JFNMaia Publicado 22 horas Publicado 22 horas (editado) Mais um ano, mais uma participação. Não sou muito dado a aquascaping, a ter mil e um cuidados com fertilização, plantas, Co2, podas com algum critério, mas abracei novamente o desafio de me testar a mim próprio. Em parte foi um ano com algo diferente, este ano tive a ajuda e a participação ativa do meu filho, apesar de não ser uma coisa do agrado dele este meu hobby mas aceitou o desafio e juntos fomos elaborando o layout dentro de uma ideia e um planeamento prévio, mas como em tudo nada se resume exclusivamente aos planos, houve algumas mudanças e adaptações do inicio ao fim. Após algumas tentativas de várias posições das pedras, chegámos a um consenso e o layout ficou com este aspeto final. Chegava então a hora de começar a plantar. E assim ficou a versão final e plantada, com alguns ajustes de ultima hora quanto à localização das plantas. Após a viagem para casa lá ficou 24h às escuras envolvo e embrulhado, no dia seguinte (29/09/2025) com mais tempo foi a hora de levar pela primeira vez água. E assim ficou pela próximas 24h, montado, cheio de água, e com o filtro já a funcionar, não esquecendo da iluminação, mas esta a 50% da intensidade. 1 - Nome do Aquário Sharp Edges 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Aquael FZN PRO 400 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450E 4.4 - Sistema de CO2 Pressurizado 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone 6 - Fertilização Diária APT1 (2Hr) / Carbo (Masterline) 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Hemianthus callitrichoides 'cuba' Rotala rotundifolia 'H'ra' Rotala 'Yao Tai' Eleocharis sp. 'minima' Bucephalandra 'Lamandau mini red' Anubias barteri var. nana 'mini' Micranthemum micranthemoides Editado 22 horas por JFNMaia 1 Citar
José Pedro Publicado: 22 horas Publicado: 22 horas Puseste o puto a encher o tanque?!?!?!?!? Não tens vergonha. Ainda bem que o miúdo tem mai jeitinho que tu. Ficou TOP, mas às contas dele. Citar Caudatas do it better.
JFNMaia Publicado: 22 horas Autor Publicado: 22 horas há 1 minuto, José Pedro disse: Puseste o puto a encher o tanque?!?!?!?!? Não tens vergonha. Ainda bem que o miúdo tem mai jeitinho que tu. Ficou TOP, mas às contas dele. Já tem idade para ter noção do que faz, mas tem de ser acompanhado de perto para não haver asneira. Acho que ele se portou bem no conjunto todo, têm boas noções. Citar
JFNMaia Publicado: 22 horas Autor Publicado: 22 horas 2º dia de vida, primeira TPA feita de 50% e colocar o CO2 a fazer o seu papel. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 12 horas Publicado: 12 horas 10 hours ago, JFNMaia said: Em parte foi um ano com algo diferente, este ano tive a ajuda e a participação ativa do meu filho Pronto... já temos vencedor do desafio! Há coisas muito mais importantes que colecionar canecos 🙂 . Em relação à montagem... está simples, mas muito coerente. Podias ter optado apenas por plantas de carpete e terias aí um belo Iwagumi. Vamos ver como funciona quando as Rotalas e as Buce começarem a crescer. Boa sorte para ti e para o teu filho. 1 Citar
JFNMaia Publicado: 12 horas Autor Publicado: 12 horas há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse: ... Em relação à montagem... está simples, mas muito coerente. Podias ter optado apenas por plantas de carpete e terias aí um belo Iwagumi. Vamos ver como funciona quando as Rotalas e as Buce começarem a crescer. Boa sorte para ti e para o teu filho. As Buce não espero ter grandes crescimento durante estes meses até à apresentação e foto final, vamos ver como corre, as rotalas foi com a ideia de preencher um pouco a zona traseira, vamos ver se com a podas consigo fazer alguma coisa harmoniosa. Citar
Vasco Ferreira Publicado: 10 horas Publicado: 10 horas Ficou muito bom...vai dar um belo iwagumi. A única coisa que me faz confusão é aquela anubia. É muito grande, não arranjas algo mais pequeno? Tinha lá tantas que acabaram por não ser usadas Quanto às buces, é podar agressivamente e cortando sempre as folhas maiores. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JFNMaia Publicado: 10 horas Autor Publicado: 10 horas há 1 minuto, Vasco Ferreira disse: Ficou muito bom...vai dar um belo iwagumi. A única coisa que me faz confusão é aquela anubia. É muito grande, não arranjas algo mais pequeno? Tinha lá tantas que acabaram por não ser usadas Quando vi o vaso também não fiquei contente com o tamanho, estava a contar que fosse mesmo mini como o nome, pelo que percebi, ha variedades bem mais pequenas, como a pandolino. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas Por vezes menos é mais, Maia. Pensa bem se a Anubia e a Buce se devem manter 😉 . Citar
JFNMaia Publicado: 7 horas Autor Publicado: 7 horas há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse: Por vezes menos é mais, Maia. Pensa bem se a Anubia e a Buce se devem manter 😉 . Vou ponderar o caso, obrigado Citar
Fernando Freire Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Bom layout!!Quero alarmar as autoridades para a exploração infantil nesta montagem hahahaha Estou interessado na evolução tendo em conta as pedras todas viradas para o mesmo lado e a pouca diferença de altura entre as pedras. Vamos a isso!!Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts