Recanto - Desafio IV


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Deixo por aqui mais uma atualização...

Tudo na tranquilidade, a única diferença foi desde a semana passada ter aumentado a intensidade da luz. Procedi também à poda da glosso e da eleocharis.  Também estou a começar a dar à pinafitidea a forma que quero

Anteriormente tinha, fora as horas de muito baixa intensidade (apenas para dar ambiente), um período de 8h a 55% de intensidade, passei para algo diferente agora com tudo mais estabilizado.

(edit)Basicamente:

  • 2h a 3%
  • 2h a 25%
  • 2h a 50%
  • 2h a 100%
  • 2h a 50%
  • 2h a 25%
  • 1h a 3%

 

Uma fotos com alguns pormenores, gosto principalmente das buces. Estas fotos não foram editadas.

large.IMG_20231112_195903.jpglarge.IMG_20231112_195805.jpglarge.IMG_20231112_195740.jpglarge.IMG_20231112_210120.jpglarge.IMG_20231112_210144.jpglarge.IMG_20231112_210215.jpglarge.IMG_20231112_210451.jpglarge.IMG_20231112_210532.jpg

Editado por Vasco Ferreira
engano
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas imagens, Vasco! Eu tinha passado a escova nessas pedras, mas isso sou eu, que gosto das pedras sempre limpinhas 😛 . Tens aí um belo aquário. Continua o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma semana... Tudo sem stress.

Uma atualização. Podei a ludwigia palustris e dá para ver a diferença entre o que estava mais acima e o que estava por baixo com menos luzlarge.1_20_11.jpglarge.2_20_11.jpglarge.3_20_11.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Vasco Ferreira disse:

Podei a ludwigia palustris e dá para ver a diferença entre o que estava mais acima e o que estava por baixo com menos luz

As cores estão maravilhosas, o aquário também. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas na generalidade gosto do aquário, não tinha mal nenhum acrescentares umas raízes do lado esquerdo, reparei que estam todas para a direita. Se calhar tornava a árvore mais equilibrada. 

A única coisa que me incómoda é precisamente o que chamaram de corno de búfalo, a bem dizer, as raízes das árvores na natureza procuram a terra, e portanto, acabam enterradas... Posto isso, essa raiz a curvar para cima não acho nada natural.... É uma questão de gosto de cada um, leva como construtivo o comentário. 

De resto, as plantas estão com bom aspecto e recomendam-se. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback Vera.

Eu partilho dessa opinião que uma raiz para o lado direito fazia toda a diferença... aliás, originalmente havia uma que rapidamente foi engolida pela vegetação. Vou ver o que se arranja e se consigo adicionar uma que acompanhe as rochas e siga direito ao canto interior esquerdo.

Quanto ao "corno" que referes... sempre foi algo que embora ache que fique bem efetivamente não é a forma mais usual de ver uma "raiz". Puseste-me a pensar e vou tentar por em prática uma coisa. Vou corta-lo...arranjar uma pequena rocha e cola-lo ao contrario. ou seja a parte do corte vai ficar escondia por traz da rocha e depois leva uma anubia a compor.

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vamos lá a uma atualização. 

já andava há uns tempos para a fazer mas tenho andado em falta.

Aproveitei as dicas de Vera e dado o incentivo de algo que já me tinha ocorrido mas não tinha tido coragem para realizar meti mãos à obra.

As alterações foram duas...cortei o corno à frente, do lado direito, e fleti-o direito à areia e acrescentei uma raiz ao lado esquerdo para como a Vera referiu balancear um pouco o layout, dado que a que a que existia foi engolida pela vegetação.

Obviamente que por agora sobressai imenso dado o diferencial de cor, mas daqui a uma mês já nem se vai notar e com o acompanha das plantas acho que vai ficar bem. 

As fotos estão más mas foi o que se arranjou...são de diferentes dias...antes e depois de uma poda. Neste momento tenho 15 T. Ember e 6 ottos.

Abraços

large.IMG_20231125_140402.jpglarge.IMG_20231128_215257.jpglarge.IMG_20231128_215217.jpglarge.1701625809099.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu suavizava esses cortes um bocadinho, com um alicate. O corte está muito recto. Já as cores das pedras, gosto muito... parecem envelhecidas pelo tempo. Está no bom caminho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal deixo aqui mais uma semana...

Não há grandes novidades por isso deixo aqui umas fotos antes de uma poda e outras depois de poda. Atualmente as podas são praticamente semanais em algumas plantas. Ou seja com 14 ou 15 espécies há sempre uma ou outra que necessita de atenção. Aquilo que acho que ainda falta é a staugyrone crescer o suficiente ( está bonita mas preguiçosa) e a H. Pinatifidea ir podando, acrescentando nos troncos para conseguir o efeito que pretendo

Com tanta planta tenho acabo por ter um calendário com as datas em que podei o quê, por forma a não perder a ideia e poder antecipar tanto a foto final, daqui a um mês assim como a PET, daqui a um mês meio.

Estava assimlarge.IMG_20231210_135528.jpglarge.IMG_20231210_135539.jpglarge.IMG_20231210_135554.jpg

Depois da poda ficou um pouco mais leve e mais definido. Ainda deixo uma foto de família com os 6  Ottos juntos

large.IMG_20231210_151615.jpglarge.IMG_20231210_152342.jpglarge.IMG_20231210_152227.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está óptimo, Vasco. Essa história de controlar o crescimento e a poda de cada planta... aí é que eu acho que está o segredo. Mas parece-me tudo no caminho certo. Uma coisa que ainda falta é o galho da esquerda ficar da cor dos outros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já não atualizada há um tempo...

Está pronto.. .apenas a aguardar a foto final com a poda da moita Ludwigia e Eriocaulon sp. 'Dong Ha', para que fique mais harmonioso. 

Está um aquário para se ver e pouco para foto, a ver  oque se arranja, mas a profundidade é algo difícil de atingir neste tipo de composição. large.02_01_2024.jpglarge.02_01_2024_2.jpg

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, esse aspecto meio over grow está perfeito. Sei que se calhar concurso não é o mais indicado, mas na minha opinião acho que conseguiste expressar a tua ideia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acima de tudo acho que conseguiste demonstrar boas técnicas de aquascaping. A escolha das plantas e a mistura das mesmas... o layout bem pensado. Não sei se não terás tanque para a "fotografia". Com alguma imaginação, acho que podes conseguir uma boa imagem do que tens aí, mas terias que optar por uma aproximação mais radical. Experimenta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vasco Ferreira disse:

 large.02_01_2024.jpg

Essa pala no topo é para esconder a calha da AdA???🫣

Tu queres ver...

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Tozé, a pala é uma pala XPTO em cartão da ADA!!! 

Tem umas propriedades especiais que refletem a luz num angulo preciso e ideal para as tirares as melhores fotos! 150€ por uma pala de 60X30cm! TOP 🤣

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Tozé Nunes said:

Essa pala no topo é para esconder a calha da AdA???🫣

Qual quê? É uma Flood Light da Casa China! 8,99€. Melhor iluminação que podes ter num aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E pronto...a PET está quase aí.

A foto final foi tirada é o que é, sem ovos não há omeletes. O layout em si já não é fácil de proporcionar um foto de concurso e quando o resto não ajuda…

Foi tirada com o tlf, sem flash e com 3 calhas. O resultado é que embora tenha imensos peixes (tetra embers - cerca de 15)  esconderam-se todos com o excesso de luz. 

No geral estou muito contente com o aquário, com a experiencia que tem sido em mante-lo e com a naturalidade e beleza que proporciona à sala onde está inserido.

A patroa que nada entende disto, diz que foi o mais bonito que já fiz. Ao menos isso. ☺️

Esta não é a foto final, mas a final será algo semelhante a esta com melhorias nos reflexos e afins.

 large.IMG_20240115_231621.jpg

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico à espera para ver a imagem final. Mas promete! Espero que tenhas corrigido as cores... esta última que colocaste está muito azul, e perdem-se as cores das plantas. Um abraço. Obrigado por partilhares todo o processo!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

295 Vasco Ferreira.jpg

 

Pontuação e comentários do júri:

 

93 Plants have blended in well with the hardscape and the overall composition is good, with a mix of open space contrasting with planted areas. A good mix of plant colors and textures is used, and the plants blend in naturally with the hardscape. Nice touch in breaking up the monotony of the front carpet with usage of cosmetic sand. I think if the cosmetic sand area was large, it would make an even better impact. Good work in making use of available hardscape to give height to the main structure in the aquacape. I think that photograph lighting can be improved, currently the tank looks a tad dark especially the background - I think that the photograph doesn't do the tank full justice. The Gratiola viscidula could have been trimmed a bit lower - so that when the tops grow out, the cut ends will not be seen. A very well put together aquascape overall. Dennis Wong

45 Well try. The plants look good. And I can tell that you gave your best. What's missing for me is the vision. Is this a nature scape style? or a tree scape? Creating different layers with the hardscape would have improved the tank a lot. I'm also not very sure about the plant composition. Sometimes, less is more. Less variety might have helped. Quentin Charpentier

65 Layout triangular clássico, porém muito bem executado. O uso das H. pinnatifidas no tronco superior está fabuloso! Como pontos a melhorar seriam o adensamento da moita posterior esquerda e seu reflexo. Parabéns! Luca Galarraga

35 Layout que prima por plantas saudáveis, e com diversidade. Gostaria de ver um pouco de dinamismo que se poderia alcançar com uma poda mais aprimorada e aproveitando os reflexos. Luís Cardoso

57 A wide variety of aquatic plants can be grown in a healthy manner. It is regrettable that all the materials and plants are placed parallel to the front of the tank, making it very monotonous and lacking in depth. Masashi Ono

Editado por Tozé Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco um dos juizes referiu, e eu vou referir de novo, acho que tu fizeste uma dupla homenagem ao Filipe, o syrah 2 e este aquário, isto é um layout de árvore disfarçado.de nature aquarium, ou entao um nature que nao sabe o que é, a tua qualidade, nem está em causa, alias és daqueles que mais admiro, daqueles que eu sei que realmente sabe da poda, ou seja falas pouco, mas quando o fazes sabes do que estás a falar, o oposto de mim que falo muito, mas sem ideia do que tou a dizer.
Se fossemos falar so em tecnica, acho que estarias la no topo, aquelas pinatifidas na árvore estão um show, um exemplo do teu talento a manter aquarios plantados, este ano fugiste um pouco ao estilo de layout dos anos anteriores, mas a qualidade está lá na mesma.
O problema deste aquário para mim é apenas um, o tamanho do aquario, isto num aquario de 60, onde a arvore nao ficasse numa posição tao central tinha outro look completamente diferente.
Ou seja tens um layout que parece muito apertado dentro desse quase cubo de 45cm que desespera por mais espaço para se esticar e completar a paisagem que desenhaste.

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parabéns Vasco, concordo com as críticas dos juízes, também concordo com o que o Bruno disse. Mas o aquário está saudável, e está interessante. E realmente o que gostei mais foi das pinnatifidas no topo da árvore, se fosse eu, se calhar não conseguiria uma poda tão bem feita, até a nível de escala. 

O que não percebi foi o comentário do Masashi Ono, ".... but the symmetrical placement of the driftwood and water plants lacks rhythm and intensity. The selection and positioning of the fish is excellent." alguém me explique???

Bj

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns Vasco. O uso da pinnatifida, como já disse a Vera, é impecável. Continuo a dizer o que disse desde o inicio... aquele cantinho de areia não é bem aquilo que gosto, mas pelos vistos até te deu mais alguns pontos. Eheh. Deves orgulhar-te do teu trabalho. Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Vera Santos disse:

O que não percebi foi o comentário do Masashi Ono, ".... but the symmetrical placement of the driftwood and water plants lacks rhythm and intensity. The selection and positioning of the fish is excellent." alguém me explique???

Falha minha. Colei o comentário do Masashi Ono ao aquário do Diogo Machado aqui também.  

Corrigido, obrigado pelo alerta Vera.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.