C Mocho Publicado Fevereiro 15 Publicado Fevereiro 15 (editado) Após o colapso do meu velhinho 140L, ficou a faltar algo cá em casa! Claro que a minha aspiração seria ter um aquário parecido com aquele da casa do Takashi Amano, mas teria de abdicar de alguns móveis de família que têm um enorme valor sentimental e até dão algum jeito para guardar uns recuerdos, por isso, contive-me e espero ser feliz na mesma! Nestes últimos anos tenho estado focado sobretudo no meu 60P (high teck), que me tem trazido muitas alegrias, tal como algumas dores de cabeça, mas tenho aprendido muito com ele (e reaprendido ainda mais). Entretanto, tentei conter-me e não ir a correr comprar um substituto para o 140L, sem antes pensar como poderia fazer o upgrade. Agora, está a caminho! Julgo que uma coisa ligeiramente maior que um 60P poderá vir a permitir uma comunidade de peixes mais equilibrada, (que talvez ainda me dê mais dores de cabeça)... Adoro ver qualquer aquário plantado, mas sem a presença de uma fauna equilibrada, fico com a sensação que está a faltar alguma coisa! Adoro todos os peixinhos, pequeninos ou maiores, mas com a idade, talvez porque já tenho há alguns anos dificuldades de focagem, sinto-me cada vez mais pertencente a uma velha escola, que considerava então que um aquário se destinava, antes de mais, a ter peixes. Entretanto descobri que as plantas num aquário podem ser um enriquecimento precioso, para além do inestimável valor estético, e tal como mutos de vós, também entrei por aí! Setup: Aquário 100x50x50 (o resto, ficará para depois)... Editado Fevereiro 16 por C Mocho gramática Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 16 Publicado: Fevereiro 16 Que belo "teaser", Mocho. Muito bem! Vou ficar ansiosamente à espera de ver o que vem por aí. Vê lá se não demoras muito 😉 . Um abraço! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quarta-feira às 08:47 Publicado: Quarta-feira às 08:47 Então, esse tanque não sai? Citar
C Mocho Publicado: Quarta-feira às 09:01 Autor Publicado: Quarta-feira às 09:01 há 12 minutos, JoseCarlosMarques disse: Então, esse tanque não sai? Ainda não! Por enquanto só o tanque mesmo... aguardo as rochas e consequentemente tudo o resto! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Tozé Nunes Publicado: 15 horas Publicado: 15 horas Já sabes que tipo de montagem queres fazer? E a fauna? Anda homem, não nos deixes assim sem nada para comentar! Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: 14 horas Publicado: 14 horas Vai começar o período de silêncio no site 😂 . Tens que fazer um desafio de verão, Tozé! Citar
C Mocho Publicado: 6 horas Autor Publicado: 6 horas (editado) há 8 horas, JoseCarlosMarques disse: Vai começar o período de silêncio no site 😂 Vai começar nada JoseCarlos, excetuando a breve interrupção no momento do desafio, período em que raramente existe outro assunto a ser abordado, o pessoal não participa, não comenta, nem partilha!... há 8 horas, Tozé Nunes disse: não nos deixes assim sem nada para comentar! Ok Tozé irei ao confessionário mais logo, que agora de manhã tenho de me concentrar noutro tipo de coisas! Editado 6 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas 4 hours ago, C Mocho said: Vai começar nada JoseCarlos, excetuando a breve interrupção no momento do desafio, período em que raramente existe outro assunto a ser abordado, o pessoal não participa, não comenta, nem partilha!... É verdade. Na altura do Desafio lá ficamos com uma ideia um pouco distorcida da realidade, mas depois volta tudo ao mesmo. O Fórum está quase morto. Não deixa de ser a fonte de conhecimento que é, por pessoas como o Branquinho e o Tozé, que (imagino) ainda gastem algum dinheiro com isto. Olha, da minha parte não se podem queixar... comento tudo e mais alguma coisa, mesmo quando não sei do que estou a falar 😄 . Citar
C Mocho Publicado: 1 hora Autor Publicado: 1 hora (editado) Compreendo bem a vossa curiosidade, pois eu também gosto de acompanhar o que vocês vão fazendo com os vossos aquários, embora hoje em dia já comece a pensar que quase todos deixaram de ter aquários! Mas se não disse nada até agora, foi porque não existe praticamente nada para mostrar e tento conter-me, pois como alguns já sabem, quando começo a escrever tenho dificuldade em parar! Primeiro o nome Cemsem: 100 cm – sem injeção de CO2. Sim, inicialmente estive indeciso se deveria apresentar esta montagem aqui, ou no fórum de low tech, mas depois lembrei-me que ao pretender adicionar carbono orgânico, estou a transformar esta, numa montagem medium tech, logo aqui parece-me fazer mais sentido. Se um dia destes ela ganhar “força própria” e enveredar pela adição de CO2, muda-se o nome fica a ser Cemcom!... LOL Contudo, se os administradores assim o entenderem, podem mudar para o sub-fórum que considerarem adequado! Um plantado high tech é algo que me dá uma enorme satisfação visual, no entanto comecei a cansar-me de ter de podar algumas plantas com muita frequência, e ainda mais ter de me deslocar uma catrefada de kilómetros, só para voltar a encher uma botija de CO2… Podar é fixe, mas só quando estou a fim de o fazer (o que até não será tão raro assim, mas sem ultimatos, por favor) … Sim, admito que sou muito comodista, mas cada um é como é! Eu quero mesmo é algo mais nature, e a minha verdadeira “nature” é do tipo ‘lazyyy style’… sempre me senti mais atraído pelas maratonas do que pelas corridas de velocidade, e essa é a minha natureza! Quando tive o meu primeiro aquário, quase todos nós considerávamos que o importante era somente lá colocar água e peixes. O material técnico de então resumia-se a um filtro de fundo, uma bomba de ar com pedra difusora e uma luz para ver o que se passava lá dentro. Hoje em dia quase todos consideramos muito mais fatores e temos muito mais equipamento ao nosso dispor, mas a presença dos peixes sempre foi para mim algo muito importante, quiçá o mais importante. Enquanto no início seria capaz de colocar um Óscar num aquário de 50 litros, (não, por acaso nunca cheguei a tanto), agora fico escandalizado com essa ideia! Vamos sempre aprendendo. Logo, comecei a pensar por aí… que peixes eu gostaria de ter? Instantaneamente duas espécies me ocorreram, adequadas para estes 250 litros brutos: Gourami Pérola e Tetra Imperador. Os primeiros porque foram os peixes mais belos e fascinantes que alguma vez tive e os segundos porque durante muitos anos os contemplei nas páginas centrais de um dos meus primeiros livros de aquariofilia e curiosamente nunca os tive! Depois de muito hesitar, acabei por optar pelos Imperadores, pois o seu biótipo pareceu-me mais convidativo, até porque na última montagem do meu Panorâmico tive o aquário cheio de Cryptocorynes, e agora quero uma coisa diferente, e partindo da espécie selecionada, pretendo procurar uma fauna e uma flora que se encaixe no mesmo tipo de biótipo (sem fundamentalismos, naturalmente). Foi então tempo de pesquisar e tomar decisões com a preciosa ajuda da internet, de onde destaco entre outros, 2 sites determinantes, um que suponho que a maioria de vocês já ouviu falar, o outro, talvez menos conhecido: https://aqadvisor.com/ https://powo.science.kew.org/ Editado 1 hora por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 44 minutos Publicado: 44 minutos Oh. Não tem bonecos, para ver. Tantas palavras... Mocho... o pessoal já não está habituado a ler 😄 . Brincadeiras à parte, parece-me que já tens tudo muito bem planeado. És como eu... podes ficar 3 ou 4 meses (no teu caso até passou mais tempo) parado, mas a cabeça está a pensar, e quando pões mãos à obra é como se a coisa já estivesse pronta. Aprecio isso. Vou continuar à espera para ver. Um grande abraço, e a melhor das sortes para o teu novo projeto. Já agora, e fugindo um bocadinho ao tópico... mas já que referiste o assunto, ontem andava a brincar no ChatGPT e encontrei isto: existe um Decreto‑Lei (o n.º 276/2001, de 17 de outubro) que aplica a Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia. Entre outras coisas (quem tiver interesse pode procurar), as seguintes regras, no artigo 31º, que define condições para manter peixes em aquários: - O aquário deve ter pelo menos 45 litros. - Deve haver cerca de 2 a 3 litros de água por cada 10 cm de peixe. - Peixes vermelhos não podem ser mantidos em aquários esféricos. - A água deve ter filtração adequada. - Devem ser mantidos níveis mínimos de oxigénio e qualidade da água. Citar
Recommended Posts