no Fórum, para quaisquer comentários adicionais.

 

Assim, gostaria de saber, até Segunda-feira, às 24:00, quem está interessado em participar nesse encontro, que sugeria que se realizasse na próxima 5ª feira, dia 4 de Agosto, às 20:00.

 

Um abraço. :wink:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Concordo com o Ricardo Rodrigues quando diz que é mais fácil a reabertura (sim, porque já houve) de um tópico inamovível no fórum, relacionado com a troca/venda/compra de corais. Poderia ser até mais um sub-fórum...

Não me parece que os moderadores ou patrocinadores gostem da ideia, mas poderá ser discutido com eles esta possibilidade (aliás o "oferta" e "procura" ainda se mantém de pé).

 

Ao invés de investirmos num portal, o qual precisa de uma manutenção frequente, penso que seria mais lógico aproveitar este fórum criando uma área específica para o efeito.

Como já aqui foi dito, não há certezas se o portal será gratuito...ou se caberá aos membros uma pequena "quota" anual. Seja como fôr, creio que o melhor é tentar arranjar a melhor solução, passando esta por um portal pago...ou gratuito.

 

Talvez o ideal fosse abrir um tópico no fórum, com o que cada um tem/quer, e a partir daí verificar se há mercado para a criação de um portal mais sério.

Se houver a certeza de se criar um portal com manutenção assegurada, acessibilidade facilitada e MEMBROS...aí sim, devemos avançar com a ideia mais a sério!! :)

 

Quanto á ideia de manter o portal baseando-nos apenas na simples troca de fragmentos, em nada irá contribuir para a melhoria e alargamento das espécies existentes em portugal...contribuindo apenas para que, quem tem mais...com mais fica...quem nada tem...com nada continua. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu ja tinha estado a ler este topico e achei a ideia excelente, mas achei-a tambem (de inicio) um pouco injusta: se apenas se efectuassem trocas quem esta a começar, ou tem poucos corais (e pequenos) nao podera efectuar trocas! a ideia das vendas tornara maior o numero de interessados/usufruidores dessa central de frags! mas a ideia de venda teria de ser aliada a troca (tal como ja foi aqui dito), isto e, quem vende tambem troca.

 

ja agora, para quem e do porto (ou no meu caso de penafiel) e quer trocar um frag com alguem que e de lisboa como se faz? e possivel o envio via ctt (ou outra empresa de transporte) sem provocar danos nos animais? esta questao penso que e importante, pois algumas pessoas poderao ficar excluidas a partida...

 

acho que uma area que sera de extrema importancia sera a de tutorials acerca da fragmentaçao de corais. eu ja pesquisei sobre o assunto e na maior parte dos sitios nao fiquei exclarecido acerca do assunto, pelo que acho que deveriamos munir esta area com videos ou sequncia de imagens tipo "passo a passo".

 

espero ter contribuido...

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

ja agora, para quem e do porto (ou no meu caso de penafiel) e quer trocar um frag com alguem que e de lisboa como se faz? e possivel o envio via ctt (ou outra empresa de transporte) sem provocar danos nos animais?

 

Há já muitos "fragadores", tanto no porto como em lisboa, em principio a questão da troca lisboa-porto (e o inverso) apenas será abordada em algumas ocasiões.

 

A questão do transporte pode ser algo a discutir entre os membros de cada zona do país, em reuniões previamente marcadas entre esses membros (messenger...irc...café da esquina), ficando decidido aí qual o melhor meio de transporte.

Este pode incluir o transporte por empresa de transporte de bens ou por algum membro que se desloque frequentemente a determinadas zonas do país. Se a quantidade fôr grande e o número de interessados também, poderá ser dividido o custo da viagem por todos os membros.

Posso desde já voluntariar-me para algumas viagens Lisboa-Porto (e o inverso), pois faço a mesma frequentemente.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme sugerido, aqui fica um tópico inamovível para a troca de corais

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=187501#187501

 

Agora agradecemos é que se continue a discutir neste tópico o seguinte :

 

Planos para o curto prazo – Criação de tópicos inamovíveis com técnicas e experiências de propagação, vídeos, links interessantes e promoção de encontros entre os fragadores portugueses.

 

Solicita-se a quem tenha disponibilidade para efectuar a criação de artigos, reportagens (lembro-me p.ex do corte e evolução do sarcophyton do AVG), técnicas de propagação, imagens, vídeos que me faça chegar os mesmos para que possamos começar a criar uma outra série de inamomíveis com informação útil para todos.

 

Já contactei o GARF para aquilatar a possibilidade de utilização de alguns vídeos, e de traduzir alguns artigos de propagação bem como utilizar imagens.

 

Agora é começar a trocar e a participar!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais