Começar na Aquarofilia


Recommended Posts

há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boa!!! Ainda vai ser como diz o @João Cardoso (Kadoxu)... às tantas tens o aquário cheio de camarões e nem te dás conta disso!

Se tenho, estão mesmo bem escondidos ahahah o Betta é um comilão e não me admira nada que já tenha caçado alguns 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Sofia Correia said:

Se tenho, estão mesmo bem escondidos ahahah o Betta é um comilão e não me admira nada que já tenha caçado alguns 🙄

Eu por acaso não como marisco, mas tanto quanto percebo, quem gosta de marisco gosta mesmo!!!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coitaditos. Que lhes vais fazer?

Há alguma hipótese desses degenerados terem bebés que se assemelhem aos seus progenitores?

(não percebo nada de bebés camarões...)

E o resto do aquário, como vai? Eu ando a fazer contas à vida para ver se compro a minha equipa de limpeza... mas não está fácil. Queria ficar com uns 20 Amano e uns 10 Otocinclus. O valor total é de quase 100€ 😞 .

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Coitaditos. Que lhes vais fazer?

Há alguma hipótese desses degenerados terem bebés que se assemelhem aos seus progenitores?

(não percebo nada de bebés camarões...)

E o resto do aquário, como vai? Eu ando a fazer contas à vida para ver se compro a minha equipa de limpeza... mas não está fácil. Queria ficar com uns 20 Amano e uns 10 Otocinclus. O valor total é de quase 100€ 😞 .

Acho que os vou manter pelo aquário...não me faz sentido descartar só porque não são tão bonitos...

 Penso que não. Se eu quisesse continuar com todos vermelhinhos tinha de ir seleccionando a cada vez que nasciam...deitar estes de low grade fora e ficar só com os mais vermelhos.

Deixo-te umas fotos para veres o aspeto geral. Corre tudo bem à excepção da minha Hygrophila polysperma e que honestamente estou a pensar retirá-la. Todas as outras plantas estão bem. Ando também na luta para a parte de cima do aguário não ficar marcada com calcário(?!)...

large.1216960422_WhatsAppImage2022-07-05at12_12_14.jpeglarge.1771576784_WhatsAppImage2022-07-05at12_12_13.jpeglarge.460778315_WhatsAppImage2022-07-05at12_12.13(2).jpeglarge.489450701_WhatsAppImage2022-07-05at12_12.13(1).jpeg

Entretanto também ando a estudar o que fazer para deixar 15 dias o aquário sozinho porque vou estar de férias.

Uma boa quantidade de dinheiro em seres vivos...Como está a questão das cianobactérias?

Editado por Sofia Correia
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com muito bom aspecto, o aquário. Quanto à Hygrophila... aconselho-te a experimentares poda-la de vez em quando. Podes cortar mesmo perto do substrato. E a parte de cima, podes replantar (se estiver boa) ou deita-la fora. Isso que se vê na imagem pode ser mesmo falta de nutrientes. Como a planta começa a crescer muito mas o caule continua a ser o mesmo para as folhas que se multiplicam, pode não estar a levar nutrientes onde eles são precisos.

As cianobactérias continuam a aparecer, mas a minha persistência têm-na mantido controlada. Entretanto nesta semana do São Pedro tive mesmo muito trabalho, e quase ignorei o aquário... mesmo assim ela não se alastrou muito, e em menos de 5 minutos consegui remove-la toda do aquário. Eu sei que ai voltar, e eu vou ter que continuar a limpa-la... mas aos pouquinhos tenho esperança que a coisa vá ao lugar. Ah... também descobri que o aparecimento de algas verdes é uma das formar de lidar com esta bactéria... as algas "roubam-lhe" os nutrientes e ela começa a definhar. A par disso, continuo com tudo o resto que tenho vindo a fazer... Excel, Eletrolise da Água, movimento constante, muito oxigénio... 

Realmente é muito dinheiro em peixes. Mas tem mesmo que ser. Eu devia ter comprado aos poucos, mas também ia acabar por dar ao mesmo valor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... as manchas de calcário... embebe uns guardanapos com sumo de limão e bicarbonato de sódio e deixa-os em cima das manchas umas horas. Depois tiras os guardanapos e é só limpar. Não deixes é isso escorrer para dentro do aquário 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Sofia Correia disse:

Entretanto também ando a estudar o que fazer para deixar 15 dias o aquário sozinho porque vou estar de férias.

Viva.
Se fizeres uma boa TPA antes das férias o aquário aguenta relativamente bem.
O que não aguentam são os peixes sem comida tantos dias. Ou consegues que alguém vá colocar comida nem que seja dia sim/dia não ou então arranjas um alimentador automático.
Nunca tive nenhum, mas segundo já li, convém arranjar um antes das férias para te habituares ao funcionamento dele. 
Aquelas barras de comida que dizem durar uma data de tempo só estragam a qualidade da água e não alimentam nada de jeito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Está com muito bom aspecto, o aquário. Quanto à Hygrophila... aconselho-te a experimentares poda-la de vez em quando. Podes cortar mesmo perto do substrato. E a parte de cima, podes replantar (se estiver boa) ou deita-la fora. Isso que se vê na imagem pode ser mesmo falta de nutrientes. Como a planta começa a crescer muito mas o caule continua a ser o mesmo para as folhas que se multiplicam, pode não estar a levar nutrientes onde eles são precisos.

Obrigada! Não sei se reparaste mas a Eleocharis está praticamente a tomar conta de todo o tapete, o que não me incomoda particularmente. Em relação à Hygrophila vou fazer o que me aconselhaste. Honestamente parece-me falta de Potássio (pelo que li na internet...).

há 55 minutos, JoseCarlosMarques disse:

As cianobactérias continuam a aparecer, mas a minha persistência têm-na mantido controlada.

Fico feliz em saber que tens conseguido manter controlado e que os teus esforços estão de alguma forma a dar frutos.

há 55 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ah... também descobri que o aparecimento de algas verdes é uma das formar de lidar com esta bactéria... as algas "roubam-lhe" os nutrientes e ela começa a definhar.

Não me digas que ainda vais querer algas nesse aquário? 😅

há 56 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Realmente é muito dinheiro em peixes. Mas tem mesmo que ser. Eu devia ter comprado aos poucos, mas também ia acabar por dar ao mesmo valor...

Sim sim, o melhor é não fazer contas ahahah mas a verdade é que gastar todo de uma vez ou aos poucos é basicamente o mesmo...

há 17 minutos, Emejet disse:

Viva.
Se fizeres uma boa TPA antes das férias o aquário aguenta relativamente bem.
O que não aguentam são os peixes sem comida tantos dias. Ou consegues que alguém vá colocar comida nem que seja dia sim/dia não ou então arranjas um alimentador automático.
Nunca tive nenhum, mas segundo já li, convém arranjar um antes das férias para te habituares ao funcionamento dele. 
Aquelas barras de comida que dizem durar uma data de tempo só estragam a qualidade da água e não alimentam nada de jeito.

Obrigada pela dica. A única coisa que vou fazer é arranjar um alimentador automático e ver como funciona durante uns dias. Tentar reduzir ao mínimo a quantidade de comida que sai para não haver picos de amónia durante a minha ausência.

Uns amigos meus também vem cá a casa ver a minha gata e por isso dão um olhinho do aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja disseram tudo, se tens quem va a casa, tambem pode ser boa ideia pedires para repor a agua evaporada, e o que costumava fazer. Agora que comprei o waterrefil da Eihem, ate tem ficado sozinho sem nenhum stress... As plantas la sofrem um bocado, mas nunca nada de muitooo grave.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, PMarinho disse:

Ja disseram tudo, se tens quem va a casa, tambem pode ser boa ideia pedires para repor a agua evaporada, e o que costumava fazer. Agora que comprei o waterrefil da Eihem, ate tem ficado sozinho sem nenhum stress... As plantas la sofrem um bocado, mas nunca nada de muitooo grave.

Exato, vou deixar água preparada para esse efeito. 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/5/2022 at 5:02 PM, Sofia Correia said:

Obrigada! Não sei se reparaste mas a Eleocharis está praticamente a tomar conta de todo o tapete, o que não me incomoda particularmente. Em relação à Hygrophila vou fazer o que me aconselhaste. Honestamente parece-me falta de Potássio (pelo que li na internet...).

Reparei, sim. No meu está a acontecer o mesmo. E tal como tu, não me incomoda nada...

On 7/5/2022 at 5:02 PM, Sofia Correia said:

Não me digas que ainda vais querer algas nesse aquário? 😅

Neste aqui não queria muitas, mas no meu outro projecto mais pequenito, ando a tentar "cultiva-las". Já vou em 12 horas de luz, e a bombar fertilizante lá para dentro sem cuidado nenhum. Queria ver se conseguia ficar com as pedras todas verdes. Há bons exemplos disso na Internet... e a coisa até fica engraçada. Por outro lado é uma maneira de compreender o funcionamento das algas. Panca minha! Já que as algas sempre me acompanharam, mais vale tentar fazer algo de bonito com elas. Eheh.

 

On 7/5/2022 at 5:02 PM, Sofia Correia said:

parece-me falta de Potássio (pelo que li na internet...)

Cheguei a ter umas plantas com essa deficiência e na altura comprei um frasco de Potássio. É barato. Podes sempre experimentar. Mas tenta poda-las, para ver o que acontece. Essas plantas de caule são bastante resistentes, mas algumas têm umas manias esquisitas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está tão mas tão harmonioso! Gosto realmente muito.

Se tivesse de fazer algum reparo era realmente 1 só. Mas isto tem a ver com gosto pessoal. Gosto de ver as frentes dos aquários "limpas" e por isso tirava ou punha noutro lado o termómetro. 

De resto...keep up the good work! 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/07/2022 at 07:31, Diogo.Sousa disse:

O aquário está tão mas tão harmonioso! Gosto realmente muito.

Se tivesse de fazer algum reparo era realmente 1 só. Mas isto tem a ver com gosto pessoal. Gosto de ver as frentes dos aquários "limpas" e por isso tirava ou punha noutro lado o termómetro. 

De resto...keep up the good work! 😉

Muito muito obrigada!!!

E o autocolante que o @JoseCarlosMarques me disse para tirar e eu ainda não o fiz ahahah? 

 

On 06/07/2022 at 23:37, JoseCarlosMarques disse:

Neste aqui não queria muitas, mas no meu outro projecto mais pequenito, ando a tentar "cultiva-las". Já vou em 12 horas de luz, e a bombar fertilizante lá para dentro sem cuidado nenhum. Queria ver se conseguia ficar com as pedras todas verdes. Há bons exemplos disso na Internet... e a coisa até fica engraçada. Por outro lado é uma maneira de compreender o funcionamento das algas. Panca minha! Já que as algas sempre me acompanharam, mais vale tentar fazer algo de bonito com elas. Eheh.

É este o espírito 😃

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por aqui sem grandes novidades. Aquário em velocidade cruzeiro, luta constante para manter a temperatura da água, nunca mais tive problemas com algas nas plantas e parece-me estar tudo a correr bem.

Entretanto tenho descoberto cada vez mais camarões bebés. A maior parte são castanhos ou transparentes mas alegra-me saber que alguns vermelhos também sobreviveram.

A "estrela da companhia" está cada vez com mais cores:

cWwdQ1l5QR.jpeg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/07/2022 at 09:57, Sofia Correia disse:

luta constante para manter a temperatura da água

Nesta altura do ano, acredito que o problema seja manter a temperatura da água mais baixa, certo?

Para baixar a temperatura, se tiveres tampa no aquário, tira. A evaporação ajuda a manter a temperatura do aquário mais baixa. Até há umas ventoínhas que dá para colocar na borda do aquário a fazer vento para a superfície da água para reduzir a temperatura da água. Geralmente consegue-se reduzir a temperatura da água em 1 ou 2ºC dessa forma.

Agora... é preciso preocupares-te com isso? Provavelmente não. O maior problema das temperaturas altas da água, sem chegar ao extremo em que o peixe fica a cozer, é a redução de oxigénio dissolvido na água (uma cerveja fria mantém-se com gás durante mais tempo do que uma cerveja quente) e com um betta, isso é uma preocupação quase não-existente, uma vez que eles vêm respirar à superfície.

Quando estive em Inglaterra, tive um aquário com peixe dourados numa divisão da casa que era tipo uma marquise e que apanhava sol durante metade do dia. A água estava a 30ºC ou mais durante algumas horas quase todos os dias durante o Verão, mas como uso sempre bomba de ar em todos os aquários, nunca tive problemas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Geralmente consegue-se reduzir a temperatura da água em 1 ou 2ºC dessa forma.

Só!?!?!? Estava a pensar comprar uma, mas por 1 ou 2ºC prefiro por uns cubos de gelo dentro do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti um garrafa de 1,5l congelada, se ajudou? Não, passado um bocado estava novamente nos 30º e pensei que não iria estar sempre a meter garrafas dentro do aquário. De facto tirei e tampa e melhorou para 29º e passado 2 dias estava a 31º, fiz uma TPA 50% desceu para 27º e a noite já estava a 30º... Deixei estar, a noite apenas abria a porta do terraço para entrar ar... e mesmo agora anda nos 28º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

46 minutes ago, KoD said:

Eu meti um garrafa de 1,5l congelada, se ajudou? Não, passado um bocado estava novamente nos 30º e pensei que não iria estar sempre a meter garrafas dentro do aquário. De facto tirei e tampa e melhorou para 29º e passado 2 dias estava a 31º, fiz uma TPA 50% desceu para 27º e a noite já estava a 30º... Deixei estar, a noite apenas abria a porta do terraço para entrar ar... e mesmo agora anda nos 28º.

Depende muito da temperatura ambiente. O ideal seria mesmo teres um quarto climatizado, mas à falta de melhor, é esperar, e desejar que o calor passe. Não te preocupes muito com isso. Os peixes que temos nos nossos aquários são fruto de muitas gerações em aquários e produtores que têm equipamento tão bom ou pior que o nosso. Aposto que já estão mais que habituados a passar esporadicamente por temperaturas mais altas. Mas já agora... outra coisa que podes fazer é elevar o outflow do teu filtro para criar o efeito de vórtice. Assim tens mais troca de oxigénio e pouco ou nada pode acontecer aos peixes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Só!?!?!? Estava a pensar comprar uma, mas por 1 ou 2ºC prefiro por uns cubos de gelo dentro do aquário...

Depende muito das ventoínhas, volume do aquário etc e tal... no salgado, que tem 200L, tenho 2 ventoínhas pequenas e a meio gas fazem o serviço. À exceção do salgado, não me preocupa muito ter os aquários a 28-30ºC durante algumas horas durante o dia, desde que tenha bomba de ar.

Mas se queres muito mais que isso, só lá vais com um chiller... e depois ficas é com o aquário cheio de condensação por fora, tipo copo de cerveja fresquinha! (nota-se muito que estou a precisar de ir de férias? 😂 )

  • Haha 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ventilador que comprei diria que consegue descer uns 2/3 graus mas depende muito de quantas horas a tenho ligada. O que faço é tenho definido que ela se liga e desliga a determinadas horas do dia e tenho conseguido manter entre o 25ºC-27ºC. Na vaga de calor tive a 28ºC. A evaporação que a ventoinha provoca é assim uma loucura: evapora cerca de 1 L por dia, eu diria...

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Está bem bonito, sim senhor. Nunca vi um igual. Fizeste uma boa escolha.

Foi exactamente o ser diferente que me chamou a atenção. Muito contente com o Caroteno ahahah

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.