Recommended Posts

Publicado:
6 minutes ago, sTeVe- said:

Ora cá vai disto:

Por causa desta tua cena entrei numa caverna gigante....

Depois de ter lido estes dois artigos:
https://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/
https://dennerleplants.com/en/get-started/light/

Que dizem que o azul tem um papel extremamente importante, em contra partida achei estudos científicos que afirmam que a cor verde tem sido negligenciada ao longo dos anos, e que tem uma importância muito mais relevante do que aquilo que se julgava....
https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2021.619987/full
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0098847211001924

Boa leitura.... não toco em mais porra nenhuma disto que já estou todo trocado.............

Oh pá!!! Estamos lixados. Vou mas é dormir!

  • Haha 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas notícias por aqui... a MonteCarlo está a crescer muito bem, e o musgo parece estar, finalmente, a recuperar. Ainda vejo muito musgo amarelo, mas em todos os sítios tenho pontas verdes.

Já expliquei mais atrás o que fui fazendo, mas vou resumir, caso alguém procure a versão curta da história. Comecei o dry-start com muita luz (12 horas diárias com a calha a 60%), o que beneficiava a Monte Carlo mas começou a queimar o musgo. Quando me apercebi do erro, e com a ajuda de muitos amigos por cá, cheguei à conclusão que seria melhor baixar a intensidade e a quantidade de horas de luz (passei a fazer 8 horas diárias com a calha a 30%). A Monte Carlo começou a crescer mais lentamente, é verdade, mas beneficiei o musgo. Ah... também deixei de usar o borrifador e passei a usar um humidificador (dos chineses) que ligo duas vezes por dia - uma hora de cada vez, mais ou menos.

E pronto... agora é continuar a rotina e esperar. Obrigado a todos pelas dicas e por me ajudarem identificar o problema. Tive a sorte de perceber cedo que alguma coisa não estava bem, o que fez com que o musgo não tivesse chegado a morrer. Um abraço!

 

large_001.jpg

  • Gosto 1
Publicado:
On 29/05/2026 at 13:11, JoseCarlosMarques disse:

Boas notícias por aqui... a MonteCarlo está a crescer muito bem, e o musgo parece estar, finalmente, a recuperar. Ainda vejo muito musgo amarelo, mas em todos os sítios tenho pontas verdes.

Já expliquei mais atrás o que fui fazendo, mas vou resumir, caso alguém procure a versão curta da história. Comecei o dry-start com muita luz (12 horas diárias com a calha a 60%), o que beneficiava a Monte Carlo mas começou a queimar o musgo. Quando me apercebi do erro, e com a ajuda de muitos amigos por cá, cheguei à conclusão que seria melhor baixar a intensidade e a quantidade de horas de luz (passei a fazer 8 horas diárias com a calha a 30%). A Monte Carlo começou a crescer mais lentamente, é verdade, mas beneficiei o musgo. Ah... também deixei de usar o borrifador e passei a usar um humidificador (dos chineses) que ligo duas vezes por dia - uma hora de cada vez, mais ou menos.

E pronto... agora é continuar a rotina e esperar. Obrigado a todos pelas dicas e por me ajudarem identificar o problema. Tive a sorte de perceber cedo que alguma coisa não estava bem, o que fez com que o musgo não tivesse chegado a morrer. Um abraço!

 

large_001.jpg

Boas José,

Até quando irás manter o aqua em dry?

Publicado:
36 minutes ago, sTeVe- said:

Boas José,

Até quando irás manter o aqua em dry?

Pelo menos até meados de Julho. Eu sei que não é o ideal, até porque tenho uma pedra que mostra umas pontinhas de algas verdes e queria tratar disso o quanto antes, mas vou ter um mês muito complicado e terei que deixar a fase do ciclo do azoto para quando tiver mais disponibilidade. De qualquer forma, tirando esses pontinhos de algas que foram aparecendo, tudo o resto está com uma evolução favorável (desde que acertei a luz), portanto até pode ser bom inundar o tanque quando toda a carpete estiver já fechada. Ao mesmo tempo fico com um maior período para que o musgo se prenda melhor às rochas.

Publicado:

Parece que encontraste um bom equilíbrio entre crescimento e controlo do musgo. Se a Monte Carlo continuar a fechar a carpete nesse ritmo, esperar mais algumas semanas antes de inundar pode mesmo compensar, sobretudo para dar tempo ao musgo de se fixar melhor nas rochas. Vai dando atualizações porque a evolução está bastante interessante de acompanhar.

Publicado: (editado)
9 hours ago, butcher45 said:

Parece que encontraste um bom equilíbrio entre crescimento e controlo do musgo. Se a Monte Carlo continuar a fechar a carpete nesse ritmo, esperar mais algumas semanas antes de inundar pode mesmo compensar, sobretudo para dar tempo ao musgo de se fixar melhor nas rochas. Vai dando atualizações porque a evolução está bastante interessante de acompanhar.

Muito obrigado pelo comentário. Vou dando actualizações, claro. Fazer estas coisas sem partilhar não tem piada nenhuma 🙂 . Um grande abraço!

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:
On 06/06/2026 at 12:12, JoseCarlosMarques disse:

Muito obrigado pelo comentário. Vou dando actualizações, claro. Fazer estas coisas sem partilhar não tem piada nenhuma 🙂 . Um grande abraço!

ora aí está uma grande verdade 😉

 

  • Gosto 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Atualização rápida do estado do tanque. Não está como quero, mas julgo que para lá caminha.

O musgo está (finalmente) a crescer em condições e a espalhar-se por todo o lado - quando inundar o aquário vou ter que o podar regularmente para que ele não fuja muito do meu controle.

A Monte Carlo está com um crescimento lento, mas acho que, uma vez submersa, não demorará muito tempo a fechar.

Problemas: o musgo não está a agarrar muito bem, nem mostra grande crescimento, naquela pedra da frente, à direita (não faço ideia porquê). A pedra lá ao fundo, por trás dessa, está a libertar uma coisa qualquer laranja que quase parece ferrugem (espero que desapareça com as trocas de água enquanto estiver a ciclar o tanque).

Agora vou voltar ao trabalho. Este mês está a ser de loucos. Bons Santos para todos!

 

large.1.jpg

Publicado:

Ora boas,

 

Devo dizer que está com bom aspecto, até essa "substância" alaranjada no musgo, dá um certo contraste que fica engraçado (não faço ideia do porquê disso acontecer, alguém com mais experiência em musgos pode dar uma ajuda a compreender).

 

Não sei se será da foto, mas a montecarlo parece derretida. Quanto tempo ainda vais aguentar o dry-start?

Publicado:
1 hour ago, Diogo81 said:

Devo dizer que está com bom aspecto, até essa "substância" alaranjada no musgo, dá um certo contraste que fica engraçado (não faço ideia do porquê disso acontecer, alguém com mais experiência em musgos pode dar uma ajuda a compreender).

Aquele laranja na rocha da frente é musgo, sim. Estava assim em todo o aquário, mas depois "ressuscitou", como toda gente aliás me disse que aconteceria, e começou a ficar com bom aspeto. Já na pedra de trás, não é no musgo... é mesmo na pedra. É uma espécie de gosma que está a sair dela. Se passar os dedos ela sai, mas estou com receio que possa ser algum mineral que está a sair da rocha e a oxidar, o que seria muito mau para a estabilidade do tanque e para os peixes. Se mais alguém me souber ajudar a perceber, agradeço.

1 hour ago, Diogo81 said:

Não sei se será da foto, mas a montecarlo parece derretida. Quanto tempo ainda vais aguentar o dry-start?

Em um sitio ou outro, tem algumas folhas mortas, mas julgo que terá haver com a falta de luz (tive que reduzir por causa do musgo) ou de humidade (também reduzi pela mesma razão). De qualquer forma, regra geral, está com bom aspeto e está a propagar-se bem. Lentamente, mas bem. As raizes conseguem ver-se no vidro lateral... não me parece que vá ter grandes problemas com ela. Muito provavelmente tem mesmo haver com a percepção da fotografia.

Vou aguentar o dry-start pelo menos mais duas ou três semanas. Só a meio de Julho vou ter tempo para me ocupar mais com o aquário. 

Publicado:

Gosto muito do aspeto geral. As rochas estão muito bem colocadas. 👏

Aquela gosma laranja deve ser algum fungo provocado pela humidade. Tens aberto o topo para oxigenar? Supostamente quando inundares o aquário isso deve morrer, mas esperar mais 2 ou 3 semanas é que é impressionante. Nem parece o @JoseCarlosMarques!... LOL

Um abraço,

Carlos

Publicado:
9 hours ago, C Mocho said:

Gosto muito do aspeto geral. As rochas estão muito bem colocadas. 👏

Muito obrigado, Mocho 🙂 .

9 hours ago, C Mocho said:

Aquela gosma laranja deve ser algum fungo provocado pela humidade. Tens aberto o topo para oxigenar?

Abro todos os dias uns 10 minutos. Mas pode ser isso, sim, até porque também já encontrei uma gosma de outra cor num dos vidros laterais (que limpei facilmente). Com o inundar no tanque logo vejo o que acontece.

9 hours ago, C Mocho said:

mas esperar mais 2 ou 3 semanas é que é impressionante. Nem parece o @JoseCarlosMarques!... LOL

Eheh. Não posso andar a pregar uma coisa e fazer outra... se digo que a "paciência" é a regra número 1 para um bom aquário, então tenho que a praticar. Neste caso é mais por conveniência, e assim sempre dou mais tempo ao musgo para se agarrar às rochas. Ainda estou para ver se não vai tudo espalhar-se pelo tanque quando o encher com água, mas isso é uma história para contar mais para a frente.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.