sTeVe- Publicado Terça-feira às 20:59 Publicado Terça-feira às 20:59 (editado) Ora boas a todos, Ao fim deste tempo todo cá vai a coisa, esta é a minha primeira tentativa em algo do género: Aurora Rubra, é o nome que escolhi para este projecto, este é um nome que vem do latim e que significa "Amanhecer Vermelho", transmitindo assim uma sensação atemporal e artística, (isto é tudo muito bonito, agora vamos ver se consigo transpor esta ideia para a minha "tela"). Material para a montagem: Armário: Aquael Ultrascape 60 Aquário: Strideways Sado 60P Iluminação: Twinstar 600S V Iluminação de fundo: Chihiros LED Background Filtro: Oase - BioMaster2 Thermo 250 Pipes: WeekAqua SUS304 Pipe Set CO2: Chihiros CO2 PRO Difusor: NEO Diffuser Curved Special S Válvula anti-retorno: Aquael Check Valve Sistema de Substrato + Hardscape: ADA Power Sand 2L ADA Aqua Soil Amazonia Ver. 2 9L Ryuoh Stone Suplementação/Fertilização Inicial: Seachem Flourish Seachem Flourish Phosphorous Seachem Flourish Nitrogen Seachem Flourish Trace Seachem Flourish Iron Seachem Flourish Advance Seachem Flourish Potassium Seachem Flourish Tabs Apesar do espaço cá por casa ser curto, vou adquirir um sistema de filtração de água da ARKA, pois os valores de PH, KH e GH da minha água não me agradam muito. Seguem as fotografias de como a coisa está neste momento: Esta ultima está meio de esguelha porque tinha a calha na mão 😛 De qualquer das formas, acho que irei subir um pouco mais o substrato na parte de trás, onde estão as rochas maiores. Espero que gostem. Um abraço! Editado Terça-feira às 23:51 por sTeVe- Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: Terça-feira às 21:33 Publicado: Terça-feira às 21:33 Sim, está com bom aspeto, Essas rochas são muito giras. Subires o substrato atrás será conveniente se pretenderes usar apenas plantas baixas, mas se estiveres a pensar colocar plantas de caule talvez não valha a pena, pois corres menos risco dele resvalar e acabar aumentando a altura junto ao vidro da frente. Quanto à fertilização, a gama Seachem é muito boa e permite um controlo detalhado e faseado (eu também a uso). Suponho que embora indiques isso tudo como "fertilização inicial" não estejas a pensar iniciar com tudo ao mesmo tempo! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Diogo81 Publicado: Terça-feira às 22:08 Publicado: Terça-feira às 22:08 Boas @sTeVe- O hardscape parece-me muito bem, estou agora curioso para ver que plantas vais utilizar e combinar com inspiração do estilo brasileiro. Isso também foi algo que procurei na minha montagem, mas ficou longe do estilo brasileiro... ficou mais um emigrante tuga no Brasil. Tens aí umas senhoras rochas. E agora o que vais fazer, vais plantar já, ou vais fazer um dark-start para ciclar o aquário? Citar Cumps @https://www.instagram.com/invicta_scaper/?hl=en Fallen Root Aquascape
ismael_figueira Publicado: Terça-feira às 23:18 Publicado: Terça-feira às 23:18 (editado) @sTeVe- tens aí uma bela montagem com muito potencial, pela descrição que dás sobre o nome, tudo aponta para que vás utilizar plantas vermelhas como moita(s) traseira(s). O meu conselho, tenta usar plantas verdes ou tons alaranjados nas laterais por forma a que consigas fazer uma transição mais suave para as plantas de meio plano e plano frontal, assim consegues uma maior suavidade e harmonia geral no aquário. Outro pormenor, essas rochas tendem a alcalinizar a água bem como a mineralizar, só falo nisto pelo maciço de rocha que aí tens e pode ser mais complicado estabilizar os parâmetros. Não sei qual a tua zona geográfica mas tenta perceber se a tua água com que fazes as tpa habitualmente te vai ajudar a regular os TDS no aquário. EDIT: Retiro o que disse sobre a qualidade da água pois já percebi que estás sensibilizado para isso! Força nisso! Editado Terça-feira às 23:20 por ismael_figueira edit Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 07:48 Publicado: ontem às 07:48 Ah! Aqui está ela! Muito bem Steve... acho que conseguiste uma bela montagem, mas gostava de ver um bocadinho mais de espaço entre as pedras para teres mais liberdade para plantar. Não é uma crítica negativa, só acho que te ia facilitar o trabalho durante todo o processo. Dito isto, e tu sabes que eu adoro este tipo de aquários, julgo que fizeste um bom trabalho em relação ao dramatismo alcançado. A minha única questão é aquela pedra à direita, mais atrás, que surge ali por cima um pouco desenquadrada do resto. O reflexo dela no vidro até funciona e, lá está, se tivesses espaço para plantar em frente dela, acho que podias disfarça-la um pouco e dar a entender que é uma rocha que está colocada mais ao fundo, no horizonte. Assim como está parece-me quase uma pedra que surge ali por trás de forma pouco natural. Por outro lado, pode criar um ponto focal que vem "destabilizar" um pouco e até pode funcionar bem. Logo verei, quando as plantas começarem a crescer. Ah... belo investimento em equipamento, rapaz! Muito bem... mostras com isso que não estás aqui para "brincar". Eheh. Um abraço, e a melhor das sortes para este aquário! 9 hours ago, Diogo81 said: ficou mais um emigrante tuga no Brasil Muito boa esta expressão!!! Já me ri sozinho aqui de manhã. Citar
sTeVe- Publicado: ontem às 09:23 Autor Publicado: ontem às 09:23 há 11 horas, C Mocho disse: mas se estiveres a pensar colocar plantas de caule talvez não valha a pena, pois corres menos risco dele resvalar e acabar aumentando a altura junto ao vidro da frente. Quanto à fertilização, a gama Seachem é muito boa e permite um controlo detalhado e faseado (eu também a uso). Suponho que embora indiques isso tudo como "fertilização inicial" não estejas a pensar iniciar com tudo ao mesmo tempo! Sim irei usar stems na traseira, por isso é mesmo capaz de não ser necessário elevar mais o substrato atrás. A parte da fertilização inicial foi um lapso 😛 há 11 horas, Diogo81 disse: Tens aí umas senhoras rochas. E agora o que vais fazer, vais plantar já, ou vais fazer um dark-start para ciclar o aquário? O meu objectivo era deixar em dark-start por cerca de 4 semanas, mas infelizmente terei que plantar lá para dias 20 e poucos deste mesmo mês, pois a minha loja local estava sem plantas e teve que fazer uma encomenda, então para me sair mais em conta juntei o meu pedido à remessa que o rapaz pediu para a loja. há 9 horas, ismael_figueira disse: Outro pormenor, essas rochas tendem a alcalinizar a água bem como a mineralizar, só falo nisto pelo maciço de rocha que aí tens e pode ser mais complicado estabilizar os parâmetros. Não sei qual a tua zona geográfica mas tenta perceber se a tua água com que fazes as tpa habitualmente te vai ajudar a regular os TDS no aquário. Obrigado pelas palavras Ismael, moro atualmente em São Miguel Açores, e a agua por aqui tem uma cena qualquer estranha em que sai da torneira com um PH de 8.4, mas sem KH nem GH registáveis..... por isso mais vale mesmo investir no ARKA e acabou a preocupação. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: A minha única questão é aquela pedra à direita, mais atrás, que surge ali por cima um pouco desenquadrada do resto. O reflexo dela no vidro até funciona e, lá está, se tivesses espaço para plantar em frente dela, acho que podias disfarça-la um pouco e dar a entender que é uma rocha que está colocada mais ao fundo, no horizonte. Assim como está parece-me quase uma pedra que surge ali por trás de forma pouco natural. Por outro lado, pode criar um ponto focal que vem "destabilizar" um pouco e até pode funcionar bem. Logo verei, quando as plantas começarem a crescer. Obrigado José, Ao inicio quando colei esse pedra pareceu uma excelente ideia 😛 , mas depois de encher o aquário diquei sem saber se realmente gostava dela.... agora irei tentar disfarçar a coisa com umas plantitas 😛 ----------------------------------------------------------------------------- Segue a lista de plantas que encomendei (com o risco de algum tipo estar esgotado): Background: 1x Rotala rotundifolia 'Blood Red' 2x Rotala wallichii 2x Rotala rotundifolia 'H'ra' 3x Rotala rotundifolia 'Green' 2x Pogostemon deccanensis Middleground: 2x Cryptocoryne parva 1x Staurogyne repens 1x Alternanthera reineckii 'Mini' Foreground/perspective/Carp: 3x Eleocharis pusilla 'Mini' 1x Marsilea hirsuta 1x Marsilea minuta 1x Glossostigma elatinoides 4x Micranthemum tweediei 'Monte Carlo' Details: 1x Vesicularia ferriei 'Weeping Moss' 2x Bucephalandra sp. 'Needle Leaf' 2x Anubias barteri 'Mini Coin' Em caso de não utilizar tudo tenho um 25C por montar e tenho para ali mais um aquário pequeno perdido que irei utilizar para colocar plantas em sobra. Citar Aurora Rubra Instagram
Diogo81 Publicado: 21 horas Publicado: 21 horas Boas @sTeVe- Acho que o teu 25C vai ficar densamente plantado, porque tens aí plantas para dar e vender 😉 então no que diz respeito às plantas de background, para o espaço dá a parecer nas fotos, ou vais plantar super densamente ou então vão sobrar bastantes. Uma referência, que me fez sentido quando vi num dos vários videos de YouTube que fui vendo, é deixar algum espaço entre os pés das plantas de caule, para que mais tarde exista uma boa circulação de água, caso contrário podes ter zonas em que não vai haver praticamente circulação de água. Citar Cumps @https://www.instagram.com/invicta_scaper/?hl=en Fallen Root Aquascape
JoseCarlosMarques Publicado: 21 horas Publicado: 21 horas Acho que encomendaste plantas a mais, Steve. Mas tens mais tanques aí por casa onde as podes colocar 😄 . Citar
sTeVe- Publicado: 19 horas Autor Publicado: 19 horas Takashi Amano dizia que se cabe um dedo, cabe também uma planta 🤣 Sim talvez tenha encomendado por excesso, vamos ver como vai correr no final das contas 😅 Citar Aurora Rubra Instagram
JoseCarlosMarques Publicado: 8 horas Publicado: 8 horas 10 hours ago, sTeVe- said: Takashi Amano dizia que se cabe um dedo, cabe também uma planta 🤣 Sim talvez tenha encomendado por excesso, vamos ver como vai correr no final das contas 😅 E espaço depois para a tesoura, ou a escova de dentes 😄 ? Citar
sTeVe- Publicado: 5 horas Autor Publicado: 5 horas há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: E espaço depois para a tesoura, ou a escova de dentes 😄 ? Também é verdade XD Que quantidades terias aconselhado? Um abraço Citar Aurora Rubra Instagram
JoseCarlosMarques Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas 1 hour ago, sTeVe- said: Também é verdade XD Que quantidades terias aconselhado? Um abraço Eu não sei. Não percebo nada de plantas. A última vez que fiz uma encomenda assim maior também me sobraram 😄 . 1 Citar
sTeVe- Publicado: 4 horas Autor Publicado: 4 horas há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse: Eu não sei. Não percebo nada de plantas. A última vez que fiz uma encomenda assim maior também me sobraram 😄 . É meio difícil de acertar, umas vezes os potes trazem uma quantidade jeitosa, outras vezes parece que passaram pela rua da amargura... por isso nunca sei que quantidade mandar vir. Quando se tem as plantas no expositor é bem mais facil, mas se for por encomenda não é fácil. Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas @sTeVe-, não te preocupes com isso. Pelo equipamento que selecionaste, também não serão mais 30 ou 40€ que irão fazer um grande rombo. Sim, , é certo que exageraste, mas antes sobrar do que faltar. Se estiveres para aí virado, arranja um tanque barato, com uma iluminação razoável e fazes uma maternidade de plantas.... Dessa forma podes compensar alguma que eventualmente derreta e tens um stock de reserva para uma montagem só com as sobras, que será um desafio ainda maior! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas (editado) 4 minutes ago, C Mocho said: @sTeVe-, não te preocupes com isso. Pelo equipamento que selecionaste, também não serão mais 30 ou 40€ que irão fazer um grande rombo. Sim, , é certo que exageraste, mas antes sobrar do que faltar. Se estiveres para aí virado, arranja um tanque barato, com uma iluminação razoável e fazes uma maternidade de plantas.... Dessa forma podes compensar alguma que eventualmente derreta e tens um stock de reserva para uma montagem só com as sobras, que será um desafio ainda maior! Não metas ideias na cabeça deste moço! Olha que a mulher põe-lhe as malas à porta! Já sei, Steve... com as plantas que sobrarem (se sobrarem), ofereces um aquário à tua mulher e dizes-lhe que pode fazer uma montagem só dela 😄 . Editado 3 horas por JoseCarlosMarques 2 Citar
C Mocho Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas há 4 minutos, JoseCarlosMarques disse: Não metas ideias na cabeça deste moço! Zé Carlos, Zé Carlos... se fosse contigo ficava calado porque já sei que tu és louco, mas talvez o sTeVe seja menos impetuoso!... LOL 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas há 11 minutos, JoseCarlosMarques disse: Não metas ideias na cabeça deste moço! Olha que a mulher põe-lhe as malas à porta! Já sei, Steve... com as plantas que sobrarem (se sobrarem), ofereces um aquário à tua mulher e dizes-lhe que pode fazer uma montagem só dela 😄 . Claro! E depois eu faço a manutenção.... No thanks !!!! 🤣 há 4 minutos, C Mocho disse: Zé Carlos, Zé Carlos... se fosse contigo ficava calado porque já sei que tu és louco, mas talvez o sTeVe seja menos impetuoso!... LOL Nop 😝 Citar Aurora Rubra Instagram
JoseCarlosMarques Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas 4 minutes ago, C Mocho said: Zé Carlos, Zé Carlos... se fosse contigo ficava calado porque já sei que tu és louco, mas talvez o sTeVe seja menos impetuoso!... LOL Estás enganado, Mocho. Ainda é pior que eu. Começou há menos de um ano e já tem, que eu me lembre, uns 4 ou 5 tanques em casa. Citar
sTeVe- Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse: Estás enganado, Mocho. Ainda é pior que eu. Começou há menos de um ano e já tem, que eu me lembre, uns 4 ou 5 tanques em casa. Yup, isso mesmo. Dois 60P, um Cubo de 30L e dois cubos de 15L. Tenho lá mais uma coisa pequenina mas nem sei que lhe faça.... Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas há 30 minutos, sTeVe- disse: Tenho lá mais uma coisa pequenina mas nem sei que lhe faça.... Uma maternidade de plantas! LOL É assim mesmo a curva de aprendizagem, mais tarde começamos a conseguir controlar um pouco melhor os investimentos, mas no princípio é assim mesmo. Desde que estejas a disfrutar e tua companheira esteja a gostar, está tudo ok. 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas há 2 minutos, C Mocho disse: Uma maternidade de plantas! LOL É assim mesmo a curva de aprendizagem, mais tarde começamos a conseguir controlar um pouco melhor os investimentos, mas no princípio é assim mesmo. Desde que estejas a disfrutar e tua companheira esteja a gostar, está tudo ok. Vendido!! Ainda por cima tenho para ali uma luz da Aquael que deve safar para manter as plantas.... Agora só resta a questão do filtro... mas para isto ali o meu amigo chinês deve ter qualquer coisa que safe. Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas (editado) há 3 minutos, sTeVe- disse: Agora só resta a questão do filtro... Não sei se tens bomba de ar, mas um filtro de esponja custa uns 6€... e é fácil de instalar. Editado 2 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas Agora mesmo, C Mocho disse: Não sei se tens bomba de ar, mas um filtro de esponja custa uns 6€... também tenho uma coisa dessas 🤣 Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas Agora mesmo, sTeVe- disse: também tenho uma coisa dessas 🤣 O karma é tramado! 🤣 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 21 minutos Publicado: 21 minutos O homem tem tudo! Provavelmente até tem 2 de cada coisa. 1 Citar
Recommended Posts