C Mocho Publicado: Abril 12 Autor Publicado: Abril 12 (editado) Pois é, colocar lã filtrante ou esponja preta nas fendas da escarpa é obrigatório neste tipo de montagem, sem isso, seria como que uma cascata de substrato a cair sobre a areia. Irá seguramente cair alguma coisa, mas espero que seja controlável. As barreiras no solo, parecem-me inevitáveis nesta situação, pois tenho uma diferença de altura já bastante significativa para a deixar ficar a seu belo prazer sem elementos de contenção. Efetivamente, as barreiras no solo podem provocar zonas de estagnação da água, sobretudo se forem muito profundas... Com a estagnação não há oxigenação suficiente e sem oxigenação, mas com muitos nutrientes que o solo liberta, as ciano podem aproveitar a oportunidade para fazer uma rave! (detesto cianos...) É um risco que terei de assumir e vigiar, o que não posso é permitir que o substrato resvale todo por cima da barreira das rochas (pelo menos para já), senão isto perde parte importante do seu encanto! A única vez que tentei usar um sistema de contenção, criei barreira muito curtas e consequentemente mal ancoradas. Conclusão, ao fim de algum tempo deixaram de cumprir a sua função mecânica. Não cheguei a ter cianos, mas também não mantive o solo com a inclinação que pretendia... fiquei no meio termo! Agora rezo para que consiga melhorar a técnica. Editado Abril 13 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 13 Publicado: Abril 13 Vai-me mantendo a par do teu método. Talvez precise de umas dicas 🙂 . Como te disse, eu vou esperar que as raizes na minha carpete ajudem a conter o substrato, mas também comprei um saco de "Powder Type"... dizem que resvala menos. Logo verei. Citar
C Mocho Publicado: 23 horas Autor Publicado: 23 horas Finalmente arrancou. Foi um parto demorado e mesmo assim não me lembrei do peso dos 60 litros de TPAs diárias nas minhas costas!... (eu já não tenho saúde para isto!) Enfim, para vocês não perderem os velhos hábitos aqui vão umas fotos. As próximas, como isto é low tech, talvez daqui a uns meses. 😅 Dia 0 Dia 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas Belo tanque, Mocho! Não tinha noção da quantidade de espaço que tinhas atrás e à frente das pedras. Só vem valorizar ainda mais o resultado que conseguiste alcançar. Em relação à escolha das plantas... enquanto elas não começarem a crescer não consigo dar-te uma opinião 😄 . Sou um nabo na previsão de resultados, mas espero que tenhas colocado alguma coisa na areia (não consigo lá ver nada, e seria uma pena porque ficarias com esse espaço todo "despido"). Já agora, que musgo tens dentro do tanque? É impressão minha ou tens dois filtros a funcionar? E optaste por equipamento da NEO? É muito porreiro, e muito resistente! Em relação às mudanças de água... que tal uma manqueira daqueles de 10 metros dos chineses (com 0,5 cm de diâmetro, mais ou menos) para te poupar as dores nas costas? Uma ponta no tanque, outra na sanita e está feito. Para encher é mais difícil, mas nada que uma bomba de circulação daquelas baratas não ajude a resolver. Por enquanto não tenho mais nada a acrescentar... cá ficarei à espera de ver resultados. Bom trabalho! Citar
C Mocho Publicado: 3 horas Autor Publicado: 3 horas (editado) há 44 minutos, JoseCarlosMarques disse: enquanto elas não começarem a crescer não consigo dar-te uma opinião Só para esclarecer, este aquário tem rocha que se farta, mas não tem nada de Iwagumi (que é o teu estilo e eu também gosto). Tenho 10 tipos de plantas, 3 musgos e 2 flutuantes... tudo sul-americano, tal como será a fauna! Para teres uma ideia, segui o teu exemplo e fui para o ChatGTP, mas foi muito difícil de o convencer a fazer o que eu queria. Está próximo, mas não creio que um low tech venha a ter este aspeto tão exuberante (não sem CO2, mas aí deixaria de ser low). Para além disso, quando punha uma coisa no sítio certo, ele retirava outra... Enfim, tenho de aprender a fazer prompts: há 44 minutos, JoseCarlosMarques disse: É impressão minha ou tens dois filtros a funcionar? Sim, vou ter 2 filtros a funcionar porque quero um fluxo suave mas contínuo (tentarei não ter pontos mortos), daí ter optado pelo equipamento da Neo, pois sobretudo o outflow difuser permite que as flutuantes se acomodem sem estardalhaço e o skimmer é mais importante para as trocas gasosas num low tech do que num high tech. Para além disso o facto de terem menos probabilidade de se partirem é um fator importante a ter em consideração. há 44 minutos, JoseCarlosMarques disse: Para encher é mais difícil Sim, essa é a parte que eu não gosto, mas "não há bela sem senão"! Editado 3 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 45 minutos Publicado: 45 minutos (editado) 2 hours ago, C Mocho said: Para teres uma ideia, segui o teu exemplo e fui para o ChatGTP, mas foi muito difícil de o convencer a fazer o que eu queria. Está próximo, mas não creio que um low tech venha a ter este aspeto tão exuberante (não sem CO2, mas aí deixaria de ser low). Para além disso, quando punha uma coisa no sítio certo, ele retirava outra... Enfim, tenho de aprender a fazer prompts: Eh pá! Ficou muito porreiro. Estás a aprender a dominar a ferramenta. É Low Tech mas isso não quer dizer que não lhe possas dar uma "ajudinha" de vez em quando. Logo vês como se desenvolve 😉 . 2 hours ago, C Mocho said: Sim, vou ter 2 filtros a funcionar porque quero um fluxo suave mas contínuo (tentarei não ter pontos mortos), daí ter optado pelo equipamento da Neo, pois sobretudo o outflow difuser permite que as flutuantes se acomodem sem estardalhaço e o skimmer é mais importante para as trocas gasosas num low tech do que num high tech. Para além disso o facto de terem menos probabilidade de se partirem é um fator importante a ter em consideração. Sem dúvida. Simbolizam um salto enorme em relação ao que tínhamos antes. Eu usei o sistema na minha última montagem e adorei poder trocar de um fluxo mais denso para um mais suave com apenas um acessório. A NEO tem ajudado a melhorar muitas soluções que tínhamos como certas, e já existem outras marcas a seguir-lhe as pisadas. Já viste os novos filtros da Week Aqua, por exemplo? Por acaso estou a pensar usar in e outflow de vidro neste aquário que estou a montar, mas é apenas uma questão estética. Continuo a achar que são mais fiéis ao hobby 🙂 . 2 hours ago, C Mocho said: Sim, essa é a parte que eu não gosto, mas "não há bela sem senão"! Faz como te disse! Uma bomba ligada à mangueira e está resolvido. Demora um bocadinho mais, mas funciona. Houve aí uma altura que até guardava a água num recipiente de 70 litros e tinha-o em cima de um carrinho com a bomba lá dentro. Já não estou para me cansar a carregar baldes... o meu reumatismo não deixa. E os musgos!?!?!? Que espécies escolheste, e porquê? Qual é o que colocaste nas fendas das pedras? Editado 44 minutos por JoseCarlosMarques Citar
C Mocho Publicado: 17 minutos Autor Publicado: 17 minutos há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse: E os musgos!?!?!? Que espécies escolheste, e porquê? Qual é o que colocaste nas fendas das pedras? Christmas moss, sobretudo nos troncos e também nas extremidades da barreira de rocha e no lado esquerdo da rocha principal, junto ao substrato. Basicamente nos sítios onde o risco de derrocada do aquasoil era maior. Fissidens Fontanus, em alguns pontos das rochas, mais à frente. Por enquanto não lhe acho piada nenhuma, mas sei que com o tempo fica bonito... Tentei colá-lo no coco, mas o acesso é tão difícil que acabei por desistir. Java moss, lateralmente no fundo do Canyon, mas em muito pouca quantidade. Gostaria de enfatizar um bocadinho mais a profundidade com uma textura de musgo mais fina, mas sei que se me distrair muito ele engole tudo! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts