Novo projecto 60x45x30


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

há 3 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Desde que nasceu, ja partiu uma TV de 40 polegadas nova, atirou um comando de ps3.
Ja meteu 4 cds dentro de ums ps3.
Atirou um comando de ps3 novo para a sanita.
Meteu o gato no forno ( sorte do gato que nao soube liga-lo)
Atirou um smartphone com um mes pela janela.
Fora os N smartphones dele que ja partiu agora que ta mais velho.
Por comparação um aquario parece coisa pouca.
Nao vou me chatear com ele, fiquei chateado na altura, mas simplesmente mandei ele continuar a jogar para nao haver mais discussao.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
 

Bruno, gabo-te a paciência!

No entanto, não desanimes 🙂 O layout estava de facto muito bom, mas acredita que ao montares novamente, vais conseguir melhorar qualquer coisa. É sempre assim!!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/5/2023 at 2:21 AM, Bruno R. Carvalho said:

Boa noite

Este projecto em princípio terminou, o puto partiu-me o aquario. Estalou o vidro frontal de alto abaixo. Ora isto seria surpresa se tivesse sido o meu filho mais novo com 2 anos e meio, mas por incrível que parece foi um dos mais velhos com 14 anos que me partiu o aquario por causa do vicio da playstation. Quando eu penso que as coisas não podem piorar, acontece isto.
Tou mesmo chateado, tinha planos para plantar isto amanhã.

😳 Nem sei o que te dizer. Mas tenta ver as coisas pelo lado que o @C Mocho as apresentou... pode ser que na próxima consigas algo ainda melhor. Não tens tido muita sorte com os miúdos, ultimamente. Mas olha que aí já não concordo tanto com o Mocho... acho que o puto devia levar um castigo dos grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Nem sei o que te dizer. Mas tenta ver as coisas pelo lado que o [mention=16444]C Mocho[/mention] as apresentou... pode ser que na próxima consigas algo ainda melhor. Não tens tido muita sorte com os miúdos, ultimamente. Mas olha que aí já não concordo tanto com o Mocho... acho que o puto devia levar um castigo dos grandes.
O puto vive com a mãe, já não o via há 2 meses, se vou armar muita confusão por causa de um acidente ele tão cedo não me aparece a frente.
Além de que meto ele de castigo,agora ele ja voltou para casa da mãe, ela retira o castigo porque detesta os aquários, foi por causa deles que ela me mandou embora.
As outras coisas que referi ele era pequenino, agora ha tem 14 anos, foi meramente um acidente, ele nao viu que o pote la estava e deixou cair, por azar bateu em cheio no vidro.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

O puto vive com a mãe, já não o via há 2 meses, se vou armar muita confusão por causa de um acidente ele tão cedo não me aparece a frente.
Além de que meto ele de castigo,agora ele ja voltou para casa da mãe, ela retira o castigo porque detesta os aquários, foi por causa deles que ela me mandou embora.
As outras coisas que referi ele era pequenino, agora ha tem 14 anos, foi meramente um acidente, ele nao viu que o pote la estava e deixou cair, por azar bateu em cheio no vidro.

Que berbicacho! Melhor andar em frente, mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

O aquario ja esta a arranjar na scalare, vai levar o vidro frontal novo, nao espero a colagem minimalista igual a ILA, mas dado o que aconteceu ja fico contente de nao ter que comprar um novo e a scalare também faz bons aquarios.
Agora é ver se consigo remontar o que tinha quando ele voltar.


Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Bruno R. Carvalho said:

Boa noite

O aquario ja esta a arranjar na scalare, vai levar o vidro frontal novo, nao espero a colagem minimalista igual a ILA, mas dado o que aconteceu ja fico contente de nao ter que comprar um novo e a scalare também faz bons aquarios.
Agora é ver se consigo remontar o que tinha quando ele voltar.

Vale a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale a pena?
A ver vamos, será sempre mais barato que um novo. O aquário tem 1 ano de uso, é desperdicio deitar fora.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

A ver vamos, será sempre mais barato que um novo. O aquário tem 1 ano de uso, é desperdicio deitar fora.

Fazes bem. E se já está a arranjar, também não há volta atrás. Agora vais ter que montá-lo 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora ca estamos de novo

A ultima vez que fiz update deste projecto o aquario estava partido. Pois bem layout foi desmontado e o aquario foi para reparação. Voltou com vidro frontal reparado e com o vidro traseiro que estava bom lascado, sorte a minha.
Como não fui eu que levou ou foi buscar o aquario da reparação, nao sei onde ficou lascado, se onde foi reparado ou no transporte. Pensei desistir e simplesmente mandar o aquário e este projecto a fava, mas depois mais a frio, verifiquei o dano no canto, nao parece nada que coloque o aquario em risco, sim lascou ali o canto, mas nao creio que haja problemas, ja vi aquarios piores cheios. De qualquer maneira para jogar pelo seguro reforcei aquela zona com silicone, tanto por dentro, como por fora, nao fica bonito, mas como a area em questão ficará sempre debaixo do substrato não faz mal.
O aquario tem estado esquecido ha semanas, com os outros dois a ocupar o meu tempo este ficou a ganhar pó.
Hoje como é feriado e como ja tou farto de ver panda e os caricas decidi comecar a tentar replicar o layout.

Tinhamos isto
748583ccf913747e0fc567d83cd0d187.jpg

Agora temos isto

846b0cc7b87fb3177f28960752daae4e.jpg

Vamos por as coisas nestes termos, o layout original era um puzzle de pedras, pedrinhas e troncos, por isso replicar aquilo ao pormenor é para esquecer.
Nao consigo, ja andei ali de volta e so me stressei, porque que gostava do layout, alias entre este e os outros dois que tenho plantado, acho que era o que tinha mais potencial.
Mas esqueçam, não consigo replicar. É possível começar da mesma base, as linhas basicas, mas tenho que partir dai e desenhar o novo layout sem estar preso ao que ja fiz antes.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Vamos por as coisas nestes termos, o layout original era um puzzle de pedras, pedrinhas e troncos, por isso replicar aquilo ao pormenor é para esquecer.
Nao consigo, ja andei ali de volta e so me stressei, porque que gostava do layout, alias entre este e os outros dois que tenho plantado, acho que era o que tinha mais potencial.
Mas esqueçam, não consigo replicar. É possível começar da mesma base, as linhas basicas, mas tenho que partir dai e desenhar o novo layout sem estar preso ao que ja fiz antes.

Pensa que pode sempre ficar melhor. Vai-nos mantendo actualizados. Ah... e não posso deixar de dizer que admiro a tua coragem... 3 aquários montados ao mesmo tempo é obra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, pessoalmente o original está uns furos acima.

A zona de pedra central está muito mais fluida e bem conseguida, coisa que na segunda tentativa se perde. Ganhas mais espaço para as plantas mas penso que o outro scape está melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, pessoalmente o original está uns furos acima.
A zona de pedra central está muito mais fluida e bem conseguida, coisa que na segunda tentativa se perde. Ganhas mais espaço para as plantas mas penso que o outro scape está melhor.
Eu sei Vasco, o que tenho agora é o primeiro esboço. Foi o que consegui com o miudo em casa.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas

Isto andou esquecido, mas hoje deu-me o bichinho logo trabalhei um pouco nele.

Antes do vidro partir tinhamos isto
308b8a2536d3aad5744ffe89a9844156.jpg

Depois do vidro partir
16a4772dbf2bd39b196f10ebf44201d0.jpg

Ficou claro que replicar o primeiro nao seria facil, logo hoje simplesmente ignorei o original, parti dessa base mas depois deixei a imaginação ver onde me levava.


Temos isto, mas ainda precisa de trabalho
4a6544e9a7592ce0df1ad98731a540d7.jpg

Que acham?

Ah e a intenção aqui não é plantar um terceiro aquário. Este seria plantado quando um dos outros for desmontado, neste caso o do desafio.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arrisco-me a dizer que está melhor que a primeira versão, Bruno, mas parece-me faltar qualquer coisa ali do lado direito. Uma pedra ou duas que lhe dê mais peso e o equilibre melhor com o lado esquerdo. No meio melhorou, sem dúvida. Vais colocar areia ou plantar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arrisco-me a dizer que está melhor que a primeira versão, Bruno, mas parece-me faltar qualquer coisa ali do lado direito. Uma pedra ou duas que lhe dê mais peso e o equilibre melhor com o lado esquerdo. No meio melhorou, sem dúvida. Vais colocar areia ou plantar?
Sim o lado direito ainda tem problemas, é work in progress.
A frente e no caminho decididamente que vou colocar areia.
No global embora gostasse bastante do primeiro acho que este esta muito mais balanceado e harmonioso, mas ao mesmo tempo mais simples, o outro era um puzzle de pedras muito mais elaborado.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha muita pedra. Eu não desgostei do primeiro, mas acho que este está mais natural.
Exacto, mas o ter muita pedra as vezes é relativo, porque com as plantas fica outra coisa.

Basta lembrar
a9b1bbd962c3c45a570181ad54e2089e.jpg

351802081acc3ea0ba6179d401ce9698.jpg

Quando se trata de pedra esse ultrapassou todos os limites se bem te lembras. Mas hoje até tenho dificuldades em manter as pedras visiveis.

O outro tinha muita pedra, estava um bom design, mas claramente inferior a este, menos equilibrado.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem ainda trabalhei um pouco ali a frente. Tou na duvida, porque as alteracoes foram feitas com base no que via ao vivo, e embora ao vivo ache que a nova versao esta melhor, na foto nao tenho tanta a certeza.

5dd064184c5d4540061c220a0e67cdeb.jpg

40ca547130ad677379053da5f347c2a0.jpg

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro, sem dúvida... mas a montagem anterior parecia-me mais equilibrada! Desculpa, não quero ser rude e estás de parabéns por todos os teus trabalhos!...

A escala entre os elementos da madeira e a presença das rochas não me parece convincente. Após o desenvolvimento da flora, vais perder quase todas as pequenas rochas, então porquê colocá-las? Para impedir que o solo resvale? Na primeira tentativa poderia ser esse o motivo, na segunda já não me parece! Talvez conseguisses manter as suas presenças, se se tratasse de uma montagem apenas com plantas rasteiras e uma boa rotina de podas, mas nesse caso, as madeiras tão imponentes não fariam sentido.

Pode ser que estamos a ser enganados pela falta de harmonização do fundo, mas não me parece. Porque é que não colas umas simples folhas de papel ou cartolina para que se tenha uma visão mais limpa do ensaio desta montagem. Não é complicado, bastam 2 pedacinhos de fita-cola para cada folha e aí ,seria mais limpa a imagem e teria menos perturbação visual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas últimas imagens que apresentaste, eu prefiro a primeira, que julgo ser a que tinhas mostrado ontem. Por muito que as plantas possam tapar as rochas, há sempre alguma coisa que fica. Eu não me preocupava muito com a remoção das pedras que tinhas na versão antes do vidro ter partido... considero esta superior. Só continuo a dizer que o lado direito está muito despido em relação ao esquerdo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro, sem dúvida... mas a montagem anterior parecia-me mais equilibrada! Desculpa, não quero ser rude e estás de parabéns por todos os teus trabalhos!...
A escala entre os elementos da madeira e a presença das rochas não me parece convincente. Após o desenvolvimento da flora, vais perder quase todas as pequenas rochas, então porquê colocá-las? Para impedir que o solo resvale? Na primeira tentativa poderia ser esse o motivo, na segunda já não me parece! Talvez conseguisses manter as suas presenças, se se tratasse de uma montagem apenas com plantas rasteiras e uma boa rotina de podas, mas nesse caso, as madeiras tão imponentes não fariam sentido.
Pode ser que estamos a ser enganados pela falta de harmonização do fundo, mas não me parece. Porque é que não colas umas simples folhas de papel ou cartolina para que se tenha uma visão mais limpa do ensaio desta montagem. Não é complicado, bastam 2 pedacinhos de fita-cola para cada folha e aí ,seria mais limpa a imagem e teria menos perturbação visual.
Nao estas de todo a ser rude, todas as opiniões são bem vindas.

Vou começar a minha resposta por dizer isto, o layout antigo foram dois meses a construir aquele puzzle. Este novo foi só ontem a tarde, a nova versão esta muito inacabada e isso posso dizer com confiança pois tenho ali muita coisa que nao se ve na foto a resolver e decidir.

Em relação as pedras pequenas que podem desaparecer vou mostrar 3 fotos:


d65963392e47198e6f680683a54ac4c9.jpg

306d82379c8edd8063a7f9319d13dba3.jpg

8e6b05f798d9367d1dc74298f5d08b3b.jpg

A quantidade de pedra que temos no hardscape original, muita dela pequena, que nao se aparece após plantas, no entanto todas essas pedras sao importantes na definição do layout, o hardscape é o esqueleto do design, as plantas dao forma ao corpo.
Alias na ultima foto da para ver uma boa mistura entre as plantas e rochas, é normal que algumas sejam eclipsadas pelas plantas.
Ha muitos anos, eu era completamente dedicado aoa iwagumi, e para quem gosta do estilo as pedras tem nome e função do design, não me lembro agora dos nomes em japonês, mas por exemplo a pedra primária é o foco da composição, a mais bonita, a que mais se impõe, a secundária deve ser a continuacao da primeira, não deve ofucar a principal, mas sim complementa-la, as pedras terciários dão continuação e forma ao layout, agora nao me lembro os nomes mas as ultimas pedras, são pedras de detalhe, pedras que serão pouco visiveis ou em certos casos não serão visiveis mas que pela sua presença adicionam textura, detalhe e complexidade a toda a composição.
É sempre um risco trabalhar com pedra pequena, mas é um risco que gosto de correr pois quando resulta, resulta mesmo, dá-te detalhes, complexidade e outra dimensão especiamente para aumentar a ilusao de profundidade e finalmente a maneira como as plantas de tapete se complementam com essas pedras de detalhe é uma das coisas que mais gosto de ver e trabalhar. Admito que dá trabalho, muita poda para começar e saber onde deixar as plantas cobrir a pedra e onde podar para que tal nao aconteça.
Finalmente é um layout em desenvolvimento, vou ter a tua opiniao em conta em possiveis melhorias.
Em relação ao background, a ser sincero tens toda a razão, mas isto foi um impulso do momento, nao tava nos planos pegar neste aquário agora. Ontem a tarde senti necessidade de me distrair com um aquario, alias ele ate tava cheio de brinquedos que o meu puto manda la para dentro.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas últimas imagens que apresentaste, eu prefiro a primeira, que julgo ser a que tinhas mostrado ontem. Por muito que as plantas possam tapar as rochas, há sempre alguma coisa que fica. Eu não me preocupava muito com a remoção das pedras que tinhas na versão antes do vidro ter partido... considero esta superior. Só continuo a dizer que o lado direito está muito despido em relação ao esquerdo.
Vou concordar contigo aqui, tentei melhorar, mas piorou.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Bruno R. Carvalho será isto,   

 
   Este é o estilo Sanzon Iwagumi que constitui o fundamento do Iwagumi.  A presença marcante de um Oyaishi (pedra principal) domina a impressão do layout. O papel de cada pedra está claramente definido na composição como na Oyaishi, Fukuseki (pedra secundária) e Soeishi (pedra de apoio).  Rochas com uma aparência maciça, como Hakkaiseki, são especialmente adequadas para este estilo.     
    
Abraços
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom deu-me para mexer mais um pouco nisto, como se falou tinha ums base, era importante agora dar continuação a mesma. Épa entendo que se queixem dos azulejos atras, quando tiver umas folhas e fita cola eu meto ali. Por agora os azulejos estão visiveis.

Tinhamos isto:
ac54e4dca62ee4e19f7fd2f17a756976.jpg

Agora temos isto:
0c51b4dd7741ce26c312b9953f9d50c9.jpg

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.