Recommended Posts

Publicado:
há 8 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Em relação às duas imagens que apresentei, o que achas? Ter a linha do horizonte com plantas ou acabar com as pedras?

Se a tua intenção é ter um tapete mono espécie (de cuba, ou montecarlo), não me parece que ganhes muito em subir o substrato para ter uma estreita linha de plantas, pelo contrário, acho que quebra a profundidade se a mantiveres alinhada como no teu photoshop. Caso subas , mas deixes a zona central só com as rochas, talvez eu goste mais, pois até acho giro aquele pedacinho de verde entre as duas rochas à esquerda. Para ter algo verde em todo o fundo, julgo que seria mais eficaz uma fina cortina tipo eleocharis, mas nada denso, uma cortina transparente que prolongue a profundidade (se ficar muito denso volta a encurtar a profundidade)!

Mas efetivamente uma coisa é ver uma foto frontal e uma colagem feita à pressa, outra bem diferente é ter a percepção do espaço tridimensional. Aí, por vezes, a coisa muda completamente.

Possivelmente eu deixaria como está agora, com a linha do horizonte praticamente toda em rocha e mais tarde, se achasse que o efeito não era o procurado, subia mais um pouco o substrato e plantava a tal zona verde.

Um abraço,

Carlos

Publicado:
40 minutes ago, C Mocho said:

Possivelmente eu deixaria como está agora, com a linha do horizonte praticamente toda em rocha e mais tarde, se achasse que o efeito não era o procurado, subia mais um pouco o substrato e plantava a tal zona verde.

Estava a pensar fazer exatamente o contrário, e explico-te porquê... se eu tiver lá o verde, quando o tanque estiver pronto para a fotografia final posso fazer a imagem, retirar o tapete e fazer uma segunda fotografia sem o verde, passado um ou dois dias. Fico com as duas para poder escolher. Tirar uma fotografia sem o tapete, colocar substrato e plantar novamente seria uma coisa mais demorada. Não sei se faz muito sentido o que estou a dizer.

Em relação ao que tinhas dito antes, percebo perfeitamente, e concordo contigo. Agora que olho novamente para a imagem com Photoshop a coisa parece-me um pouco esquisita. Só ganharia se eu colocasse lá atrás, colado ao vidro, mais umas pedras (que teriam que ser muito finas) para simular mais uma linha de rochas num segundo horizonte. De uma maneira ou de outra, acho que ganho mais se criar já o tapete e tiver a possibilidade de o tirar do que não ter e depois ter que o colocar.

Publicado:
13 minutes ago, C Mocho said:

Ok, também é uma abordagem válida... eu esqueço-me sempre que o teu objetivo é a foto (não fosse essa a tua profissão)!

Eheh. Admito que sim. Até porque é a maneira que encontrei para evoluir. Tenho que estudar bem as possibilidades... sentar-me em frente ao tanque e tentar "ver" as linhas de substrato. Acho que é isso o importante neste momento.

Publicado:

Bem... isto é assustador, mas acho que nem preciso pensar mais... que tal esta versão criada pelo ChatGPT?

large.96329f35-a39a-483d-9353-3dc0e4547ef9.png

Publicado:
8 minutes ago, C Mocho said:

Pois é, fica lindo, mas lá está a eleocharizinha no fundo!... LOL 😇

Toda a razão para ti. Eu não disse que ia usar apenas a Monte Carlo ou Cuba... disse que primeiro quero fechar a carpete e depois avaliaria a utilização de outras plantas. Mas ver este resultado é realmente impressionante... e dá-me uma imagem perfeita daquilo que me estavas a tentar dizer. Obrigado!

Agora até fiquei a pensar se devo utilizar algum musgo no meio das rochas.

Em relação ao ChatGPT, eu já tinha experimentado isto com outras montagens e é realmente fantástico para ver a potencialidade de um conjunto de pedras. O que eu faço é sempre igual... entro no ChatGPT.com, carrego uma fotografia do aquário e escrevo a seguinte ordem: "utilize as pedras desta fotografia, sem as alterar e sem adicionar ou retirar nenhuma pedra, e transforme a fotografia numa paisagem montanhosa com um relvado verde". Quando não acerta à primeira, não insistas... reinincia a página e começa de novo.