C Mocho Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas Então é assim, como eu sei que todos gostam de saber não apenas dos sucessos, mas também das contrariedades, aqui vai a minha primeira: Como já vos tinha dito, no 6º dia da montagem fiz um transplante de bactérias com as esponjas de um filtro maduro. O transplante foi um sucesso, no final da terceira semana tinha os nitritos a zero! Mas… (de vez em quando surge algo que põe a nossa paciência à prova). Descobri posteriormente que tenho planárias no meu 60P, onde tenho uma carrada de Neocaridinas e uns Clithon! Ora, se eu transferi as esponjas do 60P e agora vejo planárias, então possivelmente tenho planárias no novo aquário! (pelo menos Oligochaeta já vi) O que fazer? Tenho 2 hipóteses… ignorar, ou jogar pelo seguro. Como não vou ter peixes que gostem de comer planárias prefiro a 2ª hipótese, pois espero ter muito tempo para isto descambar com outras coisas. Claro que isto me vai adiar a inclusão dos peixes, umas 2 semanas mas… o que tem de ser tem muita força, e a pressa não é compatível com a prática sustentada da aquariofilia. Ok, valha-me a esperança de conseguir ter a fauna que pretendo antes do final de agosto... as plantas por enquanto estão bem, mas isso irá naturalmente implicar no plano de fertilização e iluminação previsto (espero que elas não reclamem). Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas há 42 minutos, C Mocho disse: Então é assim, como eu sei que todos gostam de saber não apenas dos sucessos, mas também das contrariedades, aqui vai a minha primeira: Como já vos tinha dito, no 6º dia da montagem fiz um transplante de bactérias com as esponjas de um filtro maduro. O transplante foi um sucesso, no final da terceira semana tinha os nitritos a zero! Mas… (de vez em quando surge algo que põe a nossa paciência à prova). Descobri posteriormente que tenho planárias no meu 60P, onde tenho uma carrada de Neocaridinas e uns Clithon! Ora, se eu transferi as esponjas do 60P e agora vejo planárias, então possivelmente tenho planárias no novo aquário! (pelo menos Oligochaeta já vi) O que fazer? Tenho 2 hipóteses… ignorar, ou jogar pelo seguro. Como não vou ter peixes que gostem de comer planárias prefiro a 2ª hipótese, pois espero ter muito tempo para isto descambar com outras coisas. Claro que isto me vai adiar a inclusão dos peixes, umas 2 semanas mas… o que tem de ser tem muita força, e a pressa não é compatível com a prática sustentada da aquariofilia. Ok, valha-me a esperança de conseguir ter a fauna que pretendo antes do final de agosto... as plantas por enquanto estão bem, mas isso irá naturalmente implicar no plano de fertilização e iluminação previsto (espero que elas não reclamem). É uma pena ler isto, vais fazer tratamento químico? Boa sorte com a coisa! Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora há 7 minutos, sTeVe- disse: É uma pena ler isto, vais fazer tratamento químico? Não @sTeVe-, não é uma pena, é assim mesmo! Quando se trabalha com biologia temos de ter consciência que não estamos a trabalhar com química... Sim, vou fazer tratamento químico, pois não conheço nada mais eficiente, e se neste aquário não vou ter nenhum animal que possa correr sério risco, no outro tenho as Neocaridinas (e os Clithon, que não podem ficar em nenhum destes aquários durante o tratamento). É muito giro ver as plantas a crescer e os peixinhos a nadar, mas o mais giro é saber que eles têm condições para se sentirem bem. Um aquário é um biótipo, não uma pintura. 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora 1 hour ago, C Mocho said: jogar pelo seguro Que quer isso dizer? Citar
C Mocho Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora (editado) há 1 hora, C Mocho disse: jogar pelo seguro Erradicar, sem dó nem piedade!... Depois, se tiver de introduzir mais alguma planta, posso ir a pé a Fátima, que também não é assim tão longe! Editado 1 hora por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora há 36 minutos, C Mocho disse: Não @sTeVe-, não é uma pena, é assim mesmo! Quando se trabalha com biologia temos de ter consciência que não estamos a trabalhar com química... Sim, vou fazer tratamento químico, pois não conheço nada mais eficiente, e se neste aquário não vou ter nenhum animal que possa correr sério risco, no outro tenho as Neocaridinas (e os Clithon, que não podem ficar em nenhum destes aquários durante o tratamento). É muito giro ver as plantas a crescer e os peixinhos a nadar, mas o mais giro é saber que eles têm condições para se sentirem bem. Um aquário é um biótipo, não uma pintura. Se não tiveres sitio para colocar os vivos, podes sempre tentar usar as armadilhas.... mas duvido que acabem com essa raça de vez. Citar Aurora Rubra Instagram
C Mocho Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora (editado) há 48 minutos, sTeVe- disse: podes sempre tentar usar as armadilhas... Sim @sTeVe-, obrigado pela informação que pode efetivamente ser útil para muitas situações. No meu caso, como tenho mais de um aquário e não consigo garantir que não partilhe eventualmente uma rede, uma tesoura, uma pinça... que podem transportar planárias, ovos ou uns pedacinhos delas (que poderão ser o suficiente para uma futura infestação). Se estivesse apenas focado neste aquário, como eu já disse, não seriam potencialmente muito problemáticas e poderia recorrer às armadilhas para as manter controladas, mas como tenho um outro aquário com Neocaridinas, é preferível erradicá-las completamente de ambos os aquários (até à nova infestação). Neste caso, apenas a erradicação química me parece potencialmente eficiente. Confesso que tenho sido negligente na esterilização das plantas novas, mas o que é um facto é que não me lembro de quando foi a última vez que tive este problema... Mea Culpa! Apesar dos enfáticos protestos do pessoal cá de casa, já montei o aquário de quarentena para os Clithon... LOL Editado 33 minutos por C Mocho 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts