Início na Aquariofilia - Planeamento


Zefa

Recommended Posts

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário
Em modo Projeto/Planeamento
2 - Data da montagem
(daqui por +- 5 meses, espero eu)
3 - Dimensões do aquário - 60 x 40 x 40 (cm) Vidro Extra Claro com tampas
3.1 - Volumes bruto e útil - 96 Litros brutos, quanto ao útil não sei bem mas talvez 75 litros (?)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro -
Oase FiltroSmart Thermo 300
4.2 - Termostato - Incluído no filtro (300W)
4.3 - Iluminação/Foto-período - Twinstar Light III 600EA/EC (São as duas semelhantes a diferença é só uma que é ajustável e a outra fixa?) - 6 horas (17/23h)
4.4 - Sistema de CO2 - Kit completo Redutor + válvula solenóide + conta bolhas + ajuste fino + anti retorno + Garrafa CO2 2L (15/23h)

4.5 - Outro equipamentos adicionais - JBL ProFlora direct 16/22mm, Twinstar Dimmer (Controlar Luz)

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Neo Soil Plant 8L (Que quantidade devo adquirir? Segundo li o mínimo deverá ser (60x40x4)/1000= 9,6 L / Posso ficar apenas com o substrato fértil ou tenho que colocar Inerte na mesma?)
5.2 - Substrato inerte – N/A
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) -
Ryuoh Stone (para já estou a pensar em colocar algumas rochas e não utilizar troncos mas como estou em fase de planeamento estou recetivo a todas as sugestões e dicas)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - MasterLine All in One LEAN e Masterline Carbo (São suficientes? Ou sugerem outros considerando que sou principiante?) Considerando 75 litros será 2,5 ml diários de cada.

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie –
10 Tetra Cobre
(Hasemania nana) ou Tetra Flame (Hyphessobrycon flammeus) ou Tetra Ambar (Hyphessobrycon amandae)
7.2 - Quantidade e espécie – 6 Corydora Pigmeu (Corydoras pygmaeus)

7.3 - Quantidade e espécie – 6 Otos (Otocinclus affinis)

7.4 - Quantidade e espécie – 4/5 Camarão Amano (Caridina Multidentata)

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie -
Quanto a plantas ainda não refleti muito sobre isso. Abaixo algumas que vi e gostei mas não aprofundei muito, nem sei se existem todas em Portugal

§  Monte Carlo

§   Rotala H'ra

§   Eleocharis sp mini

§   Alternanthera Reineckii Mini

§   Bucephalandra purple ou red

§   Anubias barteria nana petite

§   Criptocoryne Parva

§   Hygrophila pinnatifida

§   Rotal Rotondifolia green

§   Ludwigia “Mini Super Red”

§   Hydrocotyle Verticillata

 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

Por enquanto N/A

9.2 - Frequência das TPA's –

1ª Semana todos os dias 50%

2ª semana dois em dois dias 50%

3ª semana de três em três dias 50%

4ª semana duas vezes 50%

5ª semana em frente uma vez por semana 50% isto claro se tudo estiver dentro do normal.

10 – Fotos

N/A

11 – Outros acessórios

11.1 - CO2

Mangueira CO2

Dropchecker

Líquido reagente

11.2 - Filtro

Lily Pipe Inflow + Skimmer 16/22mm

Lily Pipe Outflow 16/22mm

Mangueiras 16/22mm

Seachem Matrix 1L (quantidade?)

Purigen 100 ml

Lã filtrante 500g

Meia Filtrante - Sock 100 micron Nylon – Bolsas para matrix

Masterline Zip Bag S – bolsas para Purigen

11.3 - Testes

Medidor digital de PH

Medidor TDS (??)

Aquael Glass Thermometer 6cm

JBL Proscan – Sei que talvez não sejam os melhores testes mas com este investimento todo por agora terá que ser, mais à frente compro os testes de liquido (Aceito sugestões)

11.4 - Acondicionadores

Seachem Prime 325 ml – para TPA

Seachem Stability 50ml – Para iniciar o ciclo do azoto

11.5 - Limpeza e manutenção

Esponja Limpa Vidros (Seachem Algae Pad)

Tesoura Curva

Pinça Recta de Ponta Fina

Espátula de Alisamento

Cola Gel 50g

Temporizador (?)

Escolvilhão Espiral Oase 1,5m (mangueiras)

Escovilhão Liya Flexible Brush 0,6m (lily pipes)

Camaroeiro +- 10cm

Sifão (Troca Água) (Devo fazer um sistema como no tópico DIY TPA Easy direct)

Aspirador (??)

 

Após anos a considerar comprar um aquário, sempre me fascinaram, mas houve contratempos e prioridades, penso que será desta vez o meu início na aquariofilia, não me parece que serei um aquascaper como alguns de vocês mas quero ter um ambiente saudável e tranquilo.

 

Ora bem este é, para já, o meu planeamento, como sou um iniciante agradeço imenso os vossos comentários. O que tem pontos de interrogação são as minhas dúvidas, se devo comprar ou não.

 

Estou a ser demasiado “aventureiro” ou deveria começar mais simples? O que alteravam? Desta imensa lista o que falta, tirando a decisão das plantas? O que poderia comprar à posteriori de montar o tanque? (de forma a dividir mais o investimento…)

 

Neste momento estou na fase de pedir orçamentos para aquário e móvel

Sendo que recebi dois orçamentos a considerar (ainda falta um orçamento)

 

Scalare

Móvel – 209,10€

Aquário – 233,70€

 

Solaqua

Móvel ILA – 445,25€

Aquário ILA – 197,00€

 

Que vos parece? Todos os comentários e opiniões serão bem vindos e considerados, para bem ou mal (temos que aprender com quem percebe da poda)


PS: Ahh como é obvio já li vários tópicos dos iniciados (Inicio na aquariofilia, ciclo do azoto, o pdf dos princípios básicos na aquariofilia, etc) também  sigo uns quantos tópicos do pessoal, gosto de acompanhar.

Editado por Zefa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Zefa changed the title to Início na Aquariofilia - Planeamento

Olá Zefa. Bem vindo ao fórum e à Aquariofilia. Como sempre, a todos os novos membros que aparecem por cá, deixo uma mensagem de consciencialização 🙂 . Ter um aquário não é uma coisa fácil... requer muito tempo, paciência e alguma disponibilidade financeira. Mesmo assim, como podes ver aqui pelo Fórum, há muitos "tolinhos" (como eu) que decidem embarcar nesta aventura. Pensa bem, e se for mesmo essa a tua vontade, tenho a certeza que não faltarão por aqui pessoas que te podem ajudar a atingir os teus objectivos.

Pela lista de material que apresentas, nota-se que fizeste muito bem o teu trabalho de casa. Existem algumas dúvidas que te posso responder desde já (sim, convém teres um aspirador, para quando chegar a altura das TPA's, e vários temporizadores para poderes automatizar minimamente o funcionamento do teu equipamento - iluminação, CO2, etc.). Tudo o resto depende muito daquilo que queres para o teu aquário. Não te podemos dizer, por exemplo, qual o sistema de fertilização que deves utilizar ou a calha que deves comprar, sem saber que tipo de plantas vais escolher, ou mesmo o género de tanque que queres alcançar. Aquilo que te sugiro é que vejas muitas imagens... muitos exemplos... e nos mostres aquilo que gostavas de ter dentro da tua casa. A partir daí as respostas serão mais fáceis de dar. Se poderes colocar aqui algumas imagens, até, ajudava bastante. Outra coisa que te sugiro (e já que referes a Solaqua), é que converses com os responsáveis pela loja e oiças a opinião deles. São pessoas muito prestáveis, e tenho a certeza que não te vão vender o que não precisares.

Dito isto, a bola fica agora do teu lado. Como já referi, pareces ter uma ideia muito aproximada de tudo o que precisas, portanto não me parece que vá ser muito difícil dar o próximo passo. Se optares por ir tomando decisões à medida que o tempo for avançado, em vez de as tomares já todas no início, posso sugerir-te que comeces pela montagem do hardscape... compras o móvel, o tanque, o substrato (a opção de colocares substrato inerte por cima do fértil é uma opção tua... não é de todo necessário que isso aconteça, e por vezes até é desaconselhável - o substrato fértil está pensado para permitir uma melhor circulação da água, de forma a que não se criem zonas de água parada que podem trazer problemas no tuturo) e o hardscape, e começa a "brincar" com isso. Vai colocando imagens, para te podermos ir orientando, e a partir daí vais tomando as outras decisões... plantas, luz, fertilização, etc.

O filtro que referes é muito bom... talvez mesmo o melhor para esse tamanho de aquário. Em relação a isso não me parece que precises pensar mais.

Fico à espera de mais novidades. Vai dizendo coisas e apresentando resultados.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas tuas dicas e opinião @josecarlosmarques

Como disse a certeza sobre as plantas ainda não tenho, é algo que quero decidir mais perto. O hardscape será com rochas e gostava de ter um tapete de monte carlo. Com as plantas que indiquei é essencial o sistema CO2 correto? E a calha é indicada para a exigência das plantas ou é fraca? Só para ter ideia.

Decidi colocar o tópico com o meu pensamento/planeamento geral, não quer dizer que esteja já tudo decidido, vou tomar as decisões e adquirir o material nos próximos meses. Quanto ao aquário e móvel já estou em andamento e em breve vou fazer a encomenda, aguardo apenas um orçamento mas de momento estou inclinado para a Scalare.

O filtro achei que seria bom e agora com o teu comentário, confirmo. Quanto ao filtro quanto é que achas que terei que comprar de Seachem Matrix?

Quanto ao substrato vou comprar apenas o fértil. Que achas do Neo Soil Plant?

Sei que são muitas perguntas, mas é para evitar fazer porcaria e assim vou afinando o meu planeamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes muito bem em perguntar, Zefa. É para isso que cá estamos 🙂 . Não te sei responder a tudo com certezas, mas posso dar-te a minha opinião.

39 minutes ago, Zefa said:

Como disse a certeza sobre as plantas ainda não tenho, é algo que quero decidir mais perto. O hardscape será com rochas e gostava de ter um tapete de monte carlo. Com as plantas que indiquei é essencial o sistema CO2 correto? E a calha é indicada para a exigência das plantas ou é fraca? Só para ter ideia.

Pareces estar inclinado para o Iwagumi. Não é o estilo mais fácil, mas se é o que gostas, acho que deves experimentar. Com tempo e paciência (basta olhares para a minha última montagem - "Flow", e tudo o que passei com ela) tenho a certeza que conseguirás bons resultados. Ter um tapete de Monte Carlo requer, geralmente, CO2. Mas mesmo que assim não fosse, se puderes comprar, compra. É sempre uma mais valia para as plantas.

Em relação à calha não te posso mesmo aconselhar porque não conheço sequer as Twinstar... sei que é uma marca de TOP, mas o melhor será ligares com uma loja que trabalhe com essa marca de forma a eles poderem dizer o que será melhor para ti. Um conselho que te posso dar é comprares o melhor possível, porque de hoje para amanhã podes precisar de "mais" luz noutras montagens e escusas de andar a preocupar-te com mais despesa.

39 minutes ago, Zefa said:

Decidi colocar o tópico com o meu pensamento/planeamento geral, não quer dizer que esteja já tudo decidido, vou tomar as decisões e adquirir o material nos próximos meses. Quanto ao aquário e móvel já estou em andamento e em breve vou fazer a encomenda, aguardo apenas um orçamento mas de momento estou inclinado para a Scalare.

O móvel acaba por ser uma questão de gosto pessoal... aquilo que fica melhor no sitio onde planeias colocar o aquário. Há quem nem sequer ligue muito a isso, e use 4 tábuas (bem seguras, claro) com óptimos resultados na mesma. Vai para aquilo que achares melhor ou mais bonito.

39 minutes ago, Zefa said:

O filtro achei que seria bom e agora com o teu comentário, confirmo. Quanto ao filtro quanto é que achas que terei que comprar de Seachem Matrix?

Não faço ideia. Sei que é um dos melhores filtros do mercado porque andei a pesquisar diferentes marcas para a litragem do meu aquário (que é sensivelmente a mesma que a tua) e seria essa a minha opção. Só não fui para ela por causa do preço. Mas no sitio onde comprares o filtro podem aconselhar-te, de certeza. Quanto mais media, melhor 😛 .

39 minutes ago, Zefa said:

Quanto ao substrato vou comprar apenas o fértil. Que achas do Neo Soil Plant?

É um dos melhores substratos do mercado. Já usei, e recomendo vivamente. Em relação preço/qualidade, deve ser mesmo o melhor.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais obrigado pelos teus esclarecimentos 😃
 

Citação

Pareces estar inclinado para o Iwagumi. Não é o estilo mais fácil, mas se é o que gostas, acho que deves experimentar. Com tempo e paciência (basta olhares para a minha última montagem - "Flow", e tudo o que passei com ela) tenho a certeza que conseguirás bons resultados. Ter um tapete de Monte Carlo requer, geralmente, CO2. Mas mesmo que assim não fosse, se puderes comprar, compra. É sempre uma mais valia para as plantas.

Gosto dos Iwagumi, mas para iniciar logo com um acho que seria demasiado ambicioso, portanto teria bastante receio, acho que iniciar mais simples seria o melhor para mim que não tenho experiência. Um tapete monte carlo na frente, duas ou três plantas maiores atrás e 3/4 a meio plano. Já dava para ter uma bela experiência.
Sim, segui o teu tópico foste paciente e resiliente com isso conseguiste ultrapassar uma série de dificuldades e atingir um excelente exemplar.
 

Citação

Em relação à calha não te posso mesmo aconselhar porque não conheço sequer as Twinstar... sei que é uma marca de TOP, mas o melhor será ligares com uma loja que trabalhe com essa marca de forma a eles poderem dizer o que será melhor para ti. Um conselho que te posso dar é comprares o melhor possível, porque de hoje para amanhã podes precisar de "mais" luz noutras montagens e escusas de andar a preocupar-te com mais despesa.

Quando chegar à parte das calhas vou falar, em princípio com a Solaqua, e pedir conselhos sobre essa calha. Foi a que me agradou mais até ao momento e que se enquadra no meu orçamento.

Citação

O móvel acaba por ser uma questão de gosto pessoal... aquilo que fica melhor no sitio onde planeias colocar o aquário. Há quem nem sequer ligue muito a isso, e use 4 tábuas (bem seguras, claro) com óptimos resultados na mesma. Vai para aquilo que achares melhor ou mais bonito.

Sim, o móvel é uma questão de gosto e enquadrar com a zona onde irá ficar, isso sem dúvida.

Citação

Não faço ideia. Sei que é um dos melhores filtros do mercado porque andei a pesquisar diferentes marcas para a litragem do meu aquário (que é sensivelmente a mesma que a tua) e seria essa a minha opção. Só não fui para ela por causa do preço. Mas no sitio onde comprares o filtro podem aconselhar-te, de certeza. Quanto mais media, melhor 😛 .

Eu quanto ao filtro estou bastante agradado com esta escolha, posso pagar um pouco mais e assim ficar tranquilo com a filtragem, com tudo o que fui lendo acho que onde não devemos descurar é no filtro. De medias será lá filtrante, matrix e purigen. Quando o for adquirir questionarei a quantidade de matrix.

Citação

É um dos melhores substratos do mercado. Já usei, e recomendo vivamente. Em relação preço/qualidade, deve ser mesmo o melhor.

Então sendo assim é uma boa opção.

Obrigado por tudo @JoseCarlosMarques já me conseguiste dar uma bela ajuda, acho que estava a ser demasiado ambicioso e o melhor a fazer é mesmo começar de uma forma mais "simples/básica" e mais à frente arriscar um pouco mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Zefa said:

Obrigado por tudo @JoseCarlosMarques já me conseguiste dar uma bela ajuda, acho que estava a ser demasiado ambicioso e o melhor a fazer é mesmo começar de uma forma mais "simples/básica" e mais à frente arriscar um pouco mais.

Não tens nada que agradecer. Estamos cá para isso. Eu e muitos outros 🙂 . Vai dando notícias, e não te esqueças de ires mostrando o que vais fazendo. O pessoal gosta é de ver aquários montados. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estás a pensar bem...

Tudo com calma. Acho no entanto que existem aí coisas perfeitamente dispensáveis. Medidores e afins não vale a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

Estás a pensar bem...

Tudo com calma. Acho no entanto que existem aí coisas perfeitamente dispensáveis. Medidores e afins não vale a pena.

Também não são propriamente "desnecessários", Vasco. E se ele os pode comprar (€€€) acho muito bem que o faça. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O hobby já é caro José... nós já gostamos da coisa mais "pipi" xpto que custa mais do dobro só pq é mais bonita ou da marca X. Se pudermos poupar uns trocos aqui ou ali já ajuda. ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vasco Ferreira said:

O hobby já é caro José... nós já gostamos da coisa mais "pipi" xpto que custa mais do dobro só pq é mais bonita ou da marca X. Se pudermos poupar uns trocos aqui ou ali já ajuda. 😉

Eu compreendo. Mas parece-me que o Zefa fez muito bem o trabalho de casa e também deve ter contabilizado os custos 🙂 . Ficará aqui com um óptimo kit.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/09/2023 at 12:34, Vasco Ferreira disse:

Estás a pensar bem...

Tudo com calma. Acho no entanto que existem aí coisas perfeitamente dispensáveis. Medidores e afins não vale a pena.

Sim, o objetivo é ser feito com calma para ver se corre tudo bem. Claro que todas as opiniões são bem vindas, para me ajudarem no meu planeamento.

Para ti quais as coisas dispensáveis agora de início?

On 14/09/2023 at 13:14, JoseCarlosMarques disse:

Eu compreendo. Mas parece-me que o Zefa fez muito bem o trabalho de casa e também deve ter contabilizado os custos 🙂 . Ficará aqui com um óptimo kit.

Sim, tenho contabilizado os custos de tudo o que coloquei. É um investimento considerável daí ter que ser feito em vários meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Zefa said:

Para ti quais as coisas dispensáveis agora de início?

Eu não vejo nada que seja "dispensável", na lista que apresentas. Acho que, mais cedo ou mais tarde, vais precisar de tudo o que apontas, portanto acho que estás a pensar bem quando planeias essa compra faseada, e em vários meses. Foi o que eu fiz, e não me arrependo. Melhor que surgir a necessidade disto ou daquilo e depois teres que ir comprar à pressa num mês em que estejas mais apertado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, Zefa said:

Sim, o objetivo é ser feito com calma para ver se corre tudo bem. Claro que todas as opiniões são bem vindas, para me ajudarem no meu planeamento.

Para ti quais as coisas dispensáveis agora de início?

Sim, tenho contabilizado os custos de tudo o que coloquei. É um investimento considerável daí ter que ser feito em vários meses.

Aqui...

Medidor digital de PH

Medidor TDS (??)

JBL Proscan – Sei que talvez não sejam os melhores testes mas com este investimento todo por agora terá que ser, mais à frente compro os testes de liquido (Aceito sugestões)

A meu ver necessitas de um teste de nitratos, fosfatos e pH. Tudo o resto é um forma simpática de gastar dinheiro.

Os dois primeiros testes até regularmente dão jeito o pH será só necessário no inicio, depois quando o aquário estiver mais estabilizado duvido que faças mais alguma vez. 

O filtro também me parece demasiado sobredimensionado, principalmente pq tem integrado um termostato de 300w que é muito relativamente à litragem real do aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao material concordo com o Vasco!

Eis a minha opinião detalhada:

 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário
Em modo Projeto/Planeamento 
2 - Data da montagem
(daqui por +- 5 meses, espero eu) 
3 - Dimensões do aquário - 60 x 40 x 40 (cm) Vidro Extra Claro com tampas
3.1 - Volumes bruto e útil - 96 Litros brutos, quanto ao útil não sei bem mas talvez 75 litros (?)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - 
Oase FiltroSmart Thermo 300  Ficavas melhor com um Biomaster 350, os Fitosmarts são super "chineses"
4.2 - Termostato - Incluído no filtro (300W) Regulado a 22º, não é preciso mais
4.3 - Iluminação/Foto-período - Twinstar Light III 600EA/EC (São as duas semelhantes a diferença é só uma que é ajustável e a outra fixa?) - 6 horas (17/23h)
4.4 - Sistema de CO2 - Kit completo Redutor + válvula solenóide + conta bolhas + ajuste fino + anti retorno + Garrafa CO2 2L (15/23h)  mas arranja algo compacto tipo isto que já tem tudo integrado no redutorhttps://www.co2art.eu/collections/co2-regulators/products/pro-se-series-aquarium-co2-dual-stage-regulator-with-integrated-solenoid

4.5 - Outro equipamentos adicionais - JBL ProFlora direct 16/22mm mas o Qanvee é melhor, produz bolhas mais finas Twinstar Dimmer (Controlar Luz)

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Neo Soil Plant 8L (Que quantidade devo adquirir? Segundo li o mínimo deverá ser (60x40x4)/1000= 9,6 L / Posso ficar apenas com o substrato fértil ou tenho que colocar Inerte na mesma?)  A quantidade depende do layout
5.2 - Substrato inerte – N/A
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - 
Ryuoh Stone (para já estou a pensar em colocar algumas rochas e não utilizar troncos mas como estou em fase de planeamento estou recetivo a todas as sugestões e dicas)  O meu sincero conselho é começares com um Nature aquarium. Troncos, rochas e plantas de caule. è muito mais fácil para principiantes visto ser mais fácil de controlar. 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - MasterLine All in One LEAN e Masterline Carbo (São suficientes? Ou sugerem outros considerando que sou principiante?) Considerando 75 litros será 2,5 ml diários de cada.  Escolhe uma marca e mantem te na linha. De preferência uma fertilização fraca, muito melhor para principiante.

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie – 
10 Tetra Cobre 
(Hasemania nana) ou Tetra Flame (Hyphessobrycon flammeus) ou Tetra Ambar (Hyphessobrycon amandae)
7.2 - Quantidade e espécie – 6 Corydora Pigmeu (Corydoras pygmaeus)

7.3 - Quantidade e espécie – 6 Otos (Otocinclus affinis)

7.4 - Quantidade e espécie – 4/5 Camarão Amano (Caridina Multidentata)

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie - 
Quanto a plantas ainda não refleti muito sobre isso. Abaixo algumas que vi e gostei mas não aprofundei muito, nem sei se existem todas em Portugal

§  Monte Carlo

§   Rotala H'ra

§   Eleocharis sp mini

§   Alternanthera Reineckii Mini

§   Bucephalandra purple ou red

§   Anubias barteria nana petite

§   Criptocoryne Parva

§   Hygrophila pinnatifida

§   Rotal Rotondifolia green

§   Ludwigia “Mini Super Red”

§   Hydrocotyle Verticillata

 Depende do layout

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

Por enquanto N/A

9.2 - Frequência das TPA's –

1ª Semana todos os dias 50%

2ª semana dois em dois dias 50%

3ª semana de três em três dias 50%

4ª semana duas vezes 50%

5ª semana em frente uma vez por semana 50% isto claro se tudo estiver dentro do normal.

10 – Fotos

N/A

11 – Outros acessórios

11.1 - CO2

Mangueira CO2 

Dropchecker 

Líquido reagente 

11.2 - Filtro

Lily Pipe Inflow + Skimmer 16/22mm 

Lily Pipe Outflow 16/22mm 

Mangueiras 16/22mm 

Seachem Matrix 1L (quantidade?)  pelo menos 3 L. Isto se seguires com o Biomaster que tem muito mais espaço de filtro.

Purigen 100 ml 

Lã filtrante 500g 

Meia Filtrante - Sock 100 micron Nylon – Bolsas para matrix  Desnecessário

Masterline Zip Bag S – bolsas para Purigen  Desnecessário, compra o sechem em saquetas, mais fácil de regenerar

11.3 - Testes

Medidor digital de PH  Desnecessário, tens o drop checker é só o que precisas

Medidor TDS (??)  Desnecessário

Aquael Glass Thermometer 6cm 

JBL Proscan – Sei que talvez não sejam os melhores testes mas com este investimento todo por agora terá que ser, mais à frente compro os testes de liquido (Aceito sugestões)  na minha opinião não é necessário nenhum teste. Se tiveres um bom substrato vai equilibrar os parâmetros da água. 

11.4 - Acondicionadores

Seachem Prime 325 ml – para TPA  compra maior que vais precisar

Seachem Stability 50ml – Para iniciar o ciclo do azoto  Tretas, deixa o ciclo fazer-se naturalmente

11.5 - Limpeza e manutenção

Esponja Limpa Vidros (Seachem Algae Pad)  Esponja mágica do supermercado. 

Tesoura Curva 

Pinça Recta de Ponta Fina

Espátula de Alisamento  Tretas inventadas pela ADA para vender. Compra um pincel/trincha

Cola Gel 50g  Depende do layout

Temporizador (?) 1 para o co2

Escolvilhão Espiral Oase 1,5m (mangueiras) 

Escovilhão Liya Flexible Brush 0,6m (lily pipes) 

Camaroeiro +- 10cm 

Sifão (Troca Água) (Devo fazer um sistema como no tópico DIY TPA Easy direct)  Compra uma mangueira de 13mm (+/-) que chegue da torneira ao aquário e ao sitio onde despejes a água e um adaptador para ligares à torneira e 2 grampos de plástico

Aspirador (??)  Descrito acima

 

 

Acho que deves começar pelo tipo de layout que queres e depois avançar para o resto.

 

Ordem de compra na minha opinião:

  • Móvel
  • Aquário
  • Luz
  • Filtro
  • Co2
  • Substrato
  • Layout
  • Plantas
  • Todo o resto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, Vasco Ferreira said:

Aqui...

Medidor digital de PH

Medidor TDS (??)

JBL Proscan – Sei que talvez não sejam os melhores testes mas com este investimento todo por agora terá que ser, mais à frente compro os testes de liquido (Aceito sugestões)

A meu ver necessitas de um teste de nitratos, fosfatos e pH. Tudo o resto é um forma simpática de gastar dinheiro.

Os dois primeiros testes até regularmente dão jeito o pH será só necessário no inicio, depois quando o aquário estiver mais estabilizado duvido que faças mais alguma vez. 

O filtro também me parece demasiado sobredimensionado, principalmente pq tem integrado um termostato de 300w que é muito relativamente à litragem real do aquário. 

Compreendo tudo o que dizes, Vasco, e não discordo. Mas diz lá se não gostavas de ter esses aparelhos todos dentro do teu armário 😛 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante um par de meses, sim! andas todo contente. Depois cais na realidade que podias ter gasto o guito de outra forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/09/2023 at 15:38, Gonçalo84 disse:

Em relação ao material concordo com o Vasco!

Eis a minha opinião detalhada:

 

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - 
Oase FiltroSmart Thermo 300  Ficavas melhor com um Biomaster 350, os Fitosmarts são super "chineses"

 

4.5 - Outro equipamentos adicionais - JBL ProFlora direct 16/22mm mas o Qanvee é melhor, produz bolhas mais finas Twinstar Dimmer (Controlar Luz)

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Ryuoh Stone (para já estou a pensar em colocar algumas rochas e não utilizar troncos mas como estou em fase de planeamento estou recetivo a todas as sugestões e dicas)  O meu sincero conselho é começares com um Nature aquarium. Troncos, rochas e plantas de caule. è muito mais fácil para principiantes visto ser mais fácil de controlar. 

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie - 
Quanto a plantas ainda não refleti muito sobre isso. Abaixo algumas que vi e gostei mas não aprofundei muito, nem sei se existem todas em Portugal

§  Monte Carlo

§   Rotala H'ra

§   Eleocharis sp mini

§   Alternanthera Reineckii Mini

§   Bucephalandra purple ou red

§   Anubias barteria nana petite

§   Criptocoryne Parva

§   Hygrophila pinnatifida

§   Rotal Rotondifolia green

§   Ludwigia “Mini Super Red”

§   Hydrocotyle Verticillata

 Depende do layout

Seachem Matrix 1L (quantidade?)  pelo menos 3 L. Isto se seguires com o Biomaster que tem muito mais espaço de filtro.

Purigen 100 ml 

Lã filtrante 500g 

Meia Filtrante - Sock 100 micron Nylon – Bolsas para matrix  Desnecessário

Masterline Zip Bag S – bolsas para Purigen  Desnecessário, compra o sechem em saquetas, mais fácil de regenerar

11.3 - Testes

Medidor digital de PH  Desnecessário, tens o drop checker é só o que precisas

Medidor TDS (??)  Desnecessário

Aquael Glass Thermometer 6cm 

JBL Proscan – Sei que talvez não sejam os melhores testes mas com este investimento todo por agora terá que ser, mais à frente compro os testes de liquido (Aceito sugestões)  na minha opinião não é necessário nenhum teste. Se tiveres um bom substrato vai equilibrar os parâmetros da água. 

11.4 - Acondicionadores

Seachem Prime 325 ml – para TPA  compra maior que vais precisar

Seachem Stability 50ml – Para iniciar o ciclo do azoto  Tretas, deixa o ciclo fazer-se naturalmente

11.5 - Limpeza e manutenção

Esponja Limpa Vidros (Seachem Algae Pad)  Esponja mágica do supermercado. 

Tesoura Curva 

Pinça Recta de Ponta Fina

Espátula de Alisamento  Tretas inventadas pela ADA para vender. Compra um pincel/trincha

Cola Gel 50g  Depende do layout

Temporizador (?) 1 para o co2

Escolvilhão Espiral Oase 1,5m (mangueiras) 

Escovilhão Liya Flexible Brush 0,6m (lily pipes) 

Camaroeiro +- 10cm 

Sifão (Troca Água) (Devo fazer um sistema como no tópico DIY TPA Easy direct)  Compra uma mangueira de 13mm (+/-) que chegue da torneira ao aquário e ao sitio onde despejes a água e um adaptador para ligares à torneira e 2 grampos de plástico

Aspirador (??)  Descrito acima

Acho que deves começar pelo tipo de layout que queres e depois avançar para o resto.

 

Ordem de compra na minha opinião:

  • Móvel
  • Aquário
  • Luz
  • Filtro
  • Co2
  • Substrato
  • Layout
  • Plantas
  • Todo o resto

Boas Gonçalo84,

Agradeço os teus conselhos por isso é que decidi colocar aqui um tópico para ouvir o feedback e conselhos de toda a gente. Claro que algumas das coisas que indicaste, dependem directamente do layout. Isso é algo sobre o qual ainda não me direcionei tanto porque ainda estou na fase de comprar equipamentos básicos. Portanto decidi deixar layout, flora e uma parafernália de coisas mais para o final.

A minha grande dúvida neste momento é o filtro. Fui para o Oase FiltroSmart Thermo 300 muito por causa de ter um caudal de 1000l/h, volume de filtragem de 6,4 l e claro ter o termóstato incluído que seria menos isso dentro do aquário. Tive 3 opiniões diferentes que me deixaram um pouco confuso...
- Filtro adequado para a litragem
- Filtro sobredimensionado
- Recomendas um filtro maior

Quanto a medias (Seachem Matrix) já entendi que terá que ser bem mais, quanto mais melhor, então dependendo da capacidade do filtro uma grande parte será disso. Algo que terei que fazer apenas quando comprar o filtro.

O Masterline Zip Bag S seria para utilizar com o Seachem Purigen mas quem diz esta bolsa diz outra qualquer que seja mais barata, pelo que entendo a bolsa seria necessária. No teu entendimento não faz falta é isso?
Seachem Prime já entendi que vou ter que ajustar. O Stability vou retirar da lista sendo assim, bem como a espatula e o seachem algae pad.

Quanto à ordem de compra só tinha trocado a ordem da luz com a do filtro, ou seja, estou com o pensamento de comprar o filtro primeiro.

Agradeço bastante os teus conselhos como do @JoseCarlosMarques e do @Vasco Ferreira, estamos sempre a aprender.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Zefa said:

A minha grande dúvida neste momento é o filtro. Fui para o Oase FiltroSmart Thermo 300 muito por causa de ter um caudal de 1000l/h, volume de filtragem de 6,4 l e claro ter o termóstato incluído que seria menos isso dentro do aquário. Tive 3 opiniões diferentes que me deixaram um pouco confuso...
- Filtro adequado para a litragem
- Filtro sobredimensionado
- Recomendas um filtro maior

Um filtro nunca é "grande de mais". Podes sempre regular. Mas realmente estava a pensar que estavas a falar do Biomaster e estavas a falar no FiltroSmart. Erro meu. Volto atrás no que disse... ficas mais bem servido com o Biomaster!

2 hours ago, Zefa said:

O Masterline Zip Bag S seria para utilizar com o Seachem Purigen mas quem diz esta bolsa diz outra qualquer que seja mais barata, pelo que entendo a bolsa seria necessária. No teu entendimento não faz falta é isso?

Faz falta, sim. O purigen é vem em grãos muito pequenos, e se não usas saco vão entupir-te todo o filtro.

2 hours ago, Zefa said:

Seachem Prime já entendi que vou ter que ajustar. O Stability vou retirar da lista sendo assim, bem como a espatula e o seachem algae pad.

Fazes bem. Mas terás que arranjar uma esponja de cozinha para limpar os vidros, acredita. E um raspador de algas também.

2 hours ago, Zefa said:

Quanto à ordem de compra só tinha trocado a ordem da luz com a do filtro, ou seja, estou com o pensamento de comprar o filtro primeiro.

Eu tinha começado pelo aquário + móvel + hardscape + substrato + filtro. Com tudo isso montado, podias começar a fazer um dry-start.

2 hours ago, Zefa said:

Agradeço bastante os teus conselhos como do @JoseCarlosMarques e do @Vasco Ferreira, estamos sempre a aprender.

E nós estamos aqui para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ajudar um iniciante a começar com o pé direito.  
 

O filtro podes até ir para um Oase Biomaster 250T. Muito melhor que os fitosmarts. Só a questão de ter pre filtro é fantástico. Eu tenho um 600 para o meu 90p e não o trocava por nada. 
O pre filtro limpas uma vez por mês e nunca mexes no corpo. Pode durar até um ano na boa antes de teres de limpar. 
Faz 900l/h que é mais que suficiente para esse aquário.

O saco para o purigen não é preciso porque se comprares embalagem de 100ml já vem com o saco! E basta uma. Mas 2 é melhor porque dura mais entre regenerações. 

O matrix ou Equo stilla (também é bom e mais barato) metes nos 3 cestos todos do corpo do filtro. O stilla custa 37€ 5 L.

A ordem de compra não é muito importante pois tens de ter tudo antes de começares por isso meh 🤷🏻‍♂️

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.