Recommended Posts

Publicado

Ora cá estamos nós para mais uma edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net! A sexta!

1 - Nome do Aquário  Zaboeira

zaboeira.jpg

Quem segue as minhas montagens já se habituou a que as batize com nomes de locais onde passo parte das minhas férias e onde está a maior parte da minha família. Desta vez homenagem a uma belíssima aldeia junto à barragem de Castelo de Bode que recomendo visitar. Além das imagens estonteantes da natureza, a aldeia maioritariamente com casas de xisto e uma praia fluvial são motivos extra para a visita.

2 - Data da montagem 28/09/2025

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30 extra claro, colagens invisíveis. Empresa portuguesa que nos apoia desde a primeira edição com magníficos aquários.

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de acordo com o fabricante polaco). Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior, retirados para colocar material biológico já ciclado de outro aquário e um saco de Sera Siporax bio active  e completei com lã filtrante.  Depois e no ano passado ter trocado este filtro pelo Oase 115, este ano por falta de espaço para colocar o Oase atrás, voltei a este filtro.

4.2 - Termostato Sera aquarium heather 50W

Uma novidade desta edição! Pela segunda vez conseguimos que todos os aquários do desafio tenham um termostato adequado desta vez graças ao apoio da Sera. Este modelo é bastante mais curto que os que foram usados na edição anterior de outra marca. E se há lema adequado aos nano aquarios é "size matters" 😁

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EC 28 leds laranja e 52 RGB 37 W, 1850 lumen, 8300 K. Foto período de 8h.

Desta vez houve a possibilidade de usar o novo controlador por bluetooth que permite através de uma aplicação no telemóvel alterar o foto- periodo, intensidade de luz e criar um sunrise/sunset além de permitir programar isto por 25 dias, bom para quem no inicio quer manter a calha a metade do máximo. No meu caso, na primeira semana esteve a 50% durante 6 horas.

4.4 - Sistema de CO2 Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg e difusor Twinstar 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato 

2HR Aquarist APT Feast

Mais um ano, mais um substrato novo para testarmos! Desta vez, um solo tão poderoso que a marca aconselha o arranque via darkstart!!! 🙃

Claro que nós não fomos por este método, o desafio por si obriga que os aquários sejam plantados no dia da montagem. No entanto gostava de experimentar este processo um dia. Mas não quer dizer que vá correr mal, quer o distribuidor quer um lojista já usaram este solo e desde que se tenha cuidado em fazer múltiplas tpas nas primeiras duas semanas quer mantendo a iluminação a meio gás os resultados serão satisfatórios, a ver vamos como corre! É um desafio dentro do desafio 😁

Por baixo deste solo coloquei um pouco de Sera Gravel Lava que com a sua superfície porosa permite maior circulação de agua junto às raízes das plantas e também serve como um suporte para bactérias filtrantes. 

5.3 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone,

Sera Mix Coarse

Sera White fine

Depois de na edição anterior ter usado também madeira, este ano voltei ao uso exclusivo de pedras, algo comum a muitos dos outros participantes do desafio, posso garantir que este ano os aquários estão pesados! 🤣

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

Apt 1  da 2HR 1ml por dia

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com substratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários para um plantado sem algas  😁

Em complemento adiciono 3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir o aparecimento de algas

Masterline carbo complemento de carbono liquido. E como tem glutaraldeído também actua como um anti-algas.

7 - Fauna N/A

8 - Plantas

Segue a minha escolha para este ano:

• Hemianthus callitrichoides iv
  • Elocharis sp minima iv
  • Anubias pangolino 
  • Bucephalandra Maia iv
  • Cryptocoryne parva iv 
  • Elocharis acicularis
  • Rotala Yao Yai
  • Higrophilla Pinnatifida 
  • Rotala rotundifolia hra
  • Rotala rotundifolia 
  • Rotala Green
  • Myriophyllum sp. guyana

Desculpem o testamento, muito ficou ainda por dizer, segue as imagens do início:

PSX_20251004_195953.jpg

Hardscape finalizado, hora de recuperar forças 🤪

E depois disso, plantar, borrifar, plantar 

PSX_20251004_195734.jpg

PSX_20251004_195607.jpg

Depois, embalar e proteger para transportar.

No final do dia já em casa e com agua e equipamentos:

PSX_20251004_200712.jpg

PSX_20251004_200057.jpg

Agora é esperar que a natureza faça o seu trabalho e ir retocando as plantas conforme necessário. 

• Gosto 4
Publicado:

Acreditas que ainda não tinha visto o teu setup?

Gostei bastante, só não tenho certeza naquele corredor central, mas isso sou eu que sou um nabo

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Graaaaaanda ToZé!

Os teus aquários acabam sempre mais bonitos e melhor classificados do que esperava!! Este ano não tens troncos por isso quero ver esses recortes a volta das pedras e colocação de pedras

Vamos analisar a Zaboeira e isto é só a minha opinião

Esse caminho está muito a direito, alguma chance de dar um jeito pra esquerda naquela pedra traseira do lado direito? Ou tens plantas pra tapar aquele fundo do caminho? (eleocharis? Rotalla?)

Boa main stone a esquerda e as plantas devem fazer um belo recorte! Parabéns!

As pedras da direita parecem colocadas em linha mas felizmente têm volumes e formas diferentes. Se bem que aquela de trás parece que que vai ser engolida pelas plantas. Sugeri
há 2 parágrafos puxá-la pra esquerda para a mostrar e quebrar o caminho

Eu teria misturado mais as plantas que tens de tapete a frente e de lado. Tens plantado em secções e se tivesse mais misturado ia ficar mais natural. Será que estou a ver mal? Perdoa-me mas parece eleocharis mini nas laterais, Cuba ao meio e 2 molhes de crypto parva a separar nas laterais. Eu teria misturado tudo “à Brasileira”

Aquela pedra traseira do lado esquerdo mais valia não estar lá e ganhares espaço para mais plantas, fala-me dessa decisão (deves ter uma razão que simplesmente não tou a ver)

Boa sorte, a coisa promete!
Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"