JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 21 Autor Publicado: Outubro 21 5 hours ago, Luis Ruivo said: Muito giro o aquário. Eu pessoalmente ate gosto disso misturado. Acho que a eleocharis no canto frontal direito é que realmente está grande demais. Mas as pedras para mim estão otimas assim. Não as limpava também. Mas como nunca tive esse problema ou cortava ou tentava arrancar o que estiver a mais 😅 Obrigado pelo teu comentário, Luís. As pedras não ficarão completamente limpas, mas têm que mostrar um bocadinho mais a sua textura para a coisa ficar no ponto. Nada que uma escova de dentes metálicos não resolva 🙂 . No lado direito a Eleocharis precisa de um barbeiro mais experiente. Mas estás a ver o aquário com a água em movimento. Se procurares a imagem anterior que postei percebes melhor o efeito que estou a tentar trabalhar. Em relação ao "problema"... já pensei fazer isso... cortar o mal pela raiz e replantar as zonas mais afetadas. Estou a tentar adiar essa solução. 1 hour ago, C Mocho said: Tens aí uns pezinhos de Helianthium a aparecer no meio da Glosso que, se não os travas já vão acabar por provocar o mesmo que fizeram os outros um pouco mais atrás!... A Eleocharis, por enquanto não me parece provocar muito desconforto, mas se lhe quisesses fazer frente, possivelmente terias de limpar completamente toda a zona e replantar bem densamente a Glosso. Eu não lhe mexeria ainda. O verde nas rochas, quanto a mim apenas reflete um aquário amadurecido, mas pelo que sei de ti deve ser um tormento ver as rochas "todas esverdeadas"!... LOL Nada que tu não resolvas com a maior das facilidades. Mais uma vez, o Mocho vem tranquilizar-me 😄 . Obrigado. Muito sinceramente. Agora que refleti um bocadinho mais sobre o estado do tanque, vejo que não está ainda no ponto de não-retorno. Há coisas que posso fazer, e vou tentar fazê-las durante as próximas semanas. Começar talvez por limpar toda a zona frontal do aquário e replantá-la apenas com Glosso - tenho dois vasos lá fora onde ela tem crescido para dar e vender: O grande desafio desta montagem é que a Eleocharis chegue à superfície, porque depois posso trabalhá-la como quiser. Mas a Hellanthium surpreendeu-me. Nunca pensei que se fosse espalhar tanto e tão rápido. Quanto às pedras verdes... eh pá... já lidei com muito pior na minha última montagem. Estas (felizmente pensei nisso na altura da montagem) estão todas coladas e não há risco de se deslocarem. Escova em cima delas e resolvo a coisa num instante 😄 . Citar
Luis Ruivo Publicado: Outubro 21 Publicado: Outubro 21 15 minutes ago, JoseCarlosMarques said: Se procurares a imagem anterior que postei percebes melhor o efeito que estou a tentar trabalhar. Ok sim. O efeito é mt diferente 😅. Fica giro assim realmente 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 22 Publicado: Outubro 22 A helanthium tenellum é tramada vai correr, o aquário todo e extremamente difícil de controlar principalmente face a plantas de tapete. Podes ir tentado arrancar noutros sitios, mas cada vez que aparece algo no meio da Gosso é cortar (não arrancar pq senão a glosso vem atrás)...mas é sempre remedeio. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 22 Autor Publicado: Outubro 22 4 hours ago, Vasco Ferreira said: mas cada vez que aparece algo no meio da Gosso é cortar (não arrancar pq senão a glosso vem atrás)...mas é sempre remedeio. Pois... é isso que estou a experienciar. Mas vai ter que ser a solução possível, porque a Glosso agora está a ficar com bom aspecto e assim que a Eleocharis chegar à tona da água quero fazer a fotografia. Andei a ver algumas imagens de aquários de referência que usei para montar este e o estado actual deles é o mesmo que o meu... uma salgalhada total onde quase não se nota a carpete. Faz parte. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 23 Publicado: Outubro 23 Neste tipo de aquários o tapete é principal e temos de ter em consideração que as outras plantas não podem ser algo que interfiram com o crescimento do mesmo. Uma lição para o futuro.😉 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 23 Autor Publicado: Outubro 23 54 minutes ago, Vasco Ferreira said: Uma lição para o futuro.😉 Certamente. Citar
Fernando Freire Publicado: Novembro 19 Publicado: Novembro 19 Muito louco, José!Sou gajo dos nature e gosto imenso quando a coisa começa a misturar e a ficar ainda mais complexo de analisar numa foto!Mas vá… essa eleocharis do lado direito tá demais Curiosidade: consigo dividir o teu aquário em 2! Aquele 1° terço da esquerda faz um aquário e depois o 2° e 3° terço outro! Um abraço! Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 20 Autor Publicado: Novembro 20 11 hours ago, Fernando Freire said: Muito louco, José! Sou gajo dos nature e gosto imenso quando a coisa começa a misturar e a ficar ainda mais complexo de analisar numa foto! Mas vá… essa eleocharis do lado direito tá demais Curiosidade: consigo dividir o teu aquário em 2! Aquele 1° terço da esquerda faz um aquário e depois o 2° e 3° terço outro! Um abraço! A ideia era fugir um pouco dos Iwagumi... entretanto a coisa foi crescendo e eu deixei. Já meti a tesoura naquele lado direito, mas voltou a crescer 🙂 . Acho que vou ter que o deixar assim, e dar-lhe só uma forma mais interessante. Agora estou à espera que no lado esquerdo a Eleocharis cresça mais um pouco, para que o aquário pareça um todo e não haja essa separação de que falas; e que a Glosso preencha o centro do tanque (que tinha sido tomada pela Hellanthium e tive que replantar). A partir daí preparo-me para a fotografia final. Ah... também já estou a tratar das algas com APT Fix, mas comecei ontem o tratamento... ainda é muito cedo para avaliar os resultados. Esta semana tive muito trabalho e não consegui por as mãos neste aquário, mas espero que tudo o que falei esteja pronto antes do Natal. Um abraço, e obrigado pelo teu comentário. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 08:24 Autor Publicado: ontem às 08:24 Ontem foi dia de uma limpeza mais profunda (filtro... acessórios... vidros... pedras) e de começar a aceitar a ideia de que poderei não ter a imagem final que gostava. As plantas continuam a crescer bastante bem e alguma coisa sairá com toda a certeza daqui, mas a minha falta de experiência com as espécies escolhidas, e alguma "preguiça" acompanhada de um excesso de optimismo em alguns momentos chave desta montagem, fizeram com que esse crescimento não ocorresse da forma mais controlada. Não está mal, mas podia estar bem melhor... um aquário deste género merecia outro tipo de atenção, e um cuidado suplementar para acertar a velocidade de crescimento de cada espécie. Em relação ao APT Fix, que tenho utilizado na última semana, devo dizer que estou muito contente com o produto. Não eliminou ainda por completo a presença das algas, mas reduziu-a imenso e travou o seu crescimento, facilitando bastante a limpeza do aquário. Vou voltar certamente a utilizar o produto... talvez até de forma preventiva. Assim que tenha oportunidade tiro uma fotografia ao tanque para me darem a vossa opinião sobre o que poderei ainda fazer. Um abraço a todos. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 12:25 Autor Publicado: ontem às 12:25 Aqui está a fotografia: 2 Citar
C Mocho Publicado: ontem às 16:49 Publicado: ontem às 16:49 Está muito giro. Um bocadinho wild, mas com muito movimento (que suponho era o que tu pretendias). Só os peixes é que têm falta de destaque no meio dessa selva! Foi pena não teres editado a primeira publicação para lá colocares a configuração, pois seria mais fácil lembrar de imediato tudo aquilo que tens aí dentro. Não me lembro que peixinhos são esses (Tetra ???), mas definitivamente parece-me que lhes falta escala e sobretudo cor, no meio desse verde intenso!... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 17:21 Autor Publicado: ontem às 17:21 22 minutes ago, C Mocho said: Está muito giro. Um bocadinho wild, mas com muito movimento (que suponho era o que tu pretendias). Só os peixes é que têm falta de destaque no meio dessa selva! Foi pena não teres editado a primeira publicação para lá colocares a configuração, pois seria mais fácil lembrar de imediato tudo aquilo que tens aí dentro. Não me lembro que peixinhos são esses (Tetra ???), mas definitivamente parece-me que lhes falta escala e sobretudo cor, no meio desse verde intenso!... Obrigado pelo comentário, Mocho. Sim... o que pretendia era mesmo ter este movimento todo, e essa mistura mais selvagem de plantas. Nesse aspecto acho que atingi o objectivo, mas sinto que me fugiu um pouco de controle. Tenho duas hipóteses... ou tento domar algum crescimento (como fiz com as plantas que estavam a crescer no meio da Glosso), ou deixo a coisa crescer mais um pouco para ver o efeito de ter tudo misturado. O problema é que se decidir seguir a primeira opção posso estar a cuidar de uma parte do aquário e perder o controle da outra. Foi aí que eu acho que falhei... no timming de crescimento das diferentes espécies. Os peixes são Tetra Âmbar. Nesta imagem não se destacam, mas também não me esforcei muito para que isso acontecesse. Não me preocupa muito porque sei (por tentativas anteriores que resultaram) que consigo que a sua presença seja mais notada. Citar
Recommended Posts