C Mocho Publicado: Domingo às 20:53 Autor Publicado: Domingo às 20:53 (editado) Pois é, colocar lã filtrante ou esponja preta nas fendas da escarpa é obrigatório neste tipo de montagem, sem isso, seria como que uma cascata de substrato a cair sobre a areia. Irá seguramente cair alguma coisa, mas espero que seja controlável. As barreiras no solo, parecem-me inevitáveis nesta situação, pois tenho uma diferença de altura já bastante significativa para a deixar ficar a seu belo prazer sem elementos de contenção. Efetivamente, as barreiras no solo podem provocar zonas de estagnação da água, sobretudo se forem muito profundas... Com a estagnação não há oxigenação suficiente e sem oxigenação, mas com muitos nutrientes que o solo liberta, as ciano podem aproveitar a oportunidade para fazer uma rave! (detesto cianos...) É um risco que terei de assumir e vigiar, o que não posso é permitir que o substrato resvale todo por cima da barreira das rochas (pelo menos para já), senão isto perde parte importante do seu encanto! A única vez que tentei usar um sistema de contenção, criei barreira muito curtas e consequentemente mal ancoradas. Conclusão, ao fim de algum tempo deixaram de cumprir a sua função mecânica. Não cheguei a ter cianos, mas também não mantive o solo com a inclinação que pretendia... fiquei no meio termo! Agora rezo para que consiga melhorar a técnica. Editado Segunda-feira às 14:34 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 09:55 Publicado: Segunda-feira às 09:55 Vai-me mantendo a par do teu método. Talvez precise de umas dicas 🙂 . Como te disse, eu vou esperar que as raizes na minha carpete ajudem a conter o substrato, mas também comprei um saco de "Powder Type"... dizem que resvala menos. Logo verei. Citar
Recommended Posts