Recommended Posts

Publicado:
6 minutes ago, sTeVe- said:

Ora cá vai disto:

Por causa desta tua cena entrei numa caverna gigante....

Depois de ter lido estes dois artigos:
https://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/
https://dennerleplants.com/en/get-started/light/

Que dizem que o azul tem um papel extremamente importante, em contra partida achei estudos científicos que afirmam que a cor verde tem sido negligenciada ao longo dos anos, e que tem uma importância muito mais relevante do que aquilo que se julgava....
https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2021.619987/full
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0098847211001924

Boa leitura.... não toco em mais porra nenhuma disto que já estou todo trocado.............

Oh pá!!! Estamos lixados. Vou mas é dormir!

• Haha 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas notícias por aqui... a MonteCarlo está a crescer muito bem, e o musgo parece estar, finalmente, a recuperar. Ainda vejo muito musgo amarelo, mas em todos os sítios tenho pontas verdes.

Já expliquei mais atrás o que fui fazendo, mas vou resumir, caso alguém procure a versão curta da história. Comecei o dry-start com muita luz (12 horas diárias com a calha a 60%), o que beneficiava a Monte Carlo mas começou a queimar o musgo. Quando me apercebi do erro, e com a ajuda de muitos amigos por cá, cheguei à conclusão que seria melhor baixar a intensidade e a quantidade de horas de luz (passei a fazer 8 horas diárias com a calha a 30%). A Monte Carlo começou a crescer mais lentamente, é verdade, mas beneficiei o musgo. Ah... também deixei de usar o borrifador e passei a usar um humidificador (dos chineses) que ligo duas vezes por dia - uma hora de cada vez, mais ou menos.

E pronto... agora é continuar a rotina e esperar. Obrigado a todos pelas dicas e por me ajudarem identificar o problema. Tive a sorte de perceber cedo que alguma coisa não estava bem, o que fez com que o musgo não tivesse chegado a morrer. Um abraço!

large_001.jpg

• Gosto 1
Publicado:
On 29/05/2026 at 13:11, JoseCarlosMarques disse:

Boas notícias por aqui... a MonteCarlo está a crescer muito bem, e o musgo parece estar, finalmente, a recuperar. Ainda vejo muito musgo amarelo, mas em todos os sítios tenho pontas verdes.

Já expliquei mais atrás o que fui fazendo, mas vou resumir, caso alguém procure a versão curta da história. Comecei o dry-start com muita luz (12 horas diárias com a calha a 60%), o que beneficiava a Monte Carlo mas começou a queimar o musgo. Quando me apercebi do erro, e com a ajuda de muitos amigos por cá, cheguei à conclusão que seria melhor baixar a intensidade e a quantidade de horas de luz (passei a fazer 8 horas diárias com a calha a 30%). A Monte Carlo começou a crescer mais lentamente, é verdade, mas beneficiei o musgo. Ah... também deixei de usar o borrifador e passei a usar um humidificador (dos chineses) que ligo duas vezes por dia - uma hora de cada vez, mais ou menos.

E pronto... agora é continuar a rotina e esperar. Obrigado a todos pelas dicas e por me ajudarem identificar o problema. Tive a sorte de perceber cedo que alguma coisa não estava bem, o que fez com que o musgo não tivesse chegado a morrer. Um abraço!

large_001.jpg

Boas José,

Até quando irás manter o aqua em dry?

Publicado:
36 minutes ago, sTeVe- said:

Boas José,

Até quando irás manter o aqua em dry?

Pelo menos até meados de Julho. Eu sei que não é o ideal, até porque tenho uma pedra que mostra umas pontinhas de algas verdes e queria tratar disso o quanto antes, mas vou ter um mês muito complicado e terei que deixar a fase do ciclo do azoto para quando tiver mais disponibilidade. De qualquer forma, tirando esses pontinhos de algas que foram aparecendo, tudo o resto está com uma evolução favorável (desde que acertei a luz), portanto até pode ser bom inundar o tanque quando toda a carpete estiver já fechada. Ao mesmo tempo fico com um maior período para que o musgo se prenda melhor às rochas.