Recommended Posts

Publicado:
5 hours ago, Luis Ruivo said:

Muito giro o aquário.

Eu pessoalmente ate gosto disso misturado. Acho que a eleocharis no canto frontal direito é que realmente está grande demais. Mas as pedras para mim estão otimas assim. Não as limpava também.

Mas como nunca tive esse problema ou cortava ou tentava arrancar o que estiver a mais 😅

Obrigado pelo teu comentário, Luís. As pedras não ficarão completamente limpas, mas têm que mostrar um bocadinho mais a sua textura para a coisa ficar no ponto. Nada que uma escova de dentes metálicos não resolva 🙂 .

No lado direito a Eleocharis precisa de um barbeiro mais experiente. Mas estás a ver o aquário com a água em movimento. Se procurares a imagem anterior que postei percebes melhor o efeito que estou a tentar trabalhar. 

Em relação ao "problema"... já pensei fazer isso... cortar o mal pela raiz e replantar as zonas mais afetadas. Estou a tentar adiar essa solução.

1 hour ago, C Mocho said:

Tens aí uns pezinhos de Helianthium a aparecer no meio da Glosso que, se não os travas já vão acabar por provocar o mesmo que fizeram os outros um pouco mais atrás!...

A Eleocharis, por enquanto não me parece provocar muito desconforto, mas  se lhe quisesses fazer frente, possivelmente terias de limpar completamente toda a zona e replantar bem densamente a Glosso. Eu não lhe mexeria ainda.

O verde nas rochas, quanto a mim apenas reflete um aquário amadurecido, mas pelo que sei de ti deve ser um tormento ver as rochas "todas esverdeadas"!... LOL Nada que tu não resolvas com a maior das facilidades.

Mais uma vez, o Mocho vem tranquilizar-me 😄 . Obrigado. Muito sinceramente.

Agora que refleti um bocadinho mais sobre o estado do tanque, vejo que não está ainda no ponto de não-retorno. Há coisas que posso fazer, e vou tentar fazê-las durante as próximas semanas. Começar talvez por limpar toda a zona frontal do aquário e replantá-la apenas com Glosso - tenho dois vasos lá fora onde ela tem crescido para dar e vender:

large.1.jpg

O grande desafio desta montagem é que a Eleocharis chegue à superfície, porque depois posso trabalhá-la como quiser. Mas a Hellanthium surpreendeu-me. Nunca pensei que se fosse espalhar tanto e tão rápido. Quanto às pedras verdes... eh pá... já lidei com muito pior na minha última montagem. Estas (felizmente pensei nisso na altura da montagem) estão todas coladas e não há risco de se deslocarem. Escova em cima delas e resolvo a coisa num instante 😄 .

Publicado:
15 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Se procurares a imagem anterior que postei percebes melhor o efeito que estou a tentar trabalhar. 

Ok sim. O efeito é mt diferente 😅.

Fica giro assim realmente 

• Gosto 1
Publicado:

A helanthium tenellum é tramada vai correr, o aquário todo e extremamente difícil de controlar principalmente face a  plantas de tapete. 

Podes ir tentado arrancar noutros sitios, mas cada vez que aparece algo no meio da Gosso é cortar (não arrancar pq senão a glosso vem atrás)...mas é sempre remedeio. 

Publicado:
4 hours ago, Vasco Ferreira said:

mas cada vez que aparece algo no meio da Gosso é cortar (não arrancar pq senão a glosso vem atrás)...mas é sempre remedeio.

Pois... é isso que estou a experienciar. Mas vai ter que ser a solução possível, porque a Glosso agora está a ficar com bom aspecto e assim que a Eleocharis chegar à tona da água quero fazer a fotografia. Andei a ver algumas imagens de aquários de referência que usei para montar este e o estado actual deles é o mesmo que o meu... uma salgalhada total onde quase não se nota a carpete. Faz parte. 

Publicado:

Neste tipo de aquários o tapete é principal e temos de ter em consideração que as outras plantas não podem ser algo que interfiram com o crescimento do mesmo. 

Uma lição para o futuro.😉