Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Mais um ano mais uma voltinha nestas andanças! É sempre um prazer voltar e rever toda esta malta, foi um dia 5 estrelas!

Este ano só sabia uma coisa vou fazer um sõ de rochas nada de troncaria e assim foi.
Objectivos, expor algo bonito na Pet...

Vamos a isto:

1 - Nome do Aquário

Undecided

2 - Data da montagem

28/09/2025

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis!

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase

4.2 - Termostato

not yet

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar do ano passado acho que é a 3 lol e estou com preguiça para ir ver no post do ano passado, foto periodo 8 a menos de 50%

4.4 - Sistema de CO2

só começou a bombar hoje 1, 5 a 2 por segundo a regular nos proximos dias

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

2Hr APT Feast Aquasoil  + Rocha Vulcânica em saco para criar altura

5.2 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh stone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Masterline Carbon apenas por enquanto, gosto do produto.

7 - Fauna

Por enquanto nada! Depois algo nos laranjas, vermelhos ou azuis.

8 - Plantas

Plantas oferecidas pela Aquaflora

Cryptocoryne parva - In Vitro Cup
Didiplis diandra - In Vitro Cup
Eleocharis sp.'Minima' - In Vitro Cup

Utricularia graminifolia - In Vitro Cup 

Glossostigma elatinoides - PE

Limnophila sp. 'Vietnam' - PE

Pogostemon helferi - PE

Rotala rotundifolia - PE
Rotala species 'Green' - PE
Rotala species 'Vietnam' - PE
Rotala species 'Yao Yai'- PE

large.IMG-20251006-WA0071.jpg.141ba8fabb

• Gosto 4
Publicado:

Top 3, na minha opinião, no que toca ao trabalho de pedras. Muito bom, mesmo! E como também disse à Vera, conhecendo o teu teu jeito para tratar das plantas, temos um possível vencedor. Agora é andar com isso para a frente e pensar numa boa fotografia. 

O teu aquário utiliza muito bem os reflexos laterais... vais ficar aí com uma coisa que parece muito maior que o tamanho que tem. Apenas alguma curiosidade para ver como funciona esse fundo com areia mais avermelhada e as pedras azuladas. Espero que funcione bem.

Fico sempre impressionado com a quantidade de plantas que vocês utilizam 🙂 .

A melhor das sortes para os meses que aí vêm, Carlos. Grande abraço!

Publicado:
24 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Top 3, na minha opinião, no que toca ao trabalho de pedras. Muito bom, mesmo! E como também disse à Vera, conhecendo o teu teu jeito para tratar das plantas, temos um possível vencedor. Agora é andar com isso para a frente e pensar numa boa fotografia. 

O teu aquário utiliza muito bem os reflexos laterais... vais ficar aí com uma coisa que parece muito maior que o tamanho que tem. Apenas alguma curiosidade para ver como funciona esse fundo com areia mais avermelhada e as pedras azuladas. Espero que funcione bem.

Fico sempre impressionado com a quantidade de plantas que vocês utilizam 🙂 .

A melhor das sortes para os meses que aí vêm, Carlos. Grande abraço!

mt obg

a parte da boa fotografia é que me lixa todo lolllllllllll mas eu sou apologista do ver para crer ... aquarios ao vivo é que é ..... desta vez tentei evitar ao maximo os vermelhos 😄 mas ja tenho aqui umas rotala vietnam que ja apresentam vermelhos ... perdição lol

Publicado:
15 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

a parte da boa fotografia é que me lixa todo lolllllllllll

Há por aí uns moços que estão a planear visitas domiciliárias para fotografar os aquários do evento. Põe-te atento a isso 😉 .

Publicado:
13 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Há por aí uns moços que estão a planear visitas domiciliárias para fotografar os aquários do evento. Põe-te atento a isso 😉 .

eh lá isso é que era serão muito bem vindos e ficam logo convidados para uns drinks e repasto

Publicado:

Carlos, o bichinho pegou e nunca mais largou!

Menos arrojado este ano, menos planeado mas não necessariamente menos em tudo, pelo contrário. Vejo aqui um layout bem executado e denota-se que há atenção ao detalhe, não sei se foi propositado ou não mas vou salientar o reflexo da lateral esquerda, se for bem trabalho com as plantas irá dar um prolongamento brutal ao aquário, mas para isso já sabes que tens de manter a tesoura afiada. 

Do que sei de ti, teremos mais um belo aquário para apresentar na pet!

Siga com tudo!!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:
On 10/8/2025 at 12:37 AM, ismael_figueira said:

Carlos, o bichinho pegou e nunca mais largou!

Menos arrojado este ano, menos planeado mas não necessariamente menos em tudo, pelo contrário. Vejo aqui um layout bem executado e denota-se que há atenção ao detalhe, não sei se foi propositado ou não mas vou salientar o reflexo da lateral esquerda, se for bem trabalho com as plantas irá dar um prolongamento brutal ao aquário, mas para isso já sabes que tens de manter a tesoura afiada. 

Do que sei de ti, teremos mais um belo aquário para apresentar na pet!

Siga com tudo!!

thks

propositado 😉 

rule of thumbs 3/4 da profundidade do aqua 2 a 3 cm afastado do vidro e ja faz reflexo a parecer outra rocha 😉 do lado direito agora nao se nota mas acho que tb vou conseguir ter uns reflexos e se td correr bem a ideia é aparecer um reflexo por detrás da primeira moita e dps continuar para a moita de fundo lol a ver

tenho que confessar que o teu do ano passado deixou.me com aquela inveja boa ,,, dassss que aquario o do bruno tb estava fixe mas o teu tava top

desta vez nao abusei dos reds mas só para me chatear a vietnam ja esta com reds e mesmo com luz a 50% e a yai yai ou lá o que é com laranjas dasssssssss

Publicado:

Aqui fica um update apos uma TPA e poda a coisa esta a tomar forma 

large.Aqua10102025v1.jpg.a67b1ac6fbc14fa

top view antes de poda jaestavam a tocar na superficie

large.IMG-20251011-WA0017.jpg.0eae3dca67

ja depois das podas laterais e de fundo tenho oficialmente um melt (lado esquerdo) mas nada de preocupante tem rebentos novos a pogo tb meltou um pouco mas tb tem rebentos de resto 5 estrelas

de seguida uns details

large.IMG-20251011-WA0011.jpg.f8c37ceb3b

large.IMG-20251011-WA0010.jpg.3552b5cdf1

• Gosto 1
Publicado: (editado)
16 hours ago, Tozé Nunes said:

Ainda manténs a calha 8h a 50%?

Yes as unicas mudanças que introduzi referente ao ano passado foram 2. nao faço TPA's Diarias, regime normal de 1 vez por semana

O que estou a fazer de diferente é introduzo 3mml de Masterline Carbo patrocinado pela Soluções aquaticas e 5mml de Sera BioNitrivec todos os dias 

Este ano uso exclusivamente só e apenas o que os nossos patrocionadores nos cederam sem qualquer adiçao de produtos nao patrocionados e até agora super clean estava com algum receio do solo mas pareçe ser Top  

Editado por Carlos Carvalheira
  • Gosto 2
Publicado:

Todos estávamos receosos do solo, só que alguns não o admitiram!!! 

Afinal não é só a minha água que está kitada, a tua também parece estar a trazer bons resultados! Vá tesoura nisso!!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

• 3 semanas depois...
Publicado:

bom aqui vai mais um update

large.IMG-20251103.jpg.1e47fd42c253f4462

em termos de rotinas ... a usual TPA 1x semana, diario 3 bombadas de APT 1 logo de manha, apos o almoço para saciarem 3mml de Masterline Carbo, CO2 max 2 gostas segundo , noite ao desligar as luzes para 3mml de Fix para bocejarem as gargantas, luz 100% 8 a 9 horas diarias ainda esta manual, vou raspar os vidros pela primeira vez, ja introduzi uns camaroes neo estao-se a aguentar e 2 caracolis

• Gosto 1
Publicado:
13 hours ago, Carlos Carvalheira said:

3mml de Fix para bocejarem as gargantas

Vais ser tu que me vai explicar o porquê de utilizar Carbo e Fix ao mesmo tempo 🙂 ?

Tem algum cuidado com essa areia cosmética, Carlos! Parece-me estar muito compactada.

Publicado:
On 11/4/2025 at 11:57 AM, JoseCarlosMarques said:

Vais ser tu que me vai explicar o porquê de utilizar Carbo e Fix ao mesmo tempo 🙂 ?

Tem algum cuidado com essa areia cosmética, Carlos! Parece-me estar muito compactada.

talvez te ajude a perceber a diferença 😉 mas uma coisa nao te podes esquecer nós temos que ter os aquas prontinhos em tipo 3 meses e tal ou 4 logo tentamos ao maximo acelerar as coisas ... para teres uma ideia neste momento com apenas 1 mês e pouco de montagem ja está em modo de aceleramento de crescimento ou seja podas drasticas semanais nem sequer é de manutenção é mesmo drásticas pois de semana para outra as estematicas(rotalas) chegam á superficie.

aqui vai mas em sumula a grande diferença é que o carbo é um aditovo para crescimento das plantas que tb ajuda a suprimir algas o Fix é apenas para suprimir algas lollll como estamos a dosear tudo em excesso suprimes o aparecimento de algas eu depois coloco aqui duas imagen com 1 dia de diferença e aplicaçao do fix em TPA ( a seco) nas rochas e ficas de boca aberta 😉

• Masterline Carbo: Normalmente é um produto de carbono líquido para aquários plantados, utilizado como fonte de carbono para as plantas e para inibir algas.
  • APT Fix: Faz parte da série APT (Aquarium Plant Tutelage), geralmente destinado ao controle de algas e saúde das plantas, possivelmente contendo agentes antissépticos ou antifúngicos.

Característica

Masterline Carbo

APT Fix

Principal Utilização

Fonte de carbono líquido; promove o crescimento das plantas, reduz algas

Controlo de algas; trata doenças das plantas, elimina biofilme

Ingrediente Ativo

Normalmente glutaraldeído ou composto de carbono similar

Frequentemente contém peróxido de hidrogénio 

Efeito sobre as Algas

Suprime algas ao melhorar a competição das plantas

Elimina diretamente pontos de algas, todas

Efeito sobre as Plantas

Melhora o crescimento em aquários de baixa tecnologia

Ajuda a recuperar plantas danificadas; pode afetar espécies sensíveis ( musgos é para esquecer queima tudo)

Dosagem

Dosagem diária ou periódica

Aplicação localizada ou em todo o aquário, conforme instruções

Segurança para Fauna

Geralmente seguro com dosagem correta; overdose pode prejudicar camarões/peixes

Variável; aplicação localizada é mais segura; uso geral pode stressar algumas espécies

Feedback dos Utilizadores

Popular na comunidade de aquários plantados; eficaz como suplemento de carbono

Conhecido por resolver problemas de BBA  e biofilme

Prós e Contras

Masterline Carbo

• Boa alternativa ao CO₂ em sistema
  • Fácil dosagem diária
  • Melhora a cor e crescimento das plantas
  • Não é um algicida direto — atua indiretamente
  • Pode ser prejudicial se overdosado

APT Fix

•  Eficaz contra algas persistentes como BBA
  •  Pode ser usado como tratamento localizado
  •  Ajuda em questões fúngicas/bacterianas em plantas
  •  Pode afetar plantas ou invertebrados sensíveis
  •  Não é um fertilizante — não fornece nutrientes

Qual Deves Escolher?

• Escolhe Masterline Carbo se:
    • Queres um suplemento diário de carbono
    • O teu objetivo é melhor crescimento das plantas com alguma prevenção de algas
    • Tens um aquário plantado de baixa tecnologia
  • Escolhe APT Fix se:
    • Estás a combater algas específicas (BBA, "fuzz", etc.)
    • Precisas de um tratamento para doenças ou apodrecimento de plantas
    • Preferes tratamento localizado em vez de dosagem diária

A parte quimica para os geeks

Masterline Carbo – Composição Química Provável

Ingrediente Ativo Principal:

• Glutaraldeído (C₅H₈O₂) – Normalmente numa concentração entre 2% a 5%.
    → Atua como fonte de carbono biodisponível para plantas e possui efeito algicida.

Outros Componentes Possíveis:

• Água desmineralizada (veículo)
  • Estabilizantes (para prolongar a vida útil)
  • Corantes ou quelantes (menos comum)

Como Funciona:
O glutaraldeído liberta CO₂ de forma indireta através de reações de oxidação, suprimindo algas sensíveis (como BBA – "Black Beard Algae") ao interferir no seu metabolismo.

APT Fix – Composição Química Provável

• Peróxido de Hidrogénio (H₂O₂) – Em baixa concentração (1-3%) para uso seguro em aquário.

• Outros Componentes Possíveis:
  • Água purificada
  • Agentes surfactantes suaves (para aderência em algas)
  • Conservantes

Como Funciona:
Se for à base de peróxido de hidrogénio, oxida as paredes celulares das algas e bactérias, destruindo-as rapidamente. Se for à base de ingredientes naturais, interfere no metabolismo das algas sem danificar plantas saudáveis.

• Gosto 4
Publicado:

Não explicaria melhor que tu, sim Sr

Sabes qual é o problema!? Eu esqueço-me sempre de pôr um ou o outro
E nota-se diferença quando não se usa

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Publicado:
16 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

talvez te ajude a perceber a diferença 😉 mas uma coisa nao te podes esquecer nós temos que ter os aquas prontinhos em tipo 3 meses e tal ou 4 logo tentamos ao maximo acelerar as coisas ... para teres uma ideia neste momento com apenas 1 mês e pouco de montagem ja está em modo de aceleramento de crescimento ou seja podas drasticas semanais nem sequer é de manutenção é mesmo drásticas pois de semana para outra as estematicas(rotalas) chegam á superficie.

aqui vai mas em sumula a grande diferença é que o carbo é um aditovo para crescimento das plantas que tb ajuda a suprimir algas o Fix é apenas para suprimir algas lollll como estamos a dosear tudo em excesso suprimes o aparecimento de algas eu depois coloco aqui duas imagen com 1 dia de diferença e aplicaçao do fix em TPA ( a seco) nas rochas e ficas de boca aberta 😉

• Masterline Carbo: Normalmente é um produto de carbono líquido para aquários plantados, utilizado como fonte de carbono para as plantas e para inibir algas.
  • APT Fix: Faz parte da série APT (Aquarium Plant Tutelage), geralmente destinado ao controle de algas e saúde das plantas, possivelmente contendo agentes antissépticos ou antifúngicos.

Característica

Masterline Carbo

APT Fix

Principal Utilização

Ingrediente Ativo

Efeito sobre as Algas

Efeito sobre as Plantas

Ajuda a recuperar plantas danificadas; pode afetar espécies sensíveis ( musgos é para esquecer queima tudo)

Dosagem

Segurança para Fauna

Variável; aplicação localizada é mais segura; uso geral pode stressar algumas espécies

Prós e Contras

Masterline Carbo

• Fácil dosagem diária

APT Fix

Qual Deves Escolher?

• Escolhe APT Fix se:

→ Atua como fonte de carbono biodisponível para plantas e possui efeito algicida.

Como Funciona:
O glutaraldeído liberta CO₂ de forma indireta através de reações de oxidação, suprimindo algas sensíveis (como BBA – "Black Beard Algae") ao interferir no seu metabolismo.

• Peróxido de Hidrogénio (H₂O₂) – Em baixa concentração (1-3%) para uso seguro em aquário.

• Água purificada
  • Conservantes

Como Funciona:
Se for à base de peróxido de hidrogénio, oxida as paredes celulares das algas e bactérias, destruindo-as rapidamente. Se for à base de ingredientes naturais, interfere no metabolismo das algas sem danificar plantas saudáveis.

Caraças! Melhor resposta era impossível pedir. Muito obrigado. Fiquei mais que esclarecido. E percebi que é mesmo o Fix que preciso comprar... com a tentativa de acelerar o crescimento das plantas no meu aquário, as Green Spot têm-se agarrado muito à minha Eleocharis (principalmente numa zona específica do tanque). Tenho que tentar combatê-las o quanto antes, porque assim que a Glosso fechar a carpete, avanço para a fotografia final. Mais uma vez, agradeço a explicação. Um abraço!

Publicado:

ok processo ....

se for grave  - parar o filtro deixar pousar e nao haver circulação de agua. Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback

menos grave dosagem referente á litragem eu ponho á noite 3 mml para os nosso aquas  assim que apago as luzes e sempre que faço TPA faço uma aplicação local nas rochas para que o verdete desapareça mas nao te esqueças que estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes lol, de dia 3 bombadas de Apt 1 e dps de almoço 3 mml de carbo 😉 

isto é que é deixar a receita toda hein nao digas que nao sou amiguinho 

• Gosto 2
Publicado:

boas aqui vao o update TPA servicing de terça á noite hoje ja vai ter que ter tesourada novamente foto tirada apos a TPA hoje tiro outra para verem o como esta o verdete das rochas e fazer-se o "Compare" 😉

large.IMG-20251105.jpg.d966772bfe55f3cde

• Gosto 3
Publicado:
1 hour ago, Carlos Carvalheira said:

ok processo ....

se for grave  - parar o filtro deixar pousar e nao haver circulação de agua. Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback

menos grave dosagem referente á litragem eu ponho á noite 3 mml para os nosso aquas  assim que apago as luzes e sempre que faço TPA faço uma aplicação local nas rochas para que o verdete desapareça mas nao te esqueças que estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes lol, de dia 3 bombadas de Apt 1 e dps de almoço 3 mml de carbo 😉 

isto é que é deixar a receita toda hein nao digas que nao sou amiguinho 

Muito obrigado, Carlos!

Eu vou começar com o produto diluído e logo vejo a reação. Nem me tinha lembrado de usar isso nas pedras. Eheh. Este FIX ainda vai ser o meu melhor amigo!

Publicado:
há 3 horas, Carlos Carvalheira disse:

Característica

Masterline Carbo

APT Fix

Principal Utilização

Ingrediente Ativo

Efeito sobre as Algas

Efeito sobre as Plantas

Dosagem

Segurança para Fauna

Prós e Contras

Masterline Carbo

• Fácil dosagem diária

APT Fix

Qual Deves Escolher?

• Escolhe APT Fix se:

Como Funciona:

• Água purificada
  • Conservantes

Como Funciona:

Isto soa a AI de longe! Não a parte do texto inicial que acredito ser tua mas o resto 🤭 

há 2 horas, Carlos Carvalheira disse:

Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback

Por alguma razão a APT tem uma versão do Fix mais soft - Fixlite -  que não danifica plantas e musgos mais sensíveis

https://www.2hraquarist.com/products/aptfix

há 2 horas, Carlos Carvalheira disse:

estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes

Agora percebo as cores e o crescimento desalmado dessas plantas aí.  Sabes que ainda falta 3 meses até à Petfestival? Não estarás a ir demasiado depressa?