Carlos Carvalheira Publicado Outubro 6 Publicado Outubro 6 Olá a todos! Mais um ano mais uma voltinha nestas andanças! É sempre um prazer voltar e rever toda esta malta, foi um dia 5 estrelas! Este ano só sabia uma coisa vou fazer um sõ de rochas nada de troncaria e assim foi. Objectivos, expor algo bonito na Pet... Vamos a isto: 1 - Nome do Aquário Undecided 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis! 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase 4.2 - Termostato not yet 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar do ano passado acho que é a 3 lol e estou com preguiça para ir ver no post do ano passado, foto periodo 8 a menos de 50% 4.4 - Sistema de CO2 só começou a bombar hoje 1, 5 a 2 por segundo a regular nos proximos dias 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil + Rocha Vulcânica em saco para criar altura 5.2 - Hardscape Strideways Black Ryuoh stone 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Masterline Carbon apenas por enquanto, gosto do produto. 7 - Fauna Por enquanto nada! Depois algo nos laranjas, vermelhos ou azuis. 8 - Plantas Plantas oferecidas pela Aquaflora Cryptocoryne parva - In Vitro Cup Didiplis diandra - In Vitro Cup Eleocharis sp.'Minima' - In Vitro Cup Utricularia graminifolia - In Vitro Cup Glossostigma elatinoides - PE Limnophila sp. 'Vietnam' - PE Pogostemon helferi - PE Rotala rotundifolia - PE Rotala species 'Green' - PE Rotala species 'Vietnam' - PE Rotala species 'Yao Yai'- PE 4 Citar
José Pedro Publicado: Outubro 6 Publicado: Outubro 6 Carlos, como sempre gosto mesmo muito desta tua montagem. Qualidade a que já nos habituaste. Aguardemos pela evolução. Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Publicado: Outubro 6 Top 3, na minha opinião, no que toca ao trabalho de pedras. Muito bom, mesmo! E como também disse à Vera, conhecendo o teu teu jeito para tratar das plantas, temos um possível vencedor. Agora é andar com isso para a frente e pensar numa boa fotografia. O teu aquário utiliza muito bem os reflexos laterais... vais ficar aí com uma coisa que parece muito maior que o tamanho que tem. Apenas alguma curiosidade para ver como funciona esse fundo com areia mais avermelhada e as pedras azuladas. Espero que funcione bem. Fico sempre impressionado com a quantidade de plantas que vocês utilizam 🙂 . A melhor das sortes para os meses que aí vêm, Carlos. Grande abraço! Citar
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 6 Autor Publicado: Outubro 6 24 minutes ago, JoseCarlosMarques said: Top 3, na minha opinião, no que toca ao trabalho de pedras. Muito bom, mesmo! E como também disse à Vera, conhecendo o teu teu jeito para tratar das plantas, temos um possível vencedor. Agora é andar com isso para a frente e pensar numa boa fotografia. O teu aquário utiliza muito bem os reflexos laterais... vais ficar aí com uma coisa que parece muito maior que o tamanho que tem. Apenas alguma curiosidade para ver como funciona esse fundo com areia mais avermelhada e as pedras azuladas. Espero que funcione bem. Fico sempre impressionado com a quantidade de plantas que vocês utilizam 🙂 . A melhor das sortes para os meses que aí vêm, Carlos. Grande abraço! mt obg a parte da boa fotografia é que me lixa todo lolllllllllll mas eu sou apologista do ver para crer ... aquarios ao vivo é que é ..... desta vez tentei evitar ao maximo os vermelhos 😄 mas ja tenho aqui umas rotala vietnam que ja apresentam vermelhos ... perdição lol Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Publicado: Outubro 6 15 minutes ago, Carlos Carvalheira said: a parte da boa fotografia é que me lixa todo lolllllllllll Há por aí uns moços que estão a planear visitas domiciliárias para fotografar os aquários do evento. Põe-te atento a isso 😉 . Citar
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 6 Autor Publicado: Outubro 6 13 minutes ago, JoseCarlosMarques said: Há por aí uns moços que estão a planear visitas domiciliárias para fotografar os aquários do evento. Põe-te atento a isso 😉 . eh lá isso é que era serão muito bem vindos e ficam logo convidados para uns drinks e repasto Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Publicado: Outubro 6 53 minutes ago, Carlos Carvalheira said: eh lá isso é que era serão muito bem vindos e ficam logo convidados para uns drinks e repasto Eheh. Fala com eles! Julgo que foi o @ismael_figueira que lançou a ideia no tópico do @Vasco Ferreira. Citar
ismael_figueira Publicado: Outubro 7 Publicado: Outubro 7 Carlos, o bichinho pegou e nunca mais largou! Menos arrojado este ano, menos planeado mas não necessariamente menos em tudo, pelo contrário. Vejo aqui um layout bem executado e denota-se que há atenção ao detalhe, não sei se foi propositado ou não mas vou salientar o reflexo da lateral esquerda, se for bem trabalho com as plantas irá dar um prolongamento brutal ao aquário, mas para isso já sabes que tens de manter a tesoura afiada. Do que sei de ti, teremos mais um belo aquário para apresentar na pet! Siga com tudo!! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 9 Autor Publicado: Outubro 9 On 10/8/2025 at 12:37 AM, ismael_figueira said: Carlos, o bichinho pegou e nunca mais largou! Menos arrojado este ano, menos planeado mas não necessariamente menos em tudo, pelo contrário. Vejo aqui um layout bem executado e denota-se que há atenção ao detalhe, não sei se foi propositado ou não mas vou salientar o reflexo da lateral esquerda, se for bem trabalho com as plantas irá dar um prolongamento brutal ao aquário, mas para isso já sabes que tens de manter a tesoura afiada. Do que sei de ti, teremos mais um belo aquário para apresentar na pet! Siga com tudo!! thks propositado 😉 rule of thumbs 3/4 da profundidade do aqua 2 a 3 cm afastado do vidro e ja faz reflexo a parecer outra rocha 😉 do lado direito agora nao se nota mas acho que tb vou conseguir ter uns reflexos e se td correr bem a ideia é aparecer um reflexo por detrás da primeira moita e dps continuar para a moita de fundo lol a ver tenho que confessar que o teu do ano passado deixou.me com aquela inveja boa ,,, dassss que aquario o do bruno tb estava fixe mas o teu tava top desta vez nao abusei dos reds mas só para me chatear a vietnam ja esta com reds e mesmo com luz a 50% e a yai yai ou lá o que é com laranjas dasssssssss Citar
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 9 Autor Publicado: Outubro 9 update de crescimento de plantas 3 Citar
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 11 Autor Publicado: Outubro 11 Aqui fica um update apos uma TPA e poda a coisa esta a tomar forma top view antes de poda jaestavam a tocar na superficie ja depois das podas laterais e de fundo tenho oficialmente um melt (lado esquerdo) mas nada de preocupante tem rebentos novos a pogo tb meltou um pouco mas tb tem rebentos de resto 5 estrelas de seguida uns details 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 Belo trabalho, Carlos. Tudo muito limpinho. Espero que continue assim até à fotografia. Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 Ainda manténs a calha 8h a 50%? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Carlos Carvalheira Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 (editado) 16 hours ago, Tozé Nunes said: Ainda manténs a calha 8h a 50%? Yes as unicas mudanças que introduzi referente ao ano passado foram 2. nao faço TPA's Diarias, regime normal de 1 vez por semana O que estou a fazer de diferente é introduzo 3mml de Masterline Carbo patrocinado pela Soluções aquaticas e 5mml de Sera BioNitrivec todos os dias Este ano uso exclusivamente só e apenas o que os nossos patrocionadores nos cederam sem qualquer adiçao de produtos nao patrocionados e até agora super clean estava com algum receio do solo mas pareçe ser Top Editado Outubro 12 por Carlos Carvalheira 2 Citar
ismael_figueira Publicado: Outubro 13 Publicado: Outubro 13 Todos estávamos receosos do solo, só que alguns não o admitiram!!! Afinal não é só a minha água que está kitada, a tua também parece estar a trazer bons resultados! Vá tesoura nisso!! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Carlos Carvalheira Publicado: Segunda-feira às 22:20 Autor Publicado: Segunda-feira às 22:20 bom aqui vai mais um update em termos de rotinas ... a usual TPA 1x semana, diario 3 bombadas de APT 1 logo de manha, apos o almoço para saciarem 3mml de Masterline Carbo, CO2 max 2 gostas segundo , noite ao desligar as luzes para 3mml de Fix para bocejarem as gargantas, luz 100% 8 a 9 horas diarias ainda esta manual, vou raspar os vidros pela primeira vez, ja introduzi uns camaroes neo estao-se a aguentar e 2 caracolis 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 11:57 Publicado: Terça-feira às 11:57 13 hours ago, Carlos Carvalheira said: 3mml de Fix para bocejarem as gargantas Vais ser tu que me vai explicar o porquê de utilizar Carbo e Fix ao mesmo tempo 🙂 ? Tem algum cuidado com essa areia cosmética, Carlos! Parece-me estar muito compactada. Citar
Carlos Carvalheira Publicado: 5 horas Autor Publicado: 5 horas On 11/4/2025 at 11:57 AM, JoseCarlosMarques said: Vais ser tu que me vai explicar o porquê de utilizar Carbo e Fix ao mesmo tempo 🙂 ? Tem algum cuidado com essa areia cosmética, Carlos! Parece-me estar muito compactada. talvez te ajude a perceber a diferença 😉 mas uma coisa nao te podes esquecer nós temos que ter os aquas prontinhos em tipo 3 meses e tal ou 4 logo tentamos ao maximo acelerar as coisas ... para teres uma ideia neste momento com apenas 1 mês e pouco de montagem ja está em modo de aceleramento de crescimento ou seja podas drasticas semanais nem sequer é de manutenção é mesmo drásticas pois de semana para outra as estematicas(rotalas) chegam á superficie. aqui vai mas em sumula a grande diferença é que o carbo é um aditovo para crescimento das plantas que tb ajuda a suprimir algas o Fix é apenas para suprimir algas lollll como estamos a dosear tudo em excesso suprimes o aparecimento de algas eu depois coloco aqui duas imagen com 1 dia de diferença e aplicaçao do fix em TPA ( a seco) nas rochas e ficas de boca aberta 😉 Masterline Carbo: Normalmente é um produto de carbono líquido para aquários plantados, utilizado como fonte de carbono para as plantas e para inibir algas. APT Fix: Faz parte da série APT (Aquarium Plant Tutelage), geralmente destinado ao controle de algas e saúde das plantas, possivelmente contendo agentes antissépticos ou antifúngicos. Característica Masterline Carbo APT Fix Principal Utilização Fonte de carbono líquido; promove o crescimento das plantas, reduz algas Controlo de algas; trata doenças das plantas, elimina biofilme Ingrediente Ativo Normalmente glutaraldeído ou composto de carbono similar Frequentemente contém peróxido de hidrogénio Efeito sobre as Algas Suprime algas ao melhorar a competição das plantas Elimina diretamente pontos de algas, todas Efeito sobre as Plantas Melhora o crescimento em aquários de baixa tecnologia Ajuda a recuperar plantas danificadas; pode afetar espécies sensíveis ( musgos é para esquecer queima tudo) Dosagem Dosagem diária ou periódica Aplicação localizada ou em todo o aquário, conforme instruções Segurança para Fauna Geralmente seguro com dosagem correta; overdose pode prejudicar camarões/peixes Variável; aplicação localizada é mais segura; uso geral pode stressar algumas espécies Feedback dos Utilizadores Popular na comunidade de aquários plantados; eficaz como suplemento de carbono Conhecido por resolver problemas de BBA e biofilme Prós e Contras Masterline Carbo Boa alternativa ao CO₂ em sistema Fácil dosagem diária Melhora a cor e crescimento das plantas Não é um algicida direto — atua indiretamente Pode ser prejudicial se overdosado APT Fix Eficaz contra algas persistentes como BBA Pode ser usado como tratamento localizado Ajuda em questões fúngicas/bacterianas em plantas Pode afetar plantas ou invertebrados sensíveis Não é um fertilizante — não fornece nutrientes Qual Deves Escolher? Escolhe Masterline Carbo se: Queres um suplemento diário de carbono O teu objetivo é melhor crescimento das plantas com alguma prevenção de algas Tens um aquário plantado de baixa tecnologia Escolhe APT Fix se: Estás a combater algas específicas (BBA, "fuzz", etc.) Precisas de um tratamento para doenças ou apodrecimento de plantas Preferes tratamento localizado em vez de dosagem diária A parte quimica para os geeks Masterline Carbo – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Glutaraldeído (C₅H₈O₂) – Normalmente numa concentração entre 2% a 5%. → Atua como fonte de carbono biodisponível para plantas e possui efeito algicida. Outros Componentes Possíveis: Água desmineralizada (veículo) Estabilizantes (para prolongar a vida útil) Corantes ou quelantes (menos comum) Como Funciona: O glutaraldeído liberta CO₂ de forma indireta através de reações de oxidação, suprimindo algas sensíveis (como BBA – "Black Beard Algae") ao interferir no seu metabolismo. APT Fix – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Peróxido de Hidrogénio (H₂O₂) – Em baixa concentração (1-3%) para uso seguro em aquário. Outros Componentes Possíveis: Água purificada Agentes surfactantes suaves (para aderência em algas) Conservantes Como Funciona: Se for à base de peróxido de hidrogénio, oxida as paredes celulares das algas e bactérias, destruindo-as rapidamente. Se for à base de ingredientes naturais, interfere no metabolismo das algas sem danificar plantas saudáveis. 2 Citar
gjsilva Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas Não explicaria melhor que tu, sim Sr Sabes qual é o problema!? Eu esqueço-me sempre de pôr um ou o outro E nota-se diferença quando não se usa Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas 16 minutes ago, Carlos Carvalheira said: talvez te ajude a perceber a diferença 😉 mas uma coisa nao te podes esquecer nós temos que ter os aquas prontinhos em tipo 3 meses e tal ou 4 logo tentamos ao maximo acelerar as coisas ... para teres uma ideia neste momento com apenas 1 mês e pouco de montagem ja está em modo de aceleramento de crescimento ou seja podas drasticas semanais nem sequer é de manutenção é mesmo drásticas pois de semana para outra as estematicas(rotalas) chegam á superficie. aqui vai mas em sumula a grande diferença é que o carbo é um aditovo para crescimento das plantas que tb ajuda a suprimir algas o Fix é apenas para suprimir algas lollll como estamos a dosear tudo em excesso suprimes o aparecimento de algas eu depois coloco aqui duas imagen com 1 dia de diferença e aplicaçao do fix em TPA ( a seco) nas rochas e ficas de boca aberta 😉 Masterline Carbo: Normalmente é um produto de carbono líquido para aquários plantados, utilizado como fonte de carbono para as plantas e para inibir algas. APT Fix: Faz parte da série APT (Aquarium Plant Tutelage), geralmente destinado ao controle de algas e saúde das plantas, possivelmente contendo agentes antissépticos ou antifúngicos. Característica Masterline Carbo APT Fix Principal Utilização Fonte de carbono líquido; promove o crescimento das plantas, reduz algas Controlo de algas; trata doenças das plantas, elimina biofilme Ingrediente Ativo Normalmente glutaraldeído ou composto de carbono similar Frequentemente contém peróxido de hidrogénio Efeito sobre as Algas Suprime algas ao melhorar a competição das plantas Elimina diretamente pontos de algas, todas Efeito sobre as Plantas Melhora o crescimento em aquários de baixa tecnologia Ajuda a recuperar plantas danificadas; pode afetar espécies sensíveis ( musgos é para esquecer queima tudo) Dosagem Dosagem diária ou periódica Aplicação localizada ou em todo o aquário, conforme instruções Segurança para Fauna Geralmente seguro com dosagem correta; overdose pode prejudicar camarões/peixes Variável; aplicação localizada é mais segura; uso geral pode stressar algumas espécies Feedback dos Utilizadores Popular na comunidade de aquários plantados; eficaz como suplemento de carbono Conhecido por resolver problemas de BBA e biofilme Prós e Contras Masterline Carbo Boa alternativa ao CO₂ em sistema Fácil dosagem diária Melhora a cor e crescimento das plantas Não é um algicida direto — atua indiretamente Pode ser prejudicial se overdosado APT Fix Eficaz contra algas persistentes como BBA Pode ser usado como tratamento localizado Ajuda em questões fúngicas/bacterianas em plantas Pode afetar plantas ou invertebrados sensíveis Não é um fertilizante — não fornece nutrientes Qual Deves Escolher? Escolhe Masterline Carbo se: Queres um suplemento diário de carbono O teu objetivo é melhor crescimento das plantas com alguma prevenção de algas Tens um aquário plantado de baixa tecnologia Escolhe APT Fix se: Estás a combater algas específicas (BBA, "fuzz", etc.) Precisas de um tratamento para doenças ou apodrecimento de plantas Preferes tratamento localizado em vez de dosagem diária A parte quimica para os geeks Masterline Carbo – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Glutaraldeído (C₅H₈O₂) – Normalmente numa concentração entre 2% a 5%. → Atua como fonte de carbono biodisponível para plantas e possui efeito algicida. Outros Componentes Possíveis: Água desmineralizada (veículo) Estabilizantes (para prolongar a vida útil) Corantes ou quelantes (menos comum) Como Funciona: O glutaraldeído liberta CO₂ de forma indireta através de reações de oxidação, suprimindo algas sensíveis (como BBA – "Black Beard Algae") ao interferir no seu metabolismo. APT Fix – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Peróxido de Hidrogénio (H₂O₂) – Em baixa concentração (1-3%) para uso seguro em aquário. Outros Componentes Possíveis: Água purificada Agentes surfactantes suaves (para aderência em algas) Conservantes Como Funciona: Se for à base de peróxido de hidrogénio, oxida as paredes celulares das algas e bactérias, destruindo-as rapidamente. Se for à base de ingredientes naturais, interfere no metabolismo das algas sem danificar plantas saudáveis. Caraças! Melhor resposta era impossível pedir. Muito obrigado. Fiquei mais que esclarecido. E percebi que é mesmo o Fix que preciso comprar... com a tentativa de acelerar o crescimento das plantas no meu aquário, as Green Spot têm-se agarrado muito à minha Eleocharis (principalmente numa zona específica do tanque). Tenho que tentar combatê-las o quanto antes, porque assim que a Glosso fechar a carpete, avanço para a fotografia final. Mais uma vez, agradeço a explicação. Um abraço! Citar
Carlos Carvalheira Publicado: 4 horas Autor Publicado: 4 horas ok processo .... se for grave - parar o filtro deixar pousar e nao haver circulação de agua. Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback menos grave dosagem referente á litragem eu ponho á noite 3 mml para os nosso aquas assim que apago as luzes e sempre que faço TPA faço uma aplicação local nas rochas para que o verdete desapareça mas nao te esqueças que estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes lol, de dia 3 bombadas de Apt 1 e dps de almoço 3 mml de carbo 😉 isto é que é deixar a receita toda hein nao digas que nao sou amiguinho 2 Citar
Luis Ruivo Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas Está a ficar muito fix o aquário. Já tens umas belas cores 💪 Citar
Carlos Carvalheira Publicado: 2 horas Autor Publicado: 2 horas boas aqui vao o update TPA servicing de terça á noite hoje ja vai ter que ter tesourada novamente foto tirada apos a TPA hoje tiro outra para verem o como esta o verdete das rochas e fazer-se o "Compare" 😉 2 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas 1 hour ago, Carlos Carvalheira said: ok processo .... se for grave - parar o filtro deixar pousar e nao haver circulação de agua. Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback menos grave dosagem referente á litragem eu ponho á noite 3 mml para os nosso aquas assim que apago as luzes e sempre que faço TPA faço uma aplicação local nas rochas para que o verdete desapareça mas nao te esqueças que estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes lol, de dia 3 bombadas de Apt 1 e dps de almoço 3 mml de carbo 😉 isto é que é deixar a receita toda hein nao digas que nao sou amiguinho Muito obrigado, Carlos! Eu vou começar com o produto diluído e logo vejo a reação. Nem me tinha lembrado de usar isso nas pedras. Eheh. Este FIX ainda vai ser o meu melhor amigo! Citar
Tozé Nunes Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora há 3 horas, Carlos Carvalheira disse: Masterline Carbo: Normalmente é um produto de carbono líquido para aquários plantados, utilizado como fonte de carbono para as plantas e para inibir algas. APT Fix: Faz parte da série APT (Aquarium Plant Tutelage), geralmente destinado ao controle de algas e saúde das plantas, possivelmente contendo agentes antissépticos ou antifúngicos. Característica Masterline Carbo APT Fix Principal Utilização Fonte de carbono líquido; promove o crescimento das plantas, reduz algas Controlo de algas; trata doenças das plantas, elimina biofilme Ingrediente Ativo Normalmente glutaraldeído ou composto de carbono similar Frequentemente contém peróxido de hidrogénio Efeito sobre as Algas Suprime algas ao melhorar a competição das plantas Elimina diretamente pontos de algas, todas Efeito sobre as Plantas Melhora o crescimento em aquários de baixa tecnologia Ajuda a recuperar plantas danificadas; pode afetar espécies sensíveis ( musgos é para esquecer queima tudo) Dosagem Dosagem diária ou periódica Aplicação localizada ou em todo o aquário, conforme instruções Segurança para Fauna Geralmente seguro com dosagem correta; overdose pode prejudicar camarões/peixes Variável; aplicação localizada é mais segura; uso geral pode stressar algumas espécies Feedback dos Utilizadores Popular na comunidade de aquários plantados; eficaz como suplemento de carbono Conhecido por resolver problemas de BBA e biofilme Prós e Contras Masterline Carbo Boa alternativa ao CO₂ em sistema Fácil dosagem diária Melhora a cor e crescimento das plantas Não é um algicida direto — atua indiretamente Pode ser prejudicial se overdosado APT Fix Eficaz contra algas persistentes como BBA Pode ser usado como tratamento localizado Ajuda em questões fúngicas/bacterianas em plantas Pode afetar plantas ou invertebrados sensíveis Não é um fertilizante — não fornece nutrientes Qual Deves Escolher? Escolhe Masterline Carbo se: Queres um suplemento diário de carbono O teu objetivo é melhor crescimento das plantas com alguma prevenção de algas Tens um aquário plantado de baixa tecnologia Escolhe APT Fix se: Estás a combater algas específicas (BBA, "fuzz", etc.) Precisas de um tratamento para doenças ou apodrecimento de plantas Preferes tratamento localizado em vez de dosagem diária A parte quimica para os geeks Masterline Carbo – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Glutaraldeído (C₅H₈O₂) – Normalmente numa concentração entre 2% a 5%. → Atua como fonte de carbono biodisponível para plantas e possui efeito algicida. Outros Componentes Possíveis: Água desmineralizada (veículo) Estabilizantes (para prolongar a vida útil) Corantes ou quelantes (menos comum) Como Funciona: O glutaraldeído liberta CO₂ de forma indireta através de reações de oxidação, suprimindo algas sensíveis (como BBA – "Black Beard Algae") ao interferir no seu metabolismo. APT Fix – Composição Química Provável Ingrediente Ativo Principal: Peróxido de Hidrogénio (H₂O₂) – Em baixa concentração (1-3%) para uso seguro em aquário. Outros Componentes Possíveis: Água purificada Agentes surfactantes suaves (para aderência em algas) Conservantes Como Funciona: Se for à base de peróxido de hidrogénio, oxida as paredes celulares das algas e bactérias, destruindo-as rapidamente. Se for à base de ingredientes naturais, interfere no metabolismo das algas sem danificar plantas saudáveis. Isto soa a AI de longe! Não a parte do texto inicial que acredito ser tua mas o resto 🤭 há 2 horas, Carlos Carvalheira disse: Dosear com a pipeta uma uma seringa directamente na zona pode queimar plantas mais sensiveis tipo musgos cuba motecarlo ... eleocharis nunca tentei mas pareçe-me que é tranquilo pode ser que alguem tenha tentado e te dê o feedback Por alguma razão a APT tem uma versão do Fix mais soft - Fixlite - que não danifica plantas e musgos mais sensíveis https://www.2hraquarist.com/products/aptfix há 2 horas, Carlos Carvalheira disse: estou com 10 horas de luz a 100% ao fim de uma semana as rochas ficam verdes verdes Agora percebo as cores e o crescimento desalmado dessas plantas aí. Sabes que ainda falta 3 meses até à Petfestival? Não estarás a ir demasiado depressa? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Recommended Posts